"O cantinho das motos"-

Eu também faço alguns kms de moto, porque necessito, pelo que quanto menos gastar, melhor[;)]

Quanto aos consumos de passarinho, em ritmos de passeio/estabilizados os motores maiores surpreendem.

Faço, com frequência, consumos a rondar os 5/l100 com pendura, na hd. Costumo rolar na casa dos 100 kms/h (90 - 120 kms/h), o que é um regime favorável, pouco mais que 2.000/2.500 rpm.

Cump.

O problema é quando apanhas transito, algum para-arranca, umas ultrapassagens mais agressivas, muita variação de terreno e velocidade. Aqui algumas aumentam ligeiramente os consumos, outras não...

Quando se faz perto de 20mil km ano (maioria em deslocações casa/trabalho) tudo é relevante. Consumos, IUC, revisões, pneus, etc.

Desculpa mas usar 70 euros de IUC como um factor racional de escolha de uma mota para fazer muitos quilómetros por ano e depois comprar uma XADV não cola [:p] (não estou a dizer mal da mota, eu próprio tive a mota que lhe serve de base e gostei muito, só estou a dizer que é cara para o que oferece).

Compraste a XADV porque gostas, e está tudo bem, tem que haver um pouco de irracionalidade na escolha de uma moto, senão andávamos todos de CBF125 (ou de Zontes 300, cof Eblase cof [:D]).​

Já que se está a falar de consumos, a minha chegou hoje aos 5000km, e por enquanto sou orgulhosamente o mais gastador registado no Spritmonitor [:D]

Por norma o CB da mota apresenta um desvio de cerca 0,4L, ou seja, lá a média é 4.8.
isto numa utilização diária, em passeios onde ando mais e paro menos, bate certo com o consumo real.

bVnVY6l.jpg

Desculpa mas usar 70 euros de IUC como um factor racional de escolha de uma mota para fazer muitos quilómetros por ano e depois comprar uma XADV não cola [:p] (não estou a dizer mal da mota, eu próprio tive a mota que lhe serve de base e gostei muito, só estou a dizer que é cara para o que oferece).

Compraste a XADV porque gostas, e está tudo bem, tem que haver um pouco de irracionalidade na escolha de uma moto, senão andávamos todos de CBF125 (ou de Zontes 300, cof Eblase cof [:D]).​

A escolha do modelo em particular só a mim me diz respeito. Não faço criticas às escolhas do pessoal (ou as tuas).
Respeito acima de tudo, respeito pela liberdade de escolha de cada um.
Aliás, será a minha ultima intervenção neste tópico, pois parece que se tornou um tópico muito limitado de modelos e/ou opiniões.

A escolha do modelo em particular só a mim me diz respeito. Não faço criticas às escolhas do pessoal (ou as tuas).
Respeito acima de tudo, respeito pela liberdade de escolha de cada um.
Aliás, será a minha ultima intervenção neste tópico, pois parece que se tornou um tópico muito limitado de modelos e/ou opiniões.

Os fóruns existem para haver oportunidade de partilha de ideias e discussões sobre os mais diversos temas.

Se não pudermos fazer esta troca de argumentos em jeito de discussão saudável, então mais vale fazer um tópico só para partilha de fotografias e falar bem da Zontes.
Já que é raríssimo haver fotografias por cá, então por mim fica o tópico da Zontes!

[:D]

Aqui uma 1650 de 6 cilindros depois de 3000 km de AE e 3500 Kms de nacional/montanha, com top case e carregada. 5,6 é notável para esta mota.

Com este andamento algures entre Dubrovnik e Split

Uns videos com a KTM a esgravatar e que era...

A GS para a mota que e (tamanho, peso, cilindrada) tambem faz um consumo notavel.

Aqui num registo de estrada de serra com muita reducao/aceleracao os consumos teimam em andar na casa dos 5L e pouco.

https://www.youtube.com/watch?v=S5yef7n5SRo

Aqui por onde ando (Serras do Porto) a coisa é mais em finesse com controlo de gás e embraiagem do que propriamente a esgravatar.

Essa estrada é um espetáculo. Já não a faço à algum tempo...

Chamaram?

yamaha-drums-sbp2f5-stage-custom-birch.jpg

A NC não paga 134€. A NC tem 749cc (<a 750cc) e por isso paga +-61€.
Foi uma das razões da compra da minha X-ADV que partilha o mesmo motor. No trajeto que faço habitualmente é difícil baixar dos 3.5l/100, mas é numa condução tranquila 90% do tempo.

tens razão... disse NC e estava a pensar na nova transalp.​

@topoline O truque não é andar devagar, pelo contrário, é andar depressa, acelerar e não travar, curvar depressa e aproveitar a energia cinética. Consumir muito só é proporcional à velocidade em autoestrada.

As pessoas que têm consumos elevados, é pessoas que conduzem mal, que aceleram muito, depois travam muito porque borram a cueca nas curvas, e não têm fluidez de condução.

imagino as filas de transito atrás das motas

É ao contrário.

O segredo dos consumos baixos é acelerar, e aproveitar ao máximo a energia cinética que imprimimos ao sistema, ou seja, não travar. Mas para não travar implica ter fluidez na condução e curvar depressa.

Tal como nos carros, as pessoas que têm consumos elevados, é pessoas que conduzem mal, que aceleram muito, depois travam muito porque borram a cueca nas curvas, e não têm fluidez de condução, esses é que fazem fila e que gastam muito.

Uma mota e um carro não são eficientes a 40kmh, são eficientes quando andam na mudança máxima, e não se anda em 6º a 40kmh. Para andar sempre em 6º tem de ser andar depressa.

(Consumo só é proporcional à velocidade em autoestrada)

Back