O Citroën BX

citação:Originalmente colocada por PT82

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Por acaso, agora lembrei-me que ainda há tempos ouvi falar (e fiquei interessado) num BX 14 de 1992 a GPL por apenas 400 €... Só que depois dizeram-me para esquecer...

Tinha sido uma excelente alternativa ao Saxo e escuva de ter vendido o AX Furio...

E aqui está o verdadeiro tablier e painel de bordo do BX...

DSC00626.jpg

Xii este tablier...que saudades[|)]
Mas havia outros tabliers, depende do ano do BX e da versão.
Ainda me lembro daquela tampa do porta-luvas, eu era puto e o gozo que me dava bater lá com a mão para abrir aquilo. Bastava carregar para baixo, mas ao murro dava mais gozo naquela idade:D
O mono-limpa-vidros, era enorme e chegava para todo o vidro!! Se tivesse onde o por, acho que comprava um agora por uns 600€ para estimar. Daqui a uns anos vai ser uma pérola, aliás, já começa a ser ;)

Realmente já nao me lembrava desse pormenor da tampa, eu tb andava sempre brincando com isso, o do meu pai, é que nao tinha conta-rotações, no lugar acho q tava la um mega relógio.

Pois eu também já tive um, que entretanto vendi e não tenho dúvidas de que esse painel, nomeadamente pelas formas dos plásticos onde está inserido, pertence mesmo ao BX. Ainda passei algum tempo a limpar aquelas ranhurazinhas todas.
Quanto ao carro, apreciei o espaço, o conforto e o motor (1.9 TD de 92 Cv.)
Todavia, o melhor que tinha - as suspensões - era o que me dava mais dores de cabeça em temos de mnutenção.
Apreciei também os discos de travões em termos de durabilidade.
De uma forma geral e apesar de ter ido com ele diversas vezes ao mecânico, posso dizer que gostei do carro.

Esse tablier "arraçado" de Peugeot é mesmo de um BX. O quadrante é que não. É relativamente comum o pessoal alterar o quadrante de origem por um da Peugeot que tem tudo nos mesmos sítios mas com uma fonte de letra diferente.

Fora as edições especiais (tipo Digit, GT e Sport), só existiram 2 tabliers. O "lego" da 1ª série e o da 2ª série que já se viu em algumas imagens neste tópico. Este último era igual em todas as versões, do 11 ao 19 GTi 16v. O único pormenor que mudava era o conta-rotações em vez do relógio analógico.

citação:Originalmente colocada por Tono da Mascarita

O meu sogro tem um 1.4 que comprou há +- 7 anos por 200 cts. Já o conduzi várias vezes e até que é engraçado, apresentando um comportamento bastante bom para o carro em questão (idade). Pena é que esteja um bocado destruído por dentro...

A suspenção regulável, para mim só funciona na posição intermédia: na posição superior parece um barco, na inferior parece que não existe.
Os travões não são nada amigos: o pedal quase não tem curso nenhum. Depois de pressionado o pedal, este não muda de posição consoante a pressão exercida pelo pé. o que é esquisito, porque parece que estamos a carregar com o pé contra o chão.

Mas pronto, para os 75cv (?) anda bem e ainda está aí para as curvas.

Ai eu espero que não seja o meu. É que foi vendido nessa altura por...200 contos :D

A suspensão é assim em todos os citro hidropneumáticos. A posição mais baixa só serve para garagem (é interdita a circulação), e a posição alta é só para ser usada em estradas (muito) más ou para mudar um pneu ;) Senão numa estrada normal fica tremendamente "bambuleante" :D

citação:Originalmente colocada por BX HDi

Esse tablier "arraçado" de Peugeot é mesmo de um BX. O quadrante é que não. É relativamente comum o pessoal alterar o quadrante de origem por um da Peugeot que tem tudo nos mesmos sítios mas com uma fonte de letra diferente.

Fora as edições especiais (tipo Digit, GT e Sport), só existiram 2 tabliers. O "lego" da 1ª série e o da 2ª série que já se viu em algumas imagens neste tópico. Este último era igual em todas as versões, do 11 ao 19 GTi 16v. O único pormenor que mudava era o conta-rotações em vez do relógio analógico.

Eu bem me parecia que o grafismo e a disposição dos manómetros que, diga-se são de uma escolha exemplar (quem dera a muitos carros actuais terem tanta informação online), tinha algo de brutalmente nostálgico e familiar...

O conta kilometros do BX original é parecido com o do Peugeot, mas mais bonito (até porque é preto e tem um grafismo espectacular), embora hajam pessoas que gostem de modificar e adaptar o que já está bem de origem! Os conta kilometros dos GTi´s e TZD´s e TZS´s são extremamente completos e trazem manometro de pressão de óleo, manometro de temperatura de óleo, manometro de temperatura da água e conta rotações! Também há casos em que se pretende aplicar o conta rotações e os outros manometros e quando não se encontra o quadrante do BX, utiliza-se a alternativa apresentada pela Peugeot, que vimos em cima!

Quanto às suspensões a recomendação é nunca circularem com o carro fora da posição standart! As outras são apenas para questões de manutenção ou para atravessar obstáculos sem que o fundo do carro bata em algo! Andar com o carros nas duas posições mais altas e na posição minima estraga as esferas de suspensão e estraga os rolamentos dos braços traseiros de suspensão, assim como andar muito tempo com as esferas descarregadas tb faz estragos grandes.

citação:Originalmente colocada por jomaso

Gostei sempre deste carro. Um tio meu teve o GTI e o Sport de duplo carburador. Julgo que a maior parte das queixas em termos de fiabilidade vinham dos problemas eléctricos.
Não são reconhecidos problemas electricos nos BX.

Os BX são apenas problemáticos ao nível da suspensão, e isso apenas acontece porque a sua manutenção é desprezada.

citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

O meu pai teve um BX 14 TGE IMAGE, tinha ailleron e tecto de abrir electrico, era verde.

Os Image vinham inclusivé de série com os bancos desportivos do GTi :)

Fico agradecido, e de curiosidade satisfeita.
Sempre a aprender.
Para a altura, já devia ser uma boa máquina.
citação:Originalmente colocada por Kevin Cego

Um é temperatura de oleo e o outro temperatura da água, e a foto é mesmo de um BX, dá para reconhecer o plástico da coluna de direção e o capacete q envolve os manometros.
Esses manometros são os do GTI e tb equipam os 205/309 GTI, além do motor q tb é comum nos 3 carros.

As suspensões não são nada problemáticas! Já tenho o meu primeiro BX há mais de 6 anos, nem sequer tinha a carta quando o comecei a reconstruir! Desde que o reconstrui até agora só levou uma carga nas esferas, uma junta da tampa das válvulas, um módulo de ignição, uma transmissão e as mudanças de óleos e filtros! De resto o BX é um carro que sendo bem acompanhado é muito dificil de dar problemas!

Os problemas eléctricos só ocorrem se andarem a mexer na instalação eléctrica do carro, como um Bx que comprei e acabei por abater, pelo estado misero em que estava! Não havia um fio que não tivesse sido mexido e ainda não percebi para quê!? É o que dá levar os carros a oficinas que são tascas e não percebem nada de automóveis!

citação:Originalmente colocada por Tono da Mascarita

A suspenção regulável, para mim só funciona na posição intermédia: na posição superior parece um barco, na inferior parece que não existe.

Não é suposto as outras regulações funcionarem bem em utilização normal, porque só a posição intermédia é que pode ser usada.

A posição mais alta só deve ser usada em situações de caminho dificil e em baixa velocidade, ou para poder retirar as rodas traseiras. A posição mais baixa apenas se usa quando o carro vai ficar um longo período de tempo parado.

citação:
Os travões não são nada amigos: o pedal quase não tem curso nenhum. Depois de pressionado o pedal, este não muda de posição consoante a pressão exercida pelo pé. o que é esquisito, porque parece que estamos a carregar com o pé contra o chão.

Pelo contrário, os travões são bastante amigos, porque é a custa disso que tens uma travagem extremamente suave e ao mesmo tempo eficaz. Não é por acaso que são carros extremamente agradáveis de conduzir, e isso é uma característica típica dos modelos com suspensão hidraulica, porque a suspensão controla a travagem e a direcção, mas de facto para quem não está habituado à travagem dos BX, estranha...

citação:Originalmente colocada por margalhau

citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

O meu pai teve um BX 14 TGE IMAGE, tinha ailleron e tecto de abrir electrico, era verde.

Os Image vinham inclusivé de série com os bancos desportivos do GTi :)
Há um tipo no Ocasião a vender os bancos todos por 150 ¤... Esses mesmos de que falas...

Isso e mais um bocado de BX às peças...

citação:Originalmente colocada por Zé_Turbo_ie

5 estrelas, não há nada melhor...
Pois é meus senhores, também eu tive oportunidade de andar num BX 14 Image, e era verde e tudo, como quase todos, estava na moda na altura, e só gostei de uma coisa, os bancos, para a altura eram excelentes, bem melhores que os do 405, mas de resto, nem a suspensão lhe valeu, então a travagem, travava bem, mas era um travão muito directo para o meu gosto, pouco curso, e o motor, aquele 1.4 ficou famoso por ser mamão de óleo, não só nos BX como no resto da gama...enfim, não gostei, e até acho que aquela linha esquezita nunca vingou muito aqui por portugal, as suspensões é que lhe deram fama, ainda hoje os mais antigos dizem que a citroen tem a melhor suspensão do Mundo...

Se o carro gastava oleo, é porque o motor estava mal tratado, provavelmente com os segmentos gastos, agora não digas que o motor é famoso gastar oleo porque não é, nem esse, nem nas restantes gamas como afirmas. ;)

Quanto à linha esquisita do BX, se calhar foi isso que permitiu fazer dele o 2º carro que mais vendeu na história da marca, e contrariamente ao que dizes, em Portugal foi um sucesso enorme em termos de vendas.

Existe inclusivé, por todo o mundo clubes de fãs dedicados exclusivamente ao BX.

Nem mais, eu sou um fã do BX! E é um exemplo de robustez e segurança ainda hoje! Não foi feito para ser mexido por tasqueiros! Mas nós próprios lhe podemos dar a assistência que ele necessita, até porque há muita documentação para nos ajudar!

Tenho lá parado na garagem por inércia do meu pai em fazer algo, um BX vermelho 1.400
não sei o ano mas acho que tem mais de 16 anos.
Com pena minha o carro actualmente nem anda pois tem fugas nos tubos de admissão de
gasolina, acho que também tem a suspensão em baixo.

O carro tem menos de 200.000 e está estimado, só é pena terem-lhe pintado à posteriori
os pára-choques de preto.

Para a semana talvez poste fotos do animal.

Tenho pena do carro ali parado na garagem à espera de alguém, assim é até ir para a sucata.

Pois eu recordo-me de ter andado num BX sport 1.9 a carburadores (creio que dois duplos) com 126 cv e achei espectacular na altura. Ainda hoje não terei andado em muitos carros que saissem da imobilidade com a facilidade desse (ou seja este motor locomovia muuuuiiiitoo bem esse carro).

Lembro-me particularmente de termos parado numa rua inclinadissima com o carro com 5 pessoas e eu estar cheio de curiosidade de ver como é que o carro arrancava (era muito dificil arrancar ali mesmo num carro vazio)...bom os carburadores transformaram aquela subida inclinadissima numa descida !!

o meu pai teve um bx spot 1.1 58cv, era giro mas mt fraco de motor o k mais gostava nele era o conforto devido a suspenssao regulavel em altura ;)

Ehh pahh eu acho que existe um clube do BX português mas não sei o site...
Bem isto parece incrivel, mas com este topico... Ainda me dá na cabeça e arranjo um para ir restaurando!!! LOL

Back