O civismo de algumas pessoas é...

Só para dizer que quando tirei a carta também não aprendi...

Claro que depois em casa, antes de me pôr a estrada o meu pai deu-me umas lições... e já me tinha mostrado interessado em aprender antes quando ele trocava.

O que entendi do autor do tópico é que ele sabia na teoria como se fazia...e na teoria é facílissimo...agora na prática, sem ter trocado nunca um, sentiram alguma dificuldade. Mas conseguiram na mesma.
Alguem que me compreende[;)]
Agente ainda telefonamos ao seguro, mas o seguro dele não cobria furos:sh)

Tb nunca me ensinaram a mudar um pneu na escola de condução.

No entanto, no meu anterior carro (onde tive que mudar pelo menos dois) e neste (ainda não tive esse pincel, felizmente), o manual do carro dá uma noção para o fazer, onde se situam os apoios, etc...

O homem deu uma dica, para voces se desenrascarem, se calhar se fosse uma senhora tinha ido ajudar. Agora dois rapazes novos...

Já agora, a Assi. em Viagem por norma não cobre um furo, pois para isso há suplente... so em casos pontuais (porcas calcinadas, ou mais que um furo por ex.).

Aprendi a mudar os pneus no tempo em que andava de ciclomotor. Andava de Vespa Piaggio Pk50Xls e aquilo trazia pneu suplente. Nunca pedi ajuda para mudar. Enquanto que os meus colegas de juventude ficavam pendurados com os seus "secadores" eu mudava e seguia viagem... com o automóvel a mesma coisa. O veículo mais chato para mudar o pneu foi o Citro 2cv, é que um gajo rodava, rodava e rodava no macaco e a roda levantava muito pouco; fruta da suspenção... já na kangoo tive que procurar no manual de instruções onde estava a chave de rodas, sem ela nem sequer o pneu suplente poderia tirar. Mudar pneus é facil e "home que é home" não precisa de ajuda.

O homem tava a fumar um ganza.

Eu aprendi á minha custa. O meu primeiro carro foi uma Dyane e desmontei duas vezes as 4 rodas, para pintar as jantes, por isso fiquei vacinado.
Tinha de se levantar tanto o carro, que quase tombava para o outro lado, mas não tem ciencia nenhuma.

Opah troquei um pneu do meu carro logo nas primeiras semanas que o tive....eram 5 da manhã e vinha da borga [:D]

Nunca tinha feito e na escola de condução so me deram noções teóricas.

Tive dificuldades para o trocar? Tive! Mas desenrrasquei-me na boa. O mais dificil foi mesmo desapertar o pneu furado porque aquilo estava mesmo bem apertado [:p]

E quanto a esta situação....o homem até vos ajudou ao dizer que era preciso procurarem um apoio para colocar o macaco :P:P

Fala-se de civismo. E bom senso haverá?

Quando vem um carro novo para as minhas mãos tento inteirar-me dos pormenores básicos de uma viatura, nomeadamente se tem pneu sobresselente/suplente ou se tem kit de reparação, para um eventual azar que possa surgir estar minimamente dentro do assunto e não fazer as figuras, que por vezes de vê nas nossas estradas, de alguns condutores que, após terem tido um furo, permanecem com a viatura na faixa de rodagem, acomodados no seu interior à espera da assistência de viagem.

Mas isto é só a minha humilde opnião.
concordo do q dizes, eu leio de uma ponta para outra o manual do meu carro, mas se for o carro de outra pessoa ou alugada, claro q n vou pegar no manual se só vou guiar 1 dia ou mesmo 1 semana

concordo do q dizes, eu leio de uma ponta para outra o manual do meu carro, mas se for o carro de outra pessoa ou alugada, claro q n vou pegar no manual se só vou guiar 1 dia ou mesmo 1 semana

Mas mesmo num dia ou numa semana pode acontecer um furo...

uma m*rda!
Ontem um amigo meu teve um furo, e nos encartados a pouco tempo tentamos mudar o pneu. Como isso nao se aprende nas escolas de condução e cm ele nao tinha manual, estavamos ali um bocado as aranhas sobre como tirar o pneu suplente (encontrava-se debaixo da mala e nao dentro) e como por o macaco. Tavamos nos a tentar por o macaco (era de noite) e tava um homem na sua varanda a fumar o belo do cigarrinho e a dizer k deviamos procurar um apoio para por o macaco...e nos na nossa boa fé pedimos ajuda! O que ele faz? acaba o cigarro e vai-se embora.:sh) Nem disse mais nada e não apareceu cá em baixo.
Ao fim de um tempo conseguimos mudar o pneu e por tudo em ordem, sentimo-nos realizados [:D] mas ao mesmo tempo revoltados por uma pessoa aparentemente saber como se muda, nos termos pedido ajuda e não ter ajudado[8b]
Enfim. Pelo menos agora já temos mais uns conhecimentos[kiss]

Desculpa lá...eu qdo vejo uma mulher a tentar mudar um pneu ainda posso eventualmente ser prestavel, agora tar á janela e ver 2gajos abéculas a tentarem mudar um pneu é logico que fico a ver e nao ajudo[:)] divirto-me e não ajudo...[:D]

tavas á espera do que? que o homem vestisse o roupão e fosse de chinelos sujar as mãoos e mudar o vosso pneu?[:D] ta bem tá...[:blush:]

[;)]

Eu para evitar isso tenho assistencia em viagem com direito a mudança de pneu em caso de furo.

Há sempre quem ache que isso é incorrecto (especialmente quem vai fazer a assistência) mas é 1 serviço oferecido, pago e quero que seja executado

ó superfast esse serviço é para as mulheres pá...[:)]

um homem que é homem não se dá ao trabalho de telefonar e ficar ali á espera k venha alguem trocar o pneu... um homem tem um furo e muda o pneu num instante e segue viagem...

eu já há uns anos mudei um pneu no meu primeiro carro um fiat 127 em cima do tabuleiro da ponte 25 de abril...deu tempo de sair por o triangulo mudar o pneu quase tao rapido como os gajos da F1...era umas 3 da manhã e a ponte abanava como tudo...[:)]

Desculpa lá...eu qdo vejo uma mulher a tentar mudar um pneu ainda posso eventualmente ser prestavel, agora tar á janela e ver 2gajos abéculas a tentarem mudar um pneu é logico que fico a ver e nao ajudo[:)] divirto-me e não ajudo...[:D]

tavas á espera do que? que o homem vestisse o roupão e fosse de chinelos sujar as mãoos e mudar o vosso pneu?[:D] ta bem tá...[:blush:]

[;)]

Mesmo que eu quisesse não conseguiria ser mais frontal... [:D]

ó superfast esse serviço é para as mulheres pá...[:)]

um homem que é homem não se dá ao trabalho de telefonar e ficar ali á espera k venha alguem trocar o pneu... um homem tem um furo e muda o pneu num instante e segue viagem...

eu já há uns anos mudei um pneu no meu primeiro carro um fiat 127 em cima do tabuleiro da ponte 25 de abril...deu tempo de sair por o triangulo mudar o pneu quase tao rapido como os gajos da F1...era umas 3 da manhã e a ponte abanava como tudo...[:)]

Nem tinha conhecimento desse serviço... mas realmente até dá jeito [:cool:]

[;)]

para ti este serviço pode ser bom...és uma mulher...:) agora para um homem...:rolleyes:

Gosto tanto quando há este tipo de ideias... [8b]

Já te lembraste que se calhar há tantos homens como mulheres a não saber trocar um pneu?

Eu tirei carta à cerca de um ano e ensinaram-me por alto como faze-lo, mas sem demosntração nenhuma nem nada. Até agora nao precisei de mudar nenhum mas acho que sei mudar. Posso ficar um pouco atrapalhado talvez[:D] .
Mas, se eu soubesse mudar e visse duas pessoas nessa situação tentaria ajudar da melhor forma. É verdade que se podiam ter informado antes, mas depois disto aprendem a lição de certeza[:p]

Cumprimentos.

Eu tirei carta à cerca de um ano e ensinaram-me por alto como faze-lo, mas sem demosntração nenhuma nem nada. Até agora nao precisei de mudar nenhum mas acho que sei mudar. Posso ficar um pouco atrapalhado talvez[:D] .
Mas, se eu soubesse mudar e visse duas pessoas nessa situação tentaria ajudar da melhor forma. É verdade que se podiam ter informado antes, mas depois disto aprendem a lição de certeza[:p]

Cumprimentos.

eu teria a mesma atitude do senhor.
e explico porquê: neste momento e com a insegurança que se vê nas nossas cidades, quem é que se aventurava a ir ter com dois rapazes sozinho e ainda para mais à noite???

sabe lá ele se não estarão a fingir? sabe lá ele se não estarão a tentar roubar a viatura, ou simplesmente a roubar as jantes??

são muitos ses, que na hora da verdade têm de ser muito bem ponderados....

quanto ao não saberem mudar um pneu, pelo menos uma vez na vida experimentem tirar o macaco e o suplente cá para fora para fazerem a experiência.

vão ver que não custa nada...

[;)]

Gosto tanto quando há este tipo de ideias... [8b]

Já te lembraste que se calhar há tantos homens como mulheres a não saber trocar um pneu?

Mas qual a dificuldade em mudar um pneu? basta tirar as porcas das rodas e retirar o pneu e colocar outro...

Uma vez fartei-me de rir com um atrofiado que a tirar um pneu deixou cair o carro do macaco...um estoiro entortou os discos e tudo dos travões...[:D]

Se eu fosse instrutor ou examinador ninguem passava na condução sem mudar um pneu...fosse homem ou mulher[:p] [:cool:]

Realmente confirmo aqui também (tal como alguns foristas o fizeram) que na escola de condução não ensinam isso... não quero com isto dizer que era obrigação deles, contudo, era bastante útil uma pequena orientação, nem que fosse teórica, das coisas... mas isso não aconteceu nem cmg nem com pessoas que conheço que frequentaram outras escolas...

ps- tenho a carta à relativamente pouco tempo...

[;)]

Last edited:
Back