Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Portugal não precisa de emigrantes?
Se calhar alguns que pensam que "lá fora é que é" deixam cá mais dinheiro num mês de férias e futuramente na reforma... do que muitos outros "subsidiados".
Estive aí há sensivelmente 5 anos, e apesar do café, do tabaco e do alcool serem muito mais caros comparativamente a Portugal, os alimentos necessários à nossa alimentação no supermercado e hipermercado, eram ao mesmo preço, comparando com Portugal. Uma amiga que foi comigo comprou um telemóvel em plena cidade de Bruxelas, e quando chegamos a Portugal, vê-mos que o mesmo telemóvel cá custava mais do dobro.
Sim, e também comi no McDonalds lá, e uma refeição completa de hamburger, batatas fritas, coca-cola e gelado, ficou-me a pouco mais de 5 euros, mas no Quick, era bem mais barato.
Agora também posso dizer que fiquei chocado por me levarem 2 euros para utilizar a casa de banho de um café... Assim como na Alemanha, me levaram 1 euro por um copo de água da torneira. E agora que recordei estas aventuras por estes países, lembrei-me de mais um ponto positivo para Portugal: A fruta vendida em Bruxelas, não chega nem ao calcanhar da fruta portuguesa (no geral).
Ninguém tem dúvidas que no nosso país devido ao crédito fácil e a um pensamento burguês que valoriza em demasia certos bens materiais visíveis exteriormente, acabou-se por levar um tipo de vida acima das possibilidades. Mas não faz de nós uns privilegiados nem nos tranforma num povo rico e insatisfeito com mania de que é pobre.(...) Quando se fala nos países nórdicos, era bom o pessoal ao menos ter noção do que é pagar, no mínimo, €3 por um café ou €15/pessoa no restaurante mais barato e, pelo menos, €10 no fastfood pelo menu mais baratinho.
(...)
Portanto, para ti só tem direito a viver em Portugal – mesmo vivendo na “lama” – quem nunca critique e diga sempre que está feliz com tudo aquilo que tem, seja desigualdades, corrupção, maus serviços, má justiça, má política, maus salários, pobreza exagerada, etc.Eu sou a favor de que quem só vê que lá fora é que é bom, que estes devam partir.
Acho mesmo que deveriam ter a viagem de ida paga. É que exemplos destes, Portugal não precisa.
O meu país ideal era o seguinte:
Localização geográfica: Suiça
Organização/tipo de sociedade: Estado Social dos países nórdicos ou do Canadá
Povo: o povo português, sem dúvida
Clima: Português
De outro modo, em sonhos, gostava de viver num país do centro da Europa, perto das Rivieras, dos Alpes e de grandes cidades. A sociedade deveria ter um funcionamento igual os dos países nórdicos, com um Estado Social ótimo. Quanto ao povo com o qual gostaria de viver, a resposta é: o povo português, que apesar de alguma mesquinhice e outras coisas, continua a ser o povo que mais gosto. O clima deveria ser como o português.
Como isto não é possível, viver em PT com 2000€/mês já me permitiria ser muito, mas muito feliz (isto é, na ausência de problemas de saúde, segurança...)
Sem viver lá é impossivel dizer que estariam melhor ou pior.
Eu com a vida social que fiz este mês, sem meter discos nem grandes noitadas, numa suiça alemanha ou inglaterra não me chegavam certamente 500€, em Portugal andarei à volta dos 200€, e isto inclui umas cervejas no café, uma meia dúzia de jantares (2 deles em restaurantes topo), uma noite em quinta rural, e ainda vem aí os famosos jantares de Natal!
Se estivesse emigrado era quanto teria poupado.
Vira o disco e toca o mesmo... Copos, saídas farra! É nisto que baseamos o essencial da nossa qualidade de vida!!!
Portanto, para ti só tem direito a viver em Portugal – mesmo vivendo na “lama” – quem nunca critique e diga sempre que está feliz com tudo aquilo que tem, seja desigualdades, corrupção, maus serviços, má justiça, má política, maus salários, pobreza exagerada, etc.
Eu que cá estou sei que posso reclamar e faço-o. Eu mostro a minha indignação contra o estado das coisas como estão. Ir lá para fora a barafustar nada faz por este País. Estar cá, exigir e cumprir com os deveres cívicos, sim !
A ideia que tenho de quem só vê desgraça neste País é a de quem não quer lutar ou sequer participar. Se assim é, é preferível que cá não estejam.
Tenta compreender, que há pessoas que realmente gostam deste país, vão pra fora por não encontrar emprego no seu ramo, e chegam lá fora, vêem o que é organização, civismo ou outras coisas, em países que não têm os recursos, cultura, clima de Portugal, e isso deve ser mesmo frustrante.
Edit: é como ver a final do euro 2004 em replay e pensar que se o Ricardo tivesse ligeiramente deslocado, eramos os campeões[]
Usufruiram de uma coisa que o estado fornece, mas não é gratuitamente,as pessoas pagam impostos, e em portugal a carga fiscal é altissima, logo não considero isso de borla.Também há muitos que emigram sem gostar nada de Portugal, a falar muito mal dele e sem nunca terem contribuído para ele, apenas usufruindo do que ele dá (saúde, educação, etc.). Não vamos colocar toda a culpa no país, há muitas pessoas que gerem a sua vida a pensar única e exclusivamente em si próprios, não querendo saber dos outros e até os prejudicando.
Eu que cá estou sei que posso reclamar e faço-o. Eu mostro a minha indignação contra o estado das coisas como estão. Ir lá para fora a barafustar nada faz por este País. Estar cá, exigir e cumprir com os deveres cívicos, sim !
A ideia que tenho de quem só vê desgraça neste País é a de quem não quer lutar ou sequer participar. Se assim é, é preferível que cá não estejam.
ginho, como disse inicialmente, o de fora não é tão bom como as pessoas pensam e o de dentro tão mau. Vejo aí algumas incoerências. As casas têm pior qualidade do que em Portugal, seguramente! Em termos de isolamento então nem se fala, seja sonoro ou térmico. A diferença é que lá às 22h00 ninguém faz barulho e todas as casas têm aquecimento todo o dia ligado (faz parte do condomínio).
Quanto aos carros, vais ver que o parque automóvel é bastante inferior ao português e irás reparar que não existem muitos A4, 320d, etc. (e a maioria são de portugueses, espanhóis e italianos).
Seja como for, vais gostar!