O complexo de que lá fora é que é

Eu sou a favor de que quem só vê que lá fora é que é bom, que estes devam partir.

Acho mesmo que deveriam ter a viagem de ida paga. É que exemplos destes, Portugal não precisa.

Portugal não precisa de emigrantes?

Se calhar alguns que pensam que "lá fora é que é" deixam cá mais dinheiro num mês de férias e futuramente na reforma... do que muitos outros "subsidiados".

Portugal não precisa de emigrantes?

Se calhar alguns que pensam que "lá fora é que é" deixam cá mais dinheiro num mês de férias e futuramente na reforma... do que muitos outros "subsidiados".

É mesmo este tipos de comentários que se querem evitar, de quem pensa que é tudo muito bom ou é tudo muito mau.

Vi muitos aqui dizerem que no estrangeiro as pessoas são mais educadas e honestas, também não estaremos a ser mal educados e desonestos ao dizer que Portugal não presta para nada?!

Quanto a exemplos, no dia da greve estava uma mulher muito indignada no hospital, porque veio do estrangeiro para a consulta (ou exame) e já não o fez. Será que no estrangeiro não há hospitais e médicos?! Também vi alguns virem aqui nas férias de Verão dos EUA e a comprarem bastantes medicamentos comparticipados pelo estado! Como se pode ver, arranjar exemplos e fazer disso uma regra é muito simples, mas pouco rigoroso.

Depois há outra questão. Quem tem emprego e não consegue poupar, ou pior, contrai dívidas, será que é por estar no estrangeiro e ganhar mais que vai mudar de vida?!

Estive aí há sensivelmente 5 anos, e apesar do café, do tabaco e do alcool serem muito mais caros comparativamente a Portugal, os alimentos necessários à nossa alimentação no supermercado e hipermercado, eram ao mesmo preço, comparando com Portugal. Uma amiga que foi comigo comprou um telemóvel em plena cidade de Bruxelas, e quando chegamos a Portugal, vê-mos que o mesmo telemóvel cá custava mais do dobro.

Sim, e também comi no McDonalds lá, e uma refeição completa de hamburger, batatas fritas, coca-cola e gelado, ficou-me a pouco mais de 5 euros, mas no Quick, era bem mais barato.

Agora também posso dizer que fiquei chocado por me levarem 2 euros para utilizar a casa de banho de um café... Assim como na Alemanha, me levaram 1 euro por um copo de água da torneira. E agora que recordei estas aventuras por estes países, lembrei-me de mais um ponto positivo para Portugal: A fruta vendida em Bruxelas, não chega nem ao calcanhar da fruta portuguesa (no geral).

Plenamente de acordo contigo em relação à fruta [:D]

Macs e Quicks não faço a mínima ideia porque nunca lá fui. Nos restaurantes é difícil pagar menos de 15€ por pessoa.

Em relação aos 2 euros no wc foste roubado, normalmente é 50c.[;)]

Li aqui alguns comentários bem engraçados, pois estabelecem a comparação do salário mínimo com o custo de vida, até aqui tudo bem, mas a compararem coisas como preço de "cafés, comer fora, bebidas". Nada como ganhar argumento com coisas triviais que fazem por cá.

Um exemplo de um amigo. "Lá" o salário mínimo é 1200€ e o aluguer da casa T3 é 500€, em condições . São dois a trabalhar. Cá, se fosse a mesma situação, salário mínimo abaixo dos 500€, alugar uma casa semelhante fica entre 350-500€, atendendo à zona.

A diferença para mim é que lá fora sabem taxar onde mais importa, comer fora, ir para os copos, fumar, ter mais que um carro, etc; considera-se "luxos".

Muitos falam em preços de casas, café e águas... mas então e o desenvolvimento pessoal e profissional?!

Acham que um jovem português tem as mesma oportunidades que um jovem Sueco ou Americano em se desenvolver, sem emigrar ?

(...) Quando se fala nos países nórdicos, era bom o pessoal ao menos ter noção do que é pagar, no mínimo, €3 por um café ou €15/pessoa no restaurante mais barato e, pelo menos, €10 no fastfood pelo menu mais baratinho.
(...)
Ninguém tem dúvidas que no nosso país devido ao crédito fácil e a um pensamento burguês que valoriza em demasia certos bens materiais visíveis exteriormente, acabou-se por levar um tipo de vida acima das possibilidades. Mas não faz de nós uns privilegiados nem nos tranforma num povo rico e insatisfeito com mania de que é pobre.

Se não queres falar na habitação, eu também não falo nos veículos que são muito mais baratos na maioria dos países europeus e temos de comprar carro diversas vezes durante a nossa vida. Fica de parte.

Mas por algum motivo eu falei em poder de compra, ou seja, a quantidade de bens e serviços que se conseguem adquirir com moeda.

Na maioria desses países sendo os preços de produtos e serviços mais elevados do que os nossos (nem todos), também o salário médio e mínimo é muito superior ao nosso.

Conclusão: fazendo a correspondência de salários médios, mínimos ou de profissões iguais, a quantidade de bens e serviços que se conseguem adquirir com a quantidade de moeda disponível é superior na UE do que em Portugal.
Basta compararmos o exemplo espanhol com o nosso para verificarmos que o nosso poder de compra é inferior.

Isto, já para não falar que a qualidade/quantidade de serviços dispnibilizados gratuitamente ou a baixo custo para os cidadãos é maioritariamente superior ao de cá.
No global, e de uma forma simplificada (há outros factores) isso faz com que no nosso país se tenha menor qualidade de vida.

E como se isso não bastasse, olhando para a enorme diferença entre os rendimentos dos mais ricos e dos mais pobres em Portugal, facilmente poderemos constatar que existe uma enorme e exagerada maioria que ganha demasiado abaixo do salário médio nacional para uma pequena maioria que ganha muito mais do que isso.
Noutros países já não é tanto assim. Por algum motivo somos o páis com cada vez maiores desigualdades.

Eu sou a favor de que quem só vê que lá fora é que é bom, que estes devam partir.

Acho mesmo que deveriam ter a viagem de ida paga. É que exemplos destes, Portugal não precisa.
Portanto, para ti só tem direito a viver em Portugal – mesmo vivendo na “lama” – quem nunca critique e diga sempre que está feliz com tudo aquilo que tem, seja desigualdades, corrupção, maus serviços, má justiça, má política, maus salários, pobreza exagerada, etc.

Pois eu digo-te que estás enganado. Quem critica é quem mais gosta do país e gostaria de o ver melhor. É quem se preocupa com o estado da nação e com os seus concidadãos e gostaria que tivéssemos condições iguais ou melhores do que aquelas que temos.

Quem se acomoda e acha um sacrilégio querer-se melhorar é que realmente não faz falta ao país. E desta gente exploradora e inútil que se sente bem com este status quo, já o país tem em excesso.

Além do mais, nos tempos que correm com tanta gente se vê obrigada a emigrar por falta de trabalho e de sustento, com um governante que nos mostra a porta de saída do país como solução, e tu vires para aqui dizer essa frase irrefletida não é de bom-tom.

Nem lá fora é o céu, nem aqui é o inferno, mas sabermos que estamos mal e haver por aqui demasiada coisa errada, querermos melhorar e aprender com quem faz melhor, não deve ser motivo de vergonha, antes pelo contrário, deve ser motivo de orgulho querermos estar melhor e emendar o que não está bem. A isto chama-se evolução.

Como já disseram nem 8 nem 80...

Parece-me que maior parte do pessoal tem uma ideia do estrangeiro bem diferente da realidade! Ou no minimo só se baseiam nos casos que lhe parecem de sucesso... não há futuro em Portugal? Em espanha há? 20% desempregados e 40% nos jovens ou algo lá perto!
Em França as guerras urbanas que já houveram nos últimos anos indiciam que está tudo perfeito por lá...
Em Londres foi há um ano que pegaram fogo a meia cidade!
Aqui estamos mal, mas muito melhor do que alguns pintam, muito melhor mesmo! Há crise claro que há, devido ao desemprego e principalmente ás coisas que as pessoas compraram sem ter dinheiro para as mesmas... se forem para a Suiça mesma a ganhar 10mil€ mês e fizerem o mesmo, o que será diferente? Quem está empregado há vários anos, com emprego estável e está em dificuldades é estranho no minimo, para mim só tem uma explicação, opções erradas no passado que lhe comprometeram o futuro, exactamente igual ao país.
No último ano estive numa meia dúzia de países e entre uns mais ricos outros mais pobres não vi nada que não visse em Portugal! Há extremos como cá.
Os valores são melhores no estrangeiro? Dúvido muito, há corruptos, ladrões em todo o lado. Há um documentário muito interessante de uns franceses que foram para a Dinamarcaou Noruega, o país mais feliz do Mundo, e ao fim de 3meses disseram algo do género, se isto é felicidade prefiro mil vezes a tristeza francesa, vamos mas é para França!!
Vivem melhor, alguns sim, outros nem por isso.
Seja em que país for, quem está a pagar casa, carro, tenha 2 ou 3 filhos, e tenha um ordenado dentro da média do país no fundo, mais euro menos euro tem as dificuldades que um qualquer português tem.

Aqui onde vivo nos últimos meses emigraram alguns amigos meus para Bruxelas, zurique e canada, todos por falta de emprego ou ordenados em atraso no geral estão satisfeitos, e o principal motivo é o dinheiro obviamente. Mas nem todos têm as mesmas condições de vida lá, e muito obviamente vivem de uma forma que não viviam cá, desde logo partilham casa ou vivem em pensões alugadas pela empresa. Se fizessem isso cá, eram uns coitadinhos que não tinham dinheiro para a sua casa...
Convém não esquecer que 90% dos emigrantes (penso não exagerar nos números) são pessoas com pouca ou nenhuma formação e que vão para lá ganhar abaixo da média do país (isto não há como dar a volta é igual em todo lado).

Sem viver lá é impossivel dizer que estariam melhor ou pior.
Eu com a vida social que fiz este mês, sem meter discos nem grandes noitadas, numa suiça alemanha ou inglaterra não me chegavam certamente 500€, em Portugal andarei à volta dos 200€, e isto inclui umas cervejas no café, uma meia dúzia de jantares (2 deles em restaurantes topo), uma noite em quinta rural, e ainda vem aí os famosos jantares de Natal!
Se estivesse emigrado era quanto teria poupado.

O meu país ideal era o seguinte:

Localização geográfica: Suiça
Organização/tipo de sociedade: Estado Social dos países nórdicos ou do Canadá
Povo: o povo português, sem dúvida
Clima: Português

De outro modo, em sonhos, gostava de viver num país do centro da Europa, perto das Rivieras, dos Alpes e de grandes cidades. A sociedade deveria ter um funcionamento igual os dos países nórdicos, com um Estado Social ótimo. Quanto ao povo com o qual gostaria de viver, a resposta é: o povo português, que apesar de alguma mesquinhice e outras coisas, continua a ser o povo que mais gosto. O clima deveria ser como o português.

Como isto não é possível, viver em PT com 2000€/mês já me permitiria ser muito, mas muito feliz (isto é, na ausência de problemas de saúde, segurança...)

Após tar no Canadá cerca de 4 meses acho que o Estado Social cá é demasiado esbanjador. Vou dar um exemplo.

Os meus pais tiveram cá de férias. O meu pai durante uns 3 dias queixou-se de uma dor na zona dos rins, insistimos com ele para ir ao médico mas não quis ir e nem se interessou em tirar um seguro de saúde para os restantes dias que iria permanecer cá. Resultado: 2 dias depois a dor passou a ser insuportavel e fomos obrigados a chamar o 911 (equivalente ao 112 em Portugal) a pedir uma ambulância. O problema é que não veio uma ambulância, vieram 2 e um carro de bombeiros! E um carro dos bombeiros dos grandes à americana não dos nossos! Eram 6 gajos, cada par com o seu equipamento médico a examinar o homem. Acabou por ter que ser levado ao hospital fez uns exames e 1 mês depois recebe a bela quantia de 2000 e tal dólares para pagar( se tivesse seguro de saúde seria muito mais barato)...Curiosamente uma semana depois vejo o mesmo aparato devido a uma velhota que se sentiu mal no meio da rua, 2 ambulâncias e um carro de bombeiros. Agora pergunto não seria apenas necessário uma ambulância? É por estas e por outras que a dívida pública no Canadá está como está, mas felizmente e até agora, eles podem. Agora replicar isso noutros países acho uma imprudência económica.

Sem viver lá é impossivel dizer que estariam melhor ou pior.
Eu com a vida social que fiz este mês, sem meter discos nem grandes noitadas, numa suiça alemanha ou inglaterra não me chegavam certamente 500€, em Portugal andarei à volta dos 200€, e isto inclui umas cervejas no café, uma meia dúzia de jantares (2 deles em restaurantes topo), uma noite em quinta rural, e ainda vem aí os famosos jantares de Natal!
Se estivesse emigrado era quanto teria poupado.

Vira o disco e toca o mesmo... Copos, saídas farra! É nisto que baseamos o essencial da nossa qualidade de vida!!!

Vira o disco e toca o mesmo... Copos, saídas farra! É nisto que baseamos o essencial da nossa qualidade de vida!!!

Poder ir andar de bicicleta ou a pé de noite. Poder fazer exercicio(ski,btt, canoagem, desportos motorizados) a "baixo" custo. Dar na cabeça que queremos ir viajar um pouco e ter €€ pra isso. Poder conhecer profissionais de topo e aprender com eles. Poder juntar €€ para investir por exemplo na agricultura em PT.

Nop....discos, futebol, P*tas e vinho verde

Portanto, para ti só tem direito a viver em Portugal – mesmo vivendo na “lama” – quem nunca critique e diga sempre que está feliz com tudo aquilo que tem, seja desigualdades, corrupção, maus serviços, má justiça, má política, maus salários, pobreza exagerada, etc.

Eu que cá estou sei que posso reclamar e faço-o. Eu mostro a minha indignação contra o estado das coisas como estão. Ir lá para fora a barafustar nada faz por este País. Estar cá, exigir e cumprir com os deveres cívicos, sim !

A ideia que tenho de quem só vê desgraça neste País é a de quem não quer lutar ou sequer participar. Se assim é, é preferível que cá não estejam.

Eu que cá estou sei que posso reclamar e faço-o. Eu mostro a minha indignação contra o estado das coisas como estão. Ir lá para fora a barafustar nada faz por este País. Estar cá, exigir e cumprir com os deveres cívicos, sim !

A ideia que tenho de quem só vê desgraça neste País é a de quem não quer lutar ou sequer participar. Se assim é, é preferível que cá não estejam.

Tenta compreender, que há pessoas que realmente gostam deste país, vão pra fora por não encontrar emprego no seu ramo, e chegam lá fora, vêem o que é organização, civismo ou outras coisas, em países que não têm os recursos, cultura, clima de Portugal, e isso deve ser mesmo frustrante.

Edit: é como ver a final do euro 2004 em replay e pensar que se o Ricardo tivesse ligeiramente deslocado, eramos os campeões[:D]

Tenta compreender, que há pessoas que realmente gostam deste país, vão pra fora por não encontrar emprego no seu ramo, e chegam lá fora, vêem o que é organização, civismo ou outras coisas, em países que não têm os recursos, cultura, clima de Portugal, e isso deve ser mesmo frustrante.

Edit: é como ver a final do euro 2004 em replay e pensar que se o Ricardo tivesse ligeiramente deslocado, eramos os campeões[:D]

Também há muitos que emigram sem gostar nada de Portugal, a falar muito mal dele e sem nunca terem contribuído para ele, apenas usufruindo do que ele dá (saúde, educação, etc.). Não vamos colocar toda a culpa no país, há muitas pessoas que gerem a sua vida a pensar única e exclusivamente em si próprios, não querendo saber dos outros e até os prejudicando.

Também há muitos que emigram sem gostar nada de Portugal, a falar muito mal dele e sem nunca terem contribuído para ele, apenas usufruindo do que ele dá (saúde, educação, etc.). Não vamos colocar toda a culpa no país, há muitas pessoas que gerem a sua vida a pensar única e exclusivamente em si próprios, não querendo saber dos outros e até os prejudicando.
Usufruiram de uma coisa que o estado fornece, mas não é gratuitamente,as pessoas pagam impostos, e em portugal a carga fiscal é altissima, logo não considero isso de borla.

Considero que a tua observação está errada, normalmente quem usufrui de todos os benficios e mais alguns sem dar qualquer contributo, é que cá está bem, quem diz mal, normalmente não andam encostado á sombra da bananeira e sente-se injustiçado como é perfeitamente normal.

Mas mais uma vez, parece que os que não se queixam, porque já tem todos os benficios e mais alguns sem dar qualquer contributo, é que fazem cá falta.

Ou achas que são esses que tem os benificios que se queixam?

ginho, como disse inicialmente, o de fora não é tão bom como as pessoas pensam e o de dentro tão mau. Vejo aí algumas incoerências. As casas têm pior qualidade do que em Portugal, seguramente! Em termos de isolamento então nem se fala, seja sonoro ou térmico. A diferença é que lá às 22h00 ninguém faz barulho e todas as casas têm aquecimento todo o dia ligado (faz parte do condomínio).

Quanto aos carros, vais ver que o parque automóvel é bastante inferior ao português e irás reparar que não existem muitos A4, 320d, etc. (e a maioria são de portugueses, espanhóis e italianos).

Seja como for, vais gostar!

Boas amigo Air,

Desde que cheguei a suiça seguramente nunca vi tanto porsche junto, sem mentir, vejo todos dias cerca de 2/3 porsches, fora os bmw que por aí andam...

A suiça tens os seus defeitos, eu proprio quando aqui cheguei apanhei um choque principalmente nos preços da comida e bens essenciais, mas nada que uma viagem ali a frança nao resolva (isto para quem esta perto da fronteira) hehehe

Relativamente a tudo o resto posso dizer que, como nao sou gajo de grandes luxos, um estudio para mim e para a minha mulher chega, carros, nao ligo a marcas, por isso aqui na suiça nem se esta mal.

Mas atenção, dou-vos a razão toda, foi preciso eu sair de portugal para ver o melhor do nosso país. E quem um dia fizer o mesmo, rapidamente vai perceber que portugal nao tem apenas defeitos, mas sim grandes qualidades.

abraços

Mas querem um país com Sol, bons salários, boa qualidade de vida, bom clima, Mar, Praia, bem localizado (não do outro lado do Mundo), a menos de 2 horas de viagem, e ainda por cima com bastantes portugueses(Ok não sei se isto é bom ou mau [:D]) ? Sul de França.

Voltar
Superior