O estilo Sócrates

Embora condene em mto a actuação do governante ao leme do nosso país, tem feito erros. Esta é mais uma noticia, q nada me espanta, q demonstra q a quem a desenterrou nada percebe da actividade de projectista, q desconhece a realidade do nosso país, e q apenas demonstra q o actual primeiro-ministro exercia a sua actividade cmo qquer outro. N era nem mai nem menos ético q outros milhares q fazem o mesmo, e ninguem se lembrou de ir ver na covilhã quem assinava os projectos?

Joranalismo de 3ª, eu gostava é q focassem os erros de governação do país, e n fossem mais uma vez tirar csas do baú, tal cmo a do curso e a de ter ou n ter título, q em pco ou nada contribuem. Mas mentes pequeninas, dao relevo a noticias pequeninas.

Que vergonha

Que vergonha

Este é o 1º ministro, no seu melhor.
Como é que se compra um andar em Lisboa por 750.000€? É com o ordenado de deputado ou de secretário de estado ou 1º ministro???

Nunca percebi a fixação por se preocuparem c os ordenados dos administradores de empresas privadas!

A mim preocupa-me, é pq é q os colaboradores dessas empresas, desde de quadros médios a principio de carreira n recebem em proporcionalidade.

Boa. É ilegal, mas se todos os Engºs Civis o fazem. Siga a dança.
Que tristeza de gente[8b][:vm)][8b]

Nota: eu não estou a dizer que é o correcto! Longe disso [;)]

Acho que é estamos perante um jornalismo da treta.

Deviam era preocupar-se com as possíveis consequências de tal prática.
Quantos prédios é que tu achas que são projectados por "artistas" e depois levam a assinatura do eng.

Achas que este se preocupa em verificar o projecto todo? era bom...

No entanto pelo que me tenho apercebido isso esta a mudar!

Como é que se compra um andar em Lisboa por 750.000€? É com o ordenado de deputado ou de secretário de estado ou 1º ministro???
da mesma maneira que tu compras um apartamento de 200 ou 250 mil euros. só que ele ganha 2 ou 3x mais que tu :P e se não fosse primeiro ministro provavelmente ainda ganhava mais. os ordenados na política são uma porcaria.

Boa. É ilegal, mas se todos os Engºs Civis o fazem. Siga a dança.
Que tristeza de gente[8b][:vm)][8b]

Mas cmo sabes tu q é ilegal?
Ou por tar escrito c outra letra, prova q n foi ele q o fez?
Eu assino mtos documentos q n fui eu q os escrevi, e depois, li, aceitei a responsabilidade e assinei.

Ele assinou, aceiou a responsabilidade, perante a lei ele é o responsável pelo projecto. Moralmente correcto é bem diferente de ilegal.

É mais do q óbvio, q ele asinava projectos q outra pessoa fazia, quem me dera a mim q estas fossem as csas mais condenaveis q ele já fez. Se soubesses qtos projectos são feios por pessoas sem qualificações e dps levam uma assinatura!
Diz-me só uma csa, tbem achas q as grandes pontes são projectadas apenas pelo q assina no fim?
Sinceramente, as csas c q vocês se preocupam!

A mais brilhante é dizer q nca conheceu o eng.º responsavel! E dps? Mas isso prova o quê? Encomendo meia dúzia de projectos por semana, e garanto-te, q o cliente final na maioria nca conheceu o projectista. N precisa de o conhecer!

N andes a mais de 120 km/h q tbem n podes.
N atravesses fora da passadeira.
Nc compres csas sem factura.
....

Nota: eu não estou a dizer que é o correcto! Longe disso [;)]

Acho que é estamos perante um jornalismo da treta.

Deviam era preocupar-se com as possíveis consequências de tal prática.
Quantos prédios é que tu achas que são projectados por "artistas" e depois levam a assinatura do eng.

Achas que este se preocupa em verificar o projecto todo? era bom...

No entanto pelo que me tenho apercebido isso esta a mudar!

N conheço ninguem na minha área, q n confira o projecto, aliás a prática corrente é a pessoa responsavel faz a parte "critica", e o simples e qse uniformizado é feito por outro.

N esquecer q quem assina é responsável, e bate c os costados no tribunal.

Nalguns casos, esses documentos eram manuscritos com a letra de Fernando Caldeira, um colega de curso do actual primeiro-ministro que era funcionário do município e que, por isso, não podia assumir a autoria de projectos na área do concelho.

Tráfico de influências na área da política e da administração pública.

Para mim, era prisão...

Com projectos destes que o senhor diz ter "assinado" e realizado,

223802.jpg

223803.jpg

o que esperam que ele faça ao nosso querido portugal?[;)]

PS: no meu bairro toda a gente anda a "gamar", será que "como toda a gente faz" pode se tornar "legal"?[8b]

« José Sócrates assinou numerosos projectos de edifícios na Guarda, ao longo da década de 80, cuja autoria os donos das obras garantem não ser dele. Nalguns casos, esses documentos eram manuscritos com a letra de Fernando Caldeira, um colega de curso do actual primeiro-ministro que era funcionário do município e que, por isso, não podia assumir a autoria de projectos na área do concelho. »

Onde está a novidade disto?

Acham que é caso virgem?
Desenganem-se...é o dia a dia !

Mas desde quando é que o que está descrito é ilegal? Os nossos jornalistas ao menos dão-se ao trabalho de investigar? E o pessoal antes de espingardar dá-se ao trabalho de pensar? Quem assina o projecto é quem acarreta a responsabilidade por ele, não tem que ser o autor! Existem montes de projectos elaborados por grandes gabinetes em que nem sequer é só uma pessoa que o faz, passa por várias mãos, e no final quem assina o projecto revê apenas o que não foi feito por ele e assina, atestando que todo o projecto foi verificado por ele e que ele assume todas as responsabilidades por aquele projecto.

Isto nem sequer é exclusivo dos engenheiros, os arquitectos fazem a mesma coisa. Um gabinete tem vários arquitectos a dar no duro para que depois o "master" assine os projectos como seus.

Antes de dizerem que alguma coisa é ilegal informem-se...

PS: O público desde que passou para as mãos do Belmiro está a querer concorrer com o correio da manhã e com o 24horas...

Nunca percebi a fixação por se preocuparem c os ordenados dos administradores de empresas privadas!

A mim preocupa-me, é pq é q os colaboradores dessas empresas, desde de quadros médios a principio de carreira n recebem em proporcionalidade.

Exactamente! Como referi, quero lá saber se o patrão ganha 10.000! Chateia-me é eu ganhar 10...

Mas desde quando é que o que está descrito é ilegal? Os nossos jornalistas ao menos dão-se ao trabalho de investigar? E o pessoal antes de espingardar dá-se ao trabalho de pensar? Quem assina o projecto é quem acarreta a responsabilidade por ele, não tem que ser o autor! Existem montes de projectos elaborados por grandes gabinetes em que nem sequer é só uma pessoa que o faz, passa por várias mãos, e no final quem assina o projecto revê apenas o que não foi feito por ele e assina, atestando que todo o projecto foi verificado por ele e que ele assume todas as responsabilidades por aquele projecto.

Isto nem sequer é exclusivo dos engenheiros, os arquitectos fazem a mesma coisa. Um gabinete tem vários arquitectos a dar no duro para que depois o "master" assine os projectos como seus.

Antes de dizerem que alguma coisa é ilegal informem-se...

PS: O público desde que passou para as mãos do Belmiro está a querer concorrer com o correio da manhã e com o 24horas...

Assinaturas de favor
Costa Andrade: “Uma fraude à lei sem relevância criminal”
01.02.2008 - 00h15 José António Cerejo
A assinatura de projectos por técnicos que não são os seus verdadeiros autores, a chamada “assinatura de favor”, não constitui crime mas é considerada uma “fraude à lei”. A organização profissional dos engenheiros técnicos defende a criminalização dessa prática e afirma que ela “mina a sociedade portuguesa”.

Para Manuel Costa Andrade, penalista e catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, trata-se de “uma fraude à lei, embora sem relevância criminal, mas portadora de uma inquestionável carga ética negativa, podendo implicar responsabilidades disciplinar” para os seus autores.

Mais contundente é a posição de Augusto Guedes, o presidente da Associação Nacional de Engenheiros Técnicos (ANET) e antigo chefe de gabinete do actual presidente da Câmara da Amadora que há muito se bate contra esta forma de Engenharia ilícita. “A assinatura de favor põe em causa a honestidade intelectual de todos os técnicos, mesmo dos que não cometem esta fraude, mas são envolvidos num manto de suspeição”, afirma o líder da associação que regula o exercício da profissão de engenheiro técnico.

Falando em abstracto, e sem ter sido posto ao corrente dos factos revelados nestas páginas, Augusto Guedes defende mesmo que “a assinatura de favor é uma fraude que devia ser criminalizada, porque quem assina um projecto que não elaborou está a subverter todas as regras da Engenharia e da Arquitectura e a pôr em causa a segurança dos cidadãos”.

Em termos genéricos, o presidente da associação relaciona esta prática com a fuga ao fisco e com a corrupção, uma vez que normalmente não é declarada e “há dinheiro a circular que não é contabilizado”. Outro aspecto focado por Augusto Guedes é o da “concorrência desleal” que prejudica quem “trabalha de forma legal”.

No caso das autarquias, o presidente da ANET sublinha que “há um movimento vasto e profundo que mina a sociedade portuguesa” e que consiste no facto de haver “muitos técnicos que fazem projectos e depois arranjam um amigo para os assinar”.

Também contrário às assinaturas de favor mostra-se Fernando Santo, bastonário da Ordem dos Engenheiros. “Assinar projectos sem os ter feito é uma coisa inaceitável”, declara. Por razões relacionadas com a natureza dos projectos em que normalmente intervêm, diz que “essa é uma prática sem expressão significativa entre os engenheiros inscritos na Ordem”.

Em todo o caso, os estatutos da Ordem dos Engenheiros, tal como os da ANET, determinam que os técnicos só podem assinar projectos de que sejam autores. No caso da ANET, a violação deste dever é, aliás, punida com suspensão até seis meses.

Significativa do peso que estas práticas têm ainda hoje em Portugal é a ênfase que a Procuradora da República responsável pela recente sindicância aos Serviços de Urbanismo da Câmara de Lisboa lhes dá no seu relatório final, divulgado há semanas. “O problema da permeabilidade entre a função pública e a actividade privada é (…) um dos problemas mais complexos do município”, escreveu a magistrada. Esta realidade foi igualmente denunciada no Verão de 2002 pela presidente da Câmara do Montijo e membro da Comissão Nacional do PS, Maria Amélia Antunes.

Colocada perante “um conjunto de deficiências graves” detectadas em vários prédios em construção na cidade, a autarca divulgou então um violento comunicado em que apontava o dedo aos técnicos camarários que se escondem atrás do nome de colegas de outras câmaras. “Há verdadeiros conluios intermunicipais, situações em que os técnicos de uma câmara, a quem está vedado assinar projectos de obras nesse concelho, acabam por os executar, pedindo depois aos colegas de outros municípios para os assinar”, acusou Maria Amélia Antunes. Segundo a autarca, os verdadeiros autores acabavam por intervir posteriormente, como técnicos municipais, em decisões camarárias sobre os seus projectos.

como se em portugal alguém fosse responsável por projectos...
[;)]

Voltar
Superior