O estilo Sócrates

Isso não significa nada.

Ou será que agora as reuniões foram invenção desses senhores?
O dinheiro dos off-shores afinal nunca existiu?

Cá em Portugal, também aconteceu o mesmo, com um director da PJ durante o caso Maddy... foi dispensado mas até agora não houve ninguém que provasse que ele realmente era incompetente

Se a tal compra efectuada pela mãe do Sócas estiver, seja de que forma for, relacionada com o Freeport ou com qualquer empresa do caso Freeport acho muito bem que seja investigada, caso contrário... Cada um compra o que quiser, ninguém tem nada a ver com isso.

Quanto ao caso em si, sendo ele o PM é perfeitamente normal que a comunicação social insista no caso, anormal era se não fizesse. Quanto ao ser inocente ou não, eu realmente não sei se é se não, mas há aí um caso muito conhecido, em que uma pessoa foi ilibada e no entanto havia escutas e factos muito mas muito esclarecedores (aquele caso dos chocolatinhos, encontros com árbitros,..) e no entant perante a justiça são todos inocentes.

Isto para dizer que realmente em Portugal as "coisas" nem sempre são assim tão claras.

A relativização das coisas chega a este absurdo: perante a gravidade do Freeport, a questão da casa da mãe é menor.

Pois bem, recordo-me de pelo menos 3 ministros demitidos por escriturarem as suas casas abaixo do valor real de transacção.

Só um gajo completamente alienado do mercado é que julga que aqueles apartamentos no Heron Castilho custam 200m€, mesmo em 1998.
O Socas comprou um igual - já alguém se dignou a ir buscar a escritura? Ninguém perguntou ao vizinho do lado quanto pagou pelo apartamento igual?

Só na casinha suspeito de fuga fiscal (à SISA e declaração de IRS - tem a obrigação moral de demonstrar a origem do €, até porque o vendedor é uma offshore e é provável que o dinheiro tenha mudado de mãos sem entrar em Portugal, reforçando a suspeita).

Se eu comprar um barco, um carro sup. a 50k€ ou fizer movimentos de depósito em €€ superiores a 10k€ sou monitorizado pelas finanças e tenho que andar a fazer declarações da proveniência dos fundos.

Este senhor é deputado há 20 anos, ministro há 12 e PM há 4.
É por isso que está acima da lei?

Eu julgava que o desempenho de cargos públicos tinha por inerência o dever moral de cumprimento escrupuloso da lei, mas pelos vistos continuo a viver no país errado...[8b]

O Sócrates, como cidadão, tem os direitos que aqui foram enunciados. É óbvio que tem. Ninguém diz que não.

Agora chamar mesquinhez a quem comenta as notícias que vão aparecendo é que já é para rir. Ele é uma figura pública e, como tal, está sujeito a uma exposição mediática que não pode ser comparada com a de um "comum cidadão". Além do mais, são demasiadas "estórias" dúbias. Seja ele o Socras ou seja o José Augusto da esquina. Se ele não gosta da exposição, vá à vida dele de engenheiro (com ou ou sem curso), fazer casas para a calma bucólica da Guarda, onde já "plantou" alguns mamarrachos que em nada têm a ver com a sua imagem de elegância. Bem, ou pelo menos assinou.

Bem sei que há exageros na comunicação social. É sabido que isso acontece sempre e quanto mais "alto" é o cargo ou a posição social, mais "se bate" nessa pessoa. Não é correcto mas é assim que se passa.

Agora perante tanta coisa estranha, mal explicada, é a atirar para o aproveitador chamar a tudo "cabala" e "campanha negra". Ele até pode dizer isso dos media, mas eu gostava de saber o que ele acha da investigação britânica. Também será uma cabala ou será, como aquele anedótico tio dele disse, o psd por detrás disto tudo? Mas qual é a moralidade destas figuras que andam envolvidas em negócios pouco claros (é a facturação do tio versus os bens que tem, é o filho dele - o tal "filho do meu tio" - com a sua Neurónio Criativo que facturou 2000 euros mas o menino não faz nada e vai meditar para bem longe) para se defenderem...acusando. Assim como os media já terão falado demais, também a família do primeiro ministro só tem dado tiros de canhão nos próprios pés. Logo aí não me parece que tenham de ser vistos como uns coitadinhos.

PS: Desculpabilizar todas estas trafulhadas que têm vindo a terreiro, dizendo que alguns de nós devemos ter feito o mesmo ou faríamos é não querer que se veja aquilo que se tem visto ou seja, tudo muito nebluoso, tudo muito estranho. Até porque "à mulher de César não não basta sê-lo. Tem de parece-lo"...

Alguém acha que uma pessoa que chega a ministro e depois a 1º ministro, sabendo qd era ministro que era um dos senhores que se segue pra ser o nº1 do PS, ao lado do Jorge COelho, se ia por a mandar mails ao primo e a receber pessoas no ministério a pedir dinheiro????

Ia usar o mail pessoal oi do ministério pra combinar luvas com alguém? E depois ainda recebia as pessoas no ministério?

É assim que se fazem estas coisas?

Faz algum sentido? Só se fosse atrasado mental!

Olhando pró Sr. Smith, pró tio, pró primo que desapareceu, pró sr que estã em Cannes....eu acredito mais no Sócrates do que neles.
Se alguma coisa se provar a conversa é outra, agora não é por causa de insinuações e boatos feitos por pessoas um bocado shady que vou condenar alguém.

Muito menos dizer que o ónus da prova recai sobre ele. Isso não faz sentido. Eu pego no telefone conto qq coisa sobre alguém e essa pessoa agora fica obrigada a defender-se??

E agora os britânicos, que andavam a ver se safavam uns senhores aqui há um ano de iram presos por que por negligencia, provavelmente, mataram a filha, agora são so maiores ( segundo a vox pop que que inventa logo umas redes de poder e uns coitadinhos que eramos nós e os mauzões, os ingleses )! Dantes era uns urdideiros, agora são uns tipos do melhor.

E finish, que já cheira mal.

Última edição:
A relativização das coisas chega a este absurdo: perante a gravidade do Freeport, a questão da casa da mãe é menor.

Pois bem, recordo-me de pelo menos 3 ministros demitidos por escriturarem as suas casas abaixo do valor real de transacção.

Só um gajo completamente alienado do mercado é que julga que aqueles apartamentos no Heron Castilho custam 200m€, mesmo em 1998.
O Socas comprou um igual - já alguém se dignou a ir buscar a escritura? Ninguém perguntou ao vizinho do lado quanto pagou pelo apartamento igual?

Só na casinha suspeito de fuga fiscal (à SISA e declaração de IRS - tem a obrigação moral de demonstrar a origem do €, até porque o vendedor é uma offshore e é provável que o dinheiro tenha mudado de mãos sem entrar em Portugal, reforçando a suspeita).

Se eu comprar um barco, um carro sup. a 50k€ ou fizer movimentos de depósito em €€ superiores a 10k€ sou monitorizado pelas finanças e tenho que andar a fazer declarações da proveniência dos fundos.

Este senhor é deputado há 20 anos, ministro há 12 e PM há 4.
É por isso que está acima da lei?

Eu julgava que o desempenho de cargos públicos tinha por inerência o dever moral de cumprimento escrupuloso da lei, mas pelos vistos continuo a viver no país errado...[8b]
A escritura do apartamento do Sócrates já foi mostrada na Sic e tem valores semelhantes ao da mãe.

Estranho é que um vizinho, que comprou um apartamento igual do da mãe do nosso primeiro, cinco anos antes, pagou à volta de 70 000 contos. E esse, segundo a SIC disse, estava isento de sisa por ser emigrante. Alguém que me explique isso à luz da zona destes apartamentos (Rua Castilho e Braancamp), dos valores típicos destas localizações e da caminhada do mercado (sempre a valorizar naqueles anos). E como até a empresa que lhe vendeu a casa perdeu seis mil contos...é melhor eu pensar que foram "amigos" da senhora. Mas lá se diz "there's no such thing as a free lunch"...

Exactamente, nao significa nada! [;)][:D][:)]

nem esta nem a maioria delas...

Não é bem assim.

O processo Freeport, existe.

A incompetências da Inglaterra, ainda não tem processo.

Agora se tanto um processo como a outra suspeita vão dar alguma coisa, isso não sei.

Além do processo que realmente existe, sei que Sócrates se queixou que houve fugas de informação (sabe o que realmente fez e o que se passa).
Sei que a procuradora, numa entrevista de descaiu e disse que o processo em Portugal foi arquivado porque envolvia a figura do PM (+/- isto)
Sei que oficialmente o nome de Sócrates está no processo e a ser investigado.

Se achas que é a mesma coisa as duas situações, se achas que realmente não existe qualquer processo a envolver Sócrates, que ele não está a ser investigado e que já está muita gente importante a mexer os "cordelinhos", se não acreditas no caso Freeport, não sei mais o que te diga[:)][:)][:)][:)]

...

Agora chamar mesquinhez a quem comenta as notícias que vão aparecendo é que já é para rir. ...

Curiosamente, quando se substitui o PS por PSD, Sócrates por alguém de outro partido, parte dos que defendem Sócrates como sendo um filho e crucifica a comunicação social por noticiar e apresentar factos, são os que mais criticam, "um diz mata, o outro diz esfola"[:)]

Para essas pessoas, volto a dizer, olhem para a realidade. Tapem nomes de pessoas e partidos quando lêem as notícias e vejam a realidade. Não acreditem em teorias, acreditem em factos!
Alguns parece que juraram obediência "ao padrinho"[:)][:)]

Não é bem assim.

O processo Freeport, existe.

A incompetências da Inglaterra, ainda não tem processo.

Agora se tanto um processo como a outra suspeita vão dar alguma coisa, isso não sei.

Além do processo que realmente existe, sei que Sócrates se queixou que houve fugas de informação (sabe o que realmente fez e o que se passa).
Sei que a procuradora, numa entrevista de descaiu e disse que o processo em Portugal foi arquivado porque envolvia a figura do PM (+/- isto)
Sei que oficialmente o nome de Sócrates está no processo e a ser investigado.

Se achas que é a mesma coisa as duas situações, se achas que realmente não existe qualquer processo a envolver Sócrates, que ele não está a ser investigado e que já está muita gente importante a mexer os "cordelinhos", se não acreditas no caso Freeport, não sei mais o que te diga[:)][:)][:)][:)]

E tu acreditas que o Freeport foi comprado pelo grupo Carlyle, Carlucci, em 2007 e que depois de anos e anos a fio em que toda a gente sabia que o aeroproto ia ser na OTA, passa pra Alcochete, em 2008 ( coincidência ) depois de toda a pressão que houve?
Até o Berardo, alma caridosa, entre outros, financiou um estudo pra provar que alcochete era o melhor para o país?
E de repente alcochete é o sitio de terra mais caro do país?

E acreditas que isto começou em UK com uma queixa do Grupo Carlyle sobre o desvio de dinheiro do Freeport?

Acreditas que uns se mexem e não acreditas que outros não?

PS: não escrevi isto em tom agressivo apesar dos ? todos.

O ónus está do lado do senhor PM. :)

Neste momento foram lançadas suspeitas por factos ocorridos ao longo dos últimos 10 anos, tendo sempre por denominador comum a sua tutela política ou a gestão patrimonial dos bens da sua familia directa.

O que se espera de alguém com um lugar de destaque como o dele é uma resposta imediata, cabal e inequívoca a estas questões, por mais "ignominias" que sejam.

O sistema democrático é isto mesmo: estar sujeito a um constante escrutínio público da sua actuação - de outra forma, e de acordo com os seus próprios correlegionários (Alegre e comparsas), não teria sido necessário fazer o 25 de Abril.

Só que desde que é PM, esta dimensão pública tem sido manchada por vários casos polémicos, nunca verdadeiramente explicados e sempre remetidos para o subterfúgio da "cabala".
À primeira aceita-se, à segunda desconfia-se e à terceira exige-se explicações definitivas. É aqui que nos encontramos.

Pessoalmente, tenho contribuido para este tópico tão-somente porque tenho razões concretas para acreditar nos ingleses e em parte do que vem escrito na imprensa sobre o caso Freeport.
No final da década de 90 acompanhei (não por activididade profissional, mas porque fui "apanhado" no meio) do licenciamento de aterros sanitários em Portugal e vi coisas fantásticas, que nunca foram exploradas pela comunicação social. E tendo visto provas concretas e inequivocas de falsificação de documentos e pagamento de luvas em processos que nunca chegaram aos media, compreendo a verossimilidade daquilo que leio hoje, sobre um processo que tem todas as condições para seguir o mesmo caminho.

E perante o histórico, só me resta a vergonha pela gestão do país em que vivo.
E não aceito comparações com Berlusconi ou Chirac - nivelar-nos por baixo? É esta a escumalha que tem que ser varrida dos governos no mundo.

VDT, vou-me focar apenas no ultimo paragrafo, porque é apenas neste que ( na essencia) divergimos de opinião.

Desde o 1º post que rejeito o julgamento publico do 1º ministro, mas deixa-me convidar-te a reveres todos os meus posts e tentares encontrar algo neles que signifique "desculpabilização", ou "Inocencia provada", apenas encontrarás a rejeiçao daquilo em que somos "mestres" : julgamentos sumarios, na praça publica, nos muitos blogues e foruns em que é moda escrever-se cobardemente as maiores barbaridades atras de um qualquer portatil.[8b][8b]

Desculpa-me a imodestia, mas os meus 46 anos deram-me a maturidade e bom senso suficiente para "conseguir" dia apos dia acreditar que nem todos os policias são corruptos, nem todos os juizes são incompetentes, e que algures num qualquer gabinete da Justiça alguem a há-de aplicar.....
mais tarde ou mais cedo.

e depois detesto "seguidismo" de massas e pensamento alinhado....

Se for culpado, algures mais tarde ou mais cedo vai ficar provado.[;)]

Última edição:
este programa, é capaz de ser a "coisa" mais parecida com este topico (!!!) [;)][:D][:)][:)]

acrescentam algum valor á discussão publica?[;)][:D][:p]

Acrescentam, e não é pouco.

Tanto o eixo do mal da sic notícias como o governo sombra da TSF trazem uma visão crítica essencial na discussão dos assuntos do momento. Pelas personalidades variadas presentes consegue-se um equilíbrio entre opiniões contrárias que ajuda em muito à credibilização desses programas.

Por isso reafirmo, é dos poucos espaços de opinião que trazem um valor incalculável à discussão de qualquer assunto. Nem sempre partilho das opiniões dos intervenientes, mas respeito, muito.

Acrescentam, e não é pouco.

Tanto o eixo do mal da sic notícias como o governo sombra da TSF trazem uma visão crítica essencial na discussão dos assuntos do momento. Pelas personalidades variadas presentes consegue-se um equilíbrio entre opiniões contrárias que ajuda em muito à credibilização desses programas.

Por isso reafirmo, é dos poucos espaços de opinião que trazem um valor incalculável à discussão de qualquer assunto. Nem sempre partilho das opiniões dos intervenientes, mas respeito, muito.

Sou mais apreciador do formato do forum da TSF, e dos formatos de participação publica que expoem e alertam para as realidades sociais, sempre achei que estes espaços de discussão nas Tvs, ( á excepção do da Fatima Campos Ferreira) não passam de "vitrines" bem decoradas.[;)][:)][:D]

Mas é a minha opinião.[;)]

Sou mais apreciador do formato do forum da TSF, e dos formatos de participação publica que expoem e alertam para as realidades sociais, sempre achei que estes espaços de discussão nas Tvs, ( á excepção do da Fatima Campos Ferreira) não passam de "vitrines" bem decoradas.[;)][:)][:D]

Mas é a minha opinião.[;)]

Gostas daqueles da RTPN e SICN que dão durante o dia que o pessoal liga pra lá?

nao conheço...
Vejo pouca TV, e durante o dia tenho uma empresa para gerir!!![;)][:D]

Não é preciso ter visto pra saber o género. É o Forum TSF com imagens.

Eu não gosto de nenhum desses.^Mas lá ouço o Fórum todos os dias, a última meia hora e já chega. Ouve se cada cromo a disparatar sobre os seus problemas pessoais!!

Não tenho paciencia. Prefiro o eixo do mal ou o governo sombra.

Última edição:
Voltar
Superior