O estilo Sócrates

eles kerem aumentar a escolariedade para se aproximarem da média europeia, que somos dos países com menos escolariedade, contudo nao é para se aprender muito...

Eu concordo com o Messerschmitt desde que haja diferenciação.

12º ano geral acho errado. Se alguem for bom a reparar computadores deve ser-lhe dado a equivalencia técnica de curso tecnico de assistencia informatica como se tivesse o 12 ano nessa especialidade de forma a nao travar a progressão dessa pessoa.

Eu compreendo que o mundo esteja (Portugal) esteja pior que ha 20 anos mas a minha mae saiu de casa aos 14 anos e tem o 12º ano. So tem o 12 na familia pq se casou.

Toda a gente nos anos 70 saiu aos 15 anos (o meus avos davam o 9 ano). Meu tio e presidente da camara, outros sao professores, enfermeiros.

Agora estamos a desenvolver e uma sociedade de facilitismo. Nos EUA as pessoas arranjam part-time para subsidiar.

Custa? Ah pois dormir 4 ou 5 horas por dia, pagar as proprias contas faz com que uma pessoa fique a pensar mais na vida e no custo das coisas.

Eu concordo com formaçao a serio. Alguem que seja bom a reparar computadores faz 1 exame: 5 pcs com problemas pre-determinados. Resolve-os e tem essa certificação.

Agora concorrer com quem estudou 12 anos. Outro assunto a debater é que a escola serve para guiar o ensino. Aprender a aprender.

O conhecimento parte da pessoa. So que em Portugal a partilha de conhecimento e a busca de informacao dá trabalho....

O que o PM se esquece é que está a perseguir ese objectivo de forma superficial, e pior ainda, á custa de apenas uma das partes intervenientes no processo de ensino.

Isto não é somente administrativo. Tenho um primo num projecto destes há cerca de 6 meses e está a obter alguns resultados interssantes !

Inclusive, muita gente já de idades acima dos 40 c/ pouco mais q a 4ª classe e profissões operárias a inscrever-se (por vontade própria, ali ninguem obriga ninguem) em cursos de inglês e informática!

Messer
Por isto.
"Quando as pessoas cá chegam, um mediador avalia os seus conhecimentos e faz-se um dossiê pessoal para quatro áreas matemática, linguagem, cidadania e técnicas de informação", explica Jorge Oliveira.

No final da formação, esse dossiê é apresentado pelo aluno a um júri. E, com apenas meia dúzia de horas semanais, durante três meses, pode-se conseguir a equivalência do 4º ao 9º ano de escolaridade

Se fizessem um exame nacional semelhante a quem faz a escolaridade normal... tudo bem.
Isto não é nada, é pouco melhor do que os canudos da treta comprados na NET e pouco pior do que os cursos do Fundo Social Europeu.

Não é nada;).

Devo dizer que o Cenfic não é nada mau. Mas isso é outra coisa.

Ridiculo!!!

Concordo com a genenralização da habilitação minima de 12º MAS obtida por merito proprio, não por facilitismo institucional, passagem administrativa, ou peseudo formação da "escola da vida". É ridiculo!

Deve darse formação REAL ás pessoas, se não querem de carater tão teorico, que escolham a formação secundaria mais pratica, mas acima de tudo a habilitação tem que ser obtida de forma real, justa, esforçada, e não somente para certificar nas estatisticas que portugal até é bom em educação.

Já não bastou o facilitismo das escolas primarias que passam todos os alunos, que depois chegam ao ciclo preparatorio com graves dificuldades, mas passam na mesma para o secundario, onde tiram o 9 ano sem esforço nenhum, com a agravante que nem o 9º ano sabem.

Sem demagogias o 12º ano é uma boa habilitação, seja nas areas mais tericas tradicionais ( ciencias, humanidades, economico-social) quer nas vertentas mais tecnicas ( electrotecnia, informatica, quimicotecnia), as pessoas que tem esta habilitação já sabem de facto bastante tecnicamente e seria de extrema injustiça, fazerem equivaler a estes, os "novos" 12º da escola da vida"

basta pensar no nº de empregos que há que pedem funcionario com o 12º indiferenciado ( ou seja de qq area) e em que estes novos 12º da vida, sem real habilitação para alem da admonistrativa poderiam concorrer.

Isto é muito show off e pouca substância, mas também não faz mal nenhum aumentar a auto-estima de milhares de Portugueses...

eu devo ser muito burro mas acabar com o ensino recorrente,por exemplo,....e o contrario de querer que muita gente acabe o 12º ano?nao?

Estou de acordo mas acho que devíamos ser mais ambiciosos. Podíamos aproveitar a oportunidade para fazer o mesmo em relação às licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

citação:Originalmente colocada por jbranco

Estou de acordo mas acho que devíamos ser mais ambiciosos. Podíamos aproveitar a oportunidade para fazer o mesmo em relação às licenciaturas, mestrados e doutoramentos.

Concordo...

E acabar com a escola a parir do 1.º ciclo, afinal a partir daí a escola da vida ensina...

Seremos os maiores!

[}:)][}:)][^][^]
Exacto;). Permitir ao pessoal tirar um curso de medicina em... 18 meses.
Faz-se um dossiê.... apresenta-se a um juri... e já está.
;)

EDIT: Aliás parece que andam por aí uns engenheiros assim.... rápidos e clandestinos.

citação:Originalmente colocada por J.R.

;)

EDIT: Aliás parece que andam por aí uns engenheiros assim.... rápidos e clandestinos.
bolonha não anda muito longe disso

;)

Não foi o que aconteceu após o 25 de Abril com muitos militares e "pessoal amigo"? :D[:p]

citação:Originalmente colocada por pmct

;)

bolonha não anda muito longe disso
Bolonha é algo que ainda não percebi la muito bem ... mas enfim, tanta coisa que neste mundo que passa-me ao lado

;)

[}:)][}:)]

De acordo, era de alargar o mais possivel em todas as areas, preferencialmente ás técnicas !

Por mim acaba-se já com a escolaridade obrigatória, afinal de contas o meu filho com 3 anos já sabe falar e até já diz coisas que nem devía, 12º ano para ele já !

Back