O estilo Sócrates

Na Sic Noticias decorre uma votação por telefone (que vale o que vale mas...) que pergunta "Acha que José Sócrates convenceu?"
Sim: 21% Não: 79%

Cumprimentos

Actualização: Sim: 34% Não: 66% (7800 votos)

Actualização 2: Sim: 44% Não: 56% (Dasse, de repente a máquina do PS começou a votar em peso! [:D])

Last edited:
Na Sic Noticias decorre uma votação por telefone (que vale o que vale mas...) que pergunta "Acha que José Sócrates convenceu?"
Sim: 21% Não: 79%

Cumprimentos

Actualização: Sim: 34% Não: 66% (7800 votos)

Tas tramado, vais passar a noite nisso lol

Quanto aos jornalistas, apenas esta imagem do HMV:

HMVSavoyHavana.jpg

Estou na duvida !!

Estou na duvida !!

Estou na duvida !!

Se o que assistimos foi um concerto de ...

violino.gif

ou de ...

violoncelo.jpg

É que sinceramente ... foi um solo mal orquestrado assistido por dois maestros sem batuta para comandar os acordes ...

é pá, mas foi mesmo, isto não foi uma entrevista, já o disse e repito, foi puro marketing e um branqueamento calculado e coluntário por parte sabe-se lá de quem...

é pá, mas foi mesmo, isto não foi uma entrevista, já o disse e repito, foi puro marketing e um branqueamento calculado e coluntário por parte sabe-se lá de quem...

Se viste o homem a sair das instalações, foi visivel o beija mão do Dr. Mendro ao seu dono.

O estilo da entrevista foi simples: ele ia dizendo as dúvidas levantadas (supostamente as mais relevantes), respondia às suas próprias questões e voilá.

Ficaram por esclarecer os factos mais estranhos de toda a história:

-O porquê de, quando nomeado em 95 para secretário de Estado no governo do António Guterres (ou seja, 1 ano antes de ter obtido a licenciatura na UnI), ter aparecido em Diário da República como licenciado em engenharia civil.
-O porquê de em 93, entregar um documento na Assembleia, preenchendo o campo das habilitações literárias com uma licenciatura em engenharia civil.
-O porquê de existir outro documento, fotocópia do anterior, alterado onde se vê claramente que se acrescentou "bacharel"?
-O porquê de não ter avisado a assembleia que andava a publicar livros indicando que ele era licenciado em engenharia civil, quando ele próprio o diz, não era (na altura).
-Como um secretário de Estado com um horário de trabalho pesadíssimo e forte acção política tem tempo para frequentar um curso superior.
-Como é que um professor universitário consegue dar-lhe 4 cadeiras simultaneamente, caso ímpar no meio universitário português quiçá mundial
-A tal "turma especial" tinha quantos alunos, ou seja, quantos alunos (do ISEL) fizeram exactamente as 5 cadeiras, tendo tido o reitor como professor de uma e outro a administrar as restantes 4
-O porquê de nos livros de termo da Universidade (onde se atesta a frequência das aulas) a assinatura dele nunca lá aparecer
-Afinal tirou uma pós-graduação em engenharia sanitária? Onde?
-O porquê de o seu currículo no portal do governo ter sido alterado 3 vezes nos últimos dias, aparecendo umas vezes como bacharel, outras como licenciado em engenharia civil, umas vezes com a tal pós-graduação em engenharia sanitária (tirada numa universidade que nunca deu tal pós-graduação) outras já com outra pós-graduação.
-O porquê de se ter afirmado engenheiro em momentos chave tal como: campanha do aborto, campanha eleitoral de 2005 na Covilhã e outros
-etc

Last edited:
Palhaçada total. Como se previa fica tudo na mesma.
Quem já acreditava continua a acreditar. Quem tinha duvidas ficou com elas. Quando muito pode ter sido esclarecido o "desconsolo" do Sr Pinto de Sousa

O estilo da entrevista foi simples: ele ia dizendo as dúvidas levantadas (supostamente as mais relevantes), respondia às suas próprias questões e voilá.

Ficaram por esclarecer os factos mais estranhos de toda a história:

-O porquê de, quando nomeado em 95 para secretário de Estado no governo do António Guterres (ou seja, 1 ano antes de ter obtido a licenciatura na UnI), ter aparecido em Diário da República como licenciado em engenharia civil.
-O porquê de em 93, entregar um documento na Assembleia, preenchendo o campo das habilitações literárias com uma licenciatura em engenharia civil.
-O porquê de existir outro documento, fotocópia do anterior, alterado onde se vê claramente que se acrescentou "bacharel"?
-O porquê de não ter avisado a assembleia que andava a publicar livros indicando que ele era licenciado em engenharia civil, quando ele próprio o diz, não era (na altura).
-Como um secretário de Estado com um horário de trabalho pesadíssimo e forte acção política tem tempo para frequentar um curso superior.
-Como é que um professor universitário consegue dar-lhe 4 cadeiras simultaneamente, caso ímpar no meio universitário português quiçá mundial
-A tal "turma especial" tinha quantos alunos, ou seja, quantos alunos (do ISEL) fizeram exactamente as 5 cadeiras, tendo tido o reitor como professor de uma e outro a administrar as restantes 4
-O porquê de nos livros de termo da Universidade (onde se atesta a frequência das aulas) a assinatura dele nunca lá aparecer
-Afinal tirou uma pós-graduação em engenharia sanitária? Onde?
-O porquê de o seu currículo no portal do governo ter sido alterado 3 vezes nos últimos dias, aparecendo umas vezes como bacharel, outras como licenciado em engenharia civil, umas vezes com a tal pós-graduação em engenharia sanitária (tirada numa universidade que nunca deu tal pós-graduação) outras já com outra pós-graduação.
-O porquê de se ter afirmado engenheiro em momentos chave tal como: campanha do aborto, campanha eleitoral de 2005 na Covilhã e outros
-etc

Estava apenas a ser cortês com ele próprio!

Estava apenas a ser cortês com ele próprio!

[;)]

Ele disse na entrevista que não dizia nada quando o tratavam por engenheiro porque era assim a tradição em relação aos engenheiros técnicos, era uma questão de prestígio.

Outra coisa é afirmar-se engenheiro. Está noutro nível.

É a diferença entre uma omissão e uma...mentira.

Last edited:
Não acho piada nenhuma ao rasteirinho (a.k.a. Marques Mendes) Mas conseguiu acertar em cheio na minha opinião e relembrar TUDO aquilo que não foi esclarecido.

EDIT: SIC Notícias (Lá fiz o esforço de virar a parabólica...)

Eu n queria meter-me neste tópico mas...
A entrevista foi branda.
O Primeiro Minsitro quanto a mim saíu-se bem.
E agora para dismistificar algumas questões, q considero mesmo mesquinhas, vou passar a falar de algumas coisas comentadas aqui e que acham que as pessoas não conhecem:
- O ser tratado por Eng.º embora em termos de habilitações fosse engenheiro técnico, e só pode utilizar esse título se estiver inscrito na aneti, n me parece uma questão relevante, é absolutamente banal, e À uns tempos era ainda mais banal
- Eu também n estou inscrito na ordem dos engenheiros, quando me pedem em papeis oficiais as habilitações literárias eu escrevo licenciado em ..., mas isto não impede que todos os dias seja chamado de Eng.º. Para terem uma ideia, a ordem escreve para "tua" casa as cartas endereçadas assim "ao licenciado em Engenharia ... ", e assim que é aceite o a tua integração passa a escrever-te "Sr. Eng.º..".
- Outro "caso" apontado, foi o curso n ser reconhecido pela ordem dos Eng.ºs, meus caros, grande parte dos cursos n o são, o meu por exemplo é, e a única diferença é q eu tenho que fazer menos exames q os outros para ter um número de ordem. Um curso n estar reconhecido, n quer dizer q este n preste, apenas significa q a ordem n considera q este é ministrado À sua maneira. Muitos Eng.ºs n estão inscritos porque simplesmente n precisam.
- A questão q ele levantou sobre poder inscrever-se e só depois provar as suas habilitações tb´´em me parece banal, mtas instituições o fazem, e n há risco nenhum para elas, tu dizes q as tens, se n as provares, simplesmente andaste a pagar e a trabalhar e no fim n te passam o papel a dizer q lá andaste.
- O q ele disse sobre a demora de lançar notas no ISEL, é perfeitamente banal, pela simples razão q as notas são lançadas no departamento e só depois na secretaria. O q me espanta é serem lançadas em Agosto, isto só acontece aos finalistas, porque normalmente preisam com urgência das suas certificados.

Embora ache q há muitos e muitos pormenores mal contados, acho q também se deviam investigar mtos e mtos outros cursos tirados de maneiras menos claras.
Enfim, havia csas mais importantes para falar.

Bem, e venho eu a este tópico.

Vi toda a entrevista, e o que tenho a dizer é. Nao tenho quaisquer duvidas do percurso académico do Eng. José Socrates.

A unica duvida que teria foi ele entregar o certificado de habilitações mais tarde na uni, mas quem tiver colegas em universidades privadas saberá que isso é normal em trocas de universidades... As privadas querem a todo o custo mais alunos e não tem problemas em receber um aluno e esperar pelo certificado. Ele entregou-o provando que tinha feito as cadeiras... então Qual é o problema!? No meu ver, nenhum!
Facto é que ele fez todo o seu curso em universidades e depois faltavam 5 cadeiras. Fez-las como qualquer aluno, não vi qualquer caso. vi também o problema das notas em agosto... nao percebi o caso... tenho muitas notas lançadas em agosto e andei numa universidade publica (uminho). Fiz uma pós-graduação também na uminho e tive notas lançadas 6 meses depois de fazer o exame! Querem fazer um caso deste caso das notas lançadas seis meses depois? Ok... como me defendo? Nao me defendo... que posso fazer!? Nada!

Mais questões para o caso? Não vi nada mais... querem pegar pelo tratamento de engenheiro? Juventude, eu não estou inscrito na ordem... e tratam-me por engenheiro... e? Se gosto? Não... Se as vezes digo para não me tratar... sim... Agora se fosse primeiro-ministro pedia? Não! Simplesmente porque demonstra que essa pessoa teve um percurso academico e socialmente, para vender, é bom. E quer queiram, quer não... um politico é saber vender. Caso Aqui? Nada...

Outra... a questão da biografia... não vi qualquer problema... conheço muitos engenheiros técnicos que se deixam tratar por engenheiros, e inclusive dizem que tiraram engenharia de algo... nao dizem que tiraram licenciatura em algo... mas pelo que vi, o primeiro ministro também não disse nesse papel que tinha tirado licenciatura. Para além disso, é uma correcçao nessa altura... não foi uma correcção decadas depois... qual é o stress? Criar confusão... ok... criem lá!

Resumindo, o caso curso comprado é de facto uma forma de vender jornais... o homem até deixa que se veja todos os dados de aluno dele... e mesmo assim crucificam-no... duvido que eu me consiga defender se alguem colocasse em causa o meu diploma... a unica prova que tenho... é o diploma! Com que mais conseguia contrapor?

No meio disto tudo o que é que se tira... o primeiro ministro e este governo estão a fazer um excelente trabalho... já fizeram mais que os ultimos 4 governos! Não tem medo de actuar... já o chamaram de gay, já disseram que comprou o curso... que falta mais? Não dá para o chatear com o bom trabalho pelo país, tentam queima-lo com non senses?

Last edited:
Já disse isto aqui uma vez, e não me importo de repetir. Tenho muita pena que o Socrates acabe desgastado por este caso, que na sua essência é irrelevante. Acho que Socrates tem sido um dos melhores 1º ministros portugueses, não fosse a questão da Ota, se calhar para mim seria mesmo o melhor 1º ministro da democracia. Não porque ele seja alguém genial, mas apenas porque é um pouco melhor e mais corajoso do que todos os mediocres que o têm antecedido.

Mas acho que cometeu um erro grave hoje. Para mim é notório que a certa altura do seu percurso político, ele ou alguém por ele, cometeu um erro a propósito das suas habilitações académicas. As razões podem ser muitas, desde ele próprio, desde pressão dos que o rodeavam, desde a realmente estúpida e idiota reverência nacional aos titulos académicos. Parece-me também que a certa altura deve ter provavelmente tentado corrigir o erro. Mas com outro erro ainda maior, que foi resolver o assunto entre amigos numa obscura universidade privada em condições mais do que suspeitas..

Prefereria ter visto Socrates hoje a admitir um pouco tudo isto, alguns erros em toda esta história, com mais ou menos desculpas. Acho que até poderia ganhar algum apoio popular, pela sinceridade. Os americanos são peritos nisso. Mas ele optou por outro caminho, e quanto a mim vai pagar caro por isso. O que é pena.

Ele falou para o País como se a maioria do país não conhecesse quase nada, quase nenhum pormenor de toda esta história. Mas esse país já não existe, hoje em dia, muitos de nós, quer aqui neste forum, quer em outros lugares, sabemos e debatemos os pormenores, e sobretudo queremos respostas mais concretas.

Como disse, esta questão no fundo é irrelevante, mas com esta entrevista tudo continuará como até aqui e nas próximas semanas e meses será sem dúvida um tema de desgaste permanente do 1º ministro.

Last edited:
Só um aparte... que até acho engraçado:

O meu diploma foi passado a um sabado! 17 de setembro de 2005! Querem ver que também tive favores!?

E querem saber algo ainda melhor... se a cerimonia de entrega de diplomas for a um domingo, que já aconteceu na UM... a data é de domingo! Fantastico mike! O ppl da UM é um aldrabão!

Pessoal... deixem de acreditar nas palavras soltas... palhaçada só para tentar queimar alguém!

Subscrevo totalmente o que disse o ESPRIT.
Há neste caso argumentos de uma mesquinhisse total, que mostram claramente má fé por quem os profere.
Como parece do senso comum, chamar Engenheiro a licenciados em Engenharia é comum. Ser "engenheiro" ou não resume-se a querer ou não pagar a quota anual à ordem. O facto de um engenheiro técnico colocar como habilitações literárias o ser Engenheiro também é coisa que não me choca. Basta ver a expressão: engenheiro técnico. Muito provavelmente o facto de aparecer no tal livro a licenciatura em engenharia dever-se-á ter ficado a dever à interpretação de quem escreveu no livro, que leu "engenheiro" na tal folha escrita pelo Socrates e assumiu licenciatura. Também me parece no entanto óbvio que alguém andou a "falsificar" uma dessas certidões (a que diz bach), mas provavelmente foi devido ao pânico que tantas insinuações podem originar numa pessoa. Eu presumo que ficaria bastante alterado se colocassem em causa a minha vida, especialmente em questões algo dificeis de provar (à falta de documentação correcta na faculdade), e nesas situações uma pessoa nem sempre faz a coisa mais correcta. Uma mentira bem contada por vezes vale mais que uma verdade mal explicada.
O dizer-se Engenherio e não ser seria grave sim caso ele tivesse exercido uma profissão ou assinado algo para o qual não tinha as habilitações necessárias, o que não é claramente o caso.
O facto de não ter ido às aulas todas ser ou não indicador do que quer que seja, bem, é anedótico. Basta irem às faculdades mais conceituadas de Engenharia do pais e verem pelos vossos próprios olhos quantas pessoas vão às aulas. Tem dias que numa aula com 100 pessoas, se tiver 2 ou 3 já é muito.
As notas demorarem a sair, bem, outra. Eu tenho professores como meus colegas de trabalho, já fiz uma pós-grad e uma licenciatura e sei que é bastante normal haverem atrasos grandes, especialmente quando se tratam de exames de recurso, ultimo exame da época normal ou especial.
Contam-se pelos dedos a quantidade de pessoas que verificou todos os documentos na faculdade, tirando eventualmente os alunos das faculdades que já estão informatizadas.

Pessoalmente acredito que haja alguma irregularidade processual aqui ou ali. mas não me sinto no direito de opinar sobre a responsabilidade de quem quer que seja (ao contrário de alguns que parecem que estiveram por dentro de todo o processo). Mais, quer-me parecer que muitos dos que lançam todos os dias lenha para a fogueira têm muito mais a ganhar com esta história do que o mero zelo pelos bons costumes. Um blog tão publicitado tem que gerar mais polémica sob pena de defraudar os seus seguidores. Um jornal em dificuldade de certeza que ganha alguns trocos com todos os "factos" que vai publicando. Bem mais do que o Socrates ao dizer-se Engenheiro sem o ser.

Last edited:
Só um aparte... que até acho engraçado:

O meu diploma foi passado a um sabado! 17 de setembro de 2005! Querem ver que também tive favores!?

E querem saber algo ainda melhor... se a cerimonia de entrega de diplomas for a um domingo, que já aconteceu na UM... a data é de domingo! Fantastico mike! O ppl da UM é um aldrabão!

Pessoal... deixem de acreditar nas palavras soltas... palhaçada só para tentar queimar alguém!

São muitas "palavras soltas" sobre o mesmo tema.

Back