Subscrevo totalmente o que disse o
ESPRIT.
Há neste caso argumentos de uma mesquinhisse total, que mostram claramente má fé por quem os profere.
Como parece do senso comum, chamar Engenheiro a licenciados em Engenharia é comum. Ser "engenheiro" ou não resume-se a querer ou não pagar a quota anual à ordem. O facto de um engenheiro técnico colocar como habilitações literárias o ser Engenheiro também é coisa que não me choca. Basta ver a expressão:
engenheiro técnico. Muito provavelmente o facto de aparecer no tal livro a licenciatura em engenharia dever-se-á ter ficado a dever à interpretação de quem escreveu no livro, que leu "engenheiro" na tal folha escrita pelo Socrates e assumiu licenciatura. Também me parece no entanto óbvio que alguém andou a "falsificar" uma dessas certidões (a que diz bach), mas provavelmente foi devido ao pânico que tantas insinuações podem originar numa pessoa. Eu presumo que ficaria bastante alterado se colocassem em causa a minha vida, especialmente em questões algo dificeis de provar (à falta de documentação correcta na faculdade), e nesas situações uma pessoa nem sempre faz a coisa mais correcta. Uma mentira bem contada por vezes vale mais que uma verdade mal explicada.
O dizer-se Engenherio e não ser seria grave sim caso ele tivesse exercido uma profissão ou assinado algo para o qual não tinha as habilitações necessárias, o que não é claramente o caso.
O facto de não ter ido às aulas todas ser ou não indicador do que quer que seja, bem, é anedótico. Basta irem às faculdades mais conceituadas de Engenharia do pais e verem pelos vossos próprios olhos quantas pessoas vão às aulas. Tem dias que numa aula com 100 pessoas, se tiver 2 ou 3 já é muito.
As notas demorarem a sair, bem, outra. Eu tenho professores como meus colegas de trabalho, já fiz uma pós-grad e uma licenciatura e sei que é bastante normal haverem atrasos grandes, especialmente quando se tratam de exames de recurso, ultimo exame da época normal ou especial.
Contam-se pelos dedos a quantidade de pessoas que verificou todos os documentos na faculdade, tirando eventualmente os alunos das faculdades que já estão informatizadas.
Pessoalmente acredito que haja alguma irregularidade processual aqui ou ali. mas não me sinto no direito de opinar sobre a responsabilidade de quem quer que seja (ao contrário de alguns que parecem que estiveram por dentro de todo o processo). Mais, quer-me parecer que muitos dos que lançam todos os dias lenha para a fogueira têm muito mais a ganhar com esta história do que o mero zelo pelos bons costumes. Um blog tão publicitado tem que gerar mais polémica sob pena de defraudar os seus seguidores. Um jornal em dificuldade de certeza que ganha alguns trocos com todos os "factos" que vai publicando. Bem mais do que o Socrates ao dizer-se Engenheiro sem o ser.