O estilo Sócrates

Então evitavas de mostrar aquele optimismo todo não? Passas rapidamente de "É uma revolução" a "Por algum lado se há de começar..."

E tens toda a razão, as medidas têm de ser tomadas, mas nem todas são benéficas e o país não está num estado tão positivo como alguns gostariam de fazer passar. O desemprego continua a aumentar, não aparecem nas notícias, mas empresas a fechar são mais que muitas.

E um governo não é só o PM, acho que o homem não está bem rodeado, mas isso é uma opinião pessoal...

Então evitavas de mostrar aquele optimismo todo não? Passas rapidamente de "É uma revolução" a "Por algum lado se há de começar..."

E tens toda a razão, as medidas têm de ser tomadas, mas nem todas são benéficas e o país não está num estado tão positivo como alguns gostariam de fazer passar. O desemprego continua a aumentar, não aparecem nas notícias, mas empresas a fechar são mais que muitas.

E um governo não é só o PM, acho que o homem não está bem rodeado, mas isso é uma opinião pessoal...
Aí já são outras coisas... quanto a estar bem rodeado ou não... é sempre possivel melhor.

Quanto à revolução... eu vejo-a! Claro que a revolução começa em algum sitio! Então finanças é incrivel! O simplex é mesmo uma realidade por exemplo!
Quanto ao desemprego... é o maior problema... é preciso dar a volta... acredito que se vai dar!

A revolução nas Finanças é bem visível.
Basta ir ao site e ver.
Comparar a entrega do IRS feita agora e há cinco anos?
E número de certificados que se pode pedir on-line?
Tenho pena que essa revolução não chegue a outras áreas...

Cumprimentos,

A revolução nas Finanças é bem visível.
Basta ir ao site e ver.
Comparar a entrega do IRS feita agora e há cinco anos?
E número de certificados que se pode pedir on-line?
Tenho pena que essa revolução não chegue a outras áreas...

Cumprimentos,
Tipo a justiça! Aí sim faz falta!

Olhem, um ponto que podia melhorar e que infelizmente está a PIORAR a olhos vistos é a educação. Não está no bom caminho, mas sim num caminho descendente.

Estou ligado à educação, mas já lá vamos.

Estou triste e continuo revoltado. Como é possível?! Será q n vêem mesmo ou é mais confortável n ver?
É este o nosso país, coisa atrasada, iletrada e intelectualmente menor. A ignorancia é profundamente cruel. Este é um processo semelhante ao que levou ao levantamento popular conhecido por "pimba", onde a ignorancia, festivamente celebrada, se torna narcisista e não está nem ali para o resto, sendo q esse resto é inimigo a ridicularizar, através de 1 humor parvo, pequeno, e do arvorar de 1 humanitarismo q, lá está, n tarda em borrar a pintura, estalando camadas de verniz canhestramente colocadas.
É assim o apoio desta maioria, q lhe deu a vitória e está mortinha por "4 more years!" _e como o engenheiro Sócrates a conhece e a usa, enquanto recebe os seus votos de fidelidade e de prosperidade, qual figura seráfica de andor em procissão adorada.
Nisto, é igual ás nossas maiores figuras do século passado, magistralmente reunidas em Salazar. A sua sombra escura continua a encolher-nos, fazendo-nos desejar uma figura assim, governante dito duro (por quem?), dito decidido (por quê?), dito sabedor (de quê?), dito acima desta "politiquice" (hã?...) e dono de 1 desígnio maior (ó meu Deus, mas quem o encomendou?!). É uma construção mitológica, q já só n é um "caso de estudo", porque nisso já se tornou Portugal. É isso, ou então é como dizia o Jorge Palma: "Ó Portugal, Portugal
de q é q tu estás à espera?!"
Amigos, mil vezes a última hipótese!

Voltemos à educação _podem até escolher acreditar no contrário, mas daqui a 2/4 anos vão descer à Terra. Aí vão ver q já n têm pés. Foi o sistema q ruiu.

p.s.: Sou prof. Tenho duas licenciaturas e umas quantas "coisitas" mais nesta área (desculpem, mas, hoje, teve mesmo q ser...). Trabalho muito e adoro o q faço, como tanta gente q tenta ser feliz.

Last edited:
Entrevista ultra bem preparada !

Até parecia que sabia as perguntas complicadas...

Adiante... aguardo pela entrevista na versão "Gato Fedorento", domingo, às 21h30.

Ser sério não é suficiente. É preciso parecer sério.

Ser sério não é suficiente. É preciso parecer sério.

Irrelevante a questão dos títulos académicos.

O que se deve reter é apenas e simplesmente a manipulação pelo próprio ou pelo aparelho partidário da sua passagem pela UnI.

Isso para mim, lamentável.

E não vale a pena andarmos aqui com paninhos quentes. Ser Primeiro Ministro exige ter um comportamento exemplar, pois para palhaçadas já lá andaram os outros.

Pena eu ser assim tão exigente.

Votei Sócrates porque este País precisava de mudança e acreditei que este poderia significar a mudança.

Neste momento, deixei de ter confiança nele.

Espero que para bem deste País, seja o único.

Estou ligado à educação, mas já lá vamos.

Estou triste e continuo revoltado. Como é possível?! Será q n vêem mesmo ou é mais confortável n ver?
É este o nosso país, coisa atrasada, iletrada e intelectualmente menor. A ignorancia é profundamente cruel. Este é um processo semelhante ao que levou ao levantamento popular conhecido por "pimba", onde a ignorancia, festivamente celebrada, se torna narcisista e não está nem ali para o resto, sendo q esse resto é inimigo a ridicularizar, através de 1 humor parvo, pequeno, e do arvorar de 1 humanitarismo q, lá está, n tarda em borrar a pintura, estalando camadas de verniz canhestramente colocadas.
É assim o apoio desta maioria, q lhe deu a vitória e está mortinha por "4 more years!" _e como o engenheiro Sócrates a conhece e a usa, enquanto recebe os seus votos de fidelidade e de prosperidade, qual figura seráfica de andor em procissão adorada.
Nisto, é igual ás nossas maiores figuras do século passado, magistralmente reunidas em Salazar. A sua sombra escura continua a encolher-nos, fazendo-nos desejar uma figura assim, governante dito duro (por quem?), dito decidido (por quê?), dito sabedor (de quê?), dito acima desta "politiquice" (hã?...) e dono de 1 desígnio maior (ó meu Deus, mas quem o encomendou?!). É uma construção mitológica, q já só n é um "caso de estudo", porque nisso já se tornou Portugal. É isso, ou então é como dizia o Jorge Palma: "Ó Portugal, Portugal
de q é q tu estás à espera?!"
Amigos, mil vezes a última hipótese!

Voltemos à educação _podem até escolher acreditar no contrário, mas daqui a 2/4 anos vão descer à Terra. Aí vão ver q já n têm pés. Foi o sistema q ruiu.

p.s.: Sou prof. Tenho duas licenciaturas e umas quantas "coisitas" mais nesta área (desculpem, mas, hoje, teve mesmo q ser...). Trabalho muito e adoro o q faço, como tanta gente q tenta ser feliz.

O lirismo e a diarreia verbal normalmente são inimigas de uma correcta sintaxe... como professor com duas licenciaturas e umas quantas "coisitas" mais deverias ter isso bem presente...

citando Nietzsche: "A maior inimiga da verdade são as convicções e não as mentiras".

Deixo a pergunta no ar: neste momento, quem melhor do que o actual PM para liderar um governo?

Sem querer meter achas na fogueira, e admitindo que é apenas a minha humilde opinião e nada mais, não vou discutir os porques nem responder a nenhumas provocações pois o que eu vou dizer não é nenhuma provocação mas sim uma convicção minha.

Acredito que a unica pessoa neste pais com carisma para ser nosso PM (mas não PR) será o Santana Lopes.

Tenho pena que tenha caido na esparrela que lhe foi montada....acho que, neste momento, não estariamos tão mal como estamos...(falo por mim).

O lirismo e a diarreia verbal normalmente são inimigas de uma correcta sintaxe... como professor com duas licenciaturas e umas quantas "coisitas" mais deverias ter isso bem presente...

Assim fala(va)... a voz do que se julga superior. Talvez por conhecer a obra de Nietzsche.
Não o é, decerto, pela educação, que revela não ter.

Ó Rasec... diz-me uma coisa... Eu não tenho nada a com a conversa ou com o teu comentário. Mas, desta vez, não fico indiferente à tua tirada.

Está-se num forum cibernético. Somos, penso, pessoas civilizadas.

Um participante emite uma opinião (e aqui nem é minimamente relevante se possui ou não formação académica superior, pese embora seja pormenor que constitui especial "convite" à leitura de opinião). Concorde-se ou não com ela, nomeadamente com a mensagem de fundo ou com a forma mais ou menos rebuscada, expressa o seu sentimento, a sua visão da vida, a sua ideia, a sua leitura do passado, do presente e do futuro.
As ideias, as opiniões dos outros discutem-se e confrontam-se - se valer a pena, se o interlocutor estiver ao nosso nível intelectual ou emocional e for possível o dálogo - apresentando e fazendo valer a bondade e a justeza das que defendemos. Isso é argumentar, é discutir saudável e civilizadamente. E é também aprender.

Responder - como o fazes - com uma apreciação desprimorosa dirigida às qualidades pessoais revela, no mínimo, e objectivamente, grave falta de respeito. E a ignorância (em sentido lato, entenda-se), não se camufla com a citação de um qualquer chavão ou tirada filosófica que só impressiona (?) os menos cultos.

Quem sabe se revelará também um problema de relacionamento social ou pessoal. Quantas vezes não se mandam a terceiros as "bojardas" que gostariamos de as dizer especificamente a certas pessoas ?

Para reflexão, um abraço.

Conclui o Bacharel em 1990 com titulo de Engenheiro Técnico.
...
Isso não impediu que muita gente me tratasse por Engenheiro.
...

Parece-me mais atrevido tratar um qualquer licenciado por "Doutor"
do que um engenheiro técnico por "Engenheiro".

A verdade é que,
um licenciado não é "Doutor"
e
um engenheiro técnico é "Engenheiro".

(Verdades de La Palisse) [;)]

Irrelevante a questão dos títulos académicos.

O que se deve reter é apenas e simplesmente a manipulação pelo próprio ou pelo aparelho partidário da sua passagem pela UnI.

Isso para mim, lamentável.

E não vale a pena andarmos aqui com paninhos quentes. Ser Primeiro Ministro exige ter um comportamento exemplar, pois para palhaçadas já lá andaram os outros.

Pena eu ser assim tão exigente.

Votei Sócrates porque este País precisava de mudança e acreditei que este poderia significar a mudança.

Neste momento, deixei de ter confiança nele.

Espero que para bem deste País, seja o único.

É exactamente este ponto de vista que a maioria dos portugueses não vê ou não quer ver...

- Eu também n estou inscrito na ordem dos engenheiros, quando me pedem em papeis oficiais as habilitações literárias eu escrevo licenciado em ..., mas isto não impede que todos os dias seja chamado de Eng.º. Para terem uma ideia, a ordem escreve para "tua" casa as cartas endereçadas assim "ao licenciado em Engenharia ... ", e assim que é aceite o a tua integração passa a escrever-te "Sr. Eng.º..".

Agora "quote" deste tópico

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=26546&page=3

(...)
Eu sou Eng.º Mecânico, e até já tive a oportunidade de falar sobre mercado de trabalho c outro user, e espero ter dado uma pequena ajuda, fruto da modesta experiência.

A dúvida que se põe:

Terá o ESPRIT prestado declarações falsas?
Se o ESPIRIT diz q é engenheiro pq é que o Sócrates não pode?[:D]

(nota: isto apenas para provar que qd se fala em profissão tem que se ter muito cuidado pois no futuro, quem sabe qd o ESPIRIT chegar a político, não seja confrontado com estas declarações...[:)])

Embora o sr. Sócrates seja um primeiro-ministro sofrível como governante e brilhante na manipulação da informação e propaganda, uma coisa é verdade: ainda não é obrigatório ter um curso de ensino superior para ser chefe de governo.
Na realidade Sócrates ser ou não ser detentor de um título académico é verdadeiramente inconsequente; o que é muito grave é ter mentido.
E, na minha modesta opinião, quando um detentor de um cargo público dá mostras de tal desonestidade só há uma saída honrosa: a demissão.
Sim eu sei que ele já mentiu no cumprimento das promessas eleitorais, mas se as pessoas tivessem uma real auto-estima, teriam exigido a demissão de qualquer governante que não cumprisse as suas promessas eleitorais, e pelo menos seríamos servidos por pessoas honestas, não por propagandistas e vendedores de banha da cobra!
Posto tudo isto, considero que em vista do que já se sabe, José Sócrates não tem condições para continuar a ser primeiro-ministro, pois já demonstrou não ter nenhum pejo em manipular a realidade, e se faz isto em relação às suas habilitações (até podia ter só o 1º Ciclo do Ensino Básico que, para mim, não era nem mais nem menos homem) o que não fará em relação ao País e à sua verdadeira situação?

Continuo sem perceber onde se ve manipulação na passagem da uni... sinceramente não entendo...

E já agora... não concordo em nada com a demissão da pessoa em causa.

Até agora só se levantaram suspeitas... suspeitas que são possiveis de se levantar contra qq pessoa... Seria facil despedir pessoas se só com suspeitas as pessoas ficassem fragilizadas!

Last edited:
Embora o sr. Sócrates seja um primeiro-ministro sofrível como governante e brilhante na manipulação da informação e propaganda, uma coisa é verdade: ainda não é obrigatório ter um curso de ensino superior para ser chefe de governo.
Na realidade Sócrates ser ou não ser detentor de um título académico é verdadeiramente inconsequente; o que é muito grave é ter mentido.
E, na minha modesta opinião, quando um detentor de um cargo público dá mostras de tal desonestidade só há uma saída honrosa: a demissão.
Sim eu sei que ele já mentiu no cumprimento das promessas eleitorais, mas se as pessoas tivessem uma real auto-estima, teriam exigido a demissão de qualquer governante que não cumprisse as suas promessas eleitorais, e pelo menos seríamos servidos por pessoas honestas, não por propagandistas e vendedores de banha da cobra!
Posto tudo isto, considero que em vista do que já se sabe, José Sócrates não tem condições para continuar a ser primeiro-ministro, pois já demonstrou não ter nenhum pejo em manipular a realidade, e se faz isto em relação às suas habilitações (até podia ter só o 1º Ciclo do Ensino Básico que, para mim, não era nem mais nem menos homem) o que não fará em relação ao País e à sua verdadeira situação?

......................

Parece-me mais atrevido tratar um qualquer licenciado por "Doutor"
do que um engenheiro técnico por "Engenheiro".

A verdade é que,
um licenciado não é "Doutor"
e
um engenheiro técnico é "Engenheiro".

(Verdades de La Palisse) [;)]
OK. Então tratamos o Engº técnico por "Engenheiro". E o gajo que andou 5 anos numa faculdade do estado (em que para conseguir entrar teve de ter notas altas) tratamos como. Por senhor?

É o engenheiro Sócrates e senhor António Costa? :confused:

Por acaso ontem não vi o "debate" todo.

Ele sempre deu provas de ter feito a licenciatura? De ter feito os exames?
É que ex-alunos dizem de facto que ele ia aos exames, mas que chegava tarde e saia cedo... E nunca ia as aulas.

Outro caso foi aquela "rectificação" da folha de deputado! Quando é que a rectificação foi feita? Ele não respondeu a isso. Nem repondeu se o fez por sua vontade ou se alguém o avisou que estav incorrecto!

Mas de resto, safou-se a grande e esteve com uma boa presença! Gostava de ter visto o cherne ou o guterres naquela posição.

Back