O estilo Sócrates

Mas desde quando é que o que está descrito é ilegal? Os nossos jornalistas ao menos dão-se ao trabalho de investigar?

Por acaso parece que quem nem se deu ao trabalho de ler a notícia foste tu:

«...prática sem relevância criminal, as chamadas “assinaturas de favor” em projectos de engenharia e arquitectura constituem uma “fraude à lei...»

PS: O público desde que passou para as mãos do Belmiro está a querer concorrer com o correio da manhã e com o 24horas...

Se não me engano e das que me apercebi , já é a 2ª ou 3ª vez que dizes isso. Ainda não percebi uma coisa. Achas a informação dada por esta notícia completamente irrelevante e sem interesse público ? Se fosses editor de um jornal optavas pelo silêncio ? Se sim, estamos conversados quanto à tua noção de cidadania, liberdade e informação.

Isso é muito comum e não vejo qualquer problema.

Uma pessoa, que não pode assinar, faz o projecto. Depois a pessoa que assina, normalmente deve fazer uma revisão do projecto e assinar. Para mim isso é normal e não vejo mal nenhum nisso.

Nunca percebi a fixação por se preocuparem c os ordenados dos administradores de empresas privadas!

A mim preocupa-me, é pq é q os colaboradores dessas empresas, desde de quadros médios a principio de carreira n recebem em proporcionalidade.
Podias ter lido o tópico primeiro.

Já muita gente disse isso e creio boa parte esta de acordo nesse ponto (quem não está tb pouco valor terá), a questão aqui é a da demagogia eleitoralista do pm.

Se não me engano e das que me apercebi , já é a 2ª ou 3ª vez que dizes isso. Ainda não percebi uma coisa. Achas a informação dada por esta notícia completamente irrelevante e sem interesse público ?

Acho. Principalmente porque se centra numa pessoa e dá a ideia de que ele é a única pessoa do país a fazê-lo quando esta é uma prática generalizada em TODAS as grandes empresas de construção em Portugal e em TODOS os grandes gabinetes de projectos. Um jornal a sério abordaria esta problemática no geral e não a atribuia a uma única pessoa.

Se fosses editor de um jornal optavas pelo silêncio ?

Se fosse um editor de um jornal optava por não gastar meios a investigar uma coisa destas e publicava uma notícia que tivesse interesse para o público.

Se fosse um director de um jornal publicava a notícia que mais jornais vendesse. O problema do público ultimamente é precisamente esse: As pressões da direcção sobre a direcção de informação para a publicação de noticias que vendem jornais em detrimento do rigor, isenção e objectividade que costumavam caracterizar o Público na era pré-sonae.

Se sim, estamos conversados quanto à tua noção de cidadania, liberdade e informação.

Eu não disse que o público não podia publicar o que publica, cada jornal faz o que quer, disse apenas que tem descido de nível. Lá por não gostar do 24horas ou do correio da manhã não quer dizer que acha que devam ser proibidos, não me peçam é para lhes atribuir a credibilidade de outras publicações, felizmente ainda tenho cabeça e liberdade para filtrar a informação que me chega.

Última edição:
Com projectos destes que o senhor diz ter "assinado" e realizado,

223802.jpg

223803.jpg

o que esperam que ele faça ao nosso querido portugal?[;)]

PS: no meu bairro toda a gente anda a "gamar", será que "como toda a gente faz" pode se tornar "legal"?[8b]
Desculpa lá, mas qualquer um vê que esses dois caixotes das fotos foram construídos muito anos da década de 80... [;)]

Mas desde quando é que o que está descrito é ilegal? Os nossos jornalistas ao menos dão-se ao trabalho de investigar? E o pessoal antes de espingardar dá-se ao trabalho de pensar? Quem assina o projecto é quem acarreta a responsabilidade por ele, não tem que ser o autor! Existem montes de projectos elaborados por grandes gabinetes em que nem sequer é só uma pessoa que o faz, passa por várias mãos, e no final quem assina o projecto revê apenas o que não foi feito por ele e assina, atestando que todo o projecto foi verificado por ele e que ele assume todas as responsabilidades por aquele projecto.

Isto nem sequer é exclusivo dos engenheiros, os arquitectos fazem a mesma coisa. Um gabinete tem vários arquitectos a dar no duro para que depois o "master" assine os projectos como seus.

Antes de dizerem que alguma coisa é ilegal informem-se...

PS: O público desde que passou para as mãos do Belmiro está a querer concorrer com o correio da manhã e com o 24horas...[/quote]

Concordo com o teu comentário, apesar do Público ter sido, desde sempre, do Belmiro. [;)]

Acho que o problema aqui é o facto de quem aprovou os projectos
(funcionários da Câmara da Guarda) ter interesse no projecto,
foi quem fez efectivamente o projecto e quem recebeu o dinheiro
por ele. Mesmo que isto não seja ilegal, é de certeza moralmente
incorrecto, e se isto fosse um país decente, esses funcionários
que fizeram isso hoje já deviam estar na rua.

Mas como isto é um república das bananas (ou será república de bananas?)
eles ainda se vão ficar a rir, gozam descaradamente connosco dizendo
que está tudo dentro da lei, e vão continuar em cargos públicos de
relevância que afectam os munícipes, que são quem lhes paga os
impostos. É a impunidade total para os "esquemas"...

Concordo com o teu comentário, apesar do Público ter sido, desde sempre, do Belmiro. [;)]

Tens razão, tinha ideia que ele tinha pertencido em tempos à PT e que tinha sido comprado pela SONAE, mas estava a fazer confusão. Obrigado pela correcção... :o

PS: Não invalida tudo o resto que disse acerca dele, acho que nos último ano tem-se aproximado mais dos tabeloides ou de um novo independente do que o antigo público. Salva-se o inimigo.

Acho que o problema aqui é o facto de quem aprovou os projectos
(funcionários da Câmara da Guarda) ter interesse no projecto,
foi quem fez efectivamente o projecto e quem recebeu o dinheiro
por ele. Mesmo que isto não seja ilegal, é de certeza moralmente
incorrecto, e se isto fosse um país decente, esses funcionários
que fizeram isso hoje já deviam estar na rua
.

Mas como isto é um república das bananas (ou será república de bananas?)
eles ainda se vão ficar a rir, gozam descaradamente connosco dizendo
que está tudo dentro da lei, e vão continuar em cargos públicos de
relevância que afectam os munícipes, que são quem lhes paga os
impostos. É a impunidade total para os "esquemas"...

Se assim fosse deixávamos de ter autarquias em Portugal... Aliás, se o problema das câmaras fosse só esse estávamos nós muito bem, acredita.

Há casos de câmaras em Portugal a atrasarem propositadamente a aprovação de projectos durante anos para que empresas que patrocinaram a campanha eleitoral do Sr. Presidente que têm projectos concorrentes com esses acabem antes e vendam tudo que têm a vender antes dos outros (que não patrocinaram) possam sequer começar a construir. Há ainda um caso de uma câmara que abdicou de uma rua pública para que outra empresa pudesse construir um centro comercial em cima dessa mesma rua.

Isto sim é corrupção e é ilegal, mas não vende jornais...

Se assim fosse deixávamos de ter autarquias em Portugal... Aliás, se o problema das câmaras fosse só esse estávamos nós muito bem, acredita.

Eu sei disso, mas tem que se começar por algum lado para mudar este
estado de coisas. Ora um caso destes que se tornou público era um bom
caso para começar a dar o exemplo. Ora se isto é investigado pelos jornalistas,
vem para a comunicação social e não se passa nada, o que é que acontece?
Acontece que os que fazem isto vão continuar a fazer porque sentem que
há impunidade...

Eu sei disso, mas tem que se começar por algum lado para mudar este
estado de coisas. Ora um caso destes que se tornou público era um bom
caso para começar a dar o exemplo. Ora se isto é investigado pelos jornalistas,
vem para a comunicação social e não se passa nada, o que é que acontece?
Acontece que os que fazem isto vão continuar a fazer porque sentem que
há impunidade...

Mas o problema é que aqui há impunidade e ela está na lei. Não tem nada a ver com jornais ou comunicação social, tu não podes acusar alguém de fazer alguma coisa legal. Ou melhor podes, mas não tens razão...

Mas o problema é que aqui há impunidade e ela está na lei. Não tem nada a ver com jornais ou comunicação social, tu não podes acusar alguém de fazer alguma coisa legal. Ou melhor podes, mas não tens razão...

Vamos lá ver, como eu disse atrás até pode não ser ilegal, mas é
errado moralmente e vai contra os interesses da câmara e dos munícipes.
Se eu fosse presidente da câmara, eu despedia-os por justa causa.
Afinal eles receberam dinheiro por projectos que mais tarde foram eles
a avaliar. Isto é incorrecto, e vai contra os princípios de funcionamento
do seu cargo.

Eu não disse que o público não podia publicar o que publica, cada jornal faz o que quer, disse apenas que tem descido de nível. Lá por não gostar do 24horas ou do correio da manhã não quer dizer que acha que devam ser proibidos, não me peçam é para lhes atribuir a credibilidade de outras publicações, felizmente ainda tenho cabeça e liberdade para filtrar a informação que me chega.

Peço desculpa mas tens os teus conceitos de informação completamente baralhados e contraditórios. Por um lado dizes que tens cabeça para filtrar por outro lado achas que alguém no Público ou qualquer outro jornal deveria ter filtrado esta informação por ti, para ela não chegar ao teu ou meu conhecimento, ou pelo menos, se o não está a filtrar está então a "descer de nivel". Eu prefiro que a informação chegue a mim e que possa ser eu a reflectir e pensar por mim se a mesma é relevante ou banal, moral ou imoral, legal ou ilegal, e não que um qualquer editor faça isso tudo por mim. Precisamente porque eu tenho "tenho cabeça e liberdade para filtrar a informação que me chega"

Eu tenho uma visão completamente oposta da tua. Nada me move contra o Socrates, apesar destas confusões todas e sempre com as mesmas pessoas já começarem a saturar, continuo a achar que actualmente não há alternativa melhor e boa parte das políticas dele concordo com elas. Mas o teor desta notícia é relevante, e seria extremamente grave que qualquer jornal na posse desta informação não a divulgasse, como sucedeu com a licenciatura, em que todos sabiam mas ninguém falava. Não é o Público que está errado, é todo o nosso jornalismo de investigação que está morto há muitos anos e atribuo a isso uma fatia considerável do estado a que o país chegou. Tivessemos mais investigação e mais agressiva, não só sobre a política nacional ou local, sobre as empresas e actividade económica, e sobre muitas outras coisas e se calhar o nosso país seria um pouco diferente.

O facto do Público provavelmente investigar em nome de motivações especificas pós OPA falhada, possibilidade que eu não ignoro nem ponho de parte, apenas reforça a ideia que tenho do estado da nossa comunicação social e da responsabilidade da mesma na anemia da nossa democracia.

Fico surpreendido que para ti investigações ou notícias com motivações de atingir interesses particulares seja algo de supreendente. Ou não lês jornais ou andas muito distraído. Diria que 90% das "caixas" noticiosas supostamente de "investigação" em Portugal na última década e meia tem todas origens e objectivos muito específicos que pouco tem a ver com o acto nobre e isento de informar. Da justiça à economia e bolsa, da política à diplomacia, da Maddy à Casa Pia, do BCP à licenciatura do Socrates, do Berardo aos novos aeroportos , e por aí fora. E que a imprensa de "referência" nessa matéria leva um grande avanço face à Tabloide. Basta comprar um qualquer Expresso ao fim de semana.

Liberal eu sei filtrar a informação por mim, mas não vou gastar o dinheiro num jornal que só trás noticias da treta. A diferença está aí. Já que estou a pagar gostava de ter o melhor jornalismo possível e não passar meia hora a ler coisas sem interesse. Daí o meu interesse em que o público investigasse coisas mais relevantes, pelo menos para mim. Assim deixo de comprar (ou de visitar o site online e dar-lhes lucro com a publicidade) cada vez que me quiser informar. Vou começar a procurar outras fontes.

Quanto ao resto tens razão, eu só falei do público porque foi um jornal que era bom (ou pelo menos razoável) e que mudou para pior.

Eu também não estou a defender o Sócrates (aliás nem sequer votei nele), estou a avaliar concretamente uma notícia. Sendo a notícia sobre o Sócrates ou sobre qualquer outro engenheiro em Portugal eu continuaria a dizer a mesma coisa: se queriam fazer notícia séria acerca do assunto deviam ter falado neste tipo de acções no abstracto e não centrá-la numa pessoa, já que esta é uma prática generalizada na sociedade.

Não é o Público que está errado, é todo o nosso jornalismo de investigação que está morto há muitos anos e atribuo a isso uma fatia considerável do estado a que o país chegou. Tivessemos mais investigação e mais agressiva, não só sobre a política nacional ou local, sobre as empresas e actividade económica, e sobre muitas outras coisas e se calhar o nosso país seria um pouco diferente.

O PÚBLICO incomoda muita gente porque isto é um país de amplas tradições de subserviência ao poder.

Para se fazer jornalismo sério, só jornalismo ao estilo RTP ou DN.

As eternas "verdades oficiais".

Tudo com muito...respeitinho. Respeitinho.

Para um político ser sério é imperativo falar pouco, fazer cara de mau e ser absoluto no poder.

E monge! Abnegado das coisas mundanas. Um santo que se sacrifica pelo povo.

E por isso é que os homens providenciais são sempre esfinges [:D]

E já vamos no terceiro nos últimos 100 anos [:D]

Não temos a maturidade social/intelectual/política para saber ver que os governos, as políticas, têm coisas boas e coisas más.

E nem tudo é mau e nem tudo é bom.

Daí que o não deslumbramento ao poder do momento é logo tomado como algo destrutivo, algo que vai abalar a nossa "paz social" conseguida com tanto custo por um homem providencial de tempos a tempos.

Nós, portugueses, como povo pobre e sempre sedento de esmolinha, gostamos da estabilidade da mediocridade, a verdade é essa.

E o problema destas coisas funcionarem por ondas irracionais, é que quando a onda virar, o homem providencial passa a ser o diabo, sem ter feito qualquer coisa positiva ao longo do seu tempo.

E como o povo justifica que o apoiou tão acerrimamente durante aquele tempo anterior?

Foi enganado! Ludibriado. Ah pois foi, coitado!

Solução?

Outro homem providencial [:D]

Ora bem [:p]

Virou moda andar atrás dos 'podres' das pessoas.

Como já disseram e concordo, jornalismo de 3ª.

No ramo é uma prática comum, se é legal ou não(não é esta a questão).

Acho degradante, este tipo de noticias, ditas tao pomposamente como se tivessem a anunciar que há vida em Plutão. Nos noticiários, pouca ou nenhuma referencia há aos grandes feitos, para levantar a moral.

Pelo contrário, por exemplo a Vanessa Fernandes é campeã, mas ao mesmo tempo há a polémica da icenciatura do Socrates, primeiro, fazem uma enfase á licenciatura do Sócrates, que é uma coisa por demais, e só depois e num décimo do tempo é que falam da Vanessa Fernandes.

Acho ridiculo, este tipo de mensagens que fazem passar para o zé povinho. Esta mentalidade, vem em parte, da fraca programaçao(novelas e mais novelas e depois ainda as repetem, e programas de cha cha que só sabem mal dizer)e da informaçao que 80% das vezes é inutil.

Ridiculo, ridiculo.

Mas que curriculo!!!!

Mas que curriculo!!!!

1º Entra para o PS depois de ter perdido umas eleições da JSD de Covilhã.:sh)
2º Vira Ministro do Ambiente Guterrista, distribui ETARs para uma empresa de um amigo, cujas únicas obras foram as ditas ETARs:sh)
3º Auto-intitula-se de "Engenheiro" depois do dito amigo, lhe passar 5 das 6 cadeiras numa Universidade Independente (incluiu o famoso 15 do Inglês Técnico[:D])
4º Andou a fazer fretes aos amigalhaços (deve ter sido de borla...) assinando e responsabilizando-se de projectos que desconhece.:sh)

Isto não está a ser nenhuma campanha de assassinato de carácter do Sr. Eng. Téc. José Sócrates. O que está evidente é que o cidadão José Sócrates é um ser sem escrúpulos, sem carácter, sem dignidade e nenhuma vergonha na cara [8b]

Voltar
Superior