O estilo Sócrates

Sou mais apreciador do formato do forum da TSF, e dos formatos de participação publica que expoem e alertam para as realidades sociais, sempre achei que estes espaços de discussão nas Tvs, ( á excepção do da Fatima Campos Ferreira) não passam de "vitrines" bem decoradas.[;)][:)][:D]

Mas é a minha opinião.[;)]

Todos têm o seu lugar, mas acabam por ser bem diferentes. O fórum da TSF serve como alerta/desabafo, não de crítica social. E esta, é absolutamente essencial em qualquer sociedade.

O Sócrates devia era agradecer encarecidamente ao PSD, à "investigação SIC" e ao Público. A maioria absoluta estava tremida e agora está no papo...

O Sócrates devia era agradecer encarecidamente ao PSD, à "investigação SIC" e ao Público. A maioria absoluta estava tremida e agora está no papo...

Concordo...

Toda a gente sabe que ser suspeito de aldrabices é uma coisa que dá muitos votos em Portugal (basta ver os casos das autarquicas). Isto no fundo deve ter uma raiz sociológica.

Falaste no apito dourado mas também podias ter falado no processo da casa pia. Para mim são excelentes exemplos de como a divulgação pública do caso numa fase de investigação e os constantes atropelos ao segredo de justiça estragaram toda e qualquer tentativa de elaborar uma acusação forte e isenta de falhas.

A pressão para obtenção de resultados sobre as autoridades judiciais nunca é desejável, principalmente quando os inspectores/procuradores/funcionários dão com a boca do trombone para os jornais sem sequer investigar a fundo uma nova pista.

O principal inimigo da justiça neste tipo de casos é precisamente a especulação mediática e obviamente a reacção da populassa a essa especulação.

Falei do Apito Dourado porque todos conhecemos algumas das provas (que aifnal não foram provas) e alguns factos, que ou são totalmente falseados ou não deixam dúvidas a ninguém.

Da Casa Pia já não sei nada, tal é a contra-informação e a desordem que reina.

Quanto à maioria absoluta... Não se fiem....

Desculpa?

:confused::confused: O ónus da prova está SEMPRE do lado da acusação! É principio básico da justiça numa democracia como a nossa!

A defesa pode sim contrapor contra as provas apresentadas pela acusação. E aqui a acusação não é a imprensa...

Juridicamente tens razão. Politicamente não.
"À mulher de César não basta ser séria, tem que o parecer".

Dados os antecedentes - um PM que se licencia por fax a um Domingo - não provou ainda parecer ser sério, apesar de o poder ser...por isso a fasquia está a crescer com mais este caso. :)

VDT, vou-me focar apenas no ultimo paragrafo, porque é apenas neste que ( na essencia) divergimos de opinião.

Desde o 1º post que rejeito o julgamento publico do 1º ministro, mas deixa-me convidar-te a reveres todos os meus posts e tentares encontrar algo neles que signifique "desculpabilização", ou "Inocencia provada", apenas encontrarás a rejeiçao daquilo em que somos "mestres" : julgamentos sumarios, na praça publica, nos muitos blogues e foruns em que é moda escrever-se cobardemente as maiores barbaridades atras de um qualquer portatil.[8b][8b]

Desculpa-me a imodestia, mas os meus 46 anos deram-me a maturidade e bom senso suficiente para "conseguir" dia apos dia acreditar que nem todos os policias são corruptos, nem todos os juizes são incompetentes, e que algures num qualquer gabinete da Justiça alguem a há-de aplicar.....
mais tarde ou mais cedo.

e depois detesto "seguidismo" de massas e pensamento alinhado....

Se for culpado, algures mais tarde ou mais cedo vai ficar provado.[;)]

Concordo contigo. :)

Eu sei que nem todos são corruptos ou incompetentes, pelo contrário - há muita gente de valor "emprateleirada".

Também não gosto de julgamentos sumários, nem tão-pouco de escândalos mediáticos - considero a clase jornalística portuguesa muito fraca.

O meu problema é mesmo com o PM: tem demasiados antecedentes dúbios - que colocam em causa o seu próprio carácter - e por via pessoal possuo dados e informação suficientemente credível para poder fazer um juízo acerca do caso, independentemente do que tem saído nos jornais.
Desta avalanche de informação, há pontos que complementam o que eu já sabia. Mas também há muita especulação, sei disso.

Já o disse aqui e volto a repetir: a minha posição não é de reserva contra o PS, nem de apoio a qualquer outro partido.
Aliás, considero que uma crise política decorrente deste caso não vem nada a calhar.

Mas não suporto ser governado por um trapalhão.
Substituam-no pelo António Costa e calo-me imediatamente. [;)]

Se o gajo pensa que o Cavaco convoca eleições antecipadas, está muito enganado...[:D]

Estará no camarote presidencial nos próximos 6 meses a assistir ao espectáculo.

Se o Sócrates se demitir, que remédio tem ele... Acho que isso agora é que era uma jogada de mestre. Já lhe deve ter passado pela ideia, certamente.

Pelo menos, pelas conversas que tenho tido, noto que as pessoas andam mais escandalizadas e revoltadas pelas não-notícias que têm vindo a público (então a da escritura da casa da mãe foi um mimo - jornalisticamente poucas vezes me lembro da imprensa portuguesa ter descido tão baixo) do que propriamente a pensarem que tem algum fundo de verdade. É claro que os bota-abaixistas e os PSD's andam todos encarniçados com o caso, mas acho que o que conseguiram até agora, foi que muitas pessoas vissem o primeiro ministro como uma vítima, e toda a gente sabe como as pessoas gostam de mártires....

Se o Sócrates se demitir, que remédio tem ele... Acho que isso agora é que era uma jogada de mestre. Já lhe deve ter passado pela ideia, certamente.

Pelo menos, pelas conversas que tenho tido, noto que as pessoas andam mais escandalizadas e revoltadas pelas não-notícias que têm vindo a público (então a da escritura da casa da mãe foi um mimo - jornalisticamente poucas vezes me lembro da imprensa portuguesa ter descido tão baixo) do que propriamente a pensarem que tem algum fundo de verdade. É claro que os bota-abaixistas e os PSD's andam todos encarniçados com o caso, mas acho que o que conseguiram até agora, foi que muitas pessoas vissem o primeiro ministro como uma vítima, e toda a gente sabe como as pessoas gostam de mártires....

Os PSD?
Ao menos têm as costas largas, para serem culpados por tudo e alguma coisa[:)][:)][:)]

Se o Sócrates se demitir, pode ser lido como uma assumpção de culpa - tal como Guterres se assumiu o responsável pelo "pântano".

Quero no entanto deixar bem claro que considero os casos totalmente distintos: tenho Guterres por um homem honesto e com carácter.E sempre achei que se precipitou na decisão que tomou.

Já o mesmo não se pode dizer de Sócrates - se se demitir não é por uma questão política. É por uma questão pessoal, e mais grave, de carácter.

Depois tenho dúvidas que ele se demita. Se o fizer, fragiliza-se judicialmente - abre o flanco.
Está a jogar na vitimização, por isso está a espera que Cavaco o demita.
Pode esperar sentadinho. [:D]

Quanto à escritura da senhora sua mãe. É pública, todos temos acesso.

E não percebo o escândalo e a revolta de que falas: se colocarem documentos internos (confidenciais) de um banco nos jornais, está tudo bem.
Mas se colocarem uma escritura pública que demonstra fortes indícios de ilícito fiscal, já é bota-abaixo.

Primo de Sócrates: «Nunca recebi nada»

Freeport: Hugo Monteiro está na China e só regressa daqui a um ano

Hugo Monteiro, o primo de José Sócrates, que segundo os investigadores ingleses terá sido subornado pelos promotores do outlet Freeport, garantiu nunca ter recebido «qualquer valor» monetário relacionado com a construção do espaço comercial, admitindo que tal seja fácil de comprovar.

O primo do primeiro-ministro, que se encontra a fazer um retiro na China, referiu ainda, em declarações ao «Diário de Notícias», que regressa a Portugal só no próximo ano.

O primo do chefe do Governo, que está a realizar um retiro espiritual de artes marciais, admite que: «deve ser fácil para as autoridades comprovar que nunca recebi nada».

De acordo com a carta rogatória das autoridades inglesas. o filho mais novo de Júlio Coelho Monteiro, tio materno de Sócrates, terá recebido «luvas» dos promotorores do Freeport.

Pode ler-se na referida carta: «Mais tarde, o Freeport fez três ou quatro pagamentos em parcelas de 50 mil libras à Smith&Pedro. No vídeo de 3 de Março de 2006, Charles Smith alega que são pagamentos de subornos com o objectivo de satisfazer o acordo de 17 de Janeiro de 2002, a partir dos quais fez uma série de pagamentos em dinheiro a um primo de José Sócrates.» Os referidos pagamentos serão posteriores à aprovação da Avaliação de Impacto Ambiental.

Quando regressar a Portugal, daqui a um ano, «penso que a investigação já estará concluída», remata.

in www.iol.pt

Alguem quer comentar?

depois da declaração ao país,depois da entrevista da senhora procuradora adjunta, eis que chega agora a vez do prós e contras! Hoje é tipo pró-sócrates! [;)]
é só virar para a RTP 1

Pensar que Fatima Campos Ferreira, o Director de Programas, mais o Director de Informação, já para não falar noutros, são meros "bonecos" controlados pelo Estado, para proteger a pele do 1º Ministro, é no minimo.....uma patetice...:confused::(
para poupar adjectivos...[8b]

Pensar que Fatima Campos Ferreira, o Director de Programas, mais o Director de Informação, já para não falar noutros, são meros "bonecos" controlados pelo Estado, para proteger a pele do 1º Ministro, é no minimo.....uma patetice...:confused::(
para poupar adjectivos...[8b]
Porquê? Seria a 1ª vez que José Sócrates tentaria controlar os media?
Só para perceber a parte da patetice...

depois da declaração ao país,depois da entrevista da senhora procuradora adjunta, eis que chega agora a vez do prós e contras! Hoje é tipo pró-sócrates! [;)]
é só virar para a RTP 1

Também olhando à escumalha que se juntou ali, ninguém esperava que fosse de outra maneira.

Ao menos convidavam também o tio do Sócas, assim sempre havia ali alguém a falar alguma verdade... Agora claro que com um ex-secretario de estado, ex? Presidente de Camara, etc....

Voltar
Superior