O exame de condução

citação:Originalmente colocada por pedro_HF

O tal exame..
Pois é, o dia do meu exame de condução aproxima-se e eu estou muito ansioso e também nervoso pois quero que toda bem e o mais importante disto tudo é :passar .
O meu exame vai ser no dia 4 de Outubro, em Linda a Velha, e como não moro aí, não conheço muito bem os circuitos que costumam ser feitos nos exames.
Alguém já fez aí o exame de condução ?
Existe aí alguma estrada com sinais "estranhos", situações confusas, marcas de stop no chão pouco visíveis , ou outras "ratoeiras" ?

Agora no exame prático também fazem perguntas teóricas sobre a viatura, mas eu não sei que tipo de perguntas serão e nesta parte eu não estou devidamente preparado.
Gostava de saber que tipo de perguntas fazem aos examinandos.

Espero que me ajudem com as vossas experiências vividas ou então relatem coisas que tenham passado com outros.

Calma acima de tudo! Procure ver o exame de condução como uma aula prática "normal" mas com um instrutor diferente!

O meu exame de condução teve a duração média de 45 minutos (que sinceramente mais pareciam ser 20)!:)
Geralmente, nas escolas de condução costumam afixar os principais motivos de reprovação e, talvez, seja conveniente dar uma vista de olhos para se tranquilizar (o carro não deve "ir abaixo" por imperícia do condutor mais do que 3 vezes, não deve estacionar o veículo a mais de 50cm do passeio, não deixar "descair" o carro mais do que 1 metro - ? - quando arranca em rampa, deve revelar destreza e suavidade quando trabalha a caixa de velocidades, deve evidenciar conhecimentos de redução da velocidade com auxílio do motor, não manifestar deficientes conhecimentos na prática de uma condução defensiva, entre outros aspectos... E, logicamente, não cometer qualquer infracção.

Conduza com calma e, se eventualmente, não tiver "oportunidade" de mudar de direcção no local pretendido pela examinador, não se preocupe; pois, não infrige nenhuma regra. É preferível andar mais um pouco e retornar ao local, do que numa tentativa desesperada mudar de direcção e transpor uma linha contínua.
Caso no seu percurso (principalmente no urbano) se deparar com uma viatura parada que o "obriga" a transpor uma linha contínua, peça com antecedência licença ao examinador para o fazer.
Se porventura, cometer algumas faltas (creio que pode acumular 10 - sem certezas) procure recuperar a sua confiança, interiormente, sempre que um contorno de passeio ou um estacionamento saia na perfeição.
Recordo-me que fui fazer exame de condução num veículo que, além da 1ª aula de condução, só o voltei a "testar" no próprio dia do exame... E como deve calcular, nota-se a diferença quando se tgrata de encontrar o ponto de embraiagem. Pois, comecei logo mal! O meu percurso teve início numa rampa bastante íngreme e, para meu azar, deixei ir o carro "abaixo"![|)] Confesso que não fiquei nada animada, mas à segunda tentativa lá fui eu e só ganhei confiança quando me foi solicitado um estacionamento e saiu perfeitinho à 1ª, sem necessidade de correcção!:D
O meu colega de exame, também, deixou ir o carro "abaixo" perante uma passagem de peões - necessitou de travar bruscamente, já que um veículo estacionado no local errado impedia-lhe a visibilidade da (in)existência de peões!

Em relação às questões feitas pelo examinador, no meu caso consistiu em referir e explicar a função de cada botão referente à ventilação e circulação de ar no veículo, como desenbaciar o vidro traseiro, etc. Já ao meu colega foi-lhe solicitado que referisse a denominação de cada instrumento visível no painel de instrumentos do veículo - conta-rotações, velocímetro, conta-quilómetros total e parcial, etc.

No término do exame as únicas palavras proferidas pelo examinador foram: "passaram os dois, parabéns!"[8D]

Não ouvimos qualquer tipo de comentário relativo às eventuais faltas cometidas no percurso realizado.

Votos de boa sorte!

Eu fiz em Linda a Velha.

Apenas há um cruzamento lixado.

Pq é uma via principal que tem uma via secundária que entronca nela, mas não há nenhum sinal na via secundária! Logo têm prioridade quando vêm da direita. Dá sempre alta confusão.

Eu tb fui segundo a 1ª foi uma gaja que fez tanta ***** tanta *****... (não conseguiu estacionar, deixou o carro ir abaixo 2 ou 3 vezes). Que quand fui eu foi tudo a despachar... Começo a estacionar e o gajo diz "já vi que sabe estacionar. Siga"

Tambem fiz em Linda a Velha, cuidado com os triangulos e se apanhares algum gajo das descargas a tapar a via e vires que tens que pisar um traço continuo avisa primeiro o gajo que vais precisar de o fazer para nao ficarem ali 20 minutos à espera. O meu exame demorou milhoes porque a rapariga que ia comigo chumbou nos primeiros 5 minutos e depois andei eu o resto do percurso todo, fiz marginal, a.e. e andei lá pelo centro de linda à velha tambem.

Fiz exame há duas semanas e as perguntas de mecânica que o examinador me colocou foram, primeiro verificar o nível do óleo, depois perguntou-me como fazer a alternância entre médios e máximos. A rapariga que ia comigo, teve que por a cadeira de bebé.

Isso de ir em segundo é relativo, eu fui eu primeiro passei, a rapariga que ia comigo chumbou.
Encara isso como sendo mais uma aula de condução.

cumps

Primeiro que tudo obrigado pelo apoio e e pelo relato de cada de experiência de cada um;)
O exame como estou a ver não é nenhum bicho de sete cabeças.
Ainda tenho seis aulas marcadas antes do exame. O exame é as 9 horas mas tenho que estar ás 7 á porta da escola de condução. Nestas aulas vou treinar melhor algumas formas de estacionamento, como estacionar no meio de dois carros.

citação:Originalmente colocada por Torres

Obrigado Corracer e MGil pelas dicas ;)
Amanhã peço ao meu pai para que ele abra o capôt do carro e explique-me o essencial. Ainda hoje devo ir rever o capítulo da mecânica do automóvel do livro do código.

Essa dica de ir em segundo lugar é bastante boa, nem me lembrei disso. Espero que o outro/a examinando não se importe !:D[:p]
Se fores uma pessoa nervosa, ir em segundo é a pior coisa que podes fazer.

eu nao sou nervoso, mas estava um bocado antes do exame...:)
fui em 2o, e enquanto via a minha colega a fazer o exame acalmei bastante. Tanto que quando conduzi fiz uma conducao mesmo normal. Tao normal que o inginheiro avisou-me 3x para ir mais devagar[8)]:D.

Boas

Fiz o meu exame tambem em linda a velha e nao tem nada que enganar. A zona e calma e so tens de ter atençao aos cruzamentos!
Em relaçao aos pontos de troca normalmente sao no estadio nacional, no restelo, em oeiras ou em alfragide. Conduz suavemente e tem cuidado com as entradas na A5 em LV e no estadio! de resto msm k faças algum erro nao te enerves e segue viagem:D

Conhecer Linda-a-Velha ou não não ajuda muito, os circuitos variam e costumam ir até zonas como Belém ou Jamor.

O que tens de fazer é aplicar os teus conhecimentos e ir com calma e atenção. ;) Há-de correr bem.

O meu exame durou exactamente 9 minutos. Estacionamento, inversão de marcha numa rua íngreme, o habitual. O "inginheiro" deu-me os parabéns.

O exame do parceiro foi uma desgraça. Conseguiu raspar num passeio em plena circulação, andou 80% do exame com o travão semi-puxado, só estacionou à 4ª tentativa... Passou.

citação:Originalmente colocada por Miguel Melo de Carvalho

O exame do parceiro foi uma desgraça. Conseguiu raspar num passeio em plena circulação, andou 80% do exame com o travão semi-puxado, só estacionou à 4ª tentativa... Passou.

:(:(:(:(:(:( tambem ja ouvi piores relatos, mas depois admiram-se......, tudo bem as vezes são os nervos é verdade.. mas a maior parte das vezes passam gente que nunca devia ter passado.. ou entao ficavam mais uns meses a aprender....

O tal dia do Exame chegou .. e Passei ! [8D]
É verdade, é uma sensação de alívio enorme saber que já tenho feito os dois exames de condução e que para a próxima semana já posso conduzir legalmente. [:p]

O exame em si, não foi complicado, apesar de eu estar relativamente nervoso, embora eu tenha feito o exame em primeiro lugar e já conhecia alguns dos trajectos normalmente efectuados,mas tudo correu bem ;)
O único erro de maior importância que eu cometi foi de deixar o carro ir abaixo numa rampa.

O meu exame começou exactamente ás 9:18 e acabou ás 9:48.

Muitos Parabéns!!

Agora cuidado com os primeiros tempos de carta: não te esqueças que é apenas provisória.

Cabeça em cima dos ombros e muitos kms ao volante!

Abraço

A duração do exame, deve ser para mim a coisa que mais confusão faz na minha cabeça.[8)]
Já li aqui no fórum que houve exames que duraram apenas 30,20 e até 10 minutos, mas quando pergunto ao meu instrutor ele diz que o exame normalmente é de 50 minutos !
Não duvido da palavra de ninguém ,mas que é uma grande diferença lá isso é.

Também não percebo a disparidade de durações de exames, o meu durou cerca de 45 minutos e por mais incrivel que pareça, correu-me mesmo muito bem, melhor do que em qualquer aula de condução que tinha tido, e ainda me lembro que na véspera fazia erros de principiante.

Parabéns, cuidado na estrada agora [^]

Eu vou a exame no dia 18 e também me disseram que era 40 minutos no mínimo, mas eu vou fazê-lo num centro privado. Como muitos referiram (e bem) isto á a diferença entre o privado e o público. Porquê? Simples, existe grande fiscalização nos centros privados, enquanto que nos públicos que geralmente estão entulhados de instruendos há que "despachar".

De resto é tudo igual, mas pelo que ouvi os meus próprios instrutores dizer, a simpatia no privado acaba por ser maior...
Quanto ao exame, a minha condução é boa (já conduzia antes também // aprendi no trabalho) mas estou só preocupado com as ruas de sentido único [:I] Costumo sempre "enterrar o pastel" aí.[8]

Voltar
Superior