O Motor morreu

Obrigado pelas vossas respostas.

O carro já não está na garantia (tem 7 anos e meio) e agora vim a saber que a minha mulher não lhe fazia as revisões. Fui eu quem fiz a rodagem do carro, andei com ele ainda uns bons milhares de quilómeros antes de adquirir este que tenho. O carro era impecável. Custa-me vê-lo assim... Foi ainda comigo que ele levou um alternador novo (já com 4 anos), mas não lhe colocaram uma polie nova (vim a saber agora) - erro da oficina - . Eu sempre pensei que lhe tinham colocado tudo de novo...

Até 4ª feira eles dizem alguma coisa. Depois direi aqui o que se passou. A propósito, sabem quanto custa um motor novo (ou reconstruído) 1.5 dCi 80 cv? Obrigado.

A tua mulher o que???? Então e tu não fazias nada, isto é, não tenho nada a ver com isso claro,mas nem sequer lhe perguntavas como andava o carro e não ias dar uma vista de olhos de vez em quando aos níveis?

Nos carros cá de casa quem faz a "gestão de frota" sou eu! Nem sequer quero a minha mulher a abrir o capot, quanto mais:sh)

Last edited:
Polie do alternador nas couves e como esta é accionada pela correia de distribuição, levou a que a 2ª não rodasse como deveria o que levou ao enrolanço da dita e consequente estrago no motor.

O meu Mégane ia pelo mesmo caminho e no meu Clio de 2001 já a tinha mudado aquando da mudança da correia de distribuição aos 200.000 km.

Mas manda analisar bem os estragos antes de darem o motor como morto. [;)]

A correia de distribuição não tem nada a ver com o alternador, liga a cambota à bomba de alta pressão e ao veio de excêntricos. A correia de acessórios tambem accionada pela cambota é que faz mover a bomba de água alternador e compressor do AC.

A tua mulher o que???? Então e tu não fazias nada, isto é, não tenho nada a ver com isso claro,mas nem sequer lhe perguntavas como andava o carro e não ias dar uma vista de olhos de vez em quando aos níveis?

Nos carros cá de casa quem faz a "gestão de frota" sou eu! Nem sequer quero a minha mulher a abrir o capot, quanto mais:sh)

Exactamente, as mulheres normalmente não percebem nada disso. Eu é que vejo sempre os carros cá de casa. Níveis do óleo, estado do óleo e do líquido de refrigeração, limpeza, etc.

Para a maioria das mulheres o carro é sempre a andar, é puxar a frio, revisões em que o óleo devia dar para 10 mil dá para 20 ou 30 mil km. Eu prefiro mil vezes comprar um carro a alguém que perceba o mínimo de mecânica pois vai sempre corrigindo eventuais problemas, apesar de saber de antemão que será um carro mais puxado, do que comprar um carro que foi de uma mulher ou velhote (como os stands gostam de apregoar) em que a mecânica está toda assassinada por negligência.

quando isso aconteceu ao meu megane ouvia esse ruido muito perto da correia de distribuição e não sabia exactamente se era da polie ou não, chamei o reboque e foi para a oficina se a tua mulher não teve cuidado agora anda a pé, para a proxima se calhar terá mais.
Mas com as mulheres é melhor de vez em quando espreitar para ver como anda o carro, a minha tambem teve esse problema da polie do alternador no corsa aquilo chiava e ela pensava que era normal, cada vez que vejo o carro há sempre lampadas fundidas, é andar e pronto.

Last edited:
É pena porque segundo várias opiniões essa é a versão mais fiável e duradoura do 1.5 DCI. O melhor é arranjar um motor reconstruído ou então vender o carro como está...

Mas isso só se aplica aos Dci? Nunca ouvi falar em semelhante coisa. Tá bem que o alternador tem que rodar por meio de alguma coisa, mas se a polie fica toda f*dida ou se a correia parte, o que o faz rodar fica a funcionar à mesma e não tem que partir, pelo menos nunca ouvi isso.

Quando andei com a minha correia a desfiar e a fazer barulho, o meu mecânico disse para lá passar para trocar mas sem pressas, porque mesmo que partisse era só tomar atenção à luz da bateria, pois essa correia também comanda a bomba de água e ao acender a luz era sinal que a correia partiu e o carro ia aquecer, nunca me falou em partir motores.

Obrigado pelas vossas respostas.

O carro já não está na garantia (tem 7 anos e meio) e agora vim a saber que a minha mulher não lhe fazia as revisões. Fui eu quem fiz a rodagem do carro, andei com ele ainda uns bons milhares de quilómeros antes de adquirir este que tenho. O carro era impecável. Custa-me vê-lo assim... Foi ainda comigo que ele levou um alternador novo (já com 4 anos), mas não lhe colocaram uma polie nova (vim a saber agora) - erro da oficina - . Eu sempre pensei que lhe tinham colocado tudo de novo...

Até 4ª feira eles dizem alguma coisa. Depois direi aqui o que se passou. A propósito, sabem quanto custa um motor novo (ou reconstruído) 1.5 dCi 80 cv? Obrigado.

ao menos que faça uns.... jeitosos!

Voces generalizam as mulheres que é uma coisa brutal, da-me é a parecer que elas vingançam-se nos carros, nao lhes fazem revisoes para vos dar prejuizo [:D]

Ha mulheres e mulheres, a minha namorada mal aparece um barulho no carro começa logo a chatear-me para ver o que se passa, para alem aviso de revisoes no CB é o melhor que ha, no dela (307) mal aparece a chave ao pe dos km ja sabe que é para revisao.

Quanto ao caso, fala bem com a Renault para eles resolverem o caso, um carro sabe-se la quantos km fez (muitos para ter chegado a esse estado) sem revisoes certamente que a marca nem te vai ajudar na mao de obra. Tenta ver se consegue-se arranjar, fala com outra oficinas para saber orçamentos e outras opinioes.

Custa-me a crer que isso tenha partido um motor. Já agora, quanto custa um novo na Renault, 5k€?

Bem (mal), orçamento = 2.500 € :eek:. Foi dito há bocado telefonicamente. É muito caro!

Amanhã vou também falar à oficina da Renault e ver o que se passa ao certo. Vou tentar negociar a venda do carro velho como entrada para um novo...

Bem (mal), orçamento = 2.500 € :eek:. Foi dito há bocado telefonicamente. É muito caro!

Amanhã vou também falar à oficina da Renault e ver o que se passa ao certo. Vou tentar negociar a venda do carro velho como entrada para um novo...

Montado no sitio com correias novas e tudo o que é da praxe?

Se procurar bem é capaz de arranjar um motor reconstruído mais em conta, não é fácil mas consegue-se!

2500€ um motor novo, já com tudo ? Até pensei que fosse bem mais caro... É uma questão de veres se existe algum reconstruído, sempre se poupa.

Pois, este é o orçamento do arranjo do motor. :(

Amanhã vou falar com eles para negociar qualquer coisa que seja mais vantajosa, nem que seja tirar o carro de lá...

Mas vou com a ideia de dar como entrada o valor do carro como está e adquirir um novo. Veremos.

Amanhã vou falar com eles para negociar qualquer coisa que seja mais vantajosa, nem que seja tirar o carro de lá...

Mas vou com a ideia de dar como entrada o valor do carro como está e adquirir um novo. Veremos.

sabes que o valor da reparação deve ser o mesmo que o valor do carro sem funcionar, ou MENOS

aconselho vivamente outra oficina que não seja oficial, falo por experiência

No teu lugar faria uma das seguintes opções:

- Comprava motor usado, mandava montar e vendia;
- Comprava motor usado, mandava montar e ficava com ele;
- Comprava motor reparado, mandava colocar e ficava com ele.

Ao venderes o carro ainda vais perder mais €.

Tudo isto fora de concessionário, porque mudar um motor não é uma ciencia do outro mundo :rolleyes:

Back