O peso dos Funcionários Públicos

citação:Originalmente colocada por zerorpm

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Originalmente colocada por eu

Se tivessem concorrência do sector privado..... iam à FALÊNCIA.
Depende... partes do princípio que tudo o que é privado é eficiente e competente, e não é bem assim...

Dou-te apenas um exemplo: ensino superior;)
Era uma piada;).
Mas se ouver Liberdade e não existirem distorções subsidiárias.... a luta faz o expurgo entre os privados.

Depois, se as condições forem iguais, isto é, o que cada aluno paga em propinas privadas fosse o que o OGE financiasse o sector público.... não sei não;).

Mas eu até sou uma pessoa ao centro[8D].
Se nestes e noutros assuntos pareço uma pessoa muito desviada... é pq Portugal e a Europa estão à esquerda e corporativos.

Vê lá as empresas privadas com sucesso em Portugal:

TMN, Vodafone. Optimus, Continente, Feira Nova, Jumbo, Super bock, Sagres,

O que é que elas têm em comum? Trabalham em OLIGOpÓLIO...[:p][}:)][8)][8]
Estás a confundir empresas grandes com empresas de sucesso;).
E o sistema que vigora em Portugal não o defendo.
Nem sequer defendo o sistema Europeu.
E até tenho algumas criticas ao governo federal Americano.
Mas cada um num nível diferente de critica.

O sistema que vigora em Portugal que voçês criticam, mas que querem manter a todo o transe qd vos toca, não é o meu.

JR,

É que essa concorrência que o apregoado sistema capitalista difunde não existe... Todos sabemos que no mundo empresarial o que dá são as fusões entre empresas (Mergers and acquisitions)...

A Microsoft comprou a Apple e opera sozinha no mercado... É uma empresa de sucesso...

Os Privados só têm uma vantagem, podem fazer downsizing sem remorsos... Sem preocupações sociais...

JR,

É que essa concorrência que o apregoado sistema capitalista difunde não existe... Todos sabemos que no mundo empresarial o que dá são as fusões entre empresas (Mergers and acquisitions)...

A Microsoft comprou a Apple e opera sozinha no mercado... É uma empresa de sucesso...

Os Privados só têm uma vantagem, podem fazer downsizing sem remorsos... Sem preocupações sociais...
Meu querido Marxista[:p], é por isso que existem, ou deviam existir, Leis anti-trust.

Para garantir a concorrência e não para manter as ineficiências e custos superfulos da produção.

E qd acontece algo desse género logo aparecem outras empresas para combater as gigantes.

Desde que haja uma economia Liberal.... as oportunidades surgem....

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

citação:Originalmente colocada por André

Mas vamos lá a ver a realidade...

...como é que têm sido feitas a entradas de pessoal na FP?

Entram a recibos verdes e depois um qualquer governo regulariza-os. A grande maioria entrou assim, nomeadamente os admnistrativos.

Provas da FP?

Existem 2 ou 3 carreiras (diplomacia, juízes) onde elas são verdadeiramente exigentes, o resto são provas pro forma, para inglês ver, tal como nas progressões.

Quanto ao peso ou não peso no PIB e que o PIB é muito pequeno e aí é que está o problema...

Deixem-se de tretas. Nós temos que ter a FP que podemos pagar, mais nada.
:(:(:(:(:(

Eu tinha a ideia, e desculpa lá a sinceridade, pois é com amizade que to digo, de que tu e mais alguns amigos deste tipo de discussões não faziam a menor ideia do que é a função pública, seja nos sectores "gerais" seja nos chamados corpos especiais, e agora confirmei!...
Desculpa lá a sinceridade mas tudo o que vimos a dizer tem-se confirmado.

Ultimas:
FPs 737.774.
Nomeados 408.675 FP.
Nomeados para gabinetes temos.... 500 FP.
Em regime de tarefa ou avença temos 12.451 FP.
Cerca de 30.000 não foram inseridas as suas tarefas.

A tirania dos números apaga as "belas palavras";).
Vocês gostam tanto de jogar com as palavras!...:D[:p];)

"Termo de Posse ...É nomeado definitamente, nos quadros d........., o ........ fulano de tal..."

Todas as posses dos funcionários públicos são feitas, em termo próprio, aceite por "aceitação ou nomeação", sejam quais forem as diversas formas de acesso, ou ingresso! Ou seja o termo nomeação é erróneo e só podia ser evidenciado desta forma que vocês o estão a fazer por simples desconhecimento!...[:p];)

"Termo de Posse ...É nomeado definitamente, nos quadros d........., o ........ fulano de tal..."

Todas as posses dos funcionários públicos são feitas, em termo próprio, aceite por "aceitação ou nomeação", sejam quais forem as diversas formas de acesso, ou ingresso! Ou seja o termo nomeação é erróneo e só podia ser evidenciado desta forma que vocês o estão a fazer por simples desconhecimento!...[:p];)
Nós é que gostamos de brincar com as palavras????:D:D

Caramba;)! É preciso um dicionário de Funcionalismo para vos entender:D.
Pareces mesmo o secretário do Yes Minister.[}:)].

Então temos 408.675 FP admitidos no Estado por nomeação PRECEDIDA de CONCURSO.

Posso tomar como certo que os 329.099 restantes não tiveram Concurso???

!Posso tomar como certo que os 329.099 restantes não tiveram Concurso???"

Podem tomar como certo que estes serão agentes ( não funcionários) com contratos administrativos de provimento e contratos temporários, por ex, estagiários, militares em regime de contrato, contratados pelas escolas e hospitais, pelos institutos públicos...grande parte dos enfermeiros que estão nos hospitais funciona nesta base, o mesmo acontecendo a pessoal que desempenha actividades nos serviços da DGCI,etc...

citação:Originalmente colocada por ebay

Podem tomar como certo que estes serão agentes ( não funcionários) com contratos administrativos de provimento e contratos temporários, por ex, estagiários, militares em regime de contrato, contratados pelas escolas e hospitais, pelos institutos públicos...grande parte dos enfermeiros que estão nos hospitais funciona nesta base, o mesmo acontecendo a pessoal que desempenha actividades nos serviços da DGCI,etc...
Mas esses não são os 12.451 em regime de tarefa ou avença???
A maior parte na Educação (5.000) e saúde (3.000).

A lei qualquer um aprende, não é assim um "património" tão inatingivel.

E os melhores juristas não estão na FP. Nem de longe nem de perto.

Grandes Juristas Funcionários Públicos:

MArcelo Rebelo de Sousa
Gomes Canotilho
Vieira de Andrade
Freitas do Amaral
Jorge Miranda
Nuno Farinha

Queres mais?

Universidades...universidades.

Só trabalham para a "função pública" por pareceres e cobram bem caro [:p]

O Estado não tem bons juristas, os melhores estão no privado simplesmente porque lá ganham muito muito mais.

Lá está...

Tarefa e avença é um outro regime contratual, caracterizado pela não sujeição a hierarquia, disciplina e horários tipicos dos funcionários E agentes !

Nós é que gostamos de brincar com as palavras????:D:D

Caramba;)! É preciso um dicionário de Funcionalismo para vos entender:D.
Pareces mesmo o secretário do Yes Minister.[}:)].

Então temos 408.675 FP admitidos no Estado por nomeação PRECEDIDA de CONCURSO.

Posso tomar como certo que os 329.099 restantes não tiveram Concurso???
:D:D:D És tramado!...:D:D:D

Mas, pela lógica, salvo confirmação casuística, os funcionários nomeados cuja nomeação não foi precedida por concurso público terão entrado, evidentemente, de outra forma, verdade de La Palice...[:p][:p][:p]

Onde é que isto contradiz algo que eu tenha dito?...

Então explica-me lá, meu caro "smithiano" porque é que a Optimus quer comprar a TMN?
Por mim pode comprar à vontade.
E o Estado devia por outra licença de Operadores Móveis imediatamente a concurso[:p];).

citação:Originalmente colocada por ebay

Isso está complicado...:D

Então proponho-te o seguinte, já que estás a teimar, escolhe uma carreira ou duas da função pública (ao acaso), procura a respectiva Lei Orgânica (na net encontra-se tudo...), lê e coloca aqui parte do Prefácio respectivo na parte onde o mesmo se refira aos funcionários, bem como aos primeiros artigos introdutórios...:)

JR,

Ó meu grande iluminado, mas onde é que ouviste falar desta aquisição?

Isto hoje está um pouco pró confuso. Será que é por se postar depois do almoço?

A lei qualquer um aprende, não é assim um "património" tão inatingivel.

E os melhores juristas não estão na FP. Nem de longe nem de perto.

Grandes Juristas Funcionários Públicos:

MArcelo Rebelo de Sousa
Gomes Canotilho
Vieira de Andrade
Freitas do Amaral
Jorge Miranda
Nuno Farinha

Queres mais?
Pois é.

Não há dúvida que os grandes juristas ocupam lugares de destaque no sistema.

Não me lembro de ver algum a aviar finos na Portugália... :) :D

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

JR,

um mau exemplo estraga uma boa teoria

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

JR,

Ai não comprou?[:0][:0]:(

Andas distraído...;)

Voltar
Superior