citação:Originalmente colocada por zerorpm
"Estes liberalistas revelam uma falta de humanidade, uma falta de compaixão com o próximo... Será que não têm filhos, será que não sentem o sofrimento alheio?
A frieza das suas palavras chega a ser cruel..."
FRASE TIRADA DE UM LIVRO IMAGINÁRIO...
O problema é que as coisas são como são.. Crueis ou não, é mesmo essa a natureza da economia..
E sabes que o que ao olho economicamente destreinado parece bom, por vezes revela-se desastroso.
Só para te dar um exemplo e pensa na resposta antes de veres o que eu digo a seguir:
Para o agricultor, achas que é melhor tem uma produção normal, ou um ano de clima excepcional em que a produção duplica?
... A tendncia é achar que ter um clima excepcional é o ideal. Mas só se pensa isso porque se esquece que o clima não é apenas para ele, se pensarem bem, isso é muito pior para o agricultor. Porque, o clima excepcional é para todos, e assim, no mercado o preço vai descer a pique e vão todos necessitar de mais mão de obra para a colheira, pelo que esta será mais dificil e custosa.. Provavelmente vai facturar muito menos, ou se calhar nem vai conseguir vender toda a produção acima do preço de custo..
Poderia parecer cruel e mesquinho o economista que viesse dizer no inicio do ano "ahh e tal, este clima ideal só vos vai lixar"... Eé claro que vinha logo o Zé Manel da esquina dizer, "Estes gajos é que são burros, então era melhor se não produzisse nada..."..
E nestas questões da Função Publica é a mesma coisa.. Comete-se o erro de achar que manter a situação ideal, é a solução que preserva melhor a situação das pessoas... Mas isto não preserva nada, porque estamos TODOS a ficar mais pobres ano após ano. É cruel dizer que tem que ir não sei quantos para os supranumerarios e que possivelmente vão ter que ser despedidos... Mas isso é uma situação que se tudo correr pelo melhor, permitirá daqui a 10 ou 15 anos, que todos nós tenhamos melhores empregos e mais bem reunerados, incluindo os FP dessa altura.. Continuar assim, é que é cruel, e para todos...
E depois, dizem que a FP é vista como o bode espiatório.. Bem, é claro que os entraves ao crescimento economico são muitos. Há falta de algumas infra-estruturas, falta uma justiça decente, a burocracia é excesiva, os licenciamentos são ridiculamente complicados, etc.. etc.. etc.. Mas a maioria das mudanças que é preciso fazr esbarram num grande obstaculo. É preciso dinheiro para as fazer, e o defice é de 4 ou 5 por cento e e 60% das receitas do estado vão para salarios.. A unica forma real de baixar a despesa publica, para controlarmos o defice, para podermos baixar os impostos e para libertar recursos para investimentos que são essenciais é reduzir nos salarios da FP, e só se pode fazer de das maneiras, ou se reduz o pessoal, ou se reduz os salarios..
Actualmente está-se a reduzir os salarios.. Eu acho que a primeira opção terá que ser a via a seguir.. E voces o que acham?