O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

Neste momento dava me por feliz se estivesse a ganhar para cima de 800€, estava já muito feliz!

Pois neste momento 650€ a recibos verdes basta fazer contas e ver com quanto fico...

Enfim isto não está mal... tá pessimo...

citação:Originalmente colocada por Kamaronne

citação:Originalmente colocada por Grolubao

André, perdoa-me mas estás totalmente enganado e alianado da realidade. A maior parte dos privados tendo em conta que promovem o factor riqueza, têm uma influência péssima na educação das crianças que se tornam autênticos betos a exigirem tudo e mais alguma coisa.

Eu sei que as pessoas querem o melhor para os filhos, mas dar-lhes tudo do bom e do melhor n é o melhor para eles garantidamente.

Concordo. :)

Isso não passam de mitos, de quem não faz a mínima ideia do que é um colégio privado e da diferença para o público. Eu acho que faço uma ideia mais concreta, até porque já experimentei os 2 sistemas.

Promover o factor riqueza?

Bem, é verdade, que o factor riqueza é que os coloca lá e que, naturalmente, nos colégios andam putos cujos pais têm uma maior rendimento, óbvio. Se se promove lá? Ensinar as crinaças a dar só valor ao dinheiro? Balelas, isso ensinano-nos a televisão, os media, a sociedade em geral, também não é por aí.

Exigirem tudo e mais alguma coisa? Peço desculpa, mas todos hoje, estando no privado ou não, exigem tudo e mais alguma coisa. Não é por aí que os distingues :D

E há betos em todo o sítio, se entendes por beto um puto que não diz asneiras, que não cospe no chão e que cuja maior razão de existir não é o benfica, bem 'tá bem, aí talvez tenha razão. Não sei qual é o problema, ou isto agora tem que se ser porco, sujo e mau? :D

Dar tudo de bom e do melhor no que diz respeito à educação, podes ter a certeza que não é estragar um filho, antes pelo contrário. Porque não passa de um mito isso de que quem põe os filhos num colégio dá-lhes tudo o que eles querem. Dá tanto como dá qualquer pai, que possa, estando ou não no ensino privado.

Isto é aquela eterna discussão. Por mais que queiram, os engenheiros do técnico vêm melhores preparados, na generalidade, do que os engenheiros de outras universidades cá em Portugal. Eu sei, que os outros que não andam no técnico tentam sempre dizer que não é bem assim e coiso e tal e na minha também é difícil e não sei quê não sei que mais.

A verdade é que existem instituições que puxam mais e outras que puxam menos, instituições que têm nome e outras que não têm, e que as pessoas vêm diferentemente preparadas delas . Chama-lhe elitização, chama-lhe o que quiseres ;)

citação:Originalmente colocada por nd4spd

Isto varia de pessoa para pessoa!!!
Um empregado do meu pai tem 23 anos e tá junto com a namorada à 5 anos.
Começaram por viver em casa dos pais dela, mas passado 1 ano compraram casa. Ela trabalhava mas ganhava cerca de 400€, ele ganhava 550€. Compraram uma casa com 20 anos e aos poucos foram-na arranjando. Actualmente tá como nova. Ele já tinha um carro e tava a pagá-lo.
Ora entretanto ela foi promovida e começou a ganhar tanto como ele à cerca de 2 anos que eram 650€. Compraram um carro comercial para ela ir trabalhar pq saia mais barato o gásoleo. 1 ano depois ela ficou grávida, deixou de trabalhar tiveram de trocar o carro por um de 5 lugares e actualmente o miúdo tem 1 ano e 5 meses.
Resumindo a vida deles é assim:
Ele ganha 700€
Ela não trabalha
Estão a pagar 250€ da casa 200€ do carro (Mitsubishi Carisma TD de 98), água, luz, gás, despesas da criança, alimentação, vestuário, e ainda dá para ele gastar em carros e motas para andar no pinhal a partir!!!
Isto tudo com 750€!!!!!
Mas é o que ele diz:"em vez de comprar um carrinho da chico compra um mais barato!", "em vez de comprar roupa de marca compra roupa mais em conta"!!! etc...
se o dinheiro fôr bem gerido dá para muita coisa.

Agora uma coisa é certa, para mim esse ordenado não chegava só para casa, carro e despesas, mas para ele chega!!!

Já viste bem quanto é que lhe sobra no final do mês ?

Isso não dá nem para o comer, tá aí alguma coisa mal contada.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Ai está...

Um gajo se tem um bom carro é pq é Ladrão e não paga Impostos... Só o Pobrezinho dono do Ax de 90 é que paga impostos...

Muitos nem sabem o que é pagar 40% de impostos... (Eu tb não, mas sei fazer contas.)

Mas estas a falar dos descontos obrigatorios ou do que pagas a mais para o estado quando vais abastecer?

:D[}:)]

Boas a todos

Acho que o conceito de "bom ordenado" é discutível.
Como já alguns disseram e bem, um ordenado que chegue para pagar despesas correntes, um cineminha aqui e ali, e chegar ao fim do mês e ainda conseguir pôr algum de parte pode ser considerado um bom ordenado.
Dou-vos o meu exemplo.
Comecei a minha vida de casado agora, tenho 25 anos assim como a minha mulher.
Pensamos em comprar casa, mas chegamos à conclusão que seria melhor durante 2/3 anos arrendarmos ao abrigo do arrendamento jovem. Opção discutivel? Sim, mas foi por isso que optámos, temos salários médios (nada de exorbitâncias), pagamos uma renda à volta de 500€ (antes do arrendamento jovem) e todas as contas normais, incluido carro, e ainda conseguimos juntar um pouquinho no final do mês. Considero que temos um bom income mensal? Se calhar não (ou sim, lá está, depende do ponto de vista), mas pelo menos é o suficiente...

Abraço a todos

citação:Originalmente colocada por pmct

citação:Originalmente colocada por MLK

História:

O meu pai é chefe de duas secções relacionadas com a produção de uma uma empresa (parte electrica e mecanica) a 10 anos atrás ganhava perto 1900 eur por mês e tinha um Jetta é verdade um jetta!

por essa altura pediu-me para o acompanhar a fábrica num sabado de tarde porque ele tinha que lá ir buscar umas coisas! Quando lá chegamos vi um sr a sair de um bmw novinho em folha creio que um 320d a dirigir-se para ele para o comprimentar, eu para n atrapalhar afastei-me! Quando o senhor do BMW se retirou perguntei ao meu pai se era um chefe dele ou um director fiquei admirado quando me disse que era um subordinado dele e admirado disse fogo tu que és chefe andas de jetta e um empregado teu de BMW, perguntei quanto o senhor ganhava o meu pai acho que disse 500 eur mas para pagar o carro pedia-lhe apra fazer horas extras e trabalhar aos sabados que era o que estava a fazer quando o tinha ido comprimentar! E pergntei se o sr. era casado ou soleiro ao que me respondeu que estava casado e que a mulher era dona de casa e moravam numa casa num bairro social pagavam uma renda baixa mas o salario dele era importante e que a mulher lhe dava cabo da cabeça todos os dias por causa do carro!

Isto tem alguma lógica?

fiquem bem
Tem!
O gajo sabe o que é bom e por isso comprou um BMW!

Exacto, nós não sabemos que sacrificios ele teve de fazer para o pagar, a questão é, pq é que ele (ou outra pessoa qql) não deve ter um luxo ou um mimo.

Há quem viva em belas vivendas e depois ande com carros de treta, são gostos.

citação:Originalmente colocada por Nthor

citação:Originalmente colocada por MLK

História:

O meu pai é chefe de duas secções relacionadas com a produção de uma uma empresa (parte electrica e mecanica) a 10 anos atrás ganhava perto 1900 eur por mês e tinha um Jetta é verdade um jetta!

por essa altura pediu-me para o acompanhar a fábrica num sabado de tarde porque ele tinha que lá ir buscar umas coisas! Quando lá chegamos vi um sr a sair de um bmw novinho em folha creio que um 320d a dirigir-se para ele para o comprimentar, eu para n atrapalhar afastei-me! Quando o senhor do BMW se retirou perguntei ao meu pai se era um chefe dele ou um director fiquei admirado quando me disse que era um subordinado dele e admirado disse fogo tu que és chefe andas de jetta e um empregado teu de BMW, perguntei quanto o senhor ganhava o meu pai acho que disse 500 eur mas para pagar o carro pedia-lhe apra fazer horas extras e trabalhar aos sabados que era o que estava a fazer quando o tinha ido comprimentar! E pergntei se o sr. era casado ou soleiro ao que me respondeu que estava casado e que a mulher era dona de casa e moravam numa casa num bairro social pagavam uma renda baixa mas o salario dele era importante e que a mulher lhe dava cabo da cabeça todos os dias por causa do carro!

Isto tem alguma lógica?

fiquem bem
Tem!
O gajo sabe o que é bom e por isso comprou um BMW!

Exacto, nós não sabemos que sacrificios ele teve de fazer para o pagar, a questão é, pq é que ele (ou outra pessoa qql) não deve ter um luxo ou um mimo.

Há quem viva em belas vivendas e depois ande com carros de treta, são gostos.

ora nem mais... opções de vida.

Respondendo ao tópico:

Depende, um gajo solteiro com, carro pago pelos pais, casa mobilada e regularmente abastecida pelos pais (ainda que seja ele proprio a pagar o emprestimo ao banco) mais uns mimos da familia, 1500€ já não é mau.

Agora se for um gajo que pagou tudo isso do seu bolso (sendo solteiro) é claro que teve de se conter uma beca.

No caso de um casal, depende, se ganham os dois ou não (e quanto), se há filhos (e quantos), mas na situação de um casal com um filho cerca de 2000€ pode ser mais ou menos (depende da região do país e tb do valor das casas).

Um bom salário pode ser entre 1500€ e os 4000€ dependendo da situação.

Mas como isto é um país de atrasados mentais, quem não faz puto ganha bem e quem trabalha, não.

Isto dos ordenados é muito subjectivo. Desde logo que a nossa infância, o modo como vivemos e às coisas que estamos habituados interfere directamente no nosso ponto de vista do que deveria de ser um bom ordenado.Há quem faça sacrificios para comprar um bom carro, há quem o faça por uma boa casa, barco , roupa, jantares... Agora está ao critério de cada um aceitar ou não esses sacrificios. Um casal sem filhos e com um rendimento mensal de 1500€ poderá certamente viver descansado, ter uma boa casa ou um bom carro..ou outro luxo que achem que vale a pena.
Mas acho que cada um antes de se aventurar na compra de um carro novo ou de uma casa, deverá de avaliar a susa situação, não só o presente mas também o futuro.Tem que ter sempre em conta o seu ordenado, o tipo de trabalho e de contrato, possiveis aumentos, aumento do numero de pessoas na familia, etc....

Em Portugal são poucas as familias que sem fazer um ou outro sacrificio podem ter algum luxo, por minimo que ele seja.Eu prefiro trabalhar mais durante a semana e ao fim-de-semana descansar em casa, dar um merulho na piscina ou ir dar uma volta de carro(que adoro), ir jantar fora...etc...São prioridades!

citação:Originalmente colocada por Pé Leve
Essas crianças são filhas de alguns dos espertalhões que fogem ao fisco e declaram ordenados mínimos para terem direito àquilo que nem tu nem temos para os nossos filhos!
Muitos têm tão pouca vergonha no focinho que de manhã a mamã vai levar os meninos no seu Mercedes E e à tarde vai o pai buscá-los no seu série cinco...[8]

ja estava a achar falta nos BMWs e nos Mercedes [}:)]
Não desvies o sentido da conversa!...[:p][:p][:p]

Eu não estou a falar de BM's ou de Mercedes, estou a falar disto:

citação:Originalmente colocada por Jfamendes
...Conheço um casal em que ele ganha cerca de 450 por mes e ela ainda tenta arranjar emprego. Tem a vantagem de não terem de pagar uma casa porque ficaram em casa do pai dela, mas têm uma filha. O estado dá-lhes 31 euros por mês do abono de familia [xx(]. Precisam de por a filha num infantário quando a mãe começar a trabalhar (irá ganhar mais ou menos 400) e recorreram à santa casa. Não há vagas. Mas os pais desfavorecidos realmente adoram deslocar-se nos seus BMW, mercedes, até porshes e até um bentley já vi à porta. É claro que há casos piores que este, só estou a dar um exemplo como muitos neste país.

[:p][:p][:p][:p][:p]

Não acho nada mal que quem pode tenha os BM's, os Mercedes, os Porsche's, os Ferrari's que quiser e achar que deve ter! O que acho errado é terem benefícios do tipo dos descritos acima declarando que ganham pouco...[8]

Fuga ao fisco/economia paralela/taxa de produtividade reduzida/precaridade no trabalho/baixos vencimentos/idade da reforma/desculpas esfarrapadas de políticos e empresários...[:p][:p][:p]

citação:Originalmente colocada por Kamaronne

citação:Originalmente colocada por Grolubao

André, perdoa-me mas estás totalmente enganado e alianado da realidade. A maior parte dos privados tendo em conta que promovem o factor riqueza, têm uma influência péssima na educação das crianças que se tornam autênticos betos a exigirem tudo e mais alguma coisa.

Eu sei que as pessoas querem o melhor para os filhos, mas dar-lhes tudo do bom e do melhor n é o melhor para eles garantidamente.

Concordo. :)

X3

citação:Originalmente colocada por André

E eu não estou a dizer que não existem bons professores ou bons alunos no ensino público. Claro que os há. Simplesmente a média, na generalidade, os privados são melhores. E são melhores porque não há baldas, porque há rigor e porque os miúdos são esmifrados desde a pré-primária, a verdade é esta.

E o fosso é cada vez maior, cada vez mais as escolas públicas (principalmente dos subúrbios) são piores, porque cada vez mais está a ocorrer a elitização das coisas. Quem tem dinheiro mete o filho no privado, quem não tem mete no público.

Agora se querem continuar com a ilusões ;)

P.S. E estou a falar de colégios privados a sério, não certos privados que apenas oferecem o factor segurança a mais, já que a qualidade do ensino é praticamente igual ao público, ou pouco melhor.

o que está a bold é fulcral, sim alguns colegios privados podem ser melhores que as pulblicas, mas no geral não acredito.

Aliás, se não estou em erro até acho que saiu à uns tempos um estudo que mostrava que as pessoas do publico até tinham melhores notas nas específicas. POdiam chegar ao 12º com melhores notas, como as conseguiram não sei, mas quando iam dar provas a diferença notava-se.

Isto é como as universidades privadas, have-las-á de boa qualidade, mas no geral o publico consegue ser melhor, curiosamente o pessoal das privadas até acaba aquilo com grandes notas, quem paga quer ser bem servido, e nos caso dos colégios acredito que também seja assim. A verdade é que a maioria dos pais mete os filhos nos colegios e tá-se marimbando se aprende ou não, quer é ver a folha com as boas notas, porque para más notas ia pra o publico que era grátis.

Um dia com os meus filhos quer ganhe muito ou pouco até prova em contrário quero que andem na publica...

Resumnido, até acredito que as melhores escolas do país sejam privadas, mas tb acredito que sejam excepções, na média devem andar ela por ela.

E já agora não percebo essa fixação relativamente aos suburbios, moro num suburbio e não me parece que as escolas sejam más.

Ah, e conheço pessoas com dinheiro neste suburbio que têm os filhos na publica

Amigos, vamos lá a ver, se vocês tiverem um orçamento que vos permite gastar €500/mês em qualquer coisa, vocês preferem gastar isso a pôr o vosso filho no colégio alemão ou no liceu francês (este aqui a mensalidade nem chega a €300) ou numa qualquer escola privada com nome (e têm nome porque o ganharam diga-se) ou ir gastá-lo a ter um BMW?

Eu sei que muitos escolhem o BMW. Mas também muitos escolhem a 1ª opção, que é sinceramente o melhor para a educação dos vossos filhos.

Podem continuar a ter ilusões que a Escola Pública consegue ser tão boa como qualquer dos exemplos que citei, isso é simplesmente impossível. Só o factor "poliglota" que esses colégios oferecem mata qualquer escola pública.

E eu não estou a dizer que não existem bons professores ou bons alunos no ensino público. Claro que os há. Simplesmente a média, na generalidade, os privados são melhores. E são melhores porque não há baldas, porque há rigor e porque os miúdos são esmifrados desde a pré-primária, a verdade é esta.

E o fosso é cada vez maior, cada vez mais as escolas públicas (principalmente dos subúrbios) são piores, porque cada vez mais está a ocorrer a elitização das coisas. Quem tem dinheiro mete o filho no privado, quem não tem mete no público.

P.S. E estou a falar de colégios privados a sério, não certos privados que apenas oferecem o factor segurança a mais, já que a qualidade do ensino é praticamente igual ao público, ou pouco melhor.

Não foi por ter andado em escolas públicas que tive menos oportunidades do que aqueles que andaram em escolas privadas.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Amigos, vamos lá a ver, se vocês tiverem um orçamento que vos permite gastar €500/mês em qualquer coisa, vocês preferem gastar isso a pôr o vosso filho no colégio alemão ou no liceu francês (este aqui a mensalidade nem chega a €300) ou numa qualquer escola privada com nome (e têm nome porque o ganharam diga-se) ou ir gastá-lo a ter um BMW?

Eu sei que muitos escolhem o BMW. Mas também muitos escolhem a 1ª opção, que é sinceramente o melhor para a educação dos vossos filhos.

Podem continuar a ter ilusões que a Escola Pública consegue ser tão boa como qualquer dos exemplos que citei, isso é simplesmente impossível. Só o factor "poliglota" que esses colégios oferecem mata qualquer escola pública.

Não foi por ter andado em escolas públicas que tive menos oportunidades do que aqueles que andaram em escolas privadas.
X2

Conheço tipos que ganham 1500 € /mes e não há um unico mês que
não andem no saldo negativo.

Um deles tem a Mulher e o Filho a cargo e não faz nenhuma estravagancia ... tudo contadinho.

Depois conheço um ou 2 que vivem apertados mas ainda dão 10% à ceita
religiosa em que acreditam ... Desses não tenho pena ...

O problema é muita gente nao ter tino na mioleira e gerirem mal os
seus rendimentos ...

Isso são coisas difíceis de medir, logo, não faz qualquer sentido dizer isso.

E eu não estou a falar de oportunidades, estou a falar de competências.

Se vocês acham que um aluno do colégio alemão que aprende alemão, francês e inglês de trás para a frente e de frente para trás, que desde os 3 anos começa ali a trabalhar no duro tem iguais competências a um aluno normal que passa por o ensino público, tudo bem.

Volto a repetir, só o facto de ficarem a saber 4 línguas dá-lhes uma vantagem que nem podes imaginar.

Mas se tu achas que não, ok.

Isso são coisas difíceis de medir, logo, não faz qualquer sentido dizer isso.

E eu não estou a falar de oportunidades, estou a falar de competências.

Se vocês acham que um aluno do colégio alemão que aprende alemão, francês e inglês de trás para a frente e de frente para trás, que desde os 3 anos começa ali a trabalhar no duro tem iguais competências a um aluno normal que passa por o ensino público, tudo bem.

Volto a repetir, só o facto de ficarem a saber 4 línguas dá-lhes uma vantagem que nem podes imaginar.

Mas se tu achas que não, ok.
Estou a ver que desconheces a competencia do colegio alemão.... [:p]

Pois é, eles são muito bons em linguas mas no que toca ao ensino da matemática e fisica, tem muito que pedalar[:p]

(pelo menos no meu tempo era assim)

Voltar
Superior