O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

citação:Originalmente colocada por Noé

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por Noé

Considero por bom salario um salario que ja me fosse deixando satisfeito.. para portugal, uns 5000€, mas ainda nao é um salario muito bom, que ambiciono, para poder comprar o 911 turbo

Em temos de despezas, dou-me por feliz que com menos de um ano de saida da faculdade já ganho uns 2000 brutos, o que sempre dá para por umas massas de lado.
Gasto essencialmente em jantares (umas centenas de euros por mês) e nalguns brinquedos para a casa, e na água / luz / gás. Felizmente a casa já está paga e o resto das despezas (carro / telecomunicoes) estao por conta do patrão

Posso parecer arrogante, mas a verdade é que sempre tive um nível de vida muito confortável e dificilmente me viria a ganhar menos, até agora tenho a noção que não dá para o que eu quero, nomeadamente para um grande carro.

o que fazes e que idade tens?

Consultor, acabo de fazer 23

Noé,

Fazes consultoria em que área ?
É estritamente consultoria ou alias a consultoria à
possibilidade de venda de produto/conhecimento junto do cliente ?

Já tinhas experiência ou a tua única experiência como
consultor foi nesse estágio de 6 meses ?

De qualquer forma 2000 € brutos, descontando daí os impostos
(seg. Social e IRS no respectivo escalão) a coisa vai cair à
volta dos 1500 € liquidos, o que para inicio de carreira
podes considerar uma excelente oportunidade.

cumprimentos

E pá, mas porque é que as pessoas não se explicam??

Pelo que me lembro de outras conversas do Noé, ele trabalha com o Pai, ou seja, é filho do patrão, certo Noé?

Mil euros por cônjugue podem dar para uma vida desafogada num local,
e podem mal dar para os gastos noutro.

Diria que, em termos de média, um salário de 1300/1400 euros limpos
para uma pessoa solteira dão para uma vida sem problemas e sem
abdicar de muito.
Para um casal, pouco mais de 1000 euros limpos por cabeça auferem
o mesmo resultado.

No meu caso em concreto, comecei a trabalhar há pouco mais de 2 anos
numa empresa de informática em trabalho temporário, integrando um
projecto no Totta (Av. Miguel Bombarda) e a receber 1000 euros brutos
a recibos verdes, como programador de COBOL/MVS. Dava 160 contos
limpos, que recebi durante 3 meses até surgir a hipótese de ir para
a companhia de seguros Sagres, para a área de desenvolvimento.
Aí tirava apenas mais 10 contos por mês (e, mais tarde, um aumento
de 7 ou 8 contos) e, mesmo assim, não me dava grande margem para
fazer a minha vida, apesar de ter comprado um carro novo que me
deixou com uma prestação de 349 euros por 5 anos.

No final do ano passado dei o salto que, finalmente, me permitia
comprar uma casa: voltei para a empresa de informática pela qual
comecei a trabalhar, desta vez para os quadros e como analista
programador. O salário actual permite-me pagar a casa, o carro, as
contas, o gasóleo, o passe de comboio/metro, telemóvel, net, etc...
E uns copos aos fins-de-semana para que não falte nada.

Ideal era (e é sempre) receber mais qualquer coisa, mas não me posso
queixar da minha situação actual, especialmente se tiver em conta
que estou sozinho (não há cá a maria a ajudar nas despesas :D) e
que a casa se situa numa zona tida como "cara" (Cascais).

E isso leva-me a outra questão: à partida um salário X pode não dar
para fazer vida no local A, mas se procurarmos bem arranjamos bons
negócios e às vezes do pouco faz-se muito. Isto é tudo muito relativo.

Por exemplo, se já tivesse o carro pago ou tivesse comprado em 2ª
mão, provavelmente agora estava a fazer uma vida de lorde :D

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Pelo que me lembro de outras conversas do Noé, ele trabalha com o Pai, ou seja, é filho do patrão, certo Noé?

Nao sejas assiiiim ! ;)

Ru tb sou filho do patrao ! Mas tenho precisamente o mesmo vencimento e regalias q a malta q está no mesmo nivel q eu !

(Alias, ate tenho menos pq gozo menos ferias q eles, trabalho mais horas e faço mais coisas q nao sao das minhas funçoes)

citação:Originalmente colocada por hpventura

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Nao sejas assiiiim ! ;)

Ru tb sou filho do patrao ! Mas tenho precisamente o mesmo vencimento e regalias q a malta q está no mesmo nivel q eu !

(Alias, ate tenho menos pq gozo menos ferias q eles, trabalho mais horas e faço mais coisas q nao sao das minhas funçoes)

Eu não disse isto com tom depreciativo, se assim fui entendido não era essa a minha intenção.;)

Sei perfeitamente (e conheço vários casos) em que ser filho do patrão é indiferente pois trabalha como os outros, recebe como os outros e leva na cabeça como os outros. Tambem os há que até o subsidio de alimentação já é muito.:D

Quanto ao Noé, espero não estar equivocado, mas pelo que me recordo a situação é essa. Apenas fiz a ressalva pois havia alguma admiração pelo pouco tempo de experiência e salário muito razoável e isso pode ter importância no caso dele.

Mais uma vez, nada contra nem fiz o comentário em tom depreciativo.;)

Abraço

Ok Vanquish... peço desculpa entao por ter entendido mal ! ;)

Mas isto são recalcamentos de algumas boquinhas q tenho ouvido por essa vida fora !!! ;)

Caríssimos amigos,

Creio que o segredo está na maneira como se gasta.

O meu rendimento mais o da minha namorada ronda os 1545€ mensais.

Pagamos 325€ de empréstimo bancário para habitação (logo por aqui optei por uma casa que me satisfaz e que não fugia muito ao meu orçamento delineado.
Agarrei nos livrinhos da Faculdade de Cálculo Financeiro e...é só fazer as contas aos juros, à Euribor, aos possíveis aumentos por parte do BCE...enfim...é muito fácil fazer as continhas quando há bancos metidos ao barulho.

1545 - 325 = 1220€

Água, Gás, Luz - aponto para uns 100€ mensais porque somos só nós os dois.
Telefone não pago uma vez que tenho tlm particular e da empresa e ela tem o tlm particular dela também.

Comida para 2 pessoas aponto para 100/150€ mensais.

1220 - 150 = 1070€

Ela fará 3 km diários para ir trabalhar e esta distância já inclui deixar-me na estação de comboios do Pragal. O carro é um Arosa 1.0
O passe de comboio são actualmente 23€ creio eu.
Gasolina não faço ideia mas não me parece que seja relevante atendendo ao reduzido número de quilómetros percorridos.

1070 - 23€ = 1047€

Quando houver filhos, ficarão com a mãe dela uma vez que a senhora é doméstica e até agradece companhia para não estar em casa sozinha.

Um dos factores de escolha de casa foi a facilidade/preço dos transportes para Lisboa (no meu caso uma vez que é em Lx que trabalho). Ela trabalha em Almada e vai almoçar a casa da mãe todos os dias.
Eu já hoje levo almoço todos os dias uma vez que na empresa temos micro-ondas, pratos, talheres e afins.
No futuro continuarei a levar almoço.

Em termos de vestir e calçar, é tudo uma questão de se optar pela melhor relação preço/qualidade.
Não vejo necessidade de pagar 70€ por um par de calças da Levi's feitas no Vietname...[xx(]

Em suma, o meu conselho para todos vós (e aqui é a minha veia de futuro Técnico Oficial de Contas a falar) é que façam muito bem as contas, ponderem todos os factores susceptíveis de influenciar o vosso rendimento e optem não pelo mais caro mas pelo mais rentável (isto vale para comida, ou roupa).

Atendendo às continhas que fiz, creio que o nosso rendimento mensal até é muito bom!

Façam vocês as vossas contas.;)

PS: Magoo acabo de pagar em Outubro (foram 3 anos de crédito) portanto não tenho que me preocupar com prestações de automóveis nos próximos anos, ou seja, posso dizer que ando a planear a minha vida financeira e pessoal desde os meus 22 anos.

um bom salario????

era bem... ganhar 2000 €uros e n fazer nada.... e morar na casa de familia, onde n s paga nada.... so gastamos conosco mesmo o guito...

esse é um bom salario...

agora ganhar 3000 euros e ter q sustentar uma casa, dois ou tres carros, uma mulher etc etc.... n é um bom salario..

[[]]'s

Um bom salário, para mim, funciona em função do trabalho, e do risco que se corre.

Por exemplo, tenho um primo que é piloto da marinha mercante, creio que ganha bem mais de 3500 Euros por mês. É uma quantia bem razoável, é verdade. Mas só o risco que se corre, para mim transforma este valor em algo quase insignificante. A vida que se leva é toda em função do trabalho, andar daqui para a ali, dali para aqui, a correr o mundo ao de cima de água, passa 6 e 7 meses sem cá vir. Não sei até que ponto se pode considerar bem pago.

Uma pessoa que ganhe 500 Euros por mês, mas que trabalhe, por exemplo numa caixa de uma loja, a aviar as pessoas, parece-me um excelente salário!

Os jogadores de futebol, têm salários de tal forma bons, que acho que é uma coisa sem cabimento! Eles merecem o que ganham? Nem 1/5 do que ganham eles merecem.

E médicos que salvam vidas, pessoas que todos os dias trabalham para que tenhamos esta qualidade de vida, para que estejamos aqui na net, para que o mundo funcione, será que são bem pagos?

;)

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Um bom salário, para mim, funciona em função do trabalho, e do risco que se corre.

Por exemplo, tenho um primo que é piloto da marinha mercante, creio que ganha bem mais de 3500 Euros por mês. É uma quantia bem razoável, é verdade. Mas só o risco que se corre, para mim transforma este valor em algo quase insignificante. A vida que se leva é toda em função do trabalho, andar daqui para a ali, dali para aqui, a correr o mundo ao de cima de água, passa 6 e 7 meses sem cá vir. Não sei até que ponto se pode considerar bem pago.

Uma pessoa que ganhe 500 Euros por mês, mas que trabalhe, por exemplo numa caixa de uma loja, a aviar as pessoas, parece-me um excelente salário!

Os jogadores de futebol, têm salários de tal forma bons, que acho que é uma coisa sem cabimento! Eles merecem o que ganham? Nem 1/5 do que ganham eles merecem.

E médicos que salvam vidas, pessoas que todos os dias trabalham para que tenhamos esta qualidade de vida, para que estejamos aqui na net, para que o mundo funcione, será que são bem pagos?

;)

concordo...

tirando o facto dos jogadores d futebol....
imagina-t um jogador colombiano e falhares um epnalti. ou marcares um auto golo... :D:D

qt aos medicos.. tb ganham bem.,.. ma podia ganahr melhor..

eu é q ganho mal.... estou a espera q o meu patrao m mande coçar a micose e m aumente o ordenado em 500%.... [}:)]

[[]]'s

Bruno Grilo,

O problema é que as contas nunca são certas... E de certeza tens muito mais despesas, como:

- Seguros (casa e carros)
- Netcabo e TVcabo (50€)
- Imposto de residuos sólidos
- Despesas várias como algum electrodoméstico, mobília.
- E se meteres filhos ao barulho põe mais 200€ no mínimo, sem contar com roupa e coisas afins que tens de comprar.
- Não te esqueças das despesas ao FDS...

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por Der Teufel
O meu pai é pedreiro, tem um C220 e ja teve até há bem pouco tempo um 320D.
Por isso ja sabes, join the obres! :D:D

O homem que montou o soalho flutuante ganhava dinheiro aos baldes com aquilo. Mas mesmo assim andava de 205 XAD. :D

Para teres uma ideia o patrão do meu pai anda de Punto :D

Oh, um gajo só 'tá na ***** quando anda de 33 :D

Agora a sério, uma outra questão: comprar casa.
Até há bem pouco tempo, quem tinha uma conta habitação podia usar
o dinheiro de lá para pagar despesas como conservatória, escritura,
etc...
Actualmente (e já se passou o mesmo comigo), não se pode.
Ou seja, temos ali dinheiro parado na conta, mas só o podemos usar
para diminuir o valor do empréstimo ou para obras [xx(]

Portanto, se não fossem os meus pais a chegar-se à frente, eu nem
sequer tinha conseguido pagar a p*ta da escritura (cujo valor é
demasiado obsceno para dizer).
Claro que entretanto já lhes paguei e tive que fazer umas maroscas
para conseguir justificar o levantamento do dinheiro, mas e se eles
não tivessem como ajudar? Tinha que trabalhar um ano só para a
escritura, era?
Ou fazia 2 empréstimos e, portanto, duas hipotecas? Se ficar a pagar
um a 45 anos já dói, iamgino dois...

Muitas vezes um bom ordenado não é tudo: basta a vida complicar-se
com a aquisição duma casa ou com um mau planeamento financeiro
das coisas, e pode ir tudo pelo cano.

Um gajo se se mentalizar que, numa altura da vida, o carro é só um
transporte porque não pode ser mais, compra um usado. Tenta comprar
uma casa mais barata, noutra zona, até... controlar os custos.
Há quem consiga agir assim naturalmente, mas há quem não consiga
fazer uma vida assim. O ordenado por si só não significa nada.

citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

Caríssimos amigos,

Pagamos 325€ de empréstimo bancário para habitação (logo por aqui optei por uma casa que me satisfaz e que não fugia muito ao meu orçamento delineado.
Agarrei nos livrinhos da Faculdade de Cálculo Financeiro e...é só fazer as contas aos juros, à Euribor, aos possíveis aumentos por parte do BCE...enfim...é muito fácil fazer as continhas quando há bancos metidos ao barulho.

1545 - 325 = 1220€

Telefone não pago uma vez que tenho tlm particular e da empresa e ela tem o tlm particular dela também.

1220 - 150 = 1070€

Ela fará 3 km diários para ir trabalhar e esta distância já inclui deixar-me na estação de comboios do Pragal. O carro é um Arosa 1.0
Gasolina não faço ideia mas não me parece que seja relevante atendendo ao reduzido número de quilómetros percorridos.

1070 - 23€ = 1047€

Quando houver filhos, ficarão com a mãe dela uma vez que a senhora é doméstica e até agradece companhia para não estar em casa sozinha.

Um dos factores de escolha de casa foi a facilidade/preço dos transportes para Lisboa (no meu caso uma vez que é em Lx que trabalho). Ela trabalha em Almada e vai almoçar a casa da mãe todos os dias.
Eu já hoje levo almoço todos os dias uma vez que na empresa temos micro-ondas, pretos, talheres e afins.

Em termos de vestir e calçar, é tudo uma questão de se optar pela melhor relação preço/qualidade.
Não vejo necessidade de pagar 70€ por um par de calças da Levi's feitas no Vietname...[xx(]

Em suma, o meu conselho para todos vós (e aqui é a minha veia de futuro Técnico Oficial de Contas a falar) é que façam muito bem as contas, ponderem todos os factores susceptíveis de influenciar o vosso rendimento e optem não pelo mais caro mas pelo mais rentável (isto vale para comida, ou roupa).

Atendendo às continhas que fiz, creio que o nosso rendimento mensal até é muito bom!

PS: Magoo acabo de pagar em Outubro (foram 3 anos de crédito) portanto não tenho que me preocupar com prestações de automóveis nos próximos anos, ou seja, posso dizer que ando a planear a minha vida financeira e pessoal desde os meus 22 anos.

Aponta para bem mais que isso, também convém lembrar que no Inverno as despesas com o gás sobem em flecha.

Esse valor para alimentação? Deves ter muito poucas Refeições a teu cargo.

Gasolina irrelevante... Bom então não deves sair de casa!!!

Já agora não tens Internet nem TV cabo? E SporTV?:D

Portanto atenção a essas contas.;)

No meu caso o rendimento conjunto deverá rondar os os 3750/ 4000 euros. Dá para muita coisa mas não muita.

Carros: Pagos, cerca de 130 euros por mês de seguros. Mais cerca de 350/ 500 euros por mês em combustiveis e portagens (são as tais voltinhas, porque nenhum demora mais de 10 min até ao local de trabalho)
Casa: Prestação de 600 euros ( para 25 anos)
Despesas da casa: aqui para além do normal coloco também os telefones devem rondar os 250/300 euros mensais (também depende de quanto tempo o aquecimento está ligado)
Alimentação: Duas pessoas e meia deverá rondar os cerca de 300\350 euros ( Aqui estão incluidos as refeições em Restaurantes).
Cultura (livros, DVDs, CDs, jogo de PS2/PSP): Algures entre os 200 euros.

600+500+130+300+350+200= 2080.

Isto são mais ou menos as despesas máximas, por vezes são menos dificilmente serão mais. Ou seja 50% dos rendimentos são para as despesas correntes. Portanto dificilmente será uma vida de Lord.

citação:Originalmente colocada por zerorpm

Bruno Grilo,

O problema é que as contas nunca são certas... E de certeza tens muito mais despesas, como:

- Seguros (casa e carros)
- Netcabo e TVcabo (50€)
- Imposto de residuos sólidos
- Despesas várias como algum electrodoméstico, mobília.
- E se meteres filhos ao barulho põe mais 200€ no mínimo, sem contar com roupa e coisas afins que tens de comprar.
- Não te esqueças das despesas ao FDS...

Eu sei!

Mas tou a fazer contas atendendo ao meu estado de vida actual!;)

citação:Originalmente colocada por Janus

Caríssimos amigos,

1545 - 325 = 1220€

1220 - 150 = 1070€

1070 - 23€ = 1047€

Eu já hoje levo almoço todos os dias uma vez que na empresa temos micro-ondas, pretos, talheres e afins.

Aponta para bem mais que isso, também convém lembrar que no Inverno as despesas com o gás sobem em flecha.

Esse valor para alimentação? Deves ter muito poucas Refeições a teu cargo.

Gasolina irrelevante... Bom então não deves sair de casa!!!

Já agora não tens Internet nem TV cabo? E SporTV?:D

Portanto atenção a essas contas.;)

No meu caso o rendimento conjunto deverá rondar os os 3750/ 4000 euros. Dá para muita coisa mas não muita.

Carros: Pagos, cerca de 130 euros por mês de seguros. Mais cerca de 350/ 500 euros por mês em combustiveis e portagens (são as tais voltinhas, porque nenhum demora mais de 10 min até ao local de trabalho)
Casa: Prestação de 600 euros ( para 25 anos)
Despesas da casa: aqui para além do normal coloco também os telefones devem rondar os 250/300 euros mensais (também depende de quanto tempo o aquecimento está ligado)
Alimentação: Duas pessoas e meia deverá rondar os cerca de 300\350 euros ( Aqui estão incluidos as refeições em Restaurantes).
Cultura (livros, DVDs, CDs, jogo de PS2/PSP): Algures entre os 200 euros.

600+500+130+300+350+200= 2080.

Isto são mais ou menos as despesas máximas, por vezes são menos dificilmente serão mais. Ou seja 50% dos rendimentos são para as despesas correntes. Portanto dificilmente será uma vida de Lord.

O mesmo que disse ao zero, digo a ti também!;)

Caríssimos amigos,

1545 - 325 = 1220€

1220 - 150 = 1070€

1070 - 23€ = 1047€

Uma coisa é não gostares deles e seres racista....outra é chegares ao ponto dos humilhares...comendo em cima deles[xx(][xx(][}:)][}:)][}:)][}:)]

Voltar
Superior