O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

Exacto, é só sair um pouco das grandes cidades que o preço baixa muito, mesmo Peniche até nem acho que tenha casas baratas, à coisa de uns 6 anos sim era barato mas actualmente tem vindo a ser algo procurada por malta de Lisboa ( e mesmo assim são 90 e tal km de distancia). A procura aumenta e o preço também, pois claro!

Concordo com quase tudo que aqui foi dito...

Na minha opinião(sou do Porto), aqui é necessário no minimo 1500€ por casal/més para as coisas andarem pr'a frente!

No entanto... pelo que estou a ver, quem ganha mais do que 700€(já com descontos feitos) pode considerar-se feliz certo?

Cumps

Para um casal (Porto), nunca menos de €1500, tendo 1 filho já é apertado, apontaria para os €2000. Penso que o que mais custa é o arranque da vida sozinho ou com conjuge, onde normalmente não se ganha mais de €1000 cada (licenciados) ou €700 (indiferenciados).

Já para uma vida desafogada, mas sem grandes luxos, €2500 por casal (com 1 filho) chega perfeitamente e poderá dar para amealhar algum dinheiro (dependendo da vida de cada um).

Eu só posso falar da minha área. Porto e Empresas de serviços informáticos (intranets, homebanking, etc).
Estagiarios (ultimo semestre de licenciatura) 450 a 600 limpos.
Ate 2 anos de experiencia : 600 a 850.
Depois vai depender da capacidade mostrada: Se for mediano (ate aos 1000 com sorte).
Pessoas boas ou muito boas (a definição é capazes de liderar pessoas, arrancar projectos, reunioes com clientes etc) ascende a bastante mais.

Os chefe de projecto (>3 anos de experiencia) não sei o valor mas será acima de 1500 e carro de empresa(precisam de se deslocar entre varios clientes) e tlm da empresa (comunicacao com as pessoas nos varios clientes).

Agora cada salário acho merecido no entanto pelas regras de mercado, acho algo baixos para a responsabilidade e sacrificio necessario ate la(licenciatura etc)

Será que li ai que o Porto é a Capital?????

Como já disseram aqui, depende de muita coisa.

Mas vejo apartir dos 1.000€ LÍquidos por pessoa (ou sej 2.000€ num casal) já é um bom ponto de partida.

Claro que com putos e etc a fasquia sobe.

Um bom ordenado numa "firma" que celebre este tipo de contrato.

Ordenado base liquido 1000€
Complemento por isenção de horário
Subsidio de alimentação
Viatura+manutenção+combustivel pago
Telemóvel sem plafond de chamadas
Despesas de representação
Cartão de crédito com plafond de 750€ Mensais

Como vêm 1000€ chegam perfeitamente.

[8)][8)]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Se pagares, por exemplo, €500/€600 de prestação da casa, mais electricidade, água, telefone(s), gasolina/gasóleo/transportes, portagens, seguros, gás, escola dos filhos, internet, televisão por cabo, almoços fora de casa (trabalho), saúde, compras do mês para casa, oficina, formação profissional (...), prestação do carro, uma ou outra volta de passeio em família, roupa, calçado, etc... vais ver que esses €1000 não dão nem para começar...

Totalmente de acordo! Eu não tenho filhos nem pago prestação do carro e se ganha-se apenas 1000 € mes estava bem lixado...

Mas para ganhar mais que os 1000 tenho 1 trabalho a tempo inteiro, e faço trabalhos como freelancer.

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

Eu Faço um pequeno exercicio

Casa de 130000 euros, a 50 anos, simulaçao Millennium BCP

Valor da Prestação Mensal: € 502,21
Impacto subida 1% Taxa Juro* € 591,05
Impacto subida 2% Taxa Juro* € 684,87

Segundo os valores cá de casa, para 3 pessoas:

Agua: 60 Euros
Luz: 50 Euros
Telefones: 30 Euros
Net: 35 Euros
Gasoil: 200 Euros
Alimentação fora: 220 Euros (Almoços fora de casa)
Gás: 60 Euros

Já vou em 1145 e ainda falta a alimentação e outras despesas "caseiras", roupas, gastos no dia a dia...

Agora acrescenta a isso infantário/escola mais despesas acrescidas a crianças como médicos ou medicamentos, seguro do carro e prestação do carro por muito baixa que seja.. É de desesperar muitas vezes! [xx(]

Lançando mais um tema relacionado...

Os salários praticados em Portugal, juntamente com a instabilidade profissional têm vindo a ser apontados como factores para o envelhecimento progressivo da população. Basta pensar que cada vez os casais têm menos filhos e as mulheres cada vez os têm mais tarde.
E os sucessivos governos nada têm feito para inverter esta tendência: só se pensa no défice e na viabilidade da segurança social. Quando formos um país de velhos (não seremos já?!) então falamos.
Por enquanto começam a fechar escolas e maternidades....

citação:Originalmente colocada por TURBO
...Vê melhor as notícias do País Pé Leve, AS ESTATÍSTICAS NACIONAIS DE PODER DE COMPRA DOS CASAIS ANDAM MUITO ABAIXO DOS 1000 EUROS (INFELIZMENTE PARA A ECOMOMIA E TECICO SOCIAL PORTUGUÊS) [|)][|)]
Eu sei, estou só a responder ao título do tópico...;)

Para mim, que sou solteiro, ficaria satisfeito com algo entre os 1500 e os 2000€.
Se fosse casado, teria de chegar aos 2500€.

Isto é tudo muito relativo, há pessoas que vivem bem com 500 ou 600€ e à pessoas para quem 2000€ não chegam.

Depende do que se quer da vida e dos gastos.

Para quem não prescinde do ginásio, da roupa toda de marca, férias no brasil, etc, etc, não há ordenado que lhes valha, se ganharem 1000€ gastam 1000€, se ganharem 3000€ gastam 3000€.

Se as pessoas souberem o que querem e não andarem a comprar qualquer "cag@lhão com olhos" que lhes aparece à frente (expressão do meu pai [8D] ) é possivel viver-se perfeitamente bem com 1000€.

Neste momento ganho acima dos 1300€, já ganhei menos, mas já ganhei mais e com casa para pagar (tive ajda dos pais na altura da compra) e manter, tenho o carro pago e consigo em media por de parte 500€/mês se quiser. Tenho 28 anos e como ainda esto solteiro volta e meia tenha a minha mãe está lá em casa e faz algumas compras de super-mercado, é a unio extra que tenho. Não sou é uma pessoa gastadora, mas também não me considero propriamente forreta. Compro as coisas que gosto quando sei que as posso comprar não ando em loucuras, tenho um focus 90cv sport e podia ter um 136cv titanium ou um Golf Gti ou se calhar um Z4, não era por aí que era uma pessoa mais satisfeita por isso restringi-me ao que realemente queria e precisava.

Na vida tão importante como ganhar dinheiro é preciso saber gastá-lo.

Veja-se a minha namorada, ganha muitissimo menos que eu e nos 6 anos que trabalha tinha juntado um bom dinheiro, o irmão que ganha mais que ela é chapa ganha chapa gasta, precisou de comprar um carro o ano passado e não tinha nada. agora anda à rasca com a prestação.

Há pessoas que se puderem gastar 100000€ numa casa, gastam, mas se puderam gastar 200000€ gastam antes os 200000€. Assim não há ordenado que lhes valha.

citação:Originalmente colocada por O Cangalheiro

Os salários praticados em Portugal, juntamente com a instabilidade profissional têm vindo a ser apontados como factores para o envelhecimento progressivo da população. Basta pensar que cada vez os casais têm menos filhos e as mulheres cada vez os têm mais tarde.
E os sucessivos governos nada têm feito para inverter esta tendência: só se pensa no défice e na viabilidade da segurança social. Quando formos um país de velhos (não seremos já?!) então falamos.

isto é bem verdade, eu tenho faldo em csamento e ter filhos com a minha namorada e para se por uma criança na cresce é um balurdio. O estado em vez de andar a gastar em aeroportos já investia no rejuvenescimento da população. Depois daqui a uns anos lembram-se que não há população jovem.

Outra coisa que não me importaria de fazer era ir morar para o interior, mas o estado também não parece estar preocupado com essa área de Portugal e não cria condições para as pessoas se fixarem lá

citação:Originalmente colocada por jpg

isto é bem verdade, eu tenho faldo em csamento e ter filhos com a minha namorada e para se por uma criança na cresce é um balurdio. O estado em vez de andar a gastar em aeroportos já investia no rejuvenescimento da população. Depois daqui a uns anos lembram-se que não há população jovem.

Outra coisa que não me importaria de fazer era ir morar para o interior, mas o estado também não parece estar preocupado com essa área de Portugal e não cria condições para as pessoas se fixarem lá

o q esta mal é a mentalidade de pensar q o estado é q tem q fazer tudo !

nao estas contente com o teu emprego? Cria o teu proprio emprego ! onde? em lisboa, no interior, no Porto, etc.... o mundo é um mercado e no mercado há sp imensas oportunidades...

citação:Originalmente colocada por hpventura

nao estas contente com o teu emprego? Cria o teu proprio emprego ! onde? em lisboa, no interior, no Porto, etc.... o mundo é um mercado e no mercado há sp imensas oportunidades...

LOL!!!! já foste ao interior?

Estás a ver nas zonas rurais ir criar o meu emprego na area de informática?

O estado não tem que fazer tudo, mas tem que dar o empurrão para as coisas avançarem. Claro que podia ir mamar um subsidio a bruxelas para abrir um restaurante numa aldeia no meio do monte, com esse subsidio comprava o restaurante, comprava uma pick-up e ia vivendo do dinheiro, quando o subsidio acabasse ia prá Suiça (histórias reais).

Ou então comprava gado e andava a mamar do estado apenas por ter esse mesmo gado

Esse é, talvez, o principal motivo...

A este ritmo Portugal envelhecerá a olhos vistos e a falência do sistema será mais do que garantida!...

citação:Originalmente colocada por hpventura

O Estado somos todos nós, e vivemos num Estado Social. O que se verifica é que não têm existido políticas viradas para o combate ao envelhecimento da população, nem para a fixação da população nas regiões interiores.
Há já alguns anos que a distribuição etária em Portugal é uma chamada "pirâmide invertida" e nada ou pouco é feito para a "inverter". Os benefícios fiscais para os casais que têm filhos são risíveis e o abono de família uma perfeita anedota.
E os jovens entram cada vez mais tarde no mundo do trabalho e cada vez com mais precaridade, nada contribuindo para a resolver questão.

Não concordo contigo na questão da criação do emprego: se todos nós agora criássemos o nosso próoprio emprego, qualquer dia isto era só lojinhas, gabinetes e escritórios a vender uns para os outros. E nem toda a gente tem perfil para criar e/ou gerir um negócio.

Voltar
Superior