O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

desculpa jpg, mas nao consigo concordar ctg ! (a descrição q fazes da da subsidio dependencia é veridica, infelizmente)..

Como disse, existem sp algumas oportunidades, nao necessariamente em informatica ou no sector X ou Y...
Eu nao quero sair de Lx, pq simplesmente adoro ca viver... mas se um dia mudar de ideias acerca disso, não vou estar à espera de vagas de empregos percebes?

Mas eu ate gosto de correr riscos !!!

Quanto ao salário concordo que depende da região. 1000€ líquidos por elemento do casal pode chegar como não chegar, luxos à parte...até existem zonas onde chega para construir uma excelente vivenda com todo o conforto e comodidade, ter dois carros, filhos e não pensar muito na vida. Outras nem por isso...

citação:Originalmente colocada por hpventura

desculpa jpg, mas nao consigo concordar ctg ! (a descrição q fazes da da subsidio dependencia é veridica, infelizmente)..

Como disse, existem sp algumas oportunidades, nao necessariamente em informatica ou no sector X ou Y...
Eu nao quero sair de Lx, pq simplesmente adoro ca viver... mas se um dia mudar de ideias acerca disso, não vou estar à espera de vagas de empregos percebes?

Mas eu ate gosto de correr riscos !!!

dizes isso porque nunca pensaste seriamente em sair de LX, porque se tivesses pensado nisso chegavas à conclusão que não é bem como dizes. Arriscar é uma coisa, outra é deixares tudo para ires cegamente para outro lado sem qualquer garantia de nada

Vou fazer convosco um exercício real. Não é o meu caso, mas de alguém chegado:

Ele tem 35 anos, ela 33. Vivem nos subúrbios de Lx (Linha de Sintra), mas nenhum é natural de cá, nem têm cá família directa. Ele é professor e ganha cerca de 1.400€ líquidos. Este ano está colocado para as bandas de Setúbal (já foi pior). Ela ficou-se pelo 12.º. Trabalhava numa empresa que faliu perto de Sintra (como tantas outras, em tantos lugares) e o melhor que conseguiu foi caixa num supermercado (não tenho nada contra esse trabalho). Ganha entre 500 e 600€ líquidos, trabalhando por turnos, claro.
Têm um miúdo com 3 anos (é uma criança linda) e que diz que adorava ter um irmão, mas o $ não dá!
Têm um andar razoável (T3) e uma prestação de casa de cerca de 500€, pagam mais 250€ de infantário e mais 100 para ATL e para o poderem vir buscar mais tarde...
Ela anda com uma carripana com 15 anos e para ele que faz viagens longas diárias compraram há 2 anos uma break (sei que está ser paga, mas não sei valor exacto da prestação, mas imagine-se 200€).

Contas aproximadas (por baixo) e para apenas 3 pessoas:
500€ prestação da casa+água+luz+gás+telefone+condomínio=700€;
Infantário e afins (cada ida ao pediatra são 50 ou 60€)=350€
Prestação da break+viagens diárias+manutenção+seguro=500€
Alimentação+roupa+despesas da casa=400€
TOTAL= 1950€
E perguntam vocês: - O que sobra? Sobra pouco, para não dizer nada!!!
E isto um casal em que ambos são poupadinhos e as férias são na terra ou, quando muito, uma semana de férias no Algarve num apartamento alugado...

Não está nada fácil!

Eu também gostava de ter um emprego melhor remunerado e não me importava de trabalhr mais horas e até alguns fins-de-semana, mas como diz o meu velhote
"Isto está mau! Quem tiver empregos... estime-os!"

Diria que um bom vencimento mensal, segundo uma teoria que defendo, é aquele que permite fazer face às despesas normais do dia-a-dia (casa, carro, alimentação, uma ou outra estravagância ...) e aforrar cerca de 30% dos rendimentos líquidos mensais...

citação:Originalmente colocada por brunoclio

1000€ não é um bom salario, é um salário ok. Para mim, um bom salário é de 1500€ para cima.
Que depende, sobretudo, se já tens a casa paga ou não!...

É que se já tens a casa paga é um salário jeitoso, agora se não tens...

So assim por alto algumas das minhas despesas obrigatorias em contas redondas:
255€ Faculdade
190€ Automovel
120€ Almoços fora de casa
150€ Gasoleo
35€ Portagens
Isto prefaz 750€ e não pago casa, agua, luz, gaz, internet, televisao, comer... porque ainda vivo em casa dos meus pais, como tal, compreendo a imensa dificuldade que devem ter muitos portugueses para... sobreviver, simplesmente sobreviver... na minha opinião é muito dificil um casal viver com menos de 2000€ mes.

Cumps

Eu tenho amigos a receber 150€ por mês de ordenado, e isso são os que recebem....

Isto está mau meus amigos. 1.000€ limpos por mês já é um sonho. Ou seja 2.000€ um casal sem filhos já dá bem.

500€ prestação da casa
200€ outras despesas casa

Alimentação.

Tudo o resto dá para cortar.

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Eu tenho amigos a receber 150€ por mês de ordenado, e isso são os que recebem....

Isto está mau meus amigos. 1.000€ limpos por mês já é um sonho. Ou seja 2.000€ um casal sem filhos já dá bem.

500€ prestação da casa
200€ outras despesas casa

Alimentação.

Tudo o resto dá para cortar.

150€ :(:(:(

Segundo algumas teorias económicas não há bons salários.

Se há bons salários, alguma coisa está errada.

Alguém que se conforme com o que produz, está errado. Deve haver sempre um desequilíbrio entre o que se faz e o que se recebe.

Penso que em Portugal, as situações estão muito desajustadas. Luta-se apenas por sobreviver na maioria dos casos. E isso deforma e de que maneira a economia de um País.

Dou um exemplo.

Em Braga, uma empresa de informática (é pequena...) paga 35 contos por mês a estagiários em LESI (Engenharia Sistemas).

E isto está errado. Não a Empresa, mas sim as pessoas.

pra mim um bom salário é akele k eu chego ao fim do mes e sei k paguei todas as minhas despesas e k sobre ainda dinheiro para o mes seguinte. infelizmente isso n me acontece. e penso k a toda a gente. é o k penso sobre um bom salário.

citação:Originalmente colocada por Superfast

Eu só posso falar da minha área. Porto e Empresas de serviços informáticos (intranets, homebanking, etc).
Estagiarios (ultimo semestre de licenciatura) 450 a 600 limpos.
Ate 2 anos de experiencia : 600 a 850.
Depois vai depender da capacidade mostrada: Se for mediano (ate aos 1000 com sorte).
Pessoas boas ou muito boas (a definição é capazes de liderar pessoas, arrancar projectos, reunioes com clientes etc) ascende a bastante mais.

Os chefe de projecto (>3 anos de experiencia) não sei o valor mas será acima de 1500 e carro de empresa(precisam de se deslocar entre varios clientes) e tlm da empresa (comunicacao com as pessoas nos varios clientes).

Agora cada salário acho merecido no entanto pelas regras de mercado, acho algo baixos para a responsabilidade e sacrificio necessario ate la(licenciatura etc)

Tou a achar isso muito pouco.

O meu primo terminou agora o estagio e sem acabar ainda o curso tira 1000 + Carro e telemovel

Conheço chefes de projecto e tiram 3000

Parece-me q a tua empresa é um bocado exploradora, não?

citação:Originalmente colocada por Carlos.L
Em Braga, uma empresa de informática (é pequena...) paga 35 contos por mês a estagiários em LESI (Engenharia Sistemas).

E isto está errado. Não a Empresa, mas sim as pessoas.

É um facto. As pessoas é que aceitam.

Agora põe te no lugar dum jovem recém licenciado: é pegar ou largar. Há mais uns quanto na sala de espera. E desses ainda consegues encontrar um que paga para estagiar...
:D

citação:Originalmente colocada por neoxic
É um facto. As pessoas é que aceitam.

Agora põe te no lugar dum jovem recém licenciado: é pegar ou largar. Há mais uns quanto na sala de espera. E desses ainda consegues encontrar um que paga para estagiar...
:D

Não é um facto, até porque já esteve pior. Só aceita isso quem quiser e não estiver para levantar o cu e sair de Braga. Eu quando fui estagiar tb não queria muito sair de Braga, mas olha teve que ser...

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

Tou a achar isso muito pouco.

O meu primo terminou agora o estagio e sem acabar ainda o curso tira 1000 + Carro e telemovel

Conheço chefes de projecto e tiram 3000

Parece-me q a tua empresa é um bocado exploradora, não?

Conheço 3 gajos licenciados na área da informática (2 eng e um de gestão e informática) sei que o universo é pequeno. Os 3 tem uma coisa em comum co o NiGhTb0y. Conhecem sempre alguém que ganha 3000 4000 5000 o que se quiser...:D Aliás os 3 têm o mesmo problema e vivem desesperados porque se sentem mal pagos em relação aos valors que vêm na net e em revistas.

Em questões de vencimentos acho q há duas coisas erradas. Fazer médias e apresentar máximos (verdadeiros ou inventados não interessa).

;)

Acho que com 1000#8364; não se vive, sobrevive-se, especialmente para quem quizer constituir familia. Para se viver no verdadeiro sentido da coisa um bom ordenado é aquele que uma pessoa nem tem que se preocupar com as despesas

Voltar
Superior