O que é um bom salário? (Reportagem no Jornal da noite sobre o emprego)

Como andam esses empregos/salários ?

Vou falar por mim: Trabalhei na área da mediação imobiliária numa empresa de média notoriedade; Como sou um profissional dedicado e invisto na minha formação tive um convite de uma empresa de construcção de enorme notoriedade a nível nacional e vendi-me "caro".

Andei a negociar condições de Janeiro a Maio com o director e a administração da mesma (grupo de trabalho na ordem de 250 pessoas).

Felizmente e como fui persistente e acredito no meu valor,eles aceitaram. Tenho neste momento o dobro do ordenado que tinha e uma série de condições extra muito relevantes. Acreditem, ainda ambiciono muito mais...!

Acreditem no vosso valor, invistam na vossa formação, e vendam bem o vosso trabalho, porque ganhar um valor justo em Portugal tb é possível, mas como quase tudo, tb é preciso negociar :)

Cumps

Última edição:
Como andam esses empregos/salários ?

Vou falar por mim: Trabalhei na área da mediação imobiliária numa empresa de média notoriedade; Como sou um profissional dedicado e invisto na minha formação tive um convite de uma empresa de construcção de enorme notoriedade a nível nacional e vendi-me "caro".

Andei a negociar condições de Janeiro a Maio com o director e a admnistração da mesma (grupo de trabalho na ordem de 250 pessoas).

Felizmente e como fui persistente e acredito no meu valor,eles aceitaram. Tenho neste momento o dobro do ordenado que tinha e uma série de condições extra muito relevantes. Acreditem, ainda ambiciono muito mais...!

Acreditem no vosso valor, invistam na vossa formação, e vendam bem o vosso trabalho, porque ganhar um valor justo em Portugal tb é possível, mas como quase tudo, tb é preciso negociar :)

Cumps

Parabéns EnginE, assim é que é!apr:)

Um dos grandes problemas dos Portugueses é precisamente terem um emprego e acharem que a antiguidade é um posto e a partir dai é só deixar correr o tempo e esperar sentados que alguém lhes duplique o salário. Quanto tal não acontece, começam a queixar-se.

Sei que há pessoas que se esforçam muito e a compensação é irrelevante, mas julgo que os primeiros de que falei ainda estão em maior numero.

A pouco tempo de me lançar no mercado de trabalho, já li aqui algumas liçoes de vida. Só por isso já valeu a pena andar pelo forum.

Nephilim tambem estou curioso conta lá.

A pouco tempo de me lançar no mercado de trabalho, já li aqui algumas liçoes de vida. Só por isso já valeu a pena andar pelo forum.

Nephilim tambem estou curioso conta lá.

Sobre essa entrevista j´tinha contado noutro topico.

Correu bem mas era para entregrar uma equipa em cabo verde, era um trabalho aliciante e bem remunerado com estadia e viagens...mas na altura não aceitei prontamente, foi um choque grande ter que ir para cabo verde durante 3 anos assim de repente... [:blush:] fiquei lá inscrito nos RH mas para trabalhar em portugal ou espanha.

Bem acabo o curso daqui a 2 semanas mas já comecei a trabalhar.. Nem vos digo o meu salário para não gozarem [:D] É mesmo baixo, mas a empresa e função upa upa.. No fim do estágio pode ser que continue lá!!!

Sobre essa entrevista j´tinha contado noutro topico.

Correu bem mas era para entregrar uma equipa em cabo verde, era um trabalho aliciante e bem remunerado com estadia e viagens...mas na altura não aceitei prontamente, foi um choque grande ter que ir para cabo verde durante 3 anos assim de repente... [:blush:] fiquei lá inscrito nos RH mas para trabalhar em portugal ou espanha.

Já sei qual é a empresa....começa por S?[:D] [;)]

Fizeste uma opção racional tenho a certeza, é preciso reunir condições muito especiais para se tar disponivel 3 anos para ir para fora. Eu assim que acabar o curso se me surgir essa oportunidade sou capaz de aceitar. É a melhor fase para enveredar por esse rumo.[;)]

Mais uma história que acho importante partilhar convosco.

Temos um funcionário, ajudante de trolha na nossa empresa que na semana passada recebeu um visitante num dos nossos prédios e vendeu um apartamento.

Ou seja, em vez de se remeter às suas funções, explicou pormenorizadamente o tipo de construcção, insonorização e caracteristicas dos prédios em questão. A pessoa comprou um apartamento de 400.000€ em construcção.

eu presenciei esta situação e aconselhei-o à direcção.

Resultado: Numa semana aumentaram-lhe o ordenado em 25% definitivamente.

O profissionalismo é um aspecto essencial em qualquer área e acreditem que normalmente é bem valorizado :)

Cumps

Ai esta uma pessoa de mente aberta, sei do caso de uma pessoa que depois de estar efectivo numa empresa de construção deixou de se aplicar no trabalho e começou a falar mal do patrão foi despedido e teve direito a uma indeminização...

Quem sebe se esse funcionario não dara um excelente vendedor no futuro? tem uma vantagem em relação a muitos vendedores sabe o que está a vender, e não so o que está a vista.

Claro... num caso desses, alguma formação em vendas, polimento daqui, polimento dali e provavelmente tens um excelente profissional noutra carreira, melhor para ele.

Mas, lá está, aquilo que tanto costumo defender. É um exemplo de alguém que não se acostuma. Que não se cinge ao essencial. Sentiu que alguém precisava de apoio e que podia ser útil... tanto para o cliente como para a sua entidade patronal !

Claro está que ter uma entidade patronal que reconhece isso também ajuda...e muito !

Claro... num caso desses, alguma formação em vendas, polimento daqui, polimento dali e provavelmente tens um excelente profissional noutra carreira, melhor para ele.

Mas, lá está, aquilo que tanto costumo defender. É um exemplo de alguém que não se acostuma. Que não se cinge ao essencial. Sentiu que alguém precisava de apoio e que podia ser útil... tanto para o cliente como para a sua entidade patronal !

Claro está que ter uma entidade patronal que reconhece isso também ajuda...e muito !
É fundamental.

Claro está que ter uma entidade patronal que reconhece isso também ajuda...e muito ![/quote]

Ora nem mais, trabalho á 6 anos para a empresa e já trabalhei 31 dias, sempre disponível, alguns até com horários a DOBRAR, sim saíu-me e muito do corpo, estive sempre disponível durante mais de 4 anos, em que 2 deles, trabalhava na média 27/28 dias por mês e alguns deles com horários duplos, resultado [8b] , népia [:vm)] , aqueles que mais faziam cagada, é que subiam e tinham regalias, agora só me comprometo a respeitar o horário, mais do que isso, não quero nadinha, bem ficam com os azeites, mas TEMOS PENA, no último ano não fiz 1 hora a mais sequer e quando estão á rasquinha, ligam-me, mas já sabem que resposta têm, tudo por culpa dos meninos "chefes" que tinham inveja de que um mero empregado ganhe mais do que eles, carregaram tanto, que estragaram a relação [:vm)] (mas já são outros 500 [;)] )...

No espaço de um ano, o salário médio em Lisboa aumentou 63 euros, de longe a maior subida de todo o país.

Um lisboeta trabalhador por conta de outrem ganhava, no final do segundo trimestre deste ano, 937 euros, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, diz o «Jornal de Notícias».

No outro extremo, a região Norte, cada pessoa levava para casa 647 euros, mais 11 euros do que um ano antes. Em pior situação estão os algarvios, já que o salário médio tem mergulhado. Em doze meses, perderam 47 euros na folha de vencimentos.
As melhorias salariais devem-se aos aumentos negociados todos os anos, mas também ao perfil produtivo de cada região. Uma cidade onde a maior parte das pessoas tenham qualificações elevadas e empregos bem remunerados apresentará valores salariais médios superiores aos de outra em que o mais comum seja o trabalho pouco qualificado, cujos salários são forçosamente mais baixos.

Este facto ajuda a explicar as diferenças de vencimento entre os habitantes de Lisboa e o resto do país, sobretudo atendendo a que aí se situa uma parte significativa dos funcionários públicos e dos quadros das grandes empresas, adiantou Amável Alves, dirigente da CGTP para matérias laborais.
E a capacidade de atracção de mão-de-obra qualificada por parte da capital é cada vez maior, acrescentou Couto dos Santos, vice-presidente executivo da Associação Empresarial de Portugal (AEP).
«O país está cada vez mais centralizado, no que toca à tomada de decisões, ao investimento e à atracção de recursos humanos e de elites». A perda de jovens qualificados preocupa especialmente a AEP.

«Os bons técnicos saídos das universidades do Norte vão trabalhar para o estrangeiro ou para Lisboa. Aqui ficam os recursos pouco qualificados», cujo salário é inferior, disse.
Se as decisões do Governo contribuem para a disparidade salarial, entende Couto dos Santos, também os líderes da região têm responsabilidade. «Não há união nenhuma, as elites estão concentradas nas suas paróquias e rapidamente se deixam levar para Lisboa e se calam».

Outra razão para a disparidade salarial entre as regiões é o desemprego. É natural que uma região com maior número de desempregados e onde seja mais difícil encontrar um lugar no mercado de trabalho tenha salários mais baixos.
O facto de haver muitas pessoas a tentar preencher os poucos empregos disponíveis diminui o poder negocial dos trabalhadores face às entidades patronais, reconheceu Amável Alves. Ora, a região Norte continua a ter a maior taxa de desemprego do país, com uma diferença de 1,5 pontos percentuais face à média nacional, a maior diferença de que há memória.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=858413&div_id=1730

No espaço de um ano, o salário médio em Lisboa aumentou 63 euros, de longe a maior subida de todo o país.

Um lisboeta trabalhador por conta de outrem ganhava, no final do segundo trimestre deste ano, 937 euros, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, diz o «Jornal de Notícias».

No outro extremo, a região Norte, cada pessoa levava para casa 647 euros, mais 11 euros do que um ano antes. Em pior situação estão os algarvios, já que o salário médio tem mergulhado. Em doze meses, perderam 47 euros na folha de vencimentos.
As melhorias salariais devem-se aos aumentos negociados todos os anos, mas também ao perfil produtivo de cada região. Uma cidade onde a maior parte das pessoas tenham qualificações elevadas e empregos bem remunerados apresentará valores salariais médios superiores aos de outra em que o mais comum seja o trabalho pouco qualificado, cujos salários são forçosamente mais baixos.

Este facto ajuda a explicar as diferenças de vencimento entre os habitantes de Lisboa e o resto do país, sobretudo atendendo a que aí se situa uma parte significativa dos funcionários públicos e dos quadros das grandes empresas, adiantou Amável Alves, dirigente da CGTP para matérias laborais.
E a capacidade de atracção de mão-de-obra qualificada por parte da capital é cada vez maior, acrescentou Couto dos Santos, vice-presidente executivo da Associação Empresarial de Portugal (AEP).
«O país está cada vez mais centralizado, no que toca à tomada de decisões, ao investimento e à atracção de recursos humanos e de elites». A perda de jovens qualificados preocupa especialmente a AEP.

«Os bons técnicos saídos das universidades do Norte vão trabalhar para o estrangeiro ou para Lisboa. Aqui ficam os recursos pouco qualificados», cujo salário é inferior, disse.
Se as decisões do Governo contribuem para a disparidade salarial, entende Couto dos Santos, também os líderes da região têm responsabilidade. «Não há união nenhuma, as elites estão concentradas nas suas paróquias e rapidamente se deixam levar para Lisboa e se calam».

Outra razão para a disparidade salarial entre as regiões é o desemprego. É natural que uma região com maior número de desempregados e onde seja mais difícil encontrar um lugar no mercado de trabalho tenha salários mais baixos.
O facto de haver muitas pessoas a tentar preencher os poucos empregos disponíveis diminui o poder negocial dos trabalhadores face às entidades patronais, reconheceu Amável Alves. Ora, a região Norte continua a ter a maior taxa de desemprego do país, com uma diferença de 1,5 pontos percentuais face à média nacional, a maior diferença de que há memória.

Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=858413&div_id=1730

Ainda me lembro de um comentário de um Eng. que foi lá falar na FEUP:

"Se a FEUP e o Porto vos receberam tão bem, e foram a vossa "casa" durante, pelo menos, 5 anos, é apenas justo que tentem por em prática o que aprenderam nesta região."

Se eu não conseguir ganhar o que quero aqui no Porto, de certeza que não é para Lisboa que vou...o Mundo é grande!

Então se não é indiscrição, qt é que um candidato a eng mec da FEup tem em mente como salário pretendido?

Isso é relativo...eu gostava de ganhar no mínimo 1000€ [:D][:D]

Mas tendo em conta a realidade nacional, como 1º emprego (estagiário) no mínimo deveria de ser 2x SMN.

Mas eu que no início nem pensava ganhar menos de 1000€, aceitei uma proposta "quase miserável". É como digo, acho relativo...tendo em conta o que vou aprender, o facto de ser a 5 min de casa, a empresa que é e o que no futuro posso vir a ganhar, resolvi aceitar.

Mas confesso que em termos de salário é pouco. Mas não iria para Lisboa "só" para ganhar mais 300€ por exemplo.

Isso é relativo...eu gostava de ganhar no mínimo 1000€ [:D][:D]

Mas tendo em conta a realidade nacional, como 1º emprego (estagiário) no mínimo deveria de ser 2x SMN.

Mas eu que no início nem pensava ganhar menos de 1000€, aceitei uma proposta "quase miserável". É como digo, acho relativo...tendo em conta o que vou aprender, o facto de ser a 5 min de casa, a empresa que é e o que no futuro posso vir a ganhar, resolvi aceitar.

Mas confesso que em termos de salário é pouco. Mas não iria para Lisboa "só" para ganhar mais 300€ por exemplo.

Acho que estás a pensar bem.

De qq forma podes já ficar a saber que a região norte tem muito mais empregabilidade para engºs mecânicos do que LX. Por isso é até mais vulgar os de LX rumarem a norte do que o contrário.

Um bom salário ou 1 boa carreira? Parecem a mesma pergunta mas nao são.

O que eu quero dizer isto com é: Podem em algum momento dizer à vossa organização ou melhor questionar:

Que funções devo assumir para ganhar mais 50%. É que por exemplo aqui no fórum ouço muito em mudar de emprego para se ascender no salario mensal/anual mas nunca mudar de funçoes para se ganhar mais 50/100%.

Na empresa que estou mais 20/30% é possivel com mais know/how decorrente de conhecer melhor e executar melhor o business logic da empresa.

Falo no Porto valores liquidos de até 1500/1600 euros conforme experiencia adquirida antes e adquiridas (por avaliacao e crescendo de responsabilidade) durante o desempenho da funçao.

Agora acima disso, nao me parece na filial portuguesa.

1000€ já é bom para se viver decentemente. Mas como já foi dito aqui, também isso vai ao ar se se exagerar nos gastos. Agora salários de 500€ não dão para nada hoje em dia e há quem viva com menos que isso.

Há por aqui peritos em avaliação imobiliária que trabalhem ou não em consultoras?

Como são pagos estes profissionais?Quais as condições que normalmente são negociadas/adquiridas?

Pergunto isto porque existe a possibilidade de encarar este ramo do sector da construção e imobiliário de forma mais séria do que encarava há uns tempos...(a minha tese de mestrado a isso conduziu...)

Acho que estás a pensar bem.

Espero que sim...foi uma decisão muito ponderada!

De qq forma podes já ficar a saber que a região norte tem muito mais empregabilidade para engºs mecânicos do que LX. Por isso é até mais vulgar os de LX rumarem a norte do que o contrário.

Confesso que tinha a ideia contrária. Mas ainda bem. Queremos todos "puxar" o País para a frente!

Voltar
Superior