O que é um "facho"?...

Definição do colega forunista que adora regimes como o Chinês de Mao, URSS de Staline, Cambodja de Pol Pot, Roménia de Ceausescu, Albânia de Hoxha ..... agora se sente isolado por só restam Cuba, Venezuela e Nicarágua .
2c5ed99b33b6174e5761d0af2aa2b47d.jpg

Última edição:
...
O capitalismo não é democracia nenhuma, é a ditadira dos capitalistas.
...

Sim, o capitalismo é uma ditadura.

Ditadura essa imposta pelo povo consumidor, ele é que decide qual marca de arroz é que consome, qual naco de carne quer comprar no talho, decide que quantidade de gasóleo (ou gasolina) coloca no tanque e decide que roupa comprar.

Não sei se acontece exactamente o mesmo numa democracia comunista, pois nunca vivi em nenhuma e pelo que os capitalistas dos média me mostram eu não tenho o desejo de ir para lá, apesar dos ditadores dos capitalistas não me prenderem por cá.

"Os da direita" com 6 letras escreve-se FACHOS. OK?
É evidente que os gajos vão dizer que não é nada disso, que são todos uns democratas, mas não tem nada a ver. O capitalismo não é democracia nenhuma, é a ditadira dos capitalistas. Em capitalismo são eles que decidem se tens casa ou não, se te alimentas ou não, se tens trabalho ou não. Que tem isso a ver com democracia?
E há outros que dizem que não são da direiita, são do centro. Outros a pensar que fazem comer gelados com a testa. O centro não existe. O centro é capitalistas, e capitalistas é direita.
E pensar que o voto de um tipo destes vale o mesmo que o de uma pessoa normal...
Medo.

Este discurso é tão básico e absurdo que não engana ninguém, dá para rir [:D]​​​​​​

Perigoso é o discurso que parece sério e credível de alguns intelectuais bem falantes.

É precisamente essa reação exagerada que o uso do termo procura provocar.

Reparem que eu não fiz a apologia do estado novo. Apenas constatei que tendo afinidades não era um estado fascista. E não sou só eu que o afirmo. São historiadores com curriculum académico na área bem mais vasto que o vulgar opinador de café.

​​​​

O Estado novo foi tão diabolizado e transformado no bode expiatório de todas as culpas, que em termos políticos, é o pior insulto que se pode proferir.

Tal como no Estado Novo tudo o que se lhe opusesse era apelidado de comunista ... as ditaduras são todas muito parecidas, usam os mesmos métodos com roupagens diferentes ...

E facho?
pelo que vou lendo não passam de faces de uma mesma moeda......

Eu acho que se está a confundir "facho" com "criminoso" e, penso eu, não são a mesma "coisa"!... Diria que "facho" aproximar-se-á mais de "pensamento diferente da corrente" ("carneirada", se quiserem..) e "criminoso" (por esta óptica) será alguém que defende e / ou pratica actos ditatoriais sempre que o possa...

Significado de Facho

[Marinha] Luz que indica aos navios o caminho seguro; farol. Aparelho que ilumina; archote, brandão, lanterna. [Figurado] O que esclarece ou serve de luz intelectual: o facho da ciência. [Figurado] Tudo que serve de elemento para suscitar ou alimentar qualquer paixão: o facho do ódio.​

Significado de Facho

[Marinha] Luz que indica aos navios o caminho seguro; farol. Aparelho que ilumina; archote, brandão, lanterna. [Figurado] O que esclarece ou serve de luz intelectual: o facho da ciência. [Figurado] Tudo que serve de elemento para suscitar ou alimentar qualquer paixão: o facho do ódio.​

Pois é, devia ser assim!... O problema é que, na ânsia de que a confusão deturpe a significação, colapsando-lhe as margens, por assim dizer e desvirtuando o respectivo significado, o que é dito, aliás, pelo entrevistado, um dia seremos (...) incapazes de identificar o perigo real de algo verdadeiramente fascista, que ninguém de bem quer ver chegar e implantar-se...

• Gosto
Reações: nto
Pois é, devia ser assim!... O problema é que, na ânsia de que a confusão deturpe a significação, colapsando-lhe as margens, por assim dizer e desvirtuando o respectivo significado, o que é dito, aliás, pelo entrevistado, um dia seremos (...) incapazes de identificar o perigo real de algo verdadeiramente fascista, que ninguém de bem quer ver chegar e implantar-se...

Tenho que ir ter umas aulas de interpretação... não percebi nada. Quem é o entrevistado? Quais margens?

Epá, eu só fui perguntar ao Google, mais nada.

Voltar
Superior