O que é uma boa poupança?

Neste tópico também há algo que uns podem entender como poupança e outros como investimento:

Ora, poupança é aquele dinheiro que sobra ao fim do mês e que vai para a conta a ordem/DP a render 0,(0)% de juros ou aquele que alguns (poucos infelizmente) conseguem manter "de lado" (por exemplo, poupar para um "dia chuvoso", poupar para comprar o Ferrari [:D]) depois de reforçarem um eventual PPR/Fundo de Investimento/etc., algo que (se espera que) permita crescer o dinheiro?

E compras isso tudo todos os meses?h

Vou comprando, provavelmente não tudo todos os meses, mas algumas coisas várias vezes por mês.

Cá em casa são 4 mulheres, cada uma deve gastar 3 ou 4 vezes o champo que um homem gasta + amaciador, que eu nem uso, máquinas de roupa são umas boas 3 ou 4 por semana (todos fazemos desporto), loiça deve ser dia sim dia não também .....

Neste tópico também há algo que uns podem entender como poupança e outros como investimento:

Ora, poupança é aquele dinheiro que sobra ao fim do mês e que vai para a conta a ordem/DP a render 0,(0)% de juros ou aquele que alguns (poucos infelizmente) conseguem manter "de lado" (por exemplo, poupar para um "dia chuvoso", poupar para comprar o Ferrari [:D]) depois de reforçarem um eventual PPR/Fundo de Investimento/etc., algo que (se espera que) permita crescer o dinheiro?
Sem falar em alavancagem, só consegues investir o que poupares.

Sem falar em alavancagem, só consegues investir o que poupares.

Sim, claro. Mas por vezes fico com a ideia que em alguns destes tópicos se associa poupança = fazer uma piscina de moedas como o forreta do tio Patinhas.

Mas por vezes algumas pessoas gostam de poupar para investir em algo que complemente e quiçá um dia, substitua/aumente o rendimento.

A partir deste mês de Março até Setembro entro nos meses em que posso poupar o máximo que conseguir pois não tenho despesas de maior vamos lá ver como corre, começa já em Março metemos 520€ de parte mas o mais provável é só poupar uns 400€ ate final do mês mas vamos a ver[;)]

Eu já cheguei a uma fase que não olho a poupar, pago td com multibanco e quando faço levantamentos nem peço talão, ainda na semana passada dei por mim com 7k à ordem, na conta do dia a dia, e lá coloquei 4k de lado [:p]

Eu já cheguei a uma fase que não olho a poupar, pago td com multibanco e quando faço levantamentos nem peço talão, ainda na semana passada dei por mim com 7k à ordem, na conta do dia a dia, e lá coloquei 4k de lado [:p]
Fizeste bem é arriscado andar com tanto dinheiro à ordem eu sempre que junto algum coloco na conta poupança[;)]

Para mim poupar é chegar ao fim do mês e não ter precisado dessa quantia para nada, quantia essa que fica parada no banco apenas a acumular. [:D]

Sim, claro. Mas por vezes fico com a ideia que em alguns destes tópicos se associa poupança = fazer uma piscina de moedas como o forreta do tio Patinhas.

Mas por vezes algumas pessoas gostam de poupar para investir em algo que complemente e quiçá um dia, substitua/aumente o rendimento.
Eu tenho toda a minha poupança em investimentos. Não me faz qualquer sentido ter o dinheiro em depósitos parados. Obviamente que tenho interesse em que o dinheiro também trabalhe para mim.

Eu tenho um deposito programado que me retira no fim do mês logo 200€. Depois coloco mais algum caso sobre. Colocar mais de 200€ de parte no meu caso significava andar a contar muito o ordenado, assim consigo gastar o que quero sem gastar tudo [:D].

Eu tenho toda a minha poupança em investimentos. Não me faz qualquer sentido ter o dinheiro em depósitos parados. Obviamente que tenho interesse em que o dinheiro também trabalhe para mim.
Isso é uma bela ideia tenho pena de não estar por dentro dos investimentos mas tenho de me informar sobre isso[;)]

No início de cada mês coloco as contas a valores certos, o que sobra vai para a poupança.
Poupo mal recebo por assim dizer.

Não gosto de ter muito dinheiro à ordem. Já fui vítima de phishing ou lá como se diz e aprendi a não ter demasiado à ordem.

Mas por vezes algumas pessoas gostam de poupar para investir em algo que complemente e quiçá um dia, substitua/aumente o rendimento.[/QUOTE]

Invisto tudo o que consigo poupar até ao ponto de ficar com " zero" de poupança...

Mas cada vez junto mais, mais rápido e com maior facilidade (mais fontes de rendimentos).
Já tenho assegurada várias fontes de rendimentos (5), mesmo assim não pretendo ficar por aqui, dá- me um gozo tremendo ir criando aos poucos diversas fontes de rendimentos.

Última edição:
Invisto tudo o que consigo poupar até ao ponto de ficar com " zero" de poupança...

Mas cada vez junto mais, mais rápido e com maior facilidade (mais fontes de rendimentos).
Já tenho assegurada várias fontes de rendimentos (5), mesmo assim não pretendo ficar por aqui, dá- me um gozo tremendo ir criando aos poucos diversas fontes de rendimentos.

E quais são as tuas dicas?
Eu ando a poupar muito pouco e apenas em 2 "frentes" que estão ligadas à minha empresa e oferecem benefícios grandes (Plano de pensões e aquisição de acções).
A verdade é que o dinheiro que fica à ordem, acaba por ser gasto nalguma coisa... Como diz a música, "dinheiro na mão é vendaval".

E quais são as tuas dicas?
Eu ando a poupar muito pouco e apenas em 2 "frentes" que estão ligadas à minha empresa e oferecem benefícios grandes (Plano de pensões e aquisição de acções).
A verdade é que o dinheiro que fica à ordem, acaba por ser gasto nalguma coisa... Como diz a música, "dinheiro na mão é vendaval".

O principal objétivo passa por criar canais diferentes de rendimentos, não ficar dependente de só um rendimento.

Aproveitar os "excedentes" da actividade principal (sem nunca descurar esta) e aplicá-los noutras áreas que te permitam tirar um rendimento mensal.
Desta forma, se tiveres sucesso, aumentas drásticamente os teus rendimentos a tua segurança, e ficas preparado para uma qualquer oportunidade de negócio que possa surgir repentinamente.

Já exerci diferentes atividades principais e sempre as complementei com outras atividades que foram mudando com o tempo e com as necessidades de mercado.

Dito desta forma até parece fácil, mas não é...... e também não é de um dia para o outro..

Boa tarde pessoal das poupanças,

Com a aproximação do IRS dei por mim a pensar se não devia fazer um PPR, a ideia era utilizar o valor devolvido pelo IRS fazer um PPR sendo que poupava 700€ de IRS e ainda juntava uns trocos para a reforma ( 3500€ anuais )

Qual é a vossa opinião? a ideia é estúpida e devo gozar mais a vida ( opinião da mulher ) ou seria melhor outro tipo de poupança?

Boas,

Ninguém quer dar a sua opinião?

Voltar
Superior