O que é uma boa poupança?

Para uma família típica portuguesa levar uma vida razoável, que valor precisa de gastar por mês?
Aponto para os 1500/1750€.

Isto não tem pés nem cabeça. A não ser que nesses 1500/1750€ estejam incluídos a renda.

Por 1200 euros líquidos ao mês, um casal com 1 filho que tenha casa e carro pagos consegue ter uma vida relativamente folgada e sem grandes privações.

Acho que neste forum as pessoas vivem num mundo paralelo à realidade.

Agora se juntas aos 1500/1750€ a renda, então ok, já faz sentido.

Isto não tem pés nem cabeça. A não ser que nesses 1500/1750€ estejam incluídos a renda.

Por 1200 euros líquidos ao mês, um casal com 1 filho que tenha casa e carro pagos consegue ter uma vida relativamente folgada e sem grandes privações.

Acho que neste forum as pessoas vivem num mundo paralelo à realidade.

Agora se juntas aos 1500/1750€ a renda, então ok, já faz sentido.

Com renda ou CH claro. [;)]

Anda por aí um tópico das despesas...mas simulando um casal com um filho a levar uma vida normal não deverá sair muito daqui:

Casa:
Renda 350€
Tv,gas,luz,agua,condominio 150€
Alimentação 250€
Condominio, seguros 50€

Carro:
Prestação ou juntar para outro 200€
combustivel 100€
Seguros, iuc, manutenção 50€

Saude/Divrsos/Saidas/Roupa, etc:

Facilmente se gastam em média acima dos 300/400€

Total: 1550€

Pelo que, para poupar os tais 1/3 , aqui deveriam entrar limpos 2300 e picos euros.

Boa tarde pessoal das poupanças,

Com a aproximação do IRS dei por mim a pensar se não devia fazer um PPR, a ideia era utilizar o valor devolvido pelo IRS fazer um PPR sendo que poupava 700€ de IRS e ainda juntava uns trocos para a reforma ( 3500€ anuais )

Qual é a vossa opinião? a ideia é estúpida e devo gozar mais a vida ( opinião da mulher ) ou seria melhor outro tipo de poupança?

Boa tarde pessoal das poupanças,

Com a aproximação do IRS dei por mim a pensar se não devia fazer um PPR, a ideia era utilizar o valor devolvido pelo IRS fazer um PPR sendo que poupava 700€ de IRS e ainda juntava uns trocos para a reforma ( 3500€ anuais )

Qual é a vossa opinião? a ideia é estúpida e devo gozar mais a vida ( opinião da mulher ) ou seria melhor outro tipo de poupança?
O irs que vais fazer é de 2016. Já estás em 2017...

O pessoal as vezes delira um pouco com a poupança, então dizer que mais de um salário mínimo português posto todos os meses no banco depois de já ter vivido esse mesmo mês não é nada de extraordinário... Pessoas normais, com trabalhos normais não podem nem conseguem e muito menos auferem o suficiente para fazer poupanças milionárias!

Última edição:
O pessoal as vezes delira um pouco com a poupança, então dizer que mais de um salário mínimo português posto todos os meses no banco depois de já ter vivido esse mesmo mês não é nada de extraordinário... Pessoas normais, com trabalhos normais não podem nem conseguem e muito menos puderem o suficiente para fazer poupanças milionárias!
Eu até gosto do tópico mas evito de comentar esse tipo de posts, de tão desfasados da realidade que são... Num país em que o salário médio está bem abaixo dos 1000€, fala-se em poupar 700-800€ como sendo pouco [:D]

O pessoal as vezes delira um pouco com a poupança, então dizer que mais de um salário mínimo português posto todos os meses no banco depois de já ter vivido esse mesmo mês não é nada de extraordinário... Pessoas normais, com trabalhos normais não podem nem conseguem e muito menos auferem o suficiente para fazer poupanças milionárias!
Isso também é verdade. Em 2015 as famílias portuguesas pouparam 4,4% do rendimento disponível. De 2016 ainda não conheço dados, mas não é difícil perceber que basta poupar acima dos 10% para já se destacar da média como bom objectivo.

Falar em poupar um terço dos rendimentos naturalmente não será com salário mínimo e nem com o médio.

Anda por aí um tópico das despesas...mas simulando um casal com um filho a levar uma vida normal não deverá sair muito daqui:

Casa:
Renda 350€
Alimentação 250€
Condominio, seguros 50€

Carro:
combustivel 100€

Pelo que, para poupar os tais 1/3 , aqui deveriam entrar limpos 2300 e picos euros.
Compreendo tudo menos a prestação do carro + despesas de 'saídas', roupas, etc.

Mas faz sentido estar a pagar uma casa/renda e um carro ao mesmo tempo? Depois queixam-se de caso a vida dê para o torto, andarem individados até ao pescoço.

E essas despesas? 300 a 400€ por mês? Isto só pode ser a brincar.

Casa:
Renda 350€
Alimentação 250€
Condominio, seguros 50€

Carro:
combustivel 100€

Acho que esses valores estão um bocado puxados para baixo.

Em relação ao CH apontava mais para os 500€.
Despesas inerentes á casa punha mais 100€ em cima (algum imprevisto com os electrodomésticos, etc...)
Alimentação aqui em casa são 300€ para 2 pessoas. Eu punha mais 100 para uma.
Combustível/passe 100€ não dá para duas pessoas irem trabalhar. Mais 50€ e não se podem esticar muito.

Em diria que para viver BEM e folgado um casal e um filho, na minha opinião, gastavam cerca de 1750€ mensais.
Considerando uma poupança de 500€ mês precisavam de ganhar 2250€ líquidos...

Eu até gosto do tópico mas evito de comentar esse tipo de posts, de tão desfasados da realidade que são... Num país em que o salário médio está bem abaixo dos 1000€, fala-se em poupar 700-800€ como sendo pouco [:D]

Eu digo isso porque já trabalhei em Portugal, mudei para o a Suíça e mesmo com salários muito mais elevados não se poupam dezenas de milhares todos os anos com uma vida normal e venho aqui ver que 7500 por ano em Portugal não é nada de mais, quando aqui um salário de 3 mil limpos é a norma... É por isso que começo a desconfiar do que se escreve, conheço duas realidades distintas e na melhor delas não é fácil poupanças gigantes... quanto mais em Portugal. [:D]

Isso também é verdade. Em 2015 as famílias portuguesas pouparam 4,4% do rendimento disponível. De 2016 ainda não conheço dados, mas não é difícil perceber que basta poupar acima dos 10% para já se destacar da média como bom objectivo.

Falar em poupar um terço dos rendimentos naturalmente não será com salário mínimo e nem com o médio.

E diz-me, para que precisas de poupar todos os cêntimos que ganhas ? Viver sabe bem, gastar algum dinheiro idem. [:D]

Uma familia de 3 só gasta 250€ em alimentação? Aonde?

Três pessoas equivale a 180 refeições/mês sem contar com o pequeno almoço e lanche....

250:180= 1.38€ cada refeição.. impossível a não ser que se faça uma alimentação desiquilibrada.

Depois á que juntar ainda produtos de higiene e limpeza, consumiveis, etc... no fundo diria que uma familia de 3 gasta por mês fácilmente 500€ mês em supermercado.

Três pessoas equivale a 180 refeições/mês sem contar com o pequeno almoço e lanche....

250:180= 1.38€ cada refeição.. impossível a não ser que se faça uma alimentação desiquilibrada.

Depois á que juntar ainda produtos de higiene e limpeza, consumiveis, etc... no fundo diria que uma familia de 3 gasta por mês fácilmente 500€ mês em supermercado.

Quando sou eu a dizer isto chamam-me maluco [:D]

Aliás, quando eu digo que gasto sempre acima de 500 euros por mês em supermercado (somos 3 em casa) não compreendem como é que eu consigo gastar tanto.

E olha que eu não compro porcarias no supermercado (guloseimas e afins). E compro muita coisa de marca branca.

Eu não consigo é perceber como 2 pessoas gastam 200€ por mês em supermercado.

Alguém podia por favor explicar? É que sempre que vou e trago meia dúzia de coisas são 30/40€....

Somos 3 e em Dezembro gastei 730,00 e em Janeiro 630.

Isso dos gastos no supermercado vai depender de quantas refeicoes se fazem em casa.
Uma refeicao normalmente custa cerca de 3€-4€ por pessoa. Daí que fazendo uma refeicao por dia em casa dá um intervalo de 180€ a 240€ por mes para duas pessoas.

Este tópico não representa, de forma alguma, a realidade nacional.

Ainda assim, há que perceber que os gastos das pessoas diferem bastante e, por isso, não se pode resumir tudo à aritmética.

Quando se fala em poupança, temos de ter em conta que nem todos olhamos para a vida e para o dinheiro da mesma forma. Se há pessoas que ficam felizes por poupar, há quem prefira gastá-lo de outra forma.

Isto não quer dizer que alguém está mais certo do que o outro. São apenas perspectivas diferentes.

Em termos muito práticos, podemos pensar em pessoas com rendimentos semelhantes.
Vão de férias para o mesmo sítio, mas um escolhe tudo com base no preço, mas o outro escolhe coisas melhores. Logo, mais caras.
No fim, um gastou 600 euros por pessoa e o outro gastou 1000 euros. Na ideia, fica que ambos foram de férias.

Tal como há quem goste de gastar dinheiro em jantares em bons restaurantes, ou que goste de comprar roupa.

Todas essas coisas afetam a capacidade de poupança. Mas a verdade é que, no final, ambos podem ser igualmente felizes.

Voltar
Superior