O que é uma boa poupança?

Alguém me consegue explicar quanto paga de impostos um salário anual de por exemplo 100 mil euros (para ser fácil de calcular)?

A informação que encontro na net é confusa e contraditória.

penso que seja algo do género:

até 7091€ - 14.5% - pagas 1028,195€
de 7091 a 20261€ - 28.5% - pagas 3753,45€
de 20261 a 40522€ - 37% - pagas 7496,57€
de 40522 a 80640€ - 45% - pagas 18053,1€
de 80640 a 100000€ - 48% - pagas 9292,8€

taxa de solidariedade de 2.5% nos rendimentos entre 80k e 100k - pagas 2500€

segurança social 11% - pagas 11k€

pagarás no total algo a rondar (falta ainda a sobretaxa) ~53124,12€

Alguém me consegue explicar quanto paga de impostos um salário anual de por exemplo 100 mil euros (para ser fácil de calcular)?

Podes pesquisar online "calculadora de salário líquido", basta dividir os 100k por 14 e o resto depende, mas é preencher.

Mas isso em números redondos metade são impostos.

Sim, parte é SS, mas isso para mim é cada vez mais imposto do que garantia de reforma no futuro...

100000/14=7142

mês a mês tiram 11% SS
e 37.5% IRS (usei casado 2 titulares a titulo exemplo, pode variar)

não sei se ainda vigora alguma sobretaxa (edit: parece que há sobretaxa de 109€)

ficam 3570 * 14 = 49 980 , cerca de metade dos 100k

de qualquer modo, com o simulador IRS, podes fazer melhores contas

Última edição:
A parte de ter de dividir por 14 é que não faz sentido para quem recebe maioritariamente em bónus. Obrigado pela ajuda.

Última edição:
Não quero estar a enganar ninguém, mas recebo bónus mensal (valor baixo) e penso que não seja taxado, pelo menos mensalmente. Só se levar acerto na altura do IRS. E o bónus até veio mesmo para essa finalidade. Mas como digo não quero enganar ninguém, não tenho certezas. Esta parte da contabilidade passa-me um bocado ao lado.
Por exemplo para fazer um crédito, o valor de bónus em recibo de ordenado acho que nem é considerado.

Easy, ~50% e não penses mais... Não consegues pedir aquele regime de quem não teve morada fiscal durante x anos em Portugal e consequentemente oferecem durante 5 anos um impsoto mais baixo?

Os prémios são taxados em SS e IRS e neste último caso como somam ao vencimento base o escalão de IRS dispara.
Uma forma que algumas empresas estão a adotar é poder pagar por exemplo, o prémio anual ou parte dele em tickets infância ou educação. Isto para quem possa ou queira beneficiar dessa forma.
Aí estão isentos de IRS e SS.

Os prémios são taxados em SS e IRS e neste último caso como somam ao vencimento base o escalão de IRS dispara.
Uma forma que algumas empresas estão a adotar é poder pagar por exemplo, o prémio anual ou parte dele em tickets infância ou educação. Isto para quem possa ou queira beneficiar dessa forma.
Aí estão isentos de IRS e SS.
Eu recebo ambos. Ticket infância é valor fixo (foi negociado com o ordenado) e prémio é variável.

De vez em quando também há ajudas de custo...

Não quero estar a enganar ninguém, mas recebo bónus mensal (valor baixo) e penso que não seja taxado, pelo menos mensalmente. Só se levar acerto na altura do IRS. E o bónus até veio mesmo para essa finalidade. Mas como digo não quero enganar ninguém, não tenho certezas. Esta parte da contabilidade passa-me um bocado ao lado.
Por exemplo para fazer um crédito, o valor de bónus em recibo de ordenado acho que nem é considerado.

Quase de certeza que recebes é uma ajuda de custo, ou o tradicional "meter km". [;)]

Em Espanha é a lei Beckam
Lol

Yap. Ainda falam que a bola não traz nada de bom :)

Eu gosto muito também do modus operandi dos alemães. Caso a tua cônjuge esteja num escalão mais baixo, todo o rendimento do casal é englobado nesse escalão. Ou seja a maioria dos gajos que ganham bem as mulheres tem um par-time e pronto.

Voltar
Superior