O que é uma boa poupança?

Sim. Comecei com 25 anos.
Quando falo poupança é essa mesmo.

Para mim poupança propriamente dita é aquele dinheiro com o objectivo de guardar.

Aliado a isso, tenho uma plantação de castanheiros com potencial de rentabilidade minimo daqui a 20anos de 15/20.000€/colheita.

Ainda, claro, todos os bens que vêm da geração anterior. Aliando a isso todo o valor que estou a pensar reter durante a minha vida útil.

Comecei também em Janeiro de 2017 uma poupança mensal para o filho, que não englobo na minha poupança.

É pouco, mas juntei lhe 500€este ano. Lol

Última edição:
O objetivo é poder dar—lhe o que me fez falta, ou seja, algum € quando decidi juntar me com a Maria.

Fazes bem.[;)]
Também tenho feito para as minhas, mas como são duas, tem de ser a dividir por 2.
Queria ver se conseguia ir ao ritmo de 1000€/ano para cada uma.
Mesmo não sendo muito, mais vale 20K € aos 20 anos do que zero.

Obrigatório nao. O valor metido no PPR ate 1 maximo de 6768 anuais nao e taxado em IRS.

Ou seja no meu caso alem dos 6768 investidos no PPR pago menos 2000 em impostos.

O PPR garantido trm 0.5% juros. Eu arrisquei e meti num fundo que promete 4%. Mas posso perder dinheiro.

Mas as vantagens fiscais mantem-se.

Obrigatório nao. O valor metido no PPR ate 1 maximo de 6768 anuais nao e taxado em IRS.

Ou seja no meu caso alem dos 6768 investidos no PPR pago menos 2000 em impostos.

O PPR garantido trm 0.5% juros. Eu arrisquei e meti num fundo que promete 4%. Mas posso perder dinheiro.

Mas as vantagens fiscais mantem-se.

Ok, mas não há nenhuma componente pública?

Fazes bem.[;)]
Também tenho feito para as minhas, mas como são duas, tem de ser a dividir por 2.
Queria ver se conseguia ir ao ritmo de 1000€/ano para cada uma.
Mesmo não sendo muito, mais vale 20K € aos 20 anos do que zero.
O meu a caminho dos 2 anos, tb já te uma poupança de 3k e em janeiro volto a reforçar os FI dele, tb coloco lá td que ele recebe de € em prendas [;)]
Quanto às minhas poupanças, em média coloco 5k/ano....

Última edição:
É pá, poupanças para os putos metam isso a render num ETF ou fundo de baixo custo que faça index ao SP500 ou outras bolsas mundiais. Não faz sentido ter isso a render 0.4% numa conta poupança quando pode em média crescer 8-10% ao ano, principalmente quando o horizonte temporal é a 20 ou mais anos e se pretende fazer reforços frequentes anuais!

É pá, poupanças para os putos metam isso a render num ETF ou fundo de baixo custo que faça index ao SP500 ou outras bolsas mundiais. Não faz sentido ter isso a render 0.4% numa conta poupança quando pode em média crescer 8-10% ao ano, principalmente quando o horizonte temporal é a 20 ou mais anos e se pretende fazer reforços frequentes anuais!
Foi o que fiz aos € do meu puto, tudo no, MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc (LU0094560744) , reforço sempre que recebe € e já vai com +15% [;)]

O meu a caminho dos 2 anos, tb já te uma poupança de 3k e em janeiro volto a reforçar os FI dele, tb coloco lá td que ele recebe de € em prendas [;)]
Quanto às minhas poupanças, em média coloco 5k/ano....

O teu vai bem lançado.[;)]
A minha mais velha tem 10 anos tem-> 10K a mais nova tem 6 anos -> 6K. São trocos, mas é também para incutir de alguma forma a elas desde pequenas que o poupar alguma coisa é positivo.
Realmente são tentadores alguns fundos e acredito que a 20 anos ou mais (pelo o histórico) darão mais que uma rentabilidade "fixa" num depósito, num Certificado, etc.
Mas fico sempre um pouco apreensivo se um gajo tem azar de entrar num pico e apanhar uma época longa má...
Por exemplo falou-se aí no S&P500, que tem subido brutalmente nos últimos tempos...mas vendo o gráfico, uma entrada no ano 2000 (acima dos 1500 pontos), ao fim de 9 anos em Fev de 2009 (abaixo dos 750 pontos) implicava ter menos de metade....Não devia ser muito animador...

Não sou muito apologista dessa estratégia de poupança que passa por dispersar muito os nossos recursos. Para uma casal com 2 ou mais filhos, ter de pôr todos uns meses um x na conta de cada um, mais a própria poupança, mais a poupança para a casa, para o carro, para as férias, para uma doença....acaba por dispersar muito acabando por sobrarem migalhas para colocar em "cada um dos potes"..
Prefiro antes canalizar toda a minha poupança num único objetivo de modo a concretizá-lo o mais rápido possível e de modo a maximizar os ganhos.
Os meus filhos nunca tiveram conta bancária, nem precisam, prefiro antes que quando chegarem à fase adulta eu tenha capacidade económica para os ajudar no que for preciso.
Mas pronto, são estratégias e cada um deve seguir com a que achar melhor.

A minha mais velha tem 10 anos tem-> 10K a mais nova tem 6 anos -> 6K. São trocos, mas é também para incutir de alguma forma a elas desde pequenas que o poupar alguma coisa é positivo.
Realmente são tentadores alguns fundos e acredito que a 20 anos ou mais (pelo o histórico) darão mais que uma rentabilidade "fixa" num depósito, num Certificado, etc.
Mas fico sempre um pouco apreensivo se um gajo tem azar de entrar num pico e apanhar uma época longa má...
Por exemplo falou-se aí no S&P500, que tem subido brutalmente nos últimos tempos...mas vendo o gráfico, uma entrada no ano 2000 (acima dos 1500 pontos), ao fim de 9 anos em Fev de 2009 (abaixo dos 750 pontos) implicava ter menos de metade....Não devia ser muito animador...

E vê lá o que lhe aconteceu desde Fev 2009 [;)]

A 20 anos, a coisa normaliza, e os reforços anuais fazem com que as compras nos períodos negros amortizem as compras nos períodos em alta (cost averaging).

Só prestem é muita atenção aos fees, taxas, etc! O fundo que falaram acima é caríssimo!!!

E vê lá o que lhe aconteceu desde Fev 2009 [;)]

A 20 anos, a coisa normaliza, e os reforços anuais fazem com que as compras nos períodos negros amortizem as compras nos períodos em alta (cost averaging).

Só prestem é muita atenção aos fees, taxas, etc! O fundo que falaram acima é caríssimo!!!
Carissimo, onde!? Iniciei-o no ano passado com 500€ e tem ups a 25€ no best....

Coloco tudo que ele recebe em €, depois tb vendo roupas como novas, sapatilhas, etc e apesar de ter sido eu a pagar, como são dele coloco na poupança dele [;)]
Mas tb é uma estratégia boa a que usas, basta 1k/ano, o que se consegue facilmente....

Voltar
Superior