Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Para Portugal é bom. É 1 salario.
O objetivo é poder dar—lhe o que me fez falta, ou seja, algum € quando decidi juntar me com a Maria.
Eu subscrevi agora um PPR variavel.
No pior caso pouoo ate aos meus 65 180 000 (90% garantido).
No melhor dos casos 320 000.
Obrigatório nao. O valor metido no PPR ate 1 maximo de 6768 anuais nao e taxado em IRS.
Ou seja no meu caso alem dos 6768 investidos no PPR pago menos 2000 em impostos.
O PPR garantido trm 0.5% juros. Eu arrisquei e meti num fundo que promete 4%. Mas posso perder dinheiro.
Mas as vantagens fiscais mantem-se.
Ok, mas não há nenhuma componente pública?
O meu a caminho dos 2 anos, tb já te uma poupança de 3k e em janeiro volto a reforçar os FI dele, tb coloco lá td que ele recebe de € em prendas [Fazes bem.[]
Também tenho feito para as minhas, mas como são duas, tem de ser a dividir por 2.
Queria ver se conseguia ir ao ritmo de 1000€/ano para cada uma.
Mesmo não sendo muito, mais vale 20K € aos 20 anos do que zero.
Foi o que fiz aos € do meu puto, tudo no, MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc (LU0094560744) , reforço sempre que recebe € e já vai com +15% [É pá, poupanças para os putos metam isso a render num ETF ou fundo de baixo custo que faça index ao SP500 ou outras bolsas mundiais. Não faz sentido ter isso a render 0.4% numa conta poupança quando pode em média crescer 8-10% ao ano, principalmente quando o horizonte temporal é a 20 ou mais anos e se pretende fazer reforços frequentes anuais!
O meu a caminho dos 2 anos, tb já te uma poupança de 3k e em janeiro volto a reforçar os FI dele, tb coloco lá td que ele recebe de € em prendas []
Quanto às minhas poupanças, em média coloco 5k/ano....
Foi o que fiz aos € do meu puto, tudo no, MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc (LU0094560744) , reforço sempre que recebe € e já vai com +15% []
O meu a caminho dos 2 anos, tb já te uma poupança de 3k e em janeiro volto a reforçar os FI dele, tb coloco lá td que ele recebe de € em prendas []
Quanto às minhas poupanças, em média coloco 5k/ano....
O teu vai bem lançado.[]
A minha mais velha tem 10 anos tem-> 10K a mais nova tem 6 anos -> 6K. São trocos, mas é também para incutir de alguma forma a elas desde pequenas que o poupar alguma coisa é positivo.
Realmente são tentadores alguns fundos e acredito que a 20 anos ou mais (pelo o histórico) darão mais que uma rentabilidade "fixa" num depósito, num Certificado, etc.
Mas fico sempre um pouco apreensivo se um gajo tem azar de entrar num pico e apanhar uma época longa má...
Por exemplo falou-se aí no S&P500, que tem subido brutalmente nos últimos tempos...mas vendo o gráfico, uma entrada no ano 2000 (acima dos 1500 pontos), ao fim de 9 anos em Fev de 2009 (abaixo dos 750 pontos) implicava ter menos de metade....Não devia ser muito animador...
Carissimo, onde!? Iniciei-o no ano passado com 500€ e tem ups a 25€ no best....E vê lá o que lhe aconteceu desde Fev 2009 []
A 20 anos, a coisa normaliza, e os reforços anuais fazem com que as compras nos períodos negros amortizem as compras nos períodos em alta (cost averaging).
Só prestem é muita atenção aos fees, taxas, etc! O fundo que falaram acima é caríssimo!!!
Coloco tudo que ele recebe em €, depois tb vendo roupas como novas, sapatilhas, etc e apesar de ter sido eu a pagar, como são dele coloco na poupança dele [O teu vai bem lançado.[]
A minha mais velha tem 10 anos tem-> 10K a mais nova tem 6 anos -> 6K. São trocos, mas é também para incutir de alguma forma a elas desde pequenas que o poupar alguma coisa é positivo.
Realmente são tentadores alguns fundos e acredito que a 20 anos ou mais (pelo o histórico) darão mais que uma rentabilidade "fixa" num depósito, num Certificado, etc.
Mas fico sempre um pouco apreensivo se um gajo tem azar de entrar num pico e apanhar uma época longa má...
Por exemplo falou-se aí no S&P500, que tem subido brutalmente nos últimos tempos...mas vendo o gráfico, uma entrada no ano 2000 (acima dos 1500 pontos), ao fim de 9 anos em Fev de 2009 (abaixo dos 750 pontos) implicava ter menos de metade....Não devia ser muito animador...