O que é uma boa poupança?

Não sou muito apologista dessa estratégia de poupança que passa por dispersar muito os nossos recursos. Para uma casal com 2 ou mais filhos, ter de pôr todos uns meses um x na conta de cada um, mais a própria poupança, mais a poupança para a casa, para o carro, para as férias, para uma doença....acaba por dispersar muito acabando por sobrarem migalhas para colocar em "cada um dos potes"..
Prefiro antes canalizar toda a minha poupança num único objetivo de modo a concretizá-lo o mais rápido possível e de modo a maximizar os ganhos.
Os meus filhos nunca tiveram conta bancária, nem precisam, prefiro antes que quando chegarem à fase adulta eu tenha capacidade económica para os ajudar no que for preciso.
Mas pronto, são estratégias e cada um deve seguir com a que achar melhor.

Percebo o que dizes.
Tu estás no mundo dos negócios, nem todos temos acesso/jeito para esse mundo. [;)]
Estás num país rico e que possibilita mexeres/fazeres muito dinheiro.
Gostas de aplicar em imobiliário e tens fundos que te permitem faze-lo penso que sem recorrer à banca.
Em Portugal os assalariados na sua esmagadora maioria não o poderá fazer.
Por exemplo para mim (e já pensei faze-lo) se quiser investir em mais um imóvel (para rendimento), para ser mais rentável tem de ser sem envolvimento da banca...neste caso, também não seriam os escassos 16000€ desviados para o lado das miúdas que iriam ser decisivos, quando as quantias envolvidas nesse tipo de investimento são quase sempre nos 6 dígitos.

Gavela, também recorro, e muito, á banca para financiar os meus investimentos, não é tudo capital próprio.
Esses 16k que tens nas contas das crianças mais o que provavelmente terás teu, todo junto e canalizado num só investimento, secalhar já daria um retorno engraçado e superior ao que está a render agora por estar fragmentado.

Gavela, também recorro, e muito, á banca para financiar os meus investimentos, não é tudo capital próprio.
Esses 16k que tens nas contas das crianças mais o que provavelmente terás teu, todo junto e canalizado num só investimento, secalhar já daria um retorno engraçado e superior ao que está a render agora por estar fragmentado.

oscarcc, se possível para mim não queria recorrer mais a banca. Juros, comissões de gestão, seguros de vida, cartões, modalidades xpto etc, etc, estou farto desse papanço.

Que exemplo me darias de um só investimento?

Mas um gajo também não pode ter tudo no mesmo cesto!

Repara, eu vêjo o banco como um amigo e não como um inimigo, logicamente que eles estão lá para ganhar o deles, mas se eu conseguir ganhar dinheiro com o dinheiro deles, porque não?

Ainda este agosto usei um montante igual ao teu para dar entrada para um t1, o resto foi financiado, está a dar um retorno líquido de 200 € mês. Um dia será para uma das minhas filhas.

Nao gosto de investir em produtos financeiros, mas se fosse o caso , acho que era preferível pôr tudo no mesmo produto, do que diversificar. Isto para montantes baixos, claro.

Apartir dos 20k se calhar já seria mais prudente a diversificação.....

O que dizes do T1, é que depois de tirada a prestação ao banco, os seguros, as comissões, os impostos todos, o condomínio, etc, etc, sobra ainda 200€ liquido por mês de retorno?
Conseguiste logo arrendar facilmente em aluguer de longa duração?

Eu realmente tenho as coisas um bocado espalhadas...

Na suiça extiste 3 pilares, 1 2 e 3
Pilar 1, é os descontos que fazes para o estado, todos tem de fazer e quando chegares a reforma, com os calculos que eles tem, no maximo recebes do estado 2000 e poucos euros

Pilar 2, só começas a fazer quando o teu salario bruto anual atinge um certo patamar, acho que da em torno de 4 mil e picos mensais que tens de ganhar, aqui descontas tu e a tua entidade patronal e é obrigatório. Será o teu complemento de reforma. Ou seja o dinheiro que o estado te der juntas mais este, mas se vieres da suiça para o teu pais de origem tens de levantar esse dinheiro todo de uma vez, não podes deixar la ficar.

Pilar 3, é facultativo, e existem 2 variantes, ou "seguro de vida" ou do estilo PPR, tem taxas maximas de dinheiro que podes meter la mensalmente e tecto maximo. Es obrigado a fazer isso durante 5/10anos mal comeces para as deduções fiscais serem validas senao tens de devolver tudo o que te deduziram fiscalmente

"Fundos PPR nunca captaram tanto dinheiro

As subscrições em fundos de poupança para a reforma têm vindo a aumentar e os PPR já são a categoria que capta mais investimento em Portugal. Entre Janeiro e Novembro, captaram mais de 633 milhões de euros."

"Fundos PPR nunca captaram tanto dinheiro

As subscrições em fundos de poupança para a reforma têm vindo a aumentar e os PPR já são a categoria que capta mais investimento em Portugal. Entre Janeiro e Novembro, captaram mais de 633 milhões de euros."

O dinheiro colocado em PPR é contabilizado para efeitos de cálculo da poupança das famílias?

É que são frequentes as notícias de que a taxa de poupança não para de cair.

Também já fiz o meu reforço anual de ppr. É um produto interessante fiscalmente e até do ponto de vista do rendimento, e também para diversificar.

CTPM
"...para as subscrições realizadas em janeiro de 2014, o valor de 2,10% será acrescido à taxa de juro base do quarto ano (5,0%), fixando a taxa de remuneração bruta no quarto ano em 7,10%."

https://www.igcp.pt/fotos/editor2/2...s/IGCP_20171228_NotaExplicativaPremioCTPM.pdf

Olha que boa noticia. Ainda bem que meti lá tudo que tinha naquela altura na conta à ordem.
Houve quem me avisasse que era perigoso e tal....que Portugal estava a ser intervencionado e se corresse mal ainda ia perder algum por haircut.

Ainda por cima penso que esse Alves Ribeiro nem capital garantido tem...

O Alves Ribeiro é um fundo de investimento como outro qualquer comercializado pelo Best (ou BIG ou Invest)..

Que, para além de poder ser subscrito como fundo de investimento, também pode ser subscrito como se de um PPR se tratasse (por causa das vantagens fiscais).

O que é uma boa poupança?

Os certificados novos ao fim de 5 anos não perde assim tanto, agora esses de 2015 a diferença era grande.

Última edição:
Voltar
Superior