O que é uma boa poupança?

Em despesas fixas (água, luz, gás, tv, telemóveis, condomínio, prestação) gasto cerca de 16%.

Ok, estive a calcular isso para mim e gasto no total cerca de 20% nessas despesas. :sh) Mas bastava ter uma casa mais barata e facilmente descia abaixo dos 16%.

Seems legit...[:D]

Claro que é estranho. Mesmo falando desses 5.000€ líquidos, 16% significa 800€ para todas essas despesas. Agora corta para metade e logo vês a "estranheza" de gastar apenas 400€ nisso tudo. A não ser que estejas a falar da prestação do telemóvel em 48 meses. [:D]

Não tenho outras prestações a não ser o CH. [;)]

Provavelmente quem ganha 5000€ limpos já tem casa paga.

Entre água, luz e gás de um casarão pode gastar uns 300€... Sobram 500€.
As coisas raramente são assim!
Cada um com mais ou menos reservas vai ajustar a vida ao que ganha!

Uma pessoa que ganha 5 mil por mês tem tendência em comprar um carro mais caro casa mais cara. Ficar em Hotéis melhores e logo tb terá o seu crédito. Ou seja ajusta a vida a esses ganhos.

Uma vida cheia de poupanças com grandes restrições não é vivida! Poupar para ter aos 65 anos qq coisa é errado vão estar velhos (com sorte sem doenças) . Vão estar com pouca vontade d fazer as coisas. Vão estar a comer menos. As articulações não vão ser as mesmas. As faculdades mentais já estão bem mais reduzidas.
Conheço muita gente que poupou para uma reforma para viajar ter um bom carro etc., e um ano depois aparece um cancro ou tem um AVC é lá vai toda a qualidade de vida. É mais frequente do que pensamos!

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

As coisas raramente são assim!
Cada um com mais ou menos reservas vai ajustar a vida ao que ganha!

Uma pessoa que ganha 5 mil por mês tem tendência em comprar um carro mais caro casa mais cara. Ficar em Hotéis melhores e logo tb terá o seu crédito. Ou seja ajusta a vida a esses ganhos.

Uma vida cheia de poupanças com grandes restrições não é vivida! Poupar para ter aos 65 anos qq coisa é errado vão estar velhos (com sorte sem doenças) . Vão estar com pouca vontade d fazer as coisas. Vão estar a comer menos. As articulações não vão ser as mesmas. As faculdades mentais já estão bem mais reduzidas.
Conheço muita gente que poupou para uma reforma para viajar ter um bom carro etc., e um ano depois aparece um cancro ou tem um AVC é lá vai toda a qualidade de vida. É mais frequente do que pensamos!

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Depois começa a aproximar-se a idade da reforma e vota-se cada vez mais à esquerda pois são esses que lhes vão dar melhores reformas (€€€), passando as contas (outra vez) pras gerações futuras.

Repara, poupar 50-90% do salario liquido não signifique que depois não se estoure 10-20mil euros em ferias por ano.

Gasto 12% do rendimento líquido na prestação da casa, por isso parece ser possível pagar todas as contas indicadas com 16%.

Vamos dizer que da prestação da casa são 250 euros, isso já serão 2000 euros liquidos por mês. Como é obvio é bem acima da média.

Isto claro considerando que se vive sozinho.

Vamos dizer que da prestação da casa são 250 euros, isso já serão 2000 euros liquidos por mês. Como é obvio é bem acima da média.

Isto claro considerando que se vive sozinho.
A lógica é comprar uma casa abaixo das possibilidades. ;)

A margem e tranquilidade financeira é enorme e posso pensar comprar outra habitação de forma tranquila quanto a créditos. Mas a poupança líquida cada vez me parece mais atractiva face bens físicos.

Está certo mas, pegando no exemplo dado, a um pagamento de 250€ para casa corresponderia um gasto de apenas 80€ em tudo o resto....

edit: Convenhamos que é preciso ter-se mesmo muita vontade em poupar. [;)]

Última edição:
Está certo mas, pegando no exemplo dado, a um pagamento de 250€ para casa corresponderia um gasto de apenas 80€ em tudo o resto....

edit: Convenhamos que é preciso ter-se mesmo muita vontade em poupar. [;)]

Epa também não vivo num barraco para poupar. Comprei a casa nova e em zona central da cidade que cumpre as minhas necessidades em quantidade e qualidade. Para quê comprar algo que não necessito nem uso? Só precisava de uma garagem maior, que é um ponto a analisar na compra da próxima casa.

melhor conta poupança que anda por ai, tendo em conta os gastos de manutençao com a conta?

queria conta poupança que rendesse mas sem ter custos manutençao com a conta, como nos ctt ou no activo banco. o que recomendam?

Voltar
Superior