O que é uma boa poupança?

Já agora, os etf's da vanguard em média estão a dar 10% ao ano (li isso algures). Fui parvo e fiz simulações a 10 anos num Excel...Agora sempre que gasto dinheiro e n o invisto, choro por dentro :sh)

E estoura tudo no aluguer de 3 garagens!

Para isso, fica cá...

Estava a falar do meu caso sem carro.

No caso do que foi pra Suíça, achas mesmo que o aluguer das 3 garagens faz mossa? Fogo, entre poupar 30% em Portugal ou 20 % na Suíça....Suíça sempre.

Btw sugestão pra quem viaja. Liguem o Tinder em Zurique e Amsterdão.

Já agora, os etf's da vanguard em média estão a dar 10% ao ano (li isso algures). Fui parvo e fiz simulações a 10 anos num Excel...Agora sempre que gasto dinheiro e n o invisto, choro por dentro :sh)

Atenção que performance passada não é garantia de performance futura.

Eu pessoalmente uso o Wealthfront. Engloba um ETF da Vanguard (VTI) e outras coisas. O rendimento está a ser razoável, mas nada de 10% ao ano. De um dia para o outro pode-se perder ou ganhar uns milhares, é um bocado assustador por vezes.

Última edição:
Atenção que performance passada não é garantia de performance futura.

Eu pessoalmente uso o Wealthfront. Engloba um ETF da Vanguard (VTI) e outras coisas. O rendimento está a ser razoável, mas nada de 10% ao ano. De um dia para o outro pode-se perder ou ganhar uns milhares, é um bocado assustador por vezes.

Vives nos States? Estou a pensar testar a ETFMatic, hoje até abri uma conta demo, pelo que sei é a única a funcionar na Europa deste género, logo a única hipótese para aqui para os tugas. Consegues saber em detalhe os investimentos? Ou é genérico? Qual o teu tipo de risco? É que nao fazer 10% ao ano nao é lá muito impressionante...um ETF a replicar as acoes mundiais dá 10,8% nos últimos 5 anos! Indo para indices especificos nos States dá para subir para os 15%...como esse da Vanguard que tens.

Sim.

O nível de detalhe dos investimentos é adequado a um investidor pouco técnico.
Divide o património em categorias (x% em acções Americanas , y% em acções estrangeiras, z% em recursos naturais, etc). Depois podes detalhar cada categoria e ver quantas acções tens de cada um dos diferentes ETFs.

O nível de risco escolhido pelo investidor é um simples número de 0 a 10 e afecta a repartição dos fundos pelas diferentes categorias. Penso que um perfil de risco maior leva a que uma maior percentagem seja investida na bolsa Americana.

O retorno pode não ser mirabolante mas a diversificação também reduz a exposição ao risco (supostamente, no início de Fevereiro foi um descalabro, desceu tudo).

Acredito que um investidor bem informado consiga fazer melhor. Mas para mim está bom, dá pouco trabalho e até ver está a render mais que no banco.

Última edição:
Sim.

O nível de detalhe dos investimentos é adequado a um investidor pouco técnico.
Divide o património em categorias (x% em acções Americanas , y% em acções estrangeiras, z% em recursos naturais, etc). Depois podes detalhar cada categoria e ver quantas acções tens de cada um dos diferentes ETFs.

O nível de risco escolhido pelo investidor é um simples número de 0 a 10 e afecta a repartição dos fundos pelas diferentes categorias. Penso que um perfil de risco maior leva a que uma maior percentagem seja investida na bolsa Americana.

O retorno pode não ser mirabolante mas a diversificação também reduz a exposição ao risco (supostamente, no início de Fevereiro foi um descalabro, desceu tudo).

Acredito que um investidor bem informado consiga fazer melhor. Mas para mim está bom, dá pouco trabalho e até ver está a render mais que no banco.
Obrigado! Parece ser muito semelhante ao ETFmatic. Tenho que refletir se confio nesse robot ou se prefiro ser eu a escolher os fundos.

É só malta poupadinha pro aqui!

Quem me dera chegar às Vossas poupanças!

Poupo algum principalmente aquando das entradas do IRS, férias e prémio anual da empresa (este não é certo), de resto no dia-a-dia dou por mim a poupar muito pouco!!

[8b][8b]

Tenho rendimentos um pouco acima de 1000€ liquidos e uma filha!!

Basicamente é isto!

Se estivermos a falar de sub. ferias, natal e IRS, se conseguirmos poupar 3000€ anuais, não me parece uma má poupança!

Por acaso o seguro também bate mas é em Maio e Novembro.

Quer os seguros, quer o imi não me fazem grande mossa no orçamento.

Ando a gastar muito em restaurantes e mordomias.
Restaurantes e supermercado juntas quase que fazem 700€ em alguns meses.:sh)

Voltar
Superior