O que é uma boa poupança?

Acho bem que os pais ajudem, quando chegar a minha vez terei todo o gosto de ajudar o meu filho, agora ainda é novo, mas conto dar o que os meus pais me deram (casa e carro), senão formos nos (pais) a ajudar quem é que vai ajudar?

Cumps

Arrependo-me de nao ter comprado casa em 2014/2015 emvez de ter mantido o dinheiro no banco.
Agora continuo a pagar renda que é dinheiro para o lixo e as casa "valem" o dobro...

Arrendamento vs compra foi um assunto amplamente debatido aqui no fórum por essa altura...devias ter dado ouvidos aos sábios..[:D]

Quais sábios ? É que o título do tópico ao lado andou anos a fio "não comprem casa, esperem!" e já nesta altura da loucura mudaram o título para "agora é que é para comprar" [:p] [:D]

Claro que depois alguém comentou a ironia da coisa e mudaram o título para apenas "mercado ao rubo", o que é verdade.

Dei-me ao trabalho de ver quando o tópico que falam mudou de titulo (as datas estão no post n.º 1 respectivo), abandonando o "Não comprem casa".

E não é que tal ocorreu no dia 26.02.2015.

Uma mentira, repetida diversas vezes, não se torna verdade.

Havendo possibilidade, o ideial é estar 100% focado nos estudos. Uma pessoa tem 40 anos para trabalhar, nao vao ser umas horas que se fazem na fase inicial que vao mudar a nossa vida.

É muito importante estudar, também concordo. E isso deve ser assegurado. Mas penso que não virá mal ao mundo se começarem a ganhar algum para ajudar nas suas despesas. É uma questão de independência.

A mim sempre me custou pedir dinheiro aos meus pais para as minhas coisas. Deste modo eles podiam vetar de carteira. Se fosse com o meu dinheiro tinham menos possibilidades de interferir.

Dei-me ao trabalho de ver quando o tópico que falam mudou de titulo (as datas estão no post n.º 1 respectivo), abandonando o "Não comprem casa".

Não sei quem mudou o nome ao tópico mas não foi de todo um mau timming. Quem tivesse comprado casa no 1º trimestre de 2015 estaria agora com boas mais valias.

Resumindo: afinal a altura certa para comprar era mesmo 2015 (ou pelo menos uma boa altura).

É muito importante estudar, também concordo. E isso deve ser assegurado. Mas penso que não virá mal ao mundo se começarem a ganhar algum para ajudar nas suas despesas. É uma questão de independência.

A mim sempre me custou pedir dinheiro aos meus pais para as minhas coisas. Deste modo eles podiam vetar de carteira. Se fosse com o meu dinheiro tinham menos possibilidades de interferir.

Claro que nao vem mal ao mundo, tal como nao vem mal ao mundo nao trabalhar, é uma questao de escolha e em cada meio familiar as dinamicas sao diferentes. Em certas casas é preciso comecar a ajudar nas despesas desde cedo, noutras isso nao é necessário.

Claro que nao vem mal ao mundo, tal como nao vem mal ao mundo nao trabalhar, é uma questao de escolha e em cada meio familiar as dinamicas sao diferentes. Em certas casas é preciso comecar a ajudar nas despesas desde cedo, noutras isso nao é necessário.

É aqui que bate o meu ponto. Não se trata de uma questão de necessidade mas de uma questão de princípio. A conquista da independência financeira faz parte do processo de construção da autonomia. É isto. [;)]

É aqui que bate o meu ponto. Não se trata de uma questão de necessidade mas de uma questão de princípio. A conquista da independência financeira faz parte do processo de construção da autonomia. É isto. [;)]

O meu pai comecou a construir a independencia finaceira aos 14 anos, mas isso nao quer dizer que os filhos dele tivessem de seguir esse caminho.

Se um dos membros do casal nao trabalhar quer dizer que deixa de ter autonomia e independencia?

Por acaso um dos grandes problemas da sociedade americana actual é que a mobilidade social começou a ficar em causa com a dificuldade crescente de acesso à educação superior. O sonho americano começa a ser um ideal que está no inatingível contrariamente ao que se passou até aos anos 80-90.

O sonho americano nunca foi fácil.

Os EUA sempre foram conhecidos como um país com desigualdades brutais e sem contemplações para os mais fracos.

Claro que há períodos com mais, e outros com menos "vagas" para o sonho americano, mas essa sempre foi a imagem de marca dos EUA.

Concordo inteiramente com isso. É mesmo uma questão de princípio. Tal como ter empregada não invalida que se leve um copo à cozinha ou que se ajude a levantar a mesa.

O meu pai comecou a construir a independencia finaceira aos 14 anos, mas isso nao quer dizer que os filhos dele tivessem de seguir esse caminho.

Se um dos membros do casal nao trabalhar quer dizer que deixa de ter autonomia e independencia?
Se um dos membros do casal não ganha dinheiro então vive de quê? Não está dependente?

Dizer que não se pode dar dinheiro aos filhos porque os estraga é o mesmo que dizer que todos os membros das famílias abastadas são adultos disfuncionais, o que obviamente não é verdade.

Ainda agora anda o povo todo encantado com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que, lá está, é um excelente exemplo de alguém que nunca conheceu dificuldades financeiras.

O importante são os valores com que a criança cresce e que lhe são incutidos. Outro exemplo, os filhos do Belmiro de Azevedo não são adultos incapazes e no entanto nasceram ricos.

Dizer que não se pode dar dinheiro aos filhos porque os estraga é o mesmo que dizer que todos os membros das famílias abastadas são adultos disfuncionais, o que obviamente não é verdade.

Ainda agora anda o povo todo encantado com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que, lá está, é um excelente exemplo de alguém que nunca conheceu dificuldades financeiras.

O importante são os valores com que a criança cresce e que lhe são incutidos. Outro exemplo, os filhos do Belmiro de Azevedo não são adultos incapazes e no entanto nasceram ricos.

Nem é preciso serem famílias abastadas. Tanto eu como a minha irma nunca precisámos de trabalhar enquando estudámos e a minha família nao é de todo abastada.

O que é uma boa poupança?

Tal e qual.

Se o dinheiro vier com educação (não apenas formal/escolar mas tb pessoal/vida) é bem-vindo e é uma fórmula de sucesso.

(Não q os meus Pais me tenham dado casa ou carro, ou q tenham casa de férias para eu poupar nessa ocasião,atenção!;deram-me coisas bem mais importantes)

De tudo o que foi dito até agora nada invalida o que disse anteriormente: os filhos dão muita mais despesa a partir de uma certa idade.

Podem tentar atirar areia para os olhos mas a verdade é que sem ajuda dos pais ou avós seria impossível ver as vidas que se vêem por ai.

De tudo o que foi dito até agora nada invalida o que disse anteriormente: os filhos dão muita mais despesa a partir de uma certa idade.

Podem tentar atirar areia para os olhos mas a verdade é que sem ajuda dos pais ou avós seria impossível ver as vidas que se vêem por ai.

... e nao há mal nenhum nisso.

Eu não me casei, apenas me juntei e as pessoas deram prendas na mesma. Não gastei dinheiro, os meus pais/sogros não gastaram dinheiro e lucramos ainda uns milharzitos.

Sorte a tua, isso não é nada comum.

A mim parecem-me (curiosamente) que mais depressa as pessoas ajudam quem casa e já tem tudo (pais ricos) que quem se junta mas não faz festa mesmo que não tenham ajuda de ninguém.

E obviamente não acho que faça sentido pessoas “do alheio” (pessoas que até seriam convidadas para o casamento mas não são família próxima) darem guito só por te juntares, no entanto pessoas próximas que possas ter relação como avós ou algum tio até faz algum sentido, nomeadamente se te juntares e não fizeres intenção de te casarás.

No entanto, claro, ninguém é obrigado a nada!

Agora que penso bem estou-me a lembrar de quem tenha tido ambos. Juntar e receber várias coisas de avós/tios/pais de vários lados, (na prática foi quase tudo oferecido) e depois no casamento pais a bancarem tudo e prendas foi só enorme lucro (200 convidados e desses aí uns 100/150 serem prenda em cash). E familiares que já tinham dado boas prendas (monetárias e não só) aquando da união de facto voltarem a dar mais bom guito no casamento.

Depois renda da casa quando se juntaram que os sogros pagam, entre mts outras.

E quem os ouve falar fica a achar que têm uma vida difícil

Já sei o que estão a pensar, se os pais querem ajudar tudo bem (e concordo!), mas a grande questão não é essa, a questão é que muitas das vezes esta gente exige e pede tudo como se fosse normal (não são smp os pais a oferecerem de boa vontade e iniciativa própria) mesmo tendo empregos estáveis, mas com salários que sem ajudas não dariam para nada de mais (embora suficientes para uma vida digna e sustentar pelo menos um filho).

O trabalho em part-time (para estudantes) tem muito que se lhe diga.
Para mim, andar a dobrar roupa na Zara, apanhar morangos, vindimar, servir bicas e cervejas num café ou trabalhar na caixa de um supermercado tem pouca relevancia para o CV de alguém, a menos que essa pessoa queira seguir carreira no retalho, restauracao ou agricultura.
Temos depois o problema do pagamento, a receber metade do salário mínimo (em part-time), leva-se muito pouco para casa ao fim do mes, se uma pessoa precisa de ir de carro para o trabalho, muitas vezes trabalha-se praticamente para aquecer.
E finalmente o desemprego, encontrar um emprego em part-time nao é tao fácil como em países onde existe quase pleno emprego.

Havendo possibilidade, o ideial é estar 100% focado nos estudos. Uma pessoa tem 40 anos para trabalhar, nao vao ser umas horas que se fazem na fase inicial que vao mudar a nossa vida.

Não estou a criticar quem nunca buliu antes de terminar a faculdade. Isso é até normal em PT e sobretudo se tiverem sido sempre bons alunos merecem descanso.

Isto é coisa que vai de pessoa para pessoa. É sobretudo cultural. Na minha opinião trás muitas mais valias, mas o mercado de trabalho em PT por acaso não valoriza isso. Pode até desdenhar este facto, e nesses casos é apagar isso do CV.

O tempo passa a correr, mas seja como for, olhando para trás (claro que agora é fácil perceber isso e na altura não), em 2015 já os preços estavam a subir e bem.

Quem comprou ali entre 2012 e 2014 é que se safou. Mas sim, claro que concordo que na altura não era assim tão óbvio, a olhar para trás e fácil

Aliás vendo o tópico nessa página (26/02/2015) percebe-se isso, e acredita que escrevi isto atrás antes de ir pesquisar lá atrás no outro tópico.

No entanto indo a essa página, e passo a citar-te:

“Alterei o titulo do tópico.

O regresso a spreads minimamente competitivos quando a intervenção do BCE ainda nem começou levam a rever o sentimento da compra de casa.

Como não me compete declarar se chegou a altura de comprar ou não () fica o tom interrogativo.”

Tu próprio ainda te interrogavas, mas o que é certo é que desde então os preços não baixaram nem estabilizaram, foi sempre a subir.

Ok agora já está a estabilizar, mas foram 4 anos sempre a subir.

Portanto não venhas aqui dizer que em inícios de 2015 já era certo que era a altura certa e que tu próprio afirmavas isso pq não é verdade.

Pouca gente acreditava que era boa altura, e na verdade até em 2015 já tinham passado as melhores oportunidades. O Robles que o diga

Última edição:
Voltar
Superior