O que é uma boa poupança?

Não, não é.

Informa-te primeiro sobre os valores.

Além de que, e isto é determinante, os FPs têm emprego para a vida, o pessoal da AE não tem isso.

todos os anos eu vejo notícias da AE a negociar os aumentos...todos os anos, e ameaças de fechar a fábrica e etc....

porra, se isso não é grande poder

um técnico aí é capaz de ganhar 1400/1500 líquidos...nem estou a falar nos chefes...e sempre actualizados todos os anos...

mas quem quer ir para professor a ganhar 1100, ou menos, e deslocar-se tipo 100km ou 200km longe da família ?!

estás é doido, por isso os serviços públicos estão como estão, não há quem queira ir para o estado...

quem quer ir para esta merd* estagnada há anos e anos ? só quem é burro...

A função pública é tão boa que eu pedi licença sem vencimento em 2005 e nunca mais voltei.
Se não tivesse saído, hoje levava para casa menos do que o que levava na altura.

A função pública é tão boa que eu pedi licença sem vencimento em 2005 e nunca mais voltei.
Se não tivesse saído, hoje levava para casa menos do que o que levava na altura.
que a vida te corra bem
no privado pode dar este mes 20 mil
e daqui a 10 anos zero
a FP é para todo o sempre
abrem empresas, lojas, negócios, fecham, abrem , fazem-se fortunas, estoiram-se fortunas e o FP está na mesma como se nada fosse
tranquilo

que a vida te corra bem
no privado pode dar este mes 20 mil
e daqui a 10 anos zero
a FP é para todo o sempre
abrem empresas, lojas, negócios, fecham, abrem , fazem-se fortunas, estoiram-se fortunas e o FP está na mesma como se nada fosse
tranquilo

O privado é muito mais arriscado sem dúvida, mas é também mais desafiante e gratificante. FP é bom para os acomodados e sem grandes perspetivas. Isto genericamente falando, claro.

Não sei se é um acto nobre ou não. Fico sempre na dúvida se é mesmo coragem ou simplesmente aproveitamento do sistema q permite esse expediente do sem vencimento...

mas claro, mas pelos vistos há muita gente que julga que é bom...

mas essa mesma gente queixa-se dos maus serviços, porque será ????

Não sei se é um acto nobre ou não. Fico sempre na dúvida se é mesmo coragem ou simplesmente aproveitamento do sistema q permite esse expediente do sem vencimento...

Acto de coragem é sempre, vais trocar algo que é certo por uma incógnita, se fosse fácil não tinha levado 3 anos a maturar a ideia. Depois , a licença sem vencimento não te garante que possas pedir para voltar quando bem entenderes e seres aceite. Se entretanto os serviços puserem alguem a desempenhar as tuas funções podem muito bem rejeitar o teu pedido. Portanto, o risco associado é grande.

O privado é muito mais arriscado sem dúvida, mas é também mais desafiante e gratificante. FP é bom para os acomodados e sem grandes perspetivas. Isto genericamente falando, claro.

ou velhos na casa dos 50, estas idades já não dá para mudar e para fazer aventuras....por muito senior que se seja..

tomara eu que o FMI tivesse vindo a Portugal quando eu estava na casa dos 30, o meu maior prazer seria despedir-me desta merd* da FP

E estivadores do porto de Lisboa com 2.744,76€ líquidos de reforma com 4ªclasse bruta, vi hoje .

Que fixe .

e professores também, muitos, que estão no topo da carreira

mas a minha mulher é professora dos quadros há muitos anos, e o ordenado dela é 1300 e tal líquidos, nada mais...

são esses velhos todos com reformas milionárias que é preciso sustentar, alguém se apercebe disso da enormidade desse gasto ? mais de 40 mil milhões só para esses reformados...num orçamento de tipo 90 mil e tal

depois há ainda a somar a esses 40 mil as prestações sociais : doença, invalidez, morte, RSI...etc...etc...etc...etc...

E estivadores do porto de Lisboa com 2.744,76€ líquidos de reforma com 4ªclasse bruta, vi hoje .

Que fixe .
a questão da 4ª classe é um erro
a qualificação no mercado não interessa (quando não é requisito para exercer a tarefa)
interessam as leis da oferta e procura

por esse erro que temos milhares de jovens lic. nas caixas dos super
o pensar que estudos numa area qualquer tem necessariamente que equivaler a um bom ordenado
nada mais errado

Que definição de riqueza se usa neste relatório? Riqueza financeira apenas? Bruta ou líquida? Inclui imobiliário? Inclui outros bens, tipo automóveis?
Faz toda a diferença na análise e pela leitura da notícia não se consegue perceber.

so conta como dinheiro o valor em dinheiro? ou conta tudo? porque duvido que a media de posses em PT seja 27.000

Só vejo fazer sentido se for poupança líquida disponível.

Se está no imobiliário ou num carro, não é poupança útil pois não faz sentido vender a casa para comprar um fogão novo ou vender o carro para pagar uma despesa extra no mecânico.

Acto de coragem é sempre, vais trocar algo que é certo por uma incógnita, se fosse fácil não tinha levado 3 anos a maturar a ideia. Depois , a licença sem vencimento não te garante que possas pedir para voltar quando bem entenderes e seres aceite. Se entretanto os serviços puserem alguem a desempenhar as tuas funções podem muito bem rejeitar o teu pedido. Portanto, o risco associado é grande.

Explica lá então qual é o regime da tua licença sem vencimento. Eu não gosto de falar sem saber...

eu em 1999 ia com 10 contos ao supermercado e enchia bem o carro, hoje para encher o carro são tipo 200 ou mais euros

diga-se o que se disser, os portugueses perderam muito poder de compra, e não foi pouco

A factura do supermercado é alta porque o tuga é parvo e deixa-se comer pela grande roubalheira da grande distribuição tuga cartelizada.

Basta ir a um Mercadona em espanha para ver que praticamente qq produto de higiene o limpeza custa metade. Sim metade.
Depois o conti** e os ping** amrgos e similares gabam-se dos lucros milionários! É a boa gestão. Pudera...
Nós chegamos a um ponto em que um simples shampoo custa hoje 6 Euros, mas amanhã no dia da promoção das bruxas custa 2,59, no dia do aniversario custa 3 e depois passa a 5, depois a 6 e andamos nisso em todos os produtos feitos zombis à espera das promoções para evitar os assaltos constantes. Muito por culpa da desregulamentação mas , sobretudo, das combinações entre cadeias de supermercados e fornecedores. Um dia vão todos ser julgados por preços combinados. Sem excepção.

O resto é praticamente tudo mais barato... O espanhol vai às compras e paga pouco mais de metade do que paga o português. O mesmo acontece com gás , luz , telecom , carros etc... ( uns por via dos impostos outro por via dos monopólios).

Explica lá então qual é o regime da tua licença sem vencimento. Eu não gosto de falar sem saber...

Artigo 82.º
Regresso da situação de licença sem vencimento de longa duração - [revogado - Lei n.º 35/2014, de 20 de Junho]

[TD="class: txt_base_n_l, bgcolor: #fcfacf, colspan: 4"] 1 - O funcionário em gozo de licença sem vencimento de longa duração só pode requerer o regresso ao serviço ao fim de um ano nesta situação, cabendo-lhe uma das vagas existentes ou a primeira da sua categoria que venha a ocorrer no serviço de origem, podendo, no entanto, candidatar-se a concurso interno geral para a categoria que detêm, ou para categoria superior, se preencher os requisitos legais, desde que o faça depois de ter manifestado vontade de regressar ao serviço efectivo, e sem prejuízo do disposto do artigo 83.º
3 - O regresso do funcionário da situação de licença sem vencimento de longa duração faz-se mediante despacho do respectivo membro do Governo publicado no Diário da República, quando se trate de funcionários da administração central, ou no jornal oficial, quando se trate de funcionários da administração regional.

[/TD]

Se não existir vaga, não entras.
Isto não é só pedir para voltar quando se bem entende que o lugar fica lá ad eternum á nossa espera...

Voltar
Superior