O que é uma boa poupança?

100-mil-euros.jpg

Os 100 mil €, o número tão falado.
Mas o que serão 100K daqui a 25 anos!?

É uma meta, se queres 200k, começas as poupar 200€/ mês aos 30 anos, é como se fosse um índex

No artigo apontam o "conservadorismo" á razão principal para apenas 3% dos portugueses investirem em fundos, é mas é por iliteracia financeira ou ignorância mesmo.

No artigo apontam o "conservadorismo" á razão principal para apenas 3% dos portugueses investirem em fundos, é mas é por iliteracia financeira ou ignorância mesmo.

É inacreditável como nesta altura ainda não há uma cadeira de introdução à Economia na escola pública, obrigatória desde o 7º ano!!!! Aprende-se a história dos egípcios, os rios do país, a fazer uma reta e uma cambalhota... mas em nenhum momento se ensina a poupar, o que é uma taxa de juro, como funcionam os bancos, o abc do marketing, etc...

Não digo que EVT ou Ed. Física não sejam importantes, mas acho das maiores falhas do nosso ensino não haver bases nenhuma de economia e cidadania.

É inacreditável como nesta altura ainda não há uma cadeira de introdução à Economia na escola pública, obrigatória desde o 7º ano!!!! Aprende-se a história dos egípcios, os rios do país, a fazer uma reta e uma cambalhota... mas em nenhum momento se ensina a poupar, o que é uma taxa de juro, como funcionam os bancos, o abc do marketing, etc...

Não digo que EVT ou Ed. Física não sejam importantes, mas acho das maiores falhas do nosso ensino não haver bases nenhuma de economia e cidadania.

Concordo

E se te disser que muitos dos concelhos do país nem sequer uma disciplina de economia têm até ao 12ªano, nem sequer opcional, não têm hipotese de escolha sequer.
Há concelhos inteiros em que não há uma única pessoa a estudar o que é uma simples taxa de juro, mesmo que estude 12 anos! É simplesmente surreal. Depois admiram-se que o pessoal faça créditos sem saber o que está a contratar. Se nunca ninguém lhes ensinou, como é que queriam que eles soubessem?

E se te disser que muitos dos concelhos do país nem sequer uma disciplina de economia têm até ao 12ªano, nem sequer opcional, não têm hipotese de escolha sequer.
Há concelhos inteiros em que não há uma única pessoa a estudar o que é uma simples taxa de juro, mesmo que estude 12 anos! É simplesmente surreal. Depois admiram-se que o pessoal faça créditos sem saber o que está a contratar. Se nunca ninguém lhes ensinou, como é que queriam que eles soubessem?

E quando ensinam não ensinam nada de jeito. Já viste o exame de economia do 12º? Patético.

Existe. E até desde bastante cedo.
Educação Financeira | Direção-Geral da Educação

Imagino que seja um manual de boas intenções. Daí até ter resultados mais vale esperar para ver.

A implementação/execução de qualquer lei, em Portugal, tem sempre muita dificuldade (em geral). Um plano deste género ainda muito pior.

Algo que já venho a dizer desde o meu 7 ano. Sempre achei que todos necessitamos disso, mais não seja para entender um telejornal na sua plenitude

É uma meta, se queres 200k, começas as poupar 200€/ mês aos 30 anos, é como se fosse um índex

Estive a ver aqui o histórico de rentabilidade dos últimos anos de um fundo de longa duração que tenho para esse fim:
2013 -> 7,46%
2014 -> 12,19%
2015 -> 2,31%
2016 -> 0,88%
2017 -> 6,74%
2018 -> ..terá sinal menos.. :(

Estive a ver aqui o histórico de rentabilidade dos últimos anos de um fundo de longa duração que tenho para esse fim:
2013 -> 7,46%
2014 -> 12,19%
2015 -> 2,31%
2016 -> 0,88%
2017 -> 6,74%
2018 -> ..terá sinal menos.. :(

Em geral perdi 10k este ano só em aplicações financeiras de médio/baixo risco, compensado largamente pela parte Imobiliaria

Não, tenho 2 carteiras de gestão discricionária em 2 bancos diferentes.
Mas não foi só, lembrei-me que tive gastos excepcionais durante o ano o que afectou o total no banco (s).
Valeu a valorização dos imóveis, e renegociação em alta de rendas das casas

Eu acho é que estes profissionais qualificados...a brincar com o dinheiro que não é deles não se aplicam como se fosse o deles!

"
Serviço de gestão discricionária, para o investidor que…
  • Não tenha disponibilidade de tempo, conhecimentos técnicos ou não pretenda ser responsável pelas suas decisões diárias de investimento, preferindo confiar esta gestão a profissionais qualificados.
  • Pretenda beneficiar da visão e experiência profissional das nossas equipas na gestão do risco e na alocação de ativos."

Voltar
Superior