O que é uma boa poupança?

Eu acho é que estes profissionais qualificados...a brincar com o dinheiro que não é deles não se aplicam como se fosse o deles!

"
Serviço de gestão discricionária, para o investidor que…
  • Não tenha disponibilidade de tempo, conhecimentos técnicos ou não pretenda ser responsável pelas suas decisões diárias de investimento, preferindo confiar esta gestão a profissionais qualificados.
  • Pretenda beneficiar da visão e experiência profissional das nossas equipas na gestão do risco e na alocação de ativos."

Tenho de ter pachorra / tempo para rever isto em 2019

É inacreditável como nesta altura ainda não há uma cadeira de introdução à Economia na escola pública, obrigatória desde o 7º ano!!!! Aprende-se a história dos egípcios, os rios do país, a fazer uma reta e uma cambalhota... mas em nenhum momento se ensina a poupar, o que é uma taxa de juro, como funcionam os bancos, o abc do marketing, etc...

Não digo que EVT ou Ed. Física não sejam importantes, mas acho das maiores falhas do nosso ensino não haver bases nenhuma de economia e cidadania.
Por causa do lobby dos professores.

Como uma cadeira de literacia financeira podiamos também incluir:

- uma cadeira de curso de suporte básico de vida;
- uma cadeira de código civil e outra de tributário ( no secundário apenas)
- uma cadeira de política ( quanto mais não seja para saberem diferenciar o que é uma.politica de direita, de esquerda, centro, como funciona a assembleia da república, o parlamento europeu, etc)

E podia continuar com muitas mais úteis que podiam ter.

- uma cadeira de política ( quanto mais não seja para saberem diferenciar o que é uma.politica de direita, de esquerda, centro, como funciona a assembleia da república, o parlamento europeu, etc)

Chamaria a isso tudo, uma cadeira de cidadania.

Porra!
Ensinar como contornar a lei [:D]

Estive a ver aqui o histórico de rentabilidade dos últimos anos de um fundo de longa duração que tenho para esse fim:
2013 -> 7,46%
2014 -> 12,19%
2015 -> 2,31%
2016 -> 0,88%
2017 -> 6,74%
2018 -> ..terá sinal menos.. :(

Isso quer dizer que o investimento frito em 2013 valorizou 5% (media) ou neste momento tens menos do que o investido em 2013?

Mas como se ganhava dinheiro depois de todos saberem como funciona o sistema?? [:p]

A iliteracia financeira vai dando muito jeito, especialmente a quem beneficia dela.

Este ano tinha tudo para ser um exelente ano de poupança mas, a queda da libra, a entrada na Universidade de uma filha, uma despesa de condomínio inesperada (>10k), e gasto excessivo com férias fizeram com que tivesse ficado a menos de metada das expectativas...

Mas...que se fd...o importante é que chego so final do ano satisfeito e com saude ! Para o ano á mais!

Bom ano a todos os poupados aqui do forum.

Última edição:
Mas como se ganhava dinheiro depois de todos saberem como funciona o sistema?? [:p]

A iliteracia financeira vai dando muito jeito, especialmente a quem beneficia dela.

Nem por isso, tinhamos todos muito mais a ganhar se fossemos um pais com mais cultura financeira.
Quanto mais rico fôr o teu meio maior a probabilidade de te tornares rico também. É a tal pescadinha de rabo na boca.

Eu tive isto em formação cívica, mas o meu professor era uma excepção à regra.

Isso quer dizer que o investimento frito em 2013 valorizou 5% (media) ou neste momento tens menos do que o investido em 2013?

Tenho mais do que no início.

O investimento de 2013 até 2017, valorizou a uma média superior a 5%, se isto fosse visto de forma simples e aritmética poderíamos dizer que seria (29,58/5=5,92%).
Agora este ano de 2018, quando souber o resultado oficial final não tenho problema em colocar aqui (eu estimo que seja perto de -2%). O que isto quer dizer é que o valor da UP(unidade de participação), desvalorizou este ano de 2018 em perto de 2% em relação ao valor que detinha a 31/12/2017. O que irá fazer baixar a média de valorização que tinha anteriormente. Por exemplo se for -2% poderá ficar (27,58/6 = 4,60%). Isto contas de "merceeiro"! [;)]

Eu até vou mais longe, acho quase todo o plano de ensino desadequado da nossa realidade.

O mundo evoluiu imenso nos ultimos anos, e continuam com o plano das geraçoes de 80.
Mais pico, menos pico.

Incrível.

Eu acho é que estes profissionais qualificados...a brincar com o dinheiro que não é deles não se aplicam como se fosse o deles!

"
Serviço de gestão discricionária, para o investidor que…
  • Não tenha disponibilidade de tempo, conhecimentos técnicos ou não pretenda ser responsável pelas suas decisões diárias de investimento, preferindo confiar esta gestão a profissionais qualificados.
  • Pretenda beneficiar da visão e experiência profissional das nossas equipas na gestão do risco e na alocação de ativos."

+-.

Nessas carteiras eles têm que ter o capital aplicado e não é em dp.

E mtas vezes a melhor maneira de proteger a carteira é estar fora de todo e qq activo.[;)]

Cada um de nós pode fazer isso; Eles nem por isso.

+-.

Nessas carteiras eles têm que ter o capital aplicado e não é em dp.

E mtas vezes a melhor maneira de proteger a carteira é estar fora de todo e qq activo.[;)]

Cada um de nós pode fazer isso; Eles nem por isso.

Vai de encontro ao que já falámos no outro dia no tópico da bolsa e investimentos. [;)]
Daí que aposto pouco em fundos.
Gosto de estar mais protegido de valorizações negativas e ter autonomia para comandar as coisas em vez de estar refém do "sistema".

Este ano tinha tudo para ser um exelente ano de poupança mas, a queda da libra, a entrada na Universidade de uma filha, uma despesa de condomínio inesperada (>10k), e gasto excessivo com férias fizeram com que tivesse ficado a menos de metada das expectativas...

Mas...que se fd...o importante é que chego so final do ano satisfeito e com saude ! Para o ano á mais!

Bom ano a todos os poupados aqui do forum.

Isso foi um belo percalço!

Eu falo mal em geral dos créditos ao consumo mas também acabo por beneficiar deles.

Para mim acho que estamos num bom equilíbrio, já que uso dinheiro obtido pela hipoteca para investimentos financeiros e com isso obter rendimento com dinheiro que "não é meu".

Voltar
Superior