O que é uma boa poupança?

O valor de 100k penso ser de património líquido. Ou seja, se alguém tem casa a crédito que valha 200k e deva apenas 100k, já terá esse património.

É o que eu eu entendi de riqueza média em Portugal.

Cum caraças, sou multimilionário!!![:cool:]

NOT!!![:D]:sh)

PS: O que queria dizer é que, por muito que custe ouvir isto, 100 mil euros não é nada...Vivemos mesmo num mundo de desigualdades...

Última edição:
1280px-European-countries-by-median-wealth-per-adult-2018.jpg

:confused:

Gostava de ver um mapa destes relativo a profissões.

No geral, a Europa paga estúpidamente mal.

Em qual destes 2 possíveis cenários de património preferiam estar e porquê?

Cenário 1:
- 750K de património imobiliário, com divida ainda de 400K à banca
- 100K de activos financeiros

Cenário 2:
- 350K de património imobiliário, com divida ainda de 50K à banca
- 150K de activos financeiros

Cenário 1:

Cenário 2:

Qual o salario? Tudo depende disso.

Cenário 1:

Cenário 2:

Ceteris paribus? Eu preferia a segunda, mas a longo prazo e se a divida for comportável a primeira será mais interessante (se bem que acho que o património imobiliário tem muito que se lhe diga).

Cenário dois pela menor exposição a divida e mais cash/activos. Facilmente da para pagar a divida e mandar vir um Macan.[:D]

Mas há várias nuances.

Se o imobiliário for a hpp para mim não é monetizavel nunca.

Última edição:

Cenário 1:

Cenário 2:
Fácil. Valor por valor prefiro a liquidez. O dinheiro anda sempre comigo mas o imobiliário não sai do sítio.

Cenário 1:

Cenário 2:

Depende.

Se os 750K do cenário 1 forem relativos a vários imóveis VS apenas 1 imóvel no cenário 2, eu escolheria o cenário1.

Estaria mais exposto á divida mas também tinha mais fontes de rendimento e no longo prazo ficaria com um património mais rico do que o cenário 2.

Se fossem ambos os valores referentes a apenas um imóvel, aí já preferia o cenário 2 apenas pelo "peace of mind"..

Depende.

Se os 750K do cenário 1 forem relativos a vários imóveis VS apenas 1 imóvel no cenário 2, eu escolheria o cenário1.

Estaria mais exposto á divida mas também tinha mais fontes de rendimento e no longo prazo ficaria com um património mais rico do que o cenário 2.

Se fossem ambos os valores referentes a apenas um imóvel, aí já preferia o cenário 2 apenas pelo "peace of mind"..

Vamos supor que poderiam ser 3 imóveis para o cenário 1 e 2 imóveis para o cenário 2!

Vamos supor que poderiam ser 3 imóveis para o cenário 1 e 2 imóveis para o cenário 2!

Assim estás a dificultar as coisas.....[:D]

De qualquer modo acho que iria sempre para o cenário 1. Alguem que tem potêncial para se endividar em 750K é porque tem mais rendimentos (ou amigos...) que o que se endivida em 350K.

De qualquer modo acho que iria sempre para o cenário 1. Alguem que tem potêncial para se endividar em 750K é porque tem mais rendimentos (ou amigos...) que o que se endivida em 350K.

:)
O hipotético rendimento que entra liquido anualmente já foi fornecido ali em cima.

Ele mencionou que em ambos os casos o rendimento é o mesmo. 65k limpos anuais.

Cenário 1:

Cenário 2:

Se consiguisse colocar os 700k do imobiliário a trabalhar para para pagar até um maximo estipulado em % da prestação mensal da dívida dos 400k, acho que preferia a primeira situação. Com 700k em imobiliário, fazem-se uns 50k de rentabilidade anual, ajuntar aos 65k de salário, a curto médio prazo facilmente se caminhava para diminuir a dívida, aumentar os activos financeiros (liquidez) e ficar em vantagem global à segunda situação

Se consiguisse colocar os 700k do imobiliário a trabalhar para para pagar até um maximo estipulado em % da prestação mensal da dívida dos 400k, acho que preferia a primeira situação. Com 700k em imobiliário, fazem-se uns 50k de rentabilidade anual, ajuntar aos 65k de salário, a curto médio prazo facilmente se caminhava para diminuir a dívida, aumentar os activos financeiros (liquidez) e ficar em vantagem global à segunda situação

Isso é outra pergunta pro user.

Esses 65k limpos são só salário? Ou já rendimento do imobiliário?

Voltar
Superior