O que é uma boa poupança?

Pois é isso que tenho estado a fazer, nem sempre consigo passar metade mas é basicamente isso.

Se lá espetares 500€ por mês é uma ótima forma de multiplicar o dinheiro. Olha para isso como um objectivo mensal e vês que não é difícil repensar a tua rotina de gastos e talvez cortar em coisas que no fundo olhamos e vemos que são mesmo desnecessárias.

Não há volta a dar, quem está investido em ações, ganha nuns anos, perde noutros, o que importa é o long term.

Dois dos meus fundos:

Screen-Shot-2019-12-28-at-16-33-31.png

18TyCkWJKGAAAAAASUVORK5CYII=
Screen-Shot-2019-12-28-at-16-33-51.png

Tens aí 2 belos "cavalos".

Um fundo Português que tem tido um desempenho muito bom, é o Alves Ribeiro. Pena ser só em forma de PPR, penso eu!
- E confirma-se que 2018 foi ano mau para todos...ou quase todos.

WmGGhbn.png

Basicamente, passam-se meses sem se falar de investimento real. É só conversa.
Raramente alguém sugere um fundo ou uma opção...
Sempre muito secretismo.

É aqui que eu estou à espera da carteira do Obtuso!
Para quem é curioso e percebe pouco disto como eu, recomendo o fórum finanças! Estou a ler todos os tópicos de investimento a lente fino e sinto que aprendi bastante. Iniciei pelo tópico dos ETF's mas agora que os PPR's podem ter uma maior exposição a acções, ainda estou a considerar se invisto em 2 ou 3 ETFs ou se coloco num PPR. Queria aplicar 10k a médio longo prazo (+5anos certamente)

Basicamente, passam-se meses sem se falar de investimento real. É só conversa.
Raramente alguém sugere um fundo ou uma opção...
Sempre muito secretismo.

E ainda bem. Ainda pode ser visto como aconselhamento. Com tanta facilidade e "com pouco risco".

Existem umas estratégias simples de 60/40 ou 70/30. 60% em fundo de acções mundial e 40% em obrigações europeias devido ao cambio.

É colocar e esquecer durante 20 anos e só controlar 1 vez por ano para rebalancear as percentagens. Mas difícil é durar 2 anos sem mexer, quanto mais 10 ou 20 anos. E e se houver uma crise e cair mais de 20%, se calhar toca a correr tirar não?[:D]

Não digo nomes de fundos de propósito. Mas existem fóruns especializados e a informação está lá. Não é difícil de encontrar e convém perder umas horas para perceber alguns pormenores.

Agora acabando de escrever isto, eu já disse aqui que estou fora do mercado de acções neste momento. Portanto paleio de investimento relativo[:D]

É mesmo gente muito optimista por aqui em termos de multiplicar o dinheiro, particularmente nos dias que correm.

Só olham a ganhos, reais ou potenciais, como se no processo não houvesse perdas.
Falam em diversificação como a solução - é solução fundamentalmente para minimizar os riscos, mas também nunca se ganha muito.

Falar do que se fazia com dinheiro imaginário é mesmo divertido.
Imagina a diversão com dinheiro a sério...

Eu também me sinto burro.
Ontem comecei a ler um livro classico de referência para ver se consigo melhorar em 2020.
Chama-se "the intelligent investor" de Benjamin Graham. Aposto que a rapaziada do tópico conhece esse livro de trás para a frente[:D]
Eu não comprei esse livro e poupei logo 24,50€. Agora é só fazer crescer esta poupança.

Já falei várias vezes q das melhores poupanças q se podem fazer é mesmo amortizar um ch.

Do meu ponto de vista, com taxas a rondar o 1%, se eu dever o valor equivalente a um Focus não há grande stress, idem em relação a um 320d. €250 ou €500 por ano de juros são facilmente geriveis.

Se dever um 911 já faz alguma comichão. €100 por mês já dava para comprar um iPhone topo de gama todos os anos.

Já se a dívida for de um Bentley ou mais já fica pesado pagar €200 ou mais só de juros todos os meses.

A isto ainda acresce o efeito benéfico no seguro de vida embora neste caso a aritmética não seja directa dado o factor idade nomeadamente.

E o quadro supra é num contexto de taxas historicamente mto baixas. Ponham lá mais 1% e o quadro fica bastante mais pesado.
A 1% não compensa nada amortizar um ch. Ganho bastante mais com o dinheiro do meu lado, o que significa que ganho dinheiro para pagar esses juros e ainda ganho dinheiro para mim. Não faz sentido amortizar.

A 1% não compensa nada amortizar um ch. Ganho bastante mais com o dinheiro do meu lado, o que significa que ganho dinheiro para pagar esses juros e ainda ganho dinheiro para mim. Não faz sentido amortizar.

Para o português comum, que tenha o seu património dividido entre imobiliário (HPP com CH associado) e o capital em depósito a prazo, fará sentido amortizar.

Eu também me sinto burro.
Ontem comecei a ler um livro classico de referência para ver se consigo melhorar em 2020.
Chama-se "the intelligent investor" de Benjamin Graham. Aposto que a rapaziada do tópico conhece esse livro de trás para a frente[:D]

Já li! Esta semana ando a ler o "BogleHeads" e para a semana espero começar a ler o "Tribe of Mentors" do Ferriss[;)]

Ando a ler um livro por semana nos últimos meses[:cool:]

Mas não são só os juros que se poupam...

Poupa-se nos juros, nos seguros associados e quando se terminar de pagar mais cedo poupam-se em uma catrefada de comissão de processamento e IS.

Tudo isto junto... dá uma bela maquia...

Por mês amortizo xxx no CH.

No mês seguinte amortizo xxx + 1€ e por aí em diante.

Já faço isto há mais de um ano.

A velocidade com que o capital em dívida diminui não é dispicienda e a prestação também desce todos os meses. Além do mais, o valor que desce a prestação acabo por o reinvestir na amortização do mês seguinte arredondando à unidade superior.

E quando consigo uns dinheiros extras (IRS ou assim) aloco outros xxxx a amortizar.

Conto com isto acabar com o CH uns anos valentes mais cedo e com dezenas de milhar de euros a mais no meu bolso.

Já agora existem simuladores deste tipo de planos de amortização - para quem tenha interesse.

(Se bem que eu não siga à risca o preconizado, eu reforço mensalmente com um valor superior à poupança gerada na amortização anterior.)

Já falei várias vezes q das melhores poupanças q se podem fazer é mesmo amortizar um ch.

Do meu ponto de vista, com taxas a rondar o 1%, se eu dever o valor equivalente a um Focus não há grande stress, idem em relação a um 320d. €250 ou €500 por ano de juros são facilmente geriveis.

Se dever um 911 já faz alguma comichão. €100 por mês já dava para comprar um iPhone topo de gama todos os anos.

Já se a dívida for de um Bentley ou mais já fica pesado pagar €200 ou mais só de juros todos os meses.

A isto ainda acresce o efeito benéfico no seguro de vida embora neste caso a aritmética não seja directa dado o factor idade nomeadamente.

E o quadro supra é num contexto de taxas historicamente mto baixas. Ponham lá mais 1% e o quadro fica bastante mais pesado.

Tenho um CH de 2005 com spread de 0,25% e devo 140k, o tal 911.
O imóvel vale sem especulação no mínimo 300k, apesar de serem transacionados a 400k actualmente.
Porque raio vou amortizar extra se tenho juros negativos e a prestação (500€), serve em exclusivo para amortizar, não estando a pagar juros?

Mais, ao invés de amortizar adquiri um terreno recentemente com vista à construção (com crédito).

Tenho um CH de 2005 com spread de 0,25% e devo 140k, o tal 911.
O imóvel vale sem especulação no mínimo 300k, apesar de serem transacionados a 400k actualmente.
Porque raio vou amortizar extra se tenho juros negativos e a prestação (500€), serve em exclusivo para amortizar, não estando a pagar juros?

Mais, ao invés de amortizar adquiri um terreno recentemente com vista à construção (com crédito).
Quanto pagas de seguros todos os meses?

Em vez de focar no valor do spread, foca na TAEG.

Voltar
Superior