O que é uma boa poupança?

Falei disto no tópico das casas.

Como pretendo ir amortizando o crédito habitação anualmente (é o plano, agora que comecei o crédito que também pode depender como evolui a Euribor) e por isso vou colocando dinheiro de parte.

A minha dúvida é que produto poderei subscrever que tenha pouco risco para rentabilizar esse dinheiro que vou pondo de parte?
Irei colocar todos os meses uma parte para esse objectivo e tenho de poder movimentar, pelo menos, uma vês por ano (mas o ideal será poder mobilizar quando quiser).

Algumas ideias alem dos D.P.s que dão zero de juros?

Claro, não podemos ser todos ricos nem todos pobres (embora certos indivíduos o desejassem). Mas o pensamento em si acho errado

Não percebi. O que é que está errado? Isso é apenas uma constatação. Se não fosse de outra maneira, viveríamos num sistema comunista em que todos seriam iguais. As pessoas pouco ambiciosas têm outras necessidades. Por exemplo valorizam sistemas de saúde, mais dias de férias etc.
Acaba por existir um certo equilíbrio na repartição de riqueza apesar de tudo.

É como o colega q diz que se vai reformar aos 50: se este é o objetivo dele e pode, acho bem. Assim deixa lugar outros, por exemplo o posto dele de trabalho.

Falei disto no tópico das casas.

Como pretendo ir amortizando o crédito habitação anualmente (é o plano, agora que comecei o crédito que também pode depender como evolui a Euribor) e por isso vou colocando dinheiro de parte.

A minha dúvida é que produto poderei subscrever que tenha pouco risco para rentabilizar esse dinheiro que vou pondo de parte?
Irei colocar todos os meses uma parte para esse objectivo e tenho de poder movimentar, pelo menos, uma vês por ano (mas o ideal será poder mobilizar quando quiser).

Algumas ideias alem dos D.P.s que dão zero de juros?

Sem risco e médio-longo prazo? Certificados de Tesouro Poupança Crescimento e/ou Aforro.

Com algum risco (mas relativamente controlado)? PPR (mais agressivos) ou um ETF muito genérico.

É bom.

Tu só podes ter sucesso na vida e ganhar muito se os outros permitirem e não tiverem o mesmo objectivo.
Portanto as pessoas pouco ambiciosas são fundamentais nesse processo e isso não é uma critica a essas pessoas.
É mesmo assim
Sim e da mesma forma que a malta compra tudo é essencial à economia. Aquela malta que mal ve uma publicidade vai logo a comprar, é burrice, mas sao fundamentais.
Se fossemos todos racionais , sem vicios e preguiça ninguem ganhava dinheiro. O dinheiro ganha-se nas falhas das pessoas. A excepçao do essencial tudo o resto é burrice e erro.

Vivia confortávelmente com 2.5k/casal com dois filhos no distrito de onde sou.
Sim acho que se vive sem grandes dificuldades assim, nós tivemos a viver durante 6 meses com 1000€ no total e já com um filho devido às licenças alargadas e conseguimos agora claro que não deu para juntar nada, a partir do final de Janeiro quando já recebermos os dois 1800/1900€ já contamos juntar uns 500€ por mês com alguma facilidade[;)]

Sim e da mesma forma que a malta compra tudo é essencial à economia. Aquela malta que mal ve uma publicidade vai logo a comprar, é burrice, mas sao fundamentais.
Se fossemos todos racionais , sem vicios e preguiça ninguem ganhava dinheiro. O dinheiro ganha-se nas falhas das pessoas. A excepçao do essencial tudo o resto é burrice e erro.

Exagero.. o essencial é uma pequena parte. Tudo aquilo que nos faz sentir bem, que transmite sensações(sejam elas que forem) não é burrice, isto pelo menos para mim.

Não percebi. O que é que está errado? Isso é apenas uma constatação. Se não fosse de outra maneira, viveríamos num sistema comunista em que todos seriam iguais. As pessoas pouco ambiciosas têm outras necessidades. Por exemplo valorizam sistemas de saúde, mais dias de férias etc.
Acaba por existir um certo equilíbrio na repartição de riqueza apesar de tudo.

É como o colega q diz que se vai reformar aos 50: se este é o objetivo dele e pode, acho bem. Assim deixa lugar outros, por exemplo o posto dele de trabalho.

Tens razão, concordo. Mas 400mil não é nenhuma fortuna, dá para "viver" o resto da vida dele (calculo que tenha perto de 30), mas é muito limitativo. "Facilmente" se mete a render aqueles 400mil e vai-se buscar outro tanto.
Dizer que não fazia mais nada, para mim é um mau pensamento e uma visão muito redutora da coisa

Mas se o homem fazia o que diz, é lá com ele[;)]

É mesmo gente muito optimista por aqui em termos de multiplicar o dinheiro, particularmente nos dias que correm.

Só olham a ganhos, reais ou potenciais, como se no processo não houvesse perdas.
Falam em diversificação como a solução - é solução fundamentalmente para minimizar os riscos, mas também nunca se ganha muito.

Falar do que se fazia com dinheiro imaginário é mesmo divertido.

Eu sinto-me muito burro neste tópico porque só vejo soluções fáceis e investimentos fabulosos com pouco ou nenhum risco que eu não encontro em lado algum.

Também me acontece nas reuniões com antigos colegas da escola, são todos máquinas a fazer dinheiro, só fazem negócios da China, tudo o que tocam transforma-se em ouro [:)]

Eu sinto-me muito burro neste tópico porque só vejo soluções fáceis e investimentos fabulosos com pouco ou nenhum risco que eu não encontro em lado algum.

Também me acontece nas reuniões com antigos colegas da escola, são todos máquinas a fazer dinheiro, só fazem negócios da China, tudo o que tocam transforma-se em ouro [:)]
O pessoal só fala dos ganhos...

Eu também me sinto burro.
Ontem comecei a ler um livro classico de referência para ver se consigo melhorar em 2020.
Chama-se "the intelligent investor" de Benjamin Graham. Aposto que a rapaziada do tópico conhece esse livro de trás para a frente[:D]

Falando por mim, eu sinto-me muito burro na generalidade dos tópicos deste fórum. Muita gente fala como se não cometesse erros no percurso e está tudo muito bem financeiramente, devido à gestão de capital desde tenra idade.
Já eu assumo que cometi muitos erros no que toca a poupanças e multiplicação de dinheiro. Mas aos 26 mais ou menos lá pus na cabeça outro tipo de pensamento em relação ao dinheiro.

É mesmo gente muito optimista por aqui em termos de multiplicar o dinheiro, particularmente nos dias que correm.

Só olham a ganhos, reais ou potenciais, como se no processo não houvesse perdas.
Falam em diversificação como a solução - é solução fundamentalmente para minimizar os riscos, mas também nunca se ganha muito.

Falar do que se fazia com dinheiro imaginário é mesmo divertido.
Já nao me sinto tão mal.

Pensava que era só eu que estava completamente "à parte" neste tópico.

Além disso aqui fala-se muito de imobiliário e pouco ou nada do resto das opções de poupança/investimento.

Basicamente, passam-se meses sem se falar de investimento real. É só conversa.
Raramente alguém sugere um fundo ou uma opção...
Sempre muito secretismo.

Eu também me sinto burro.
Ontem comecei a ler um livro classico de referência para ver se consigo melhorar em 2020.
Chama-se "the intelligent investor" de Benjamin Graham. Aposto que a rapaziada do tópico conhece esse livro de trás para a frente[:D]
Por falar em livros clássicos, este é brilhante, cheio de humor, e passados quase 80 anos, continua mais do que relevante "where are the customers yachts".

Estamos a chegar ao fim de 2019 e contrariamente ao fim do ano passado de 2018 em que a maioria dos fundos (principalmente nacionais) teve um comportamento negativo arrastado por quedas fortes nos últimos 3 meses do ano, este ano de 2019 parece ir terminar forte e com boas valorizações.

Estive a ver aqui o histórico de rentabilidade dos últimos anos de um fundo de longa duração que tenho para o fim de poupança para a reforma...
2013 -> 7,46%
2014 -> 12,19%
2015 -> 2,31%
2016 -> 0,88%
2017 -> 6,74%
2018 -> - 3,5%
2019 -> *?

*? -> Talvez mais de 10%!

O pessoal só fala dos ganhos...

Não se pode colocar todos no mesmo saco!
Ainda o ano passado levei -3,5% num fundo e aqui o disse. [;)]

Falando por mim, eu sinto-me muito burro na generalidade dos tópicos deste fórum. Muita gente fala como se não cometesse erros no percurso e está tudo muito bem financeiramente, devido à gestão de capital desde tenra idade.
Já eu assumo que cometi muitos erros no que toca a poupanças e multiplicação de dinheiro. Mas aos 26 mais ou menos lá pus na cabeça outro tipo de pensamento em relação ao dinheiro.

Ganhaste juizo cedo, eu só depois dos 35 e foi preciso apanhar um susto...

Quanto aos meus investimentos, são do mais básico que há, o imobiliário não é dificil tirar 5% ano liquido (baseado no custo de aquisição), e os "pisa papeis" também é fácil confirmar a % de valorização (até pus o link e tudo...), 18.8% este ano e 25% desde que os tenho.

Voltar
Superior