Obtuso
Well-known member
Sim... no caso, no entanto, é mesmo aquela tal actividade que me faz feliz, é um projecto musical novo, se calhar o último em que vou arriscar a sério, e ainda está na parte do "investimento", criar, dar a conhecer. Foi para uma instituição da nossa cidade com a qual já colaborei pessoalmente, com muitas pessoas com algum "peso" cá na cidade que gostaram muito do nosso trabalho. O fundamento ali não era financeiro. Dificilmente aceito tocar em qualquer espaço, grupo, banda, por menos de 100€ por concerto, dadas as muitas horas de ensaios e prática em casa que é necessário.
Aqui, como levei o meu material de luz e som, daria para fazer tudo num dia só, mas seria muito desgastante e preferi estar em "forma" na hora do concerto.
Estamos a falar realmente de num sábado das 14h às 20h, no outro das 17h30 às 01h30 e no domingo das 14h30 às 18h, isto já com montagem dos instrumentos e material na nossa sala de ensaio.
Tenho outro local onde me costumam chamar de vez em quando mas tem tantos aspectos menos bons que estou a ponderar deixar isso: jantares dançantes, onde estamos lá por volta das 17h, preparar tudo até às 19h, jantar, começar às 21h, acabar a noite à 1h da manhã, desmontar tudo e voltar para casa. Pagam 120€ que no caso divido por 2 dado que detesto estar neste tipo de eventos sozinho, montar tudo e desmontar... acho que não fazia mais do que um. Mas lá está, perde-se o próprio dia, o dia seguinte um gajo está todo rebentado, durante a semana ainda ando a arrastar... Quando fazia 2 ou 3 num mês ainda compensava, 180€ a mais no final de um mês não é nada mau mas que já me irrita, já não me dá gosto, é muita hora, e depois é tipo carne para canhão, há lá tipos a ganhar o mesmo e o trabalho deles é uma "bosta", eu prezo por fazer as coisas bem feitas e com dedicação, o que me cansa muito mais.
Enfim. Estou mesmo a ponderar todas estas coisas.
Esta semana, no dia desse evento de que se falou, um colega falou-me da possibilidade de vir a abrir uma agência de promoção de eventos. Não sei se não falo com ele à séria para analisar isso a fundo.
Por outro lado, ando a ponderar mesmo, quando finalizar o ano lectivo, se não vou aproveitar as semanas em casa para fazer um estudo de mercado, procurar alternativas, procurar empregos fora da área e aproveitar os meses em que não trabalho para arriscar. Estou a ficar cansado da constante insegurança e sobretudo de tudo o que faço para tirar um salário minimamente decente. A verdade é que, por outro lado, sei que dificilmente consigo fazer todas as tarefas extras que faço agora e que dificilmente só com um emprego consigo o valor que estou a conseguir agora. Mas é insuficiente e desgastante. Tenho andado a arrastar-me durante estas semanas, ando sempre esgotado, parece que não consigo estar em casa um tempo decente com a minha esposa, mal tenho tempo para estar com o meu filho, não me lembro de me sentar e curtir a casa, a tv, fechar os olhos e descansar sem pensar no que tenho de fazer "amanhã". Os dias passam, a convivência no trabalho é sempre com crianças, não há pessoas com quem conversar, dialogar, fugir aos assuntos de trabalho, tomar um café, sentar, respirar...
Hoje também, dado que estou a tentar passar o ginásio para de manhã em vez de ao final do dia (sobretudo porque quando era ao final do dia, esticava-me sempre mais um pouco e acabava por ficar mais tempo e chegava sempre a casa tarde), aproveitei o bom tempo e vim para o trabalho a pé. Não dá todos os dias por motivos de deslocação de escola para escola, mas alguns dias, acho que vou começar a fazer isso também. Bom para a saúde, não é longe, poupa-se uns cêntimos no gasóleo, mais algum em desgaste que a carrinha também fez 20 anos agora...![]()
No tópico do fornecedor de energia deixei lá a ideia mas não me responderam: já enviei mail à Gold Energy há cerca de 3 semanas ainda sem resposta.
Costumam demorar assim tanto? Não valerá a pena a troca para a Endesa? Dada a oferta de um mês? No entanto é preciso ver se essa oferta não vem mascarada com um preço por kwa mais alto.
Estou à espera também da reavaliação do Spread. Liguei para o banco e disseram-me que está em análise nos serviços centrais do grupo, mas que não me conseguem adiantar quanto tempo demora a resposta. Mais também já foi há cerca de 2 semanas, a passar.
Boa, fazer feliz é uma coisa, gastar oportunidade de negócio e dinheiro que não se tem, é outra coisa.
70€ por 17,5 horas dá apenas 4€ hora. Eu pago mais do que isso à empregada doméstica e ela nem sequer tem de trazer instrumentos ou luzes de casa!
E mesmo os jantares dançantes por 60€ por pessoa para 8h de trabalho e ainda oferta do material e luzes?
Desculpa que te diga mas tu andas a pagar para trabalhar. Tens de te focar em aumentar a receita paralelamente com aumentar a poupança.
Pareces boa pessoa mas essa veia "artística", sem ofensa, toldam o pensamento racional de que o trabalho precisa ser pago. Se tens intenção de continuar a ser professor, pelo menos tens de organizar e rentabilizar melhor esses extras ao fim de semana, e ser disciplinado na agenda e condições de venda.