O que é uma boa poupança?

Expliquem-me porque é que a eficiência e o JIT têm um efeito negativo na tesouraria das empresas...

E nome da "eficiência" algumas pessoas e empresas andam à Rasca.

Nada como adoptar uma postura defensiva e conversar uma poupança significativa. O descanso mental é maior e certamente estarão muitíssimo mais bem preparados para os "Cisnes Negros".

E também se viu agora, com a optimização do Just in time, as empresas ficarem com as calças na mão.

Poupar é sempre importante, mesmo numa empresa. Isto na lógica de boa rentabilidade e não andar a fazer investimento à maluca, só para queimar dinheiro.

Mas genericamente esses cenários serão para grandes empresas, que representam menos de 0,1% do total de empresas ou coisa que o valha.

Mas conheço empresas que contrariam tudo isso (ter dinheiro parado) e que vivem bem com isso. Não dependem nem de bancos nem de credores e têm funcionado bem assim. Isto porque são empresas familiares que são projectos de vida, envolvendo muitas famílias. Se a empresa estiver bem e sólida, todos os seus stakeholders também estarão bem.

Sei que não é a norma, e muitas nem plano de tesouraria fazem, quanto mais terem poupanças "paradas"...

0,1%? não me parece.

Aplica-se perfeitamente a qualquer PMEs, diria que a maioria das empresas lidam com este tipo de decisão...

Uma empresa não é sólida porque tem uma boa conta a prazo... É porque apresenta um percurso de crescimento sustentado ao longo dos anos e liberta margem e mais uma serie de ratios que os financeiros gostam de lamber.

Mas estás a falar de dinheiro de caixa em conta a prazo ou de resultados transitados / reservas livres aplicados em conta a prazo? É que eu às tantas já não estou a perceber muito bem...

Se se trata de resultado transitado ou de reserva é sempre equivalente um dividendo potencial o que em teoria significa que é dinheiro que a empresa deve ao accionista...

E não tenho certeza mas se for necessário investir ou pagar dívidas usando esse dinheiro, deve-se se aumentar o capital social da empresa. Faz falta aqui um contabilista para confirmar[:D]

Expliquem-me porque é que a eficiência e o JIT têm um efeito negativo na tesouraria das empresas...

Não é na tesouraria. É no riscos e oportunidades a que as empresas estão expostas.

Nem tudo é tesouraria. Podes ter um fluxo altamente eficiente do ponto de vista financeiro mas bastante frágil de outros pontos de vista. O just in time mostrou agora isso. Foi apenas para ilustrar.

0,1%? não me parece.

Aplica-se perfeitamente a qualquer PMEs, diria que a maioria das empresas lidam com este tipo de decisão...

Uma empresa não é sólida porque tem uma boa conta a prazo... É porque apresenta um percurso de crescimento sustentado ao longo dos anos e liberta margem e mais uma serie de ratios que os financeiros gostam de lamber.

Mas estás a falar de dinheiro de caixa em conta a prazo ou de resultados transitados / reservas livres aplicados em conta a prazo? É que eu às tantas já não estou a perceber muito bem...

Se se trata de resultado transitado ou de reserva é sempre equivalente um dividendo potencial o que em teoria significa que é dinheiro que a empresa deve ao accionista...

E não tenho certeza mas se for necessário investir ou pagar dívidas usando esse dinheiro, deve-se se aumentar o capital social da empresa. Faz falta aqui um contabilista para confirmar[:D]

Claro que se aplica à maioria. Eu estava a falar das que conheço, que até poderão ser a excepção, porque como também disse, sei que não será a norma.

Estava a falar nas empresas "familiares" que encaram a empresa como um "filho", pelo que a empresa nunca deve dinheiro nenhum ao accionista. O accionista apenas quer ver a empresa crescer, investir noutros projectos e afins.

Uma empresa não será sólida só por ter uma boa conta a prazo, mas também por ter uma boa conta a prazo. E esse dinheiro poderá ter muita utilidade, pois permite sempre encarar novas oportunidades/projectos com maior segurança. E encarar a banca de outra forma...

Nem tudo é tesouraria. Podes ter um fluxo altamente eficiente do ponto de vista financeiro mas bastante frágil de outros pontos de vista. O just in time mostrou agora isso. Foi apenas para ilustrar.

Fluxo de quê?

Não percebi.

Fluxo financeiro, fluxo de materiais fluxo menstrual sei lá. Tu é que falaste de fluxo...

Comparei o "fluxo" do ponto de vista financeiro com o ponto de vista da logística e "gestão de armazéns". Pensei estar perceptível. :sh)[:D]

Não respondeste à pergunta, porque é que o JIT é frágil?
Ressalvo que eu é que estranhei ligar o JIT à tesouraria...

Comparei o "fluxo" do ponto de vista financeiro com o ponto de vista da logística e "gestão de armazéns". Pensei estar perceptível.
icon_smile_shy.gif
icon_smile_big.gif

Última edição:
Claro que se aplica à maioria. Eu estava a falar das que conheço, que até poderão ser a excepção, porque como também disse, sei que não será a norma.

Estava a falar nas empresas "familiares" que encaram a empresa como um "filho", pelo que a empresa nunca deve dinheiro nenhum ao accionista. O accionista apenas quer ver a empresa crescer, investir noutros projectos e afins.

Uma empresa não será sólida só por ter uma boa conta a prazo, mas também por ter uma boa conta a prazo. E esse dinheiro poderá ter muita utilidade, pois permite sempre encarar novas oportunidades/projectos com maior segurança. E encarar a banca de outra forma...

Essa abordagem de fusão entre o dono e a empresa é o mal do artista tuga...

Esse dinheiro (se resultante de resultados transitados) não é da empresa... Pode ser útil obviamente mas só está lá para evitar que o dono pague IRS resultante duma distribuição de dividendo.

Até porque se tirar o dinheiro via dividendo, o dono paga IRS mas se incorporar ao Capital, não paga IRS e vê a sua empresa valorizada. Por acaso eu não sabia, pensava que pagava IRS na mesma, mas diz aqui que não:

https://www.rc-sroc.com/mais-valias-em-irs-e-os-aumentos-de-capital-por-incorporac%CC%A7a%CC%83o-de-reservas-cae/

Cá está um incentivo fiscal interessante que eu desconhecia por acaso.

Nunca ouviram o conforme se toca, assim se dança?

Tenho ideia que é a melhor forma de gerir.

Uns, tocam sozinhos.... Outros dançam sem música... Geralmente são esses que ficam pelo caminho.

Porque dançar ao mesmo tempo que se toca é uma arte.

Comparei o "fluxo" do ponto de vista financeiro com o ponto de vista da logística e "gestão de armazéns". Pensei estar perceptível. :sh)[:D]

O fluxo é uma variação duma coisa em relação ao tempo.

dX/dt

Qual é o X?[:D]

É melhor que o Nuno156 não passe por aqui[:)][:)][:)][:)]

Essa abordagem de fusão entre o dono e a empresa é o mal do artista tuga...

Esse dinheiro (se resultante de resultados transitados) não é da empresa... Pode ser útil obviamente mas só está lá para evitar que o dono pague IRS resultante duma distribuição de dividendo.

Até porque se tirar o dinheiro via dividendo, o dono paga IRS mas se incorporar ao Capital, não paga IRS e vê a sua empresa valorizada. Por acaso eu não sabia, pensava que pagava IRS na mesma, mas diz aqui que não:

https://www.rc-sroc.com/mais-valias-em-irs-e-os-aumentos-de-capital-por-incorporac%CC%A7a%CC%83o-de-reservas-cae/

Cá está um incentivo fiscal interessante que eu desconhecia por acaso.

Esse dinheiro é da empresa...e a empresa é do seu dono...[:D]

Em nome da "eficiência" algumas pessoas e empresas andam à Rasca.

Nada como adoptar uma postura defensiva e conservar uma poupança significativa. O descanso mental é maior e certamente estarão muitíssimo mais bem preparados para os "Cisnes Negros".

Se tivermos em conta que a generalidade das empresas têm apenas 10% de Margem Lucro Liquida, não fica dificil perceber a dificuldade em criar poupança necessária a muito mais do que um mês sem receitas.

Para termos noção, uma empresa precisa de gerar qualquer coisa como 1 Bilião de receita para apresentar 1M de lucro!
Por aqui se percebe a enormidade de despesa (custo da venda + despesas + impostos) associadas ao funcionamento de uma qualquer empresa.

Ainda há dias um user daqui dizia que a "sua" empresa tinha no cofre 70MM.... essa empresa começou na semana passada a fazer lay-off`s ao staff para fazer frente à quebra de receita de 80%...

Curioso, não vejo o mesmo tipo de compreensão com o zé nunguém que tem ZERO de lucro.
Porque o IRS nunca lhe permite justificar o facto de gastar todo o seu parco rendimento.
Limita-se a viver acima das possibilidades :(
Deve ser porque não tirou um curso na Católica!

Curioso, não vejo o mesmo tipo de compreensão com o zé nunguém que tem ZERO de lucro.
Porque o IRS nunca lhe permite justificar o facto de gastar todo o seu parco rendimento.

Aplica-se o termo popular: Estudasses!

Compreensão em relação a quê?

Voltar
Superior