O que é uma boa poupança?

Num cenário limite tudo pode acontecer. Veja-se o que aconteceu na Grécia.

Basta as contas serem todas bloqueadas ou a movimentação limitada e pode criar o caos.

Num cenário limite tudo pode acontecer. Veja-se o que aconteceu na Grécia.

Basta as contas serem todas bloqueadas ou a movimentação limitada e pode criar o caos.

Boas,

Contas bloqueadas ou movimentação limitada, por si só nem é o que me aflige mais.
O que me deixa desconfortável (pois não conheço estes mecanismos todos), é: há a possibilidade em caso de uma crise realmente grave, de parte das poupanças dos cidadãos serem cativadas a fundo perdido ?

Ou aquela garantia de valores até 100.000 € por pessoa vale também para as contas a prazo ?

Boas,

Contas bloqueadas ou movimentação limitada, por si só nem é o que me aflige mais.
O que me deixa desconfortável (pois não conheço estes mecanismos todos), é: há a possibilidade em caso de uma crise realmente grave, de parte das poupanças dos cidadãos serem cativadas a fundo perdido ?

Ou aquela garantia de valores até 100.000 € por pessoa vale também para as contas a prazo ?

Bom, isso já é outro nível. Penso que aconteceu no Chipre, há uns anos, por causa da crise financeira.

Nada nos garante que não venha a acontecer em Portugal.

A minha estratégia é a diversificação não só de produtos, como também de entidades financeiras, para minimizar riscos. Actualmente trabalho com cerca de 10 entidades financeiras, e mesmo assim vou variando. Este ano tenho previsto adicionar mais uma ou duas na mesma lógica de diversificação.

Por outro lado, imóveis, cash, ouro e afins, o haircut é mais difícil. Ninguém sabe o cash que possuo.

Bom, isso já é outro nível. Penso que aconteceu no Chipre, há uns anos, por causa da crise financeira.

Nada nos garante que não venha a acontecer em Portugal.

A minha estratégia é a diversificação não só de produtos, como também de entidades financeiras, para minimizar riscos. Actualmente trabalho com cerca de 10 entidades financeiras, e mesmo assim vou variando. Este ano tenho previsto adicionar mais uma ou duas na mesma lógica de diversificação.

Por outro lado, imóveis, cash, ouro e afins, o haircut é mais difícil. Ninguém sabe o cash que possuo.

Compreendo perfeitamente, principalmente acima de certos valores não é o mais seguro ter tudo convertido em dinheiro e muito menos tudo no mesmo "cesto"... mas epá 10 entidades financeiras diferentes ?!

Só de imaginar a trabalheira que deve dar manter a organização da informação relativa a tudo isso... NIBs, PINs, dados de acesso electrónico, cartões matriz, códigos disto e daquilo...

Não te safavas com cerca de metade dessas entidades ?

Compreendo perfeitamente, principalmente acima de certos valores não é o mais seguro ter tudo convertido em dinheiro e muito menos tudo no mesmo "cesto"... mas epá 10 entidades financeiras diferentes ?!

Só de imaginar a trabalheira que deve dar manter a organização da informação relativa a tudo isso... NIBs, PINs, dados de acesso electrónico, cartões matriz, códigos disto e daquilo...

Não te safavas com cerca de metade dessas entidades ?

Realmente é um pouco complexo, mas tenho tudo centralizado (acessos) num ficheiro de gestão (encriptado).

E os acessos tenho tudo através de app com uma pasta no telemóvel com todas as app de cada entidade. Algumas é mais de uso frequente e outras é apenas para ir controlando (se não tomamos conta, a vaca não engorda).

Realmente é um pouco complexo, mas tenho tudo centralizado (acessos) num ficheiro de gestão (encriptado).

E os acessos tenho tudo através de app com uma pasta no telemóvel com todas as app de cada entidade. Algumas é mais de uso frequente e outras é apenas para ir controlando (se não tomamos conta, a vaca não engorda).

Pois acredito que terá que ser dessa forma.

Se daqui a uns tempos tiver a pachorra para tirar alguma coisa da conta poupança e investir noutras aplicações, o que recomendas para quem não sabe muito (como eu), acções, certificados do tesouro, de aforro, etc ?

Algo que não seja muito complexo e mesmo que fique sem poder movimentar o dinheiro uns bons tempos, não tenho problema.

Depende do valor das poupanças. Se for 5k e não queres muito trabalho ou receio, mete em algo mais simples como os certificados ou parecido. Ou investe num ppr se conseguires o benefício fiscal e não precisares do dinheiro nos próximos 5 anos.

Se forem 100k já valerá a pena diversificar. Mas conselhos específicos é sempre difícil. Vê o tópico dos investimentos. Este é mais da poupança em si.

Depende do valor das poupanças. Se for 5k e não queres muito trabalho ou receio, mete em algo mais simples como os certificados ou parecido. Ou investe num ppr se conseguires o benefício fiscal e não precisares do dinheiro nos próximos 5 anos.

Se forem 100k já valerá a pena diversificar. Mas conselhos específicos é sempre difícil. Vê o tópico dos investimentos. Este é mais da poupança em si.

Ok, vou ter que ver isso dos certificados por exemplo, pois ter a maior parte em conta a prazo os juros líquidos de retorno são uma anedota.
Por acaso esse tópico dos investimentos tem-me passado despercebido.

Não 100k ainda não cheguei lá [:D]... julgo que se me encontrasse nesses níveis, naturalmente não teria este tipo de duvidas.
Curiosamente, o meu pai foi economista de profissão a vida toda e sei que conhece bem estas coisas pois ouvia-o a falar com os colegas, mas também não é pessoa com quem eu fale muito.

Obrigado pelas dicas.

Estou a pensar também fazer um PPR. Dadas as escolhas no mercado, reduzi as opções a estas:

https://www.bancobest.pt/ptg/best_planos-poupanca-reforma

https://www.lusitaniavida.pt/pt/particulares/produtos-reforma#lusitania-poupanca-reforma-ppr (No caso, poupança Reforma PPR)

e

https://www.bancoinvest.pt/poupanca-e-investimento/investimento/invest-ar-ppr

No último, parece dar as melhores condições, efectivamente, mas precisa de um mínimo de 5000€ para abrir conta e pelo que estive a ler só não tem manutenções de conta se for uma conta usada, se o dinheiro estiver parado ou ficar abaixo dos 5000€ paga-se manutenção de conta, o que me limita a escolher.

Nas duas opções anteriores, não são claros em relação a possibilidades de taxas, ou não o fazem como o AR. Já se sabe que são investimentos algo dependentes das flutuações das taxas anuais, mas, se li bem, falam em taxas de 1,5%, é isso?

Qual vos parece a melhor opção?

Por outro lado, gostaria de ter o restante valor que tenho neste momento em conta poupança a render um pouquinho mais do que aquilo que rende no banco (não dá para um café), mas ao mesmo tempo disponível.
Certificados de Aforro são uma opção?

Bem no nosso caso ambos em lay-off para mantermos as poupanças vamos ter de apertar um pouco o cinto enquanto tivermos nesta situação devemos ganhar menos uns 500€ os dois apesar das despesas com combustível também diminuírem vamos ver como corre este mês[;)]

Vi publicitado o Lusitânia Investimento 2020. A rendibilidade pareceu-me simpática, mas deve haver contras. Alguém tem experiência deste tipo de produtos?
Vou dar a minha opinião só com base no folheto, até porque não encontro as IPC em lado algum e a informação sobre a rentabilidade líquida não é clara.

Basicamente, a taxa é 6,2% subtrais 1% que pagas logo no momento da subscrição e sobram 5,2%, divides por 6 anos e tens uma TANB de 0,86667%, se a taxa de retenção for de 28% dá uma taxa anual líquida de 0,624%. Isto se mantiverem o seguro de capitalização durante os 6 anos. Se resgatares antes aplicam-se as taxas que eles referem, menos o 1% que pagas à cabeça. E tens que dividir essa taxa pelo número de anos em que mantivesse o seguro, para apurar a taxa anual.

Vou dar a minha opinião só com base no folheto, até porque não encontro as IPC em lado algum e a informação sobre a rentabilidade líquida não é clara.

Basicamente, a taxa é 6,2% subtrais 1% que pagas logo no momento da subscrição e sobram 5,2%, divides por 6 anos e tens uma TANB de 0,86667%, se a taxa de retenção for de 28% dá uma taxa anual líquida de 0,624%. Isto se mantiverem o seguro de capitalização durante os 6 anos. Se resgatares antes aplicam-se as taxas que eles referem, menos o 1% que pagas à cabeça. E tens que dividir essa taxa pelo número de anos em que mantivesse o seguro, para apurar a taxa anual.

É isso, mas são cinco anos e um dia e não seis anos como referes. Ainda assim dará pouco mais de 1% bruto ao ano e é preciso manter durante os cinco anos.

Voltar
Superior