O que é uma boa poupança?

A viver com o nível actual, sem mexer nada, também viveria pelo menos mais uns 15 anos tranquilamente. Sem precisar de qualquer rendimento. É uma tranquilidade incrível.

Com investimentos no setor imobiliário, AL, fundos a 12%/ ano, quintas, só aguentavas 15 anos?
Oh obtuso! Eu pensei que fosses um gajo mais rico pah![:D]

Não me apercebi, passei a fazer compras para 15 dias, coisa que não fazia e a deixar completamente de ir a cafés e restaurantes.

Gastei muito mais no supermercado mas muito menos em tudo o resto.

Basicamente só supermercado + contas.

Que engraçado, ainda bem que todos vivemos de modo diferente, a mim só deu para notar no supermercado e mercearia, aliás carne e peixe também!!
No decorrer do estado de emergência, ver reportagens sobre o peixe a ser vendido na lota por cêntimos e depois chegar ao Intermarché, para pagar 5 euros por duas cavalas [:)][:)]

Aumenta a poupança diminuiu a economia.

Neste país é mesmo grave, porque os bens ancora (industria) é tudo feito lá fora, quando muito temos montagem cá.
Resta a porcaria do "turismo" ,hotelaria e serviços, o que torna interligadas as vidas do senhor que vai para o armazém de logística com o senhor que tira o café de manhã.

As fundações estão podres [s)]

Neste país é mesmo grave, porque os bens ancora (industria) é tudo feito lá fora, quando muito temos montagem cá.
Resta a porcaria do "turismo" ,hotelaria e serviços, o que torna interligadas as vidas do senhor que vai para o armazém de logística com o senhor que tira o café de manhã.

As fundações estão podres [s)]

É o que é, e o pouco que temos ainda o querem estragar (turismo).

Um país para ser rico deve dominar os fatores de produção (agricultura e indústria) e sabemos que Portugal não é o pior da UE, mas está longe de estar bem no ranking.

É aproveitar o que ainda temos! Vinho e Turismo e alguma natureza.

Com investimentos no setor imobiliário, AL, fundos a 12%/ ano, quintas, só aguentavas 15 anos?
Oh obtuso! Eu pensei que fosses um gajo mais rico pah![:D]
Sem vender nada, sim. Mas sem saber gastos mensais, também nada sabemos sobre valores absolutos... É uma mera reflexão generalista de gastos mensais vs poupança em cash.

E que exagero, não sou rico nem lá perto.

Qual a percentagem da vossa poupança líquida (excluindo aqui o imobiliário ou outros) que está em produtos financeiros que não Depósitos a prazo ou CTPM?

Neste momento estou como o Buffet: with a pile of cash waiting...
Claro que não são Billions nem nada que se pareça.
Estou apenas 4,4% em ações.

Neste momento estou como o Buffet: with a pile of cash waiting...
Claro que não são Billions nem nada que se pareça.
Estou apenas 4,4% em ações.

[:D][:D]
Também aguardo para reforçar posições....Infelizmente sou um muito pequeno investidor
Neste momento:
5% ETF´S de acções.....o normal é andar pelos 20%.
10% PPR (mistos)

Qual a percentagem da vossa poupança líquida (excluindo aqui o imobiliário ou outros) que está em produtos financeiros que não Depósitos a prazo ou CTPM?
Actualmente tenho cerca de 4% em depositos a prazo e tudo o resto noutro tipo de produtos financeiros. Não tenho nada de ctpm nem nada que envolva o estado, pelo menos directamente.

Enquanto vocês esperam, o mercado sobe, e sobe e sobe...

É verdade. No início da Pandemia eu tinha bastante cash disponível (para os meus padrões claro) porque tinha acabado em Janeiro uma aplicação de CTPMs. Vim aqui ao fórum e perguntei no tópico da Covid ou no do Teletrabalho (já não me lembro bem) quais achavam que iam ser as empresas a beneficiar com a pandemia. E recebi algumas respostas.
Assim no dia 17/03 (e devia ter sido mais cedo) comprei um mix de acções da Cisco, Zoom, Microsoft, reforcei Amazon, e Moderna. Neste momento ao fim de menos de 3 meses vou com uma rentabilidade líquida de 25,5% isto já descontando os efeitos dos impostos e da variação cambial.

Enquanto vocês esperam, o mercado sobe, e sobe e sobe...

Atendendo ao estado atual do mundo, isso é uma perfeita loucura. Há ações que já atingiram valores pré-covid, numa altura que a "normalidade" está longe de acontecer. Nos EUA então, com o país a ferro e fogo, não se percebe como o mercado sobe.

Em relação ao tema do tópico, este ano, desfiz toda a poupança que tinha e que tantos anos demorou a juntar. Gastei numa casa [s)]
Não estou certo que fiz bem em enterrar toda a poupança num imóvel... só o tempo o dirá!
E fi-lo porquê? Tive o dinheiro a render e rendeu bem. Atualmente (e na próxima meia duzia de anos) não me parece que haja nenhuma aplicação financeira sem risco, que valha a pena, pelo que optei por ficar "liso" [:D]

É verdade. No início da Pandemia eu tinha bastante cash disponível (para os meus padrões claro) porque tinha acabado em Janeiro uma aplicação de CTPMs. Vim aqui ao fórum e perguntei no tópico da Covid ou no do Teletrabalho (já não me lembro bem) quais achavam que iam ser as empresas a beneficiar com a pandemia. E recebi algumas respostas.
Assim no dia 17/03 (e devia ter sido mais cedo) comprei um mix de acções da Cisco, Zoom, Microsoft, reforcei Amazon, e Moderna. Neste momento ao fim de menos de 3 meses vou com uma rentabilidade líquida de 25,5% isto já descontando os efeitos dos impostos e da variação cambial.

Diria que devia ter sido no dia 23 de Março, mas ninguém é perfeito

Estou a brincar, 25,5% é uma taxa líquida muito interessante. Parabéns!

Voltar
Superior