O que é uma boa poupança?

Por exemplo, a minha casa foi sorte.

Precisei de comprar em 2012, os preços estavam baixos mas os spread altos.
O construtor tinha acordo com a CGD e obtive 100% financiamento.

Entretanto mais do que duplicou.

Pelo meio o que poupei consegui multiplicar na Bolsa. Uma das ações foi a Yamana Gold, acumulei muitas ações na casa do 1.XIX€, 2.xc€, 3,xx€ e vendi tudo a 5/6€.

Tudo o resto foi já estar familiarizado com investimento na bolsa, que me ajudou muito a lidar com dinheiro.

O meu emprego também sou esforçado e trabalho muito, numa área que é bem paga, e também não me posso queixar do salário.

Mas é a investir que se ganha dinheiro. Isso está claro.
Ter o dinheiro parado não resulta, a não ser pelo conforto que “ter” dinheiro dá.

Depois é gosto pelo tema, ouvir várias opiniões, ter mente aberta para aprender.
Erros todos fazemos, mas se formos resilientes chegamos lá.

Por exemplo tive meses em 2021 que quase não tinha dinheiro (cash), mas sabia que estava a investir para multiplicar dinheiro.

No fundo acho que é isto.

7 dígitos é um número muito bom para PT.

Vendes a casa e vais viver para onde? Arrendas uma?

Muito bom?

Eu diria fantástico e difícil de alcançar para a grande maioria dos portugueses.

Muito boa gente de classe média alta não chega a 500.000€ em património e cash.

Por exemplo, a minha casa foi sorte.

Precisei de comprar em 2012, os preços estavam baixos mas os spread altos.
O construtor tinha acordo com a CGD e obtive 100% financiamento.

Entretanto mais do que duplicou.

Tens +- noção nestes quase 10 anos quanto foi gasto em juros? Principalmente nos 2-3 primeiros anos que depois aliviou muito....
E com seguros e comissões?

No teu cenário uma vez que já tens ppr's, acções, etf's e imobiliário acho que só te sobram duas opções: ouro ou crypto

Ouro é uma aposta segura no long run e à prova de inflação. Cryptos é o carrocel que já se sabe. Dá para ganhar bom dinheiro como também dá para perder. Eu perdi 50% do que investi em crypto. Fiquei sem vontade de lá voltar...[:D]

Só perdeste porque vendeste... [;)]

[;)]
Não foi muito penalizador porque os juros estão como estão à mais de 6 anos.
Mas sempre são quase 14000€ a somar ao preço de aquisição.
Isso mais os 18/24 meses de renda que me esperam pela frente.
Tudo somado tenho de retirar ao lucro da venda.

A venda não é puramente financeira, é também pelo propósito de precisar de mais espaço.
Se a casa fosse T3 secalhar nem vendia.

Muito bom?

Eu diria fantástico e difícil de alcançar para a grande maioria dos portugueses.

Eu inicialmente tinha esse objectivo estabelecido. Os 500k. Mas o problema dos números é que não acabam e vamos ajustando objectivos. E vai daí rapidamente começamos a sonhar com o número mágico de 1M. Aquele que dá acesso ao clube dos milionários. Milionarios mas não ricos, isso é outra liga. Mas falamos de um grupo restrito de pessoas, menos de 200k em pt, penso. E ambicionar entrar nesse clube passou a ser o objectivo.

Depois disso logo se vê. À conta disso devo entrar numa situação de reforma mais cedo do que o normal, na casa dos 50 anos. É preciso ter um bocado de noção e saber libertar um pouco para viver a vida e esquecer objectivos.

Eu inicialmente tinha esse objectivo estabelecido. Os 500k. Mas o problema dos números é que não acabam e vamos ajustando objectivos. E vai daí rapidamente começamos a sonhar com o número mágico de 1M. Aquele que dá acesso ao clube dos milionários. Milionarios mas não ricos, isso é outra liga. Mas falamos de um grupo restrito de pessoas, menos de 200k em pt, penso. E ambicionar entrar nesse clube passou a ser o objectivo.

Depois disso logo se vê. À conta disso devo entrar numa situação de reforma mais cedo do que o normal, na casa dos 50 anos. É preciso ter um bocado de noção e saber libertar um pouco para viver a vida e esquecer objectivos.
Não conheço números, mas portugueses com património acima de 1M, devem ser bem menos de 200k.

Mesmo apesar da pandemia, e dos seus efeitos na economia nacional e no rendimento das famílias, Portugal ganhou milionários ao longo do ano passado. Segundo o mais recente The Global Wealth Report, referente a 2020 — ano maioritariamente marcado pela Covid-19 —, Portugal tem 136.430 milionários, mais 19.430 do que no relatório de 2019.

https://observador.pt/2021/06/22/portugal-com-mais-19-430-milionarios-em-ano-de-pandemia/

duvido que nos proximos 20 anos o PS não seja guloso e se vire para as poupanças e investimentos das pessoas, atrasando a reforma do Obtuso [:D]

Muito bom?

Não sei se é algo assim tão difícil. Se é a contar com património e considerando a valorização absurda dos imóveis nestes últimos anos, alguém que tenha 1-2 casas compradas na altura certa já deve ter mais de meio caminho andado para chegar lá.
Já ter 1M em dinheiro mesmo é que acho muito mais complicado.

duvido que nos proximos 20 anos o PS não seja guloso e se vire para as poupanças e investimentos das pessoas, atrasando a reforma do Obtuso [:D]
Já tenho menos de 10% em produtos financeiros. Livra. Também comecei a perceber a tempo essa erosão do cash que falaste.

O problema é que meti muito em tijolo. Espero que não se estiquem. A vantagem é que se esticarem, quem sofre serão os arrendatários. É como a subida do iva. Paga o consumidor final...

Não sei se é algo assim tão difícil. Se é a contar com património e considerando a valorização absurda dos imóveis nestes últimos anos, alguém que tenha 1-2 casas compradas na altura certa já deve ter mais de meio caminho andado para chegar lá.
No meu caso será um misto. Comecei com investimento em produtos financeiros mas virei para o imobiliário. E deverei manter. Tenho investido apenas no centro, pelo que a procura é garantida.

Isto da classe média é sempre complicado. Para conseguir segmentar isto, uma família de classe média com 30 anos não deverá ter esse valor, mas se com 60 não o tem, então é uma classe média média...

Para mim uma boa poupança como creio já ter referido é ter casa paga sem ambição de a mudar, carro pago, não ter dívidas e ainda 400k em ativos/imóveis. Abaixo disso não é óptimo.

Desejo genuinamente boa sorte nesse objectivo, que neste momento também é o meu (chegar aos 7 dígitos). Duvido é que no meu caso consiga até 2024. Estimo que seja lá para 2026, a correr conforme planeado.

É com a poupança que se consegue a almofada necessária para os investimentos, especialmente imobiliários. Não fosse essa "disciplina" e muitos passos nunca seriam possíveis de dar.

Boa sorte também para o negócio, que aqui bem irás precisar. A carga fiscal e burocrática é tal que faz qualquer um desanimar...

Parece que são 136.430 em pt. Na bitola do 1M usd, que na prática dá menos de 1M eur.

É o meu objectivo para a reforma. No mínimo, mas logo se vê.

Deves estar quase. Ou não.

Ano ridículo a nível de poupança.
Rebentei tudo e… não chegou… em investimentos.

Este ano objectivo ir buscar a valorização da minha casa, com as mais valias comprar terreno e construir(mais do que duplicou de valor desde a comprar 2012. Começa a ficar curta de espaço T2).
Vender e enquanto não se vende, alugar a casa de turismo que estou a terminar. Se vender comprar dois ou três imóveis para reconstruir.

No total espero em 2023/4 atingir pela primeira vez os 7 dígitos em património + cash.
Ganha se mais dinheiro nos investimentos que no trabalho a poupar todos os meses.

A nível profissional, mudei de emprego em final de 2020, projecto novo, finalmente perto de casa, 30min carro, já devia ter mudado á mais tempo.

Espero dentro de 4/5 anos ter o meu primeiro negócio na minha área profissional. Vamos lá ver como corre…

Se um dia chegasse a casa e dissesse à minha mulher que queria vender a nossa casa para encaixar mais valias, impondo pelo menos duas mudanças de casa e para destino incerto, ela punha-me as malas à porta, na hora.[:D]

Lá se reduzia o património que considero meu para metade instantaneamente.:sh)

Se um dia chegasse a casa e dissesse à minha mulher que queria vender a nossa casa para encaixar mais valias, impondo pelo menos duas mudanças de casa e para destino incerto, ela punha-me as malas à porta, na hora.[:D]

Lá se reduzia o património que considero meu para metade instantaneamente.:sh)

Falaste aqui e bem, num dos maiores efeitos negativos sobre o património, os divórcios[:)]

Voltar
Superior