O que é uma boa poupança?

Alguns defendem isto:

• Com 30 anos o trabalhador deve ter poupado 100% do seu salário anual atual;
  • Com 35 anos o trabalhador deve ter poupado o dobro do seu salário anual atual;
  • Com 40 anos o trabalhador deve ter poupado o triplo de seu salário anual atual;
  • Com 45 anos o trabalhador deve ter poupado quatro vezes seu salário anual atual;
  • Com 50 anos o trabalhador deve ter poupado cinco vezes seu salário anual atual;
  • Aos 55 anos, o trabalhador deve ter poupado seis vezes o seu salário anual atual;
  • Aos 60 anos, o trabalhador deve ter poupado sete vezes seu salário anual atual;
  • Com 65 anos, quando chega a idade da reforma, o trabalhador deve ter poupado uma quantia equivalente a oito vezes seu salário atual.
Poupado e investido! Quem poupa e não investe só perde dinheiro...

Porque o investimento não tem risco associado, nem se pode perder dinheiro

Mas sim, nesta fase então, o dinheiro no banco queima. Só em comissões e encargos é um fartote

Inflação?
Neste momento é ter dinheiro em "bens" que nao percam.
Nao é fácil, mas dinheiro parado só te traz o conforto de "teres dinheiro".

Isso já foi discutido dezenas de vezes, não dou mais para esse peditório.

Não me leves a mal, mas na minha profissão lido com inúmeros casos de malta que perde todas as poupanças

Pensavam que PFC, fundos, investimentos com alavancado tinham margens boas e riscos controlados.

Só que depois entram as margin call ou stop loss. Ou em casos mais simples, simplesmente o produto na maturidade nao reembolsou a totalidade do capital investido.

Por isso foi só esse o alerta que fiz. Investir sim, mas com consciência que há sempre risco. Ainda que possa ser pouco ou mitigado ou ainda que historicamente compense sempre (até ver)

Alguns defendem isto:

• Com 30 anos o trabalhador deve ter poupado 100% do seu salário anual atual;
  • Com 35 anos o trabalhador deve ter poupado o dobro do seu salário anual atual;
  • Com 40 anos o trabalhador deve ter poupado o triplo de seu salário anual atual;
  • Com 45 anos o trabalhador deve ter poupado quatro vezes seu salário anual atual;
  • Com 50 anos o trabalhador deve ter poupado cinco vezes seu salário anual atual;
  • Aos 55 anos, o trabalhador deve ter poupado seis vezes o seu salário anual atual;
  • Aos 60 anos, o trabalhador deve ter poupado sete vezes seu salário anual atual;
  • Com 65 anos, quando chega a idade da reforma, o trabalhador deve ter poupado uma quantia equivalente a oito vezes seu salário atual.
Ninguem defende em idade alguma ter tudo torrado em carros?

Pergunta para um amigo.

Ninguem defende em idade alguma ter tudo torrado em carros?

Pergunta para um amigo.

Tudo diria que não

Mas tenho um amigo que tem um bom valor em dois carros, que usa umas 2x ao ano ou algo do género.

Edições limitadas e com valor a crescer ou pelo menos manter.

E tem o plus de os ter ali, como peças de arte, na sua mancave.

Confesso que tenho uma certa inveja, é como se uma parte de nós não crescesse mas o tipo merece e sempre esteve ligado aos carros

Volto a dizer, 100k parados no banco em janeiro de 2022 são 90k em dezembro de 2022 (até ver, provavelmente será muito pior).

Isto não é risco (=probabilidade), isto é realidade!

Entre uma probabilidade e uma realidade, há um spread muito grande...

Tudo diria que não

Mas tenho um amigo que tem um bom valor em dois carros, que usa umas 2x ao ano ou algo do género.

Edições limitadas e com valor a crescer ou pelo menos manter.

E tem o plus de os ter ali, como peças de arte, na sua mancave.

Confesso que tenho uma certa inveja, é como se uma parte de nós não crescesse mas o tipo merece e sempre esteve ligado aos carros
Estava na brincadeira, a insinuar que muitos de anos, precisamente por sermos apaixonados por carros, torramos tudo neles.
Claro que nao faz sentido.... mas eu gostava!! [:D]

Os ctpm, se bem me recordo, são como qualquer obrigação = o capital garantido depende da capacidade de pagamento a quem emprestas o dinheiro.

Para uma entidade que já esteve 3x em bancarrota, é preciso fé... [:D]

Talvez não tenhas percebido que essas aplicações já venceram quase todas. Tb os juros que o emitente pagava noutras aplicações durante parte do período eram quase 0%. Não é preciso ter fé quando se tem, e se sabe/conhece, a politica e o poderio do BCE.

Continuo a aguardar alternativas melhores em 2017.

Entretanto os juros dos CTPC tb sao impactados positivamente pelo crescimento do PIB nos últimos tempos.

https://www.igcp.pt/fotos/editor2/2022/CTPC_Taxa_Juro/07_TAXA_JURO_CTPC.pdf

Logo a partir do 2.º ano pagam prémio de 40% do crescimento médio real do PIB nos últimos quatro Trimestres conhecidos no mês anterior à data depagamento de juros.

Confirmando-se os + de 6% de crescimento do pib local para 22 é fazer as contas.[:D]

Claro que nos anos vindouros a remuneração vai descer.

Volto a dizer, 100k parados no banco em janeiro de 2022 são 90k em dezembro de 2022 (até ver, provavelmente será muito pior).

Isto não é risco (=probabilidade), isto é realidade!

Entre uma probabilidade e uma realidade, há um spread muito grande...

O melhor fundo PPR nacional (AR PPR), vale neste momento menos do que à 3 anos atrás.
Como fazes as contas de perdas neste caso aplicando em cima disto 3 anos de inflação?

Investimento para Turismo, valor gasto a rondar os 200k, valor de venda algures entre os 450/550. Mas objectivo é explorar.

Alguns terrenos para projeto de Apicultura (ja se começou, ali na casa dos 10k ja gastei e ja produz para pagar as despesas).
Outros terrenos na fila de espera para turismo em outra escala.

Projecto de inveatimento industrial em standby, mas ai o know how é meu, o capital de um grupo proximo.

E a casa principal á semelhanca de muitos outros, foi comprada no timming certo e valorizou bem.

Sorte e muito esforco.

Haha

Se um "investimento" de 200k dá mais-valia instantânea superior a 100% e ainda nem foi concluído é para vender logo.[:D]

Depois replicar a receita até chegar aos 8 dígitos.[:)]

Mas sim, nesta fase então, o dinheiro no banco queima. Só em comissões e encargos é um fartote

Ainda tens bancos com conta, transferências e alguns deles cartão de débito gratuitos, como o ActivoBank e o moey (Crédito Agrícola). Ao abrigo do mesmo fundo de garantia que os bancos tradicionais.

Na banca tradicional, para quem só precise de uma conta, há a opção da conta de serviços mínimos com custos muito reduzidos.

Os ctpm, se bem me recordo, são como qualquer obrigação = o capital garantido depende da capacidade de pagamento a quem emprestas o dinheiro.

Para uma entidade que já esteve 3x em bancarrota, é preciso fé... [:D]

Não é fé. É evidência. Algum aforrador alguma vez perdeu as suas poupanças em certificados de aforro ou similares nas bancarrotas portuguesas?

Não é fé. É evidência. Algum aforrador alguma vez perdeu as suas poupanças em certificados de aforro ou similares nas bancarrotas portuguesas?
A evidência é passado... Ou coiso e tal do passado agora é garantia de futuro? Se falamos de futuro não existe qualquer evidência, existe fé.

Podes ter fé que nunca irá falhar. Eu não tenho.

Haha

Se um "investimento" de 200k dá mais-valia instantânea superior a 100% e ainda nem foi concluído é para vender logo.[:D]

Depois replicar a receita até chegar aos 8 dígitos.[:)]

Mas tens duvidas? Convido te a ver.
Nao tenho qualquer necessidade de vir para um forum que mal participo dizer mentiras.

O melhor fundo PPR nacional (AR PPR), vale neste momento menos do que à 3 anos atrás.
Como fazes as contas de perdas neste caso aplicando em cima disto 3 anos de inflação?

3 anos é infinitamente pouco para estimar o retorno do investimento.

No entanto quem investiu todas as poupanças só no Alves Ribeiro, fez logo a borrada número 1 do investimento - não por os ovos todos no mesmo cesto.

Voltar
Superior