O que é uma boa poupança?

Mas há uma coisa que não percebo nas taxas.

Em setembro comprei uma quantia elevada de CA.

Agora a taxa subiu. Tenho de resgatar e readquirir ou sendo a taxa válida para o trimestre, benefício automaticamente da revisão em alta?

Agora a taxa subiu. Tenho de resgatar e readquirir ou sendo a taxa válida para o trimestre, benefício automaticamente da revisão em alta?

Tu ficas com a taxa que "contratas te" durante os 3 primeiros meses.
Nem consegues resgatar.
Depois daqui a 3 meses, eles renovam a taxa em vigor nesse mês, e assim continua.

1º Se subscreveste em Setembro só podes resgatar após 3 meses
2º A taxa a que subscreveste é válida para os próximos 3 meses (só será revista em Dezembro), por isso a taxa de outubro não é refletida nessa subscrição, só apenas para aqueles que subscrevem em Outubro ou aquelas que fazem a renovação trimestral em Outubro

Peço desculpa, foram subscritos em 2018. Já alterei.

Nesse caso esperam-te nos próximos 3 anos taxas de 1,65%, 1,95%, 2,25% (média 1,95%) + 40% do eventual crescimento do PIB.

Os grandes crescimentos do PIB de 2021/2022 talvez não se voltem a repetir no curto prazo. É assim possível que os CA paguem mais durante os próximos anos. Mas não há garantias, é tudo "talvez" e "possível". Ainda ontem a Euribor 3m baixou, embora um valor irrisório.

Última edição:
Nesse caso esperam-te nos próximos 3 anos taxas de 1,65%, 1,95%, 2,25% (média 1,95%) + 40% do eventual crescimento do PIB.

Os grandes crescimentos do PIB de 2021/2022 talvez não se voltem a repetir no curto prazo. É assim possível que os CA paguem mais durante os próximos anos. Mas não há garantias, é tudo "talvez" e "possível". Ainda ontem a Euribor 3m baixou, embora um valor irrisório.
A Euribor 3M baixar deve ter sido por eu ter iniciado o processo de resgate de CT para passar para CA...

Estou sempre ao contrário do mercado.

A Euribor 3M baixar deve ter sido por eu ter iniciado o processo de resgate de CT para passar para CA...

Estou sempre ao contrário do mercado.

Foi uma descida insignificante, e num dia que já não afetou a taxa CA para outubro. Apenas o mencionei para ilustrar que há sempre imprevisibilidade. :) E por acaso hoje voltou a descer.

O prémio de remuneração dos CTPM a vigorar no próximo mês de outubro será de 5,84%.
-> 5,84 + 3,25 = taxa de 9,09% .

Última edição:
Boa tarde,

Possuo algum dinheiro em certificados de aforro e do tesouro que pretendo levantar em breve e gostaria de saber se é possível fazer o resgate através do portal do aforronet ou tenho que ir obrigatoriamente aos CTT com os papeis de subscrição de cada um deles.

Obrigado

Possuo algum dinheiro em certificados de aforro e do tesouro que pretendo levantar em breve e gostaria de saber se é possível fazer o resgate através do portal do aforronet ou tenho que ir obrigatoriamente aos CTT com os papeis de subscrição de cada um deles.

Certificados de aforro série E (lançados em novembro 2017) e todos os tipos de certificado de tesouro podem ser resgatados pelo aforronet.

Certificados de aforro mais antigos, das séries A, B, C e D, têm de ser resgatados nos CTT.

Voltar
Superior