O que é uma boa poupança?

Expliquei-me mal. Pediram isso só para abrir a conta. Não para fazer as subscrições dos CA depois.

Já faz mais sentido, embora há uns anos não o pedissem. Deverá ser para efeitos informativos e nunca um critério para quem pode abrir conta.

Entretanto já lá voltaste com o comprovativo da tua situação?

Boa tarde, após algum tempo sem disponibilidade lá fui confirmar o que necessitava para resgatar os Títulos do Tesouro dos meus filhos menores de idade.

Resultado, eu e a mãe deles necessitamos de preencher 3 impressos por cada um levar comprovativos de identificação, comprovativo da entidade patronal, para depois enviarem para os serviços centrais e só depois se tudo estiver correto é que é depositado na conta a ordem deles.

Depois de saber o que seria necessário apenas comentei com quem me atendeu que felizmente não me obrigam a realizar análises ao sangue, porque detesto...

Para subscrever não têm problemas agora para resgatar isso sim é complicado. Fica o alerta!

Para abrir as contas deles deves ter precisado de semelhante papelada, não?

PPR Fidelidade:

"Estimado Cliente,

Informamos que o pedido de resgate deve ser solicitado mensalmente.​"

😮

Acabei por não dar feedback...

No dia 31/out fui a um balcão Fidelidade pedir o resgate do valor corresponde ao IAS ao abrigo da nova lei.
No dia 2/nov esse valor já tinha sido deduzido do total do PPR mas até hoje ainda não caiu na conta...

:sh)

Disseram-me também que o pedido teria de ser efetuado todos os meses.

No dia 31/out fui a um balcão Fidelidade pedir o resgate do valor corresponde ao IAS ao abrigo da nova lei.
No dia 2/nov esse valor já tinha sido deduzido do total do PPR mas até hoje ainda não caiu na conta...

Só para atualizar, foi hoje depositado na minha conta o valor de 443,15€. Aparentemente não foi cobrado qualquer tipo de comissão de resgate.

Todos os meses 🤦

Eu não vou mexer nos meus, até pq são em forma de fundos e estão negativos.

Estes são de capital garantido e rendimento nulo. [:D]

Vai ser para retirar o máximo possível e eventualmente voltar a colocar no final do ano, se não forem para CA.

São também a minha situação e plano.

Como comecei este PPR em 2020 e só tenho aplicado anualmente o máximo para benefício fiscal (> 35 anos), ainda terei tempo de resgatar tudo, antes de no fim de 2023 voltar a aplicar. Tenho é de me informar sobre o saldo mínimo da apólice, para não a terminar acidentalmente. :)

Tb tenho um de capital garantido, mesmo estando negativo recebe-se o valor inicial, desde que tenha feito 5 anos.

O PPR Vintage do Best? Esse é um híbrido.

No caso dos seguros, nunca há desvalorização. Costuma é haver pouca valorização. :rolleyes: Para quem quer apenas o benefício fiscal, é a opção mais simples.

Última edição:
Segundo o Best posso retirar mesmo sem ter feito os 5 anos sem qualquer penalização.

Mas eu não o vou fazer pq tenho os PPR negativos e pro ano caso estejam positivos posso na mesma retirar o valor referente aos 3 meses deste ano.

Segundo as respostas obtidas pelo Contas Poupança, talvez não...

(...) em 2022 (em Outubro, Novembro e Dezembro) vai poder resgatar um total de 1.329,60 €. Se só viu este artigo agora, já perdeu o mês de Outubro. Não tem retroativos.

P: Posso resgatar com retroativos os meses anteriores desde outubro de 2022? (Em março de 2023, posso resgatar os 6 meses anteriores, por exemplo?)

R: Este regime excecional inspira-se no mobilizado durante a pandemia e não prevê expressamente um resgate “retroativo”.​

Eu tenho uma apólice do PPR Poupança CTT com a Zurich, o primeiro que o Banco CTT comercializou. Fiz duas vezes 2000 euros para o beneficio fiscal. O mais antigo faz 4 anos agora em Dezembro. Pouco rendeu nestes anos, os 21.5% das mais valias são muito reduzidos.

Estou a ponderar levantar o valor total nestes 14 meses aos poucos via os valores de IAS. Só não sei exatamente o custo de resgatar antecipadamente perante a Zurich. Nas condições pre-contratuais, na clausula para condições de reembolso, indica:

Situações previstas na lei em que é possível solicitar o reembolso:
a) Reforma por velhice da Pessoa Segura;
b) Desemprego de longa duração da Pessoa Segura ou de qualquer dos membros do seu agregado familiar;
c) Incapacidade permanente para o trabalho da Pessoa Segura ou de qualquer dos membros do seu agregado familiar, qualquer que seja a sua causa;
d) Doença grave da Pessoa Segura ou de qualquer dos membros do seu agregado familiar;
e) A partir dos 60 anos de idade da Pessoa Segura;
f) Em caso de morte da Pessoa Segura;
g) Em caso de morte do cônjuge da Pessoa Segura.
h) Utilização para pagamento de prestações de crédito à aquisição de habitação própria e permanente, de acordo com o estabelecido na legislação em vigor.
i) Ou noutra situação prevista na lei que regula as situações de reembolso dos produtos PPR, que se encontre em vigor na data do pedido de reembolso.

Ora penso que, com esta lei, estarei na situação i), mesmo não tendo 5 anos.

Alguém subscreveu este produto ou similar?

Eu tenho uma apólice do PPR Poupança CTT com a Zurich, o primeiro que o Banco CTT comercializou. Fiz duas vezes 2000 euros para o beneficio fiscal. O mais antigo faz 4 anos agora em Dezembro. Pouco rendeu nestes anos, os 21.5% das mais valias são muito reduzidos.

Estou a ponderar levantar o valor total nestes 14 meses aos poucos via os valores de IAS. Só não sei exatamente o custo de resgatar antecipadamente perante a Zurich. Nas condições pre-contratuais, na clausula para condições de reembolso, indica:

Situações previstas na lei em que é possível solicitar o reembolso:
a) Reforma por velhice da Pessoa Segura;
b) Desemprego de longa duração da Pessoa Segura ou de qualquer dos membros do seu agregado familiar;
c) Incapacidade permanente para o trabalho da Pessoa Segura ou de qualquer dos membros do seu agregado familiar, qualquer que seja a sua causa;
d) Doença grave da Pessoa Segura ou de qualquer dos membros do seu agregado familiar;
e) A partir dos 60 anos de idade da Pessoa Segura;
f) Em caso de morte da Pessoa Segura;
g) Em caso de morte do cônjuge da Pessoa Segura.
h) Utilização para pagamento de prestações de crédito à aquisição de habitação própria e permanente, de acordo com o estabelecido na legislação em vigor.
i) Ou noutra situação prevista na lei que regula as situações de reembolso dos produtos PPR, que se encontre em vigor na data do pedido de reembolso.

Ora penso que, com esta lei, estarei na situação i), mesmo não tendo 5 anos.

Alguém subscreveu este produto ou similar?

Esquece os 5 anos como requisito legal/fiscal para resgatar.

Pode haver é um custo diferenciado na tua apólice (vê nas condições particulares), por exemplo a minha da Lusitânia Vida tem 1% para resgates nos primeiros 5 anos e 0,5% posteriormente. Mas ao abrigo desta nova medida não está a cobrar, e segundo relatos aqui no tópico a Fidelidade também não. O que só por si não garante que as restantes seguradores façam igual, pois não li nada na lei a obrigar isso. Terás de perguntar à Zurich ou ao teu mediador.

Eu fiz o pedido à Fidelidade em Outubro mas só ficou concretizado em Novembro.

Estou a prever problemas, mas vamos ver com corre...

Se no sistema informático da seguradora o resgate ficou registado com data de novembro, não creio que possa "contar" como outubro. É um risco ...

UPDATE: Descobri agora isto na área de cliente online (Lusitânia Vida), que também me deixa com dúvidas.

ResgatePPR.jpg - Click image for larger version  Name:	ResgatePPR.jpg Views:	0 Size:	22.2 KB ID:	14178658

Como não preciso de todos os meses até fim de 2023 para resgatar tudo, vou jogar pelo seguro e fazer o próximo pedido só em dezembro.

Nem acertaram na lei, que é a 19/2022 :rolleyes:

Última edição:
Voltar
Superior