O que é uma boa poupança?

Euribor 3M

14/12/2022 -> 2,081%​
15/12/2022 -> 2,062%​
16/12/2022 -> 2,047%
19/12/2022 -> 2,063%
20/12/2022 -> 2,081%​​
21/12/2022 -> 2,102%​​​​
22/12/2022 -> 2,125%
​23/12/2022 -> 2,141%

Estimativa da taxa CA em janeiro: 3,10%

Última edição:
Que PPR escolheste para resgatar depois? Tmb estou interessado

Tenho andado a resgatar o PPR Leve da Fidelidade (único que tenho).

Para este ano optei pelo PPR da Real Seguros, pelo capital e rendimento garantido e pelos baixos custos.

​​​​​​Como é para resgatar no próximo ano ou daqui a 5, não me interessava nada com risco.

Tenho andado a resgatar o PPR Leve da Fidelidade (único que tenho).

Para este ano optei pelo PPR da Real Seguros, pelo capital e rendimento garantido e pelos baixos custos.

​​​​​​Como é para resgatar no próximo ano ou daqui a 5, não me interessava nada com risco.

Em principio vou aproveitar e resgatar em janeiro para o CH, como tens feito?
Comunicar ao banco onde está o CH? Resgatar só o valor mensal?

Dá para resgatar tudo de uma vez? Ou só mensalidades?

Tenho um PPR com participação da empresa com uma taxa miserável, felizmente mudamos de PPR para um modelo de investimento mais agressivo noutra empresa, mas tenho aquele dinheiro parado e não pode ser convertido no novo.

Se desse para pegar naquilo e abater no CH era duplo mel...

Ainda por cima tem tudo menos de 5 anos 😲

Devia ser possível resgatar um PPR para amortização parcial ou antecipada do CH. Mas penso que apenas é possível resgatar para pagar a prestação mensal.

Informaçao CGD:

"Encontra-se em vigor, até 31/12/2023, um regime excecional e temporário para resgate / reembolso sem penalização, de Planos de Poupança Reforma e Educação (PPR e PPR/E), conforme previsto no Artigo 6.º da Lei n.º 19/2022, de 21 de outubro, com o intuito de mitigar as consequências económicas e sociais decorrentes da subida da inflação.

Este regime excecional caracteriza-se pela possibilidade, temporária, de efetuar pedidos de reembolso, sem penalização, e sem necessidade de observar as condições de acesso antecipado, ao capital investido, previstas na lei.

O referido regime permite o reembolso mensal de parte do valor dos Planos de Poupança Reforma e Educação (PPR e PPR/E), até ao limite mensal do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).
O limite aplicável por participante, para a totalidade de aplicações em PPR que detenha, é de:

• 443,20€ por mês em 2022 (valor bruto de resgate);
  • 478,70€ por mês em 2023 (valor bruto de resgate)."

Informaçao CGD:

"Encontra-se em vigor, até 31/12/2023, um regime excecional e temporário para resgate / reembolso sem penalização, de Planos de Poupança Reforma e Educação (PPR e PPR/E), conforme previsto no Artigo 6.º da Lei n.º 19/2022, de 21 de outubro, com o intuito de mitigar as consequências económicas e sociais decorrentes da subida da inflação.

Este regime excecional caracteriza-se pela possibilidade, temporária, de efetuar pedidos de reembolso, sem penalização, e sem necessidade de observar as condições de acesso antecipado, ao capital investido, previstas na lei.

O referido regime permite o reembolso mensal de parte do valor dos Planos de Poupança Reforma e Educação (PPR e PPR/E), até ao limite mensal do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).
O limite aplicável por participante, para a totalidade de aplicações em PPR que detenha, é de:

• 443,20€ por mês em 2022 (valor bruto de resgate);
  • 478,70€ por mês em 2023 (valor bruto de resgate)."

Mas qualquer um pode levantar sem apresentar motivo para tal? Tenho um ppr com 10anos que não rende nada, poderia levantar aplicar no proximo ano e ir buscar novamente o irs?

Para quem tem etfs, ha uns meses aventurei-me na compra de algumas unidades e recentemente recebi dividendos, mas notei que foi aplicada uma retencao de 40% em irs.
Nao deveria ser de 28%?
O etf é o vanguard sp500 e o banco é o santander

Alguem sabe por que razao foram retidos os 40%?

Ja mandei mensagem ao gestor de conta, mas talvez por aqui alguem saiba.

Para quem tem etfs, ha uns meses aventurei-me na compra de algumas unidades e recentemente recebi dividendos, mas notei que foi aplicada uma retencao de 40% em irs.
Nao deveria ser de 28%?
O etf é o vanguard sp500 e o banco é o santander

Alguem sabe por que razao foram retidos os 40%?

Ja mandei mensagem ao gestor de conta, mas talvez por aqui alguem saiba.

deviam ter retido só 15%, e pagavas os restantes 13% em IRS, é assim no interactive brokers para accoes americanas

fala com o banco...

Edit: O ETF não é uma accao americana, depende se Portugal tem algum acordo com o pais do ETF, para evitar chatisses compra antes um accumulating ETF...

Última edição:
Malta,
aproxima-se o final do ano.

pergunta muito directa: há PPR/seguro PPR com capital garantido a 100%?

o histórico de rentabilidades da maioria é terrível, não só a 1 ano, como a 5, com ou sem muita exposição a accoes.

a maioria parece-me um engodo para ir apanhar o benefício fiscal e depois ficar com dinheiro a arder em lume brando [s)]

Malta,

o histórico de rentabilidades da maioria é terrível, não só a 1 ano, como a 5, com ou sem muita exposição a accoes.

a maioria parece-me um engodo para ir apanhar o benefício fiscal e depois ficar com dinheiro a arder em lume brando [s)]

ainda hoje estava a olhar para eles, tirando o beneficio fiscal, que implica o lume brando que indicas, não vejo nada que atraia mais que um ETF acc.

Malta,

Eu deixei de fazer/reforçar PPRs porque tenha exatamente essa impressão. Tenho 2 PPRs num banco que ganha consecutivamente prémios de melhor gestora de ativos e bla, bla, bla. A verdade é que durante estes últimas anos todos teve rentabilidade fraquitas e claro, com o ano de 2022, já perderam quase tudo. No mesmo periodo de tempo, eu, sem tempo nem conhecimentos profundos para gerir uma carteira como deve ser, tive uma rentabilidade 4 ou 5 vezes superior limitando-me a comprar uns ETFs e 2 ou 3 títulos.

Malta,

É como dizes, tudo um engodo. Financiamento praticamente grátis à seguradora....

Voltar
Superior