O que é uma boa poupança?

Ajuda: como convencer a mulher a resgatar mensalmente um ppr que tem no Millennium para aplicar em CA?

- taxa atual boa
- em caso de emergência, dinheiro mais facilmente disponível
- ??

Notas:
O ppr já era dela antes de nos juntarmos/casarmos mas não tenho qq interesse em passar esse dinheiro para nós, é apenas para render mais.
Supostamente esse ppr tem uma taxa anual de 2%!

Mostras-lhe a taxa do CA [:D]

Ajuda: como convencer a mulher a resgatar mensalmente um ppr que tem no Millennium para aplicar em CA?

- taxa atual boa
- ??

Notas:
O ppr já era dela antes de nos juntarmos/casarmos mas não tenho qq interesse em passar esse dinheiro para nós, é apenas para render mais.
2% mais o benefício fiscal

- taxa atual boa
- ??

Notas:

Mesmo que quisesses não irias conseguir. O CA é feito de forma individual, obrigatoriamente.

- taxa atual boa
- ??

Notas:

Esses 2% são fixos, ou tem acréscimo de resultados? Sendo o segundo caso, é possível que a remuneração total venha a aumentar. Tenho um PPR na Generali que andava a dar pouco mais de 1% e em 2021 deu 3%.

Caso, contrário ao previsto, a Euribor não se mantenha alta por muito tempo e os CA acabem a dar menos que esse PPR, estás preparado para ouvir bocas durante os próximos 20 anos? [:D]

- taxa atual boa
- ??

Notas:
Conselho: não convences

Euribor 3M

14/12/2022 -> 2,081%​
15/12/2022 -> 2,062%​
16/12/2022 -> 2,047%
19/12/2022 -> 2,063%
20/12/2022 -> 2,081%​​
21/12/2022 -> 2,102%​​​​
22/12/2022 -> 2,125%​​​​

- taxa atual boa
- ??

Notas:

meter dinheiro num PPR de taxa fixa mais vale gastar num iphone... e outras coisas, porque daqui a 20/30 anos perdeu todo o valor.

Caros,

Pretendo resgatar mensalmente o meu PPR, do Bankinter, ao abrigo da nova legislação. O meu gestor de conta respondeu-me assim:

“ A legislação não é clara e não há entendimento conhecido por parte da Autoridade Tributária.
O tratamento por parte da Autoridade Tributária sobre resgates efetuados ao abrigo deste regime fiscal é imprevisível e não é possível nós seguradora informar o cliente sobre algo que desconhecemos, nós e todo o mercado, sendo que existem leituras muito diferentes entre instituições Financeiras e mesmo entre as Associações – tanto de Seguradoras como de Gestoras de Fundos.
Aqui terá que ser o cliente a assumir a total responsabilidade pelo eventual tratamento fiscal que irá ser aplicado pela AT. Caso assim o entenda poderá tentar obter esclarecimentos junto da Autoridade Tributária.
Infelizmente não conseguimos ser mais objetivos ou claros que isso perante a legislação que foi publicada, sem qualquer regulamentação adicional ou sequer uma alteração legislativa à existente que regula o funcionamento dos produtos de Poupança Reforma.”

Que dizem, estão a tentar fugir com o rabo à seringa?
Obrigado a todos.

Aqui terá que ser o cliente a assumir a total responsabilidade pelo eventual tratamento fiscal que irá ser aplicado pela AT. Caso assim o entenda poderá tentar obter esclarecimentos junto da Autoridade Tributária.

Isto é já o que acontece habitualmente (em todas as situações), mesmo quando não te informam disso. Os bancos/seguradoras não prestam consultoria fiscal com efeitos vinculativos.

Caros,

Pretendo resgatar mensalmente o meu PPR, do Bankinter, ao abrigo da nova legislação. O meu gestor de conta respondeu-me assim:

“ A legislação não é clara e não há entendimento conhecido por parte da Autoridade Tributária.
O tratamento por parte da Autoridade Tributária sobre resgates efetuados ao abrigo deste regime fiscal é imprevisível e não é possível nós seguradora informar o cliente sobre algo que desconhecemos, nós e todo o mercado, sendo que existem leituras muito diferentes entre instituições Financeiras e mesmo entre as Associações – tanto de Seguradoras como de Gestoras de Fundos.
Infelizmente não conseguimos ser mais objetivos ou claros que isso perante a legislação que foi publicada, sem qualquer regulamentação adicional ou sequer uma alteração legislativa à existente que regula o funcionamento dos produtos de Poupança Reforma.”

Que dizem, estão a tentar fugir com o rabo à seringa?
Obrigado a todos.

Estou no mesmo barco que tu (mas decidi arriscar), contudo seria a resposta que eu daria no lugar deles.

Eu acho que não faz qualquer sentido, digamos que o espirito da lei não era o de meter o dinheiro a 31 de dezembro para ir levantando em 2023. Nem é esse o espirito do PPR.
No entanto a lei é omissa, nada diz sobre a retirada do dinheiro investido em 2022 (não especifica nenhum ano), e em último caso a AT não terá muito por onde pegar em quem levantou tendo em conta a lei.

E os benefícios em IRS? Como ficam a quem levantou?

Se a lei 19/2022 não permitir resgatar valores aplicados há menos de 5 anos (o ponto sobre o qual não há consenso), quem o fez terá de declarar o benefício como indevido e devolvê-lo agravado de 10% por cada ano passado desde a sua obtenção.

Caso os resgates sejam efetuados para pagar prestações de crédito habitação (sendo tal comunicado ao banco/seguradora), parece haver consenso em como estão salvaguardados.

Outro ponto que me parece lógico é que os valores resgatados no próprio ano da aplicação não conferem benefício fiscal. Se apliquei 1500 e ainda no mesmo ano resgatei 500 deles, terei benefício sobre 1000.

Está tudo controlado então.. mais tarde acho que muitos ainda vão apanhar surpresas

Incompetência do legislador/AT à parte, não deixa de ser uma experiência social interessante. Cada um é desafiado a tirar as suas próprias conclusões e agir em conformidade, assumindo a respetiva responsabilidade ("own it").

• Gosto
Reações: sat
Voltar
Superior