O que é uma boa poupança?

PPR não tenho e não faço grandes ideias de ter.

A poupança é algo curioso: Todos poupam, todos acham que é pouco, mas poucos têm aquilo que comentam. [:D]

Por exemplo, poupar 500€ limpos mensais não é tão simples como transpareceram, exige até muito esforço.
O problema é que muitos dizem que poupam, mas depois durante o ano acabam por gastar em despesas anuais que no mês não contemplaram.
Aferir a poupança real, ou seja, aquela que é realmente colocada de lado e não mexe por 3,4 ou 5 anos é que é importante.

Poupar para a revisão do carro, tudo bem, é poupar, mas não é essa poupança que me refiro quando digo que "poupei".
É aquela poupança que não mexe, essa sim, para mim é a verdadeira poupança. E é essa que tenho interesse em amealhar.

Por exemplo que valores "nessa" poupança acham que a maioria dos casais na casa dos 30/40 anos têm?
Segundo as diversas fontes, é quase zero. Poucos devem ter o CH e uns 10 mil euros no banco (poupança). Muito poucos mesmo.
No entanto se perguntarem ao vosso circulo de amigos, todos acham que 10.000€ é pouco dinheiro. [:D]

Eu também era avesso ao PPR, mas numa de diversificar, dei o braço a torcer e em 2016 fiz o primeiro pelo montante de máximo benefício de IRS, e este ano voltarei a fazer o mesmo.

Também tenho o Fidelidade Duo, com capital garantido e 100% de risco nos rendimentos. A ideia é ser uma "poupança" para esquecer até ao dia da reforma.

Não conhecia, mas os sites que fui ver tem um pouco ar de esquema de pirâmide.

Como chegaste a essa conclusão?

Na verdade encalhei nestes investimentos à poucos dias e tenho andado a procurar informação, no entanto não me parece pirâmide.

Muito resumidamente, são empréstimos a PME com taxas de juro que não devem conseguir no sistema bancário. Não consigo entender a ligação a esquema de pirâmide, mas sou todo ouvidos [:D]

PPR não tenho e não faço grandes ideias de ter.

A poupança é algo curioso: Todos poupam, todos acham que é pouco, mas poucos têm aquilo que comentam. [:D]

Por exemplo, poupar 500€ limpos mensais não é tão simples como transpareceram, exige até muito esforço.
O problema é que muitos dizem que poupam, mas depois durante o ano acabam por gastar em despesas anuais que no mês não contemplaram.
Aferir a poupança real, ou seja, aquela que é realmente colocada de lado e não mexe por 3,4 ou 5 anos é que é importante.

Poupar para a revisão do carro, tudo bem, é poupar, mas não é essa poupança que me refiro quando digo que "poupei".
É aquela poupança que não mexe, essa sim, para mim é a verdadeira poupança. E é essa que tenho interesse em amealhar.

Por exemplo que valores "nessa" poupança acham que a maioria dos casais na casa dos 30/40 anos têm?
Segundo as diversas fontes, é quase zero. Poucos devem ter o CH e uns 10 mil euros no banco (poupança). Muito poucos mesmo.
No entanto se perguntarem ao vosso circulo de amigos, todos acham que 10.000€ é pouco dinheiro. [:D]

Diria que um casal na casa dos 40 anos tem para cima de 15 mil euros.

Cumps

Não compreendi

Foi para responder a seguinte pergunta:
"
Segundo as diversas fontes, é quase zero. Poucos devem ter o CH e uns 10 mil euros no banco (poupança). Muito poucos mesmo."

Cumps

Toda a poupança tem um objectivo.

Seja funcionar como SOS numa situação de aperto (desemprego, doença, etc.), seja comprar um carro, uma casa, uma viagem, ......

Toda a poupança tem um objectivo.

Seja funcionar como SOS numa situação de aperto (desemprego, doença, etc.), seja comprar um carro, uma casa, uma viagem, ......

Os objectivos que indicas são de consumo (tirando saúde, isso seria emergência).

Eu poupo com o objectivo de meter o dinheiro a trabalhar para mim, sendo o objectivo criar novas fontes de rendimento.

Foi para responder a seguinte pergunta:
"
Segundo as diversas fontes, é quase zero. Poucos devem ter o CH e uns 10 mil euros no banco (poupança). Muito poucos mesmo."

Cumps

Achas que em média os casais acima dos 40 anos têm para cima de 15000€?

É coisa que não tenho a mais pequena ideia.

Mas a maioria não tem nada de relevante.

Segundo os dados oficiais a taxa de poupança é irrisória.
Pelo que para terem os tais 15000€, teriam que poupar alguma coisa.

20 anos de vida activa a poupar 4% por mês, seria um valor de 40€ mensais para 1000€ de rendimento, em 20 anos algo como 9600€.

Dificilmente alguém poupa 20 anos sem utilizar nalguma altura as poupanças, ou parte dela.

Concordo que parte dela faça sentido. Toda não deveria..
Por exemplo e já que estamos num forum sobre carros, sendo a aquisição de um carro dinheiro perdido e ainda arranjar um passivo e não um activo, eu (já o aqui tinha dito uma vez) só considero a compra dum veiculo se tiver pelo menos 4 vezes o que seria necessário gastar para o comprar.

Essa dos 4% de poupança e o tom condescendente com que os jornaleiros deram a notícia, adicionando ainda o pequeno reparo que "poupar é cada vez mais coisa de rico"...

Portanto, em média (realçar antes que comecem a apedrejar) um casal médio que ganhe 1500€ (750+750) por mês, só consegue poupar... 60€. Acho que o problema não está no país nem nos governos de esquerda ou direita.

A ideia é ser um reforço para a reforma, é um dinheiro para meter de lado e esquecer...

A verdade é que as entregas, por norma, não são substanciais e não é algo que afecte o teu dia-a-dia ou a tua qualidade de vida.
Eu tenho feito ~950€ por ano em entregas, que a minha empresa complementa com mesma quantia. A rentabilidade anual tem sido entre os 5% e os 8%. Nos primeiros 3 anos os valores foram mais baixos, mas mesmo assim tenho visto sempre a crescer. Houve um ano em que rendeu 14%.

Isso tem uma excelente rentabilidade, queres contar qual é o PPR que tens?

Concordo que parte dela faça sentido. Toda não deveria..
Por exemplo e já que estamos num forum sobre carros, sendo a aquisição de um carro dinheiro perdido e ainda arranjar um passivo e não um activo, eu (já o aqui tinha dito uma vez) só considero a compra dum veiculo se tiver pelo menos 4 vezes o que seria necessário gastar para o comprar.

Normalmente a regra é mais 4X do que o dinheiro que tens![:D]

Voltar
Superior