O que é uma boa poupança?

Artigo interessante... e algo desanimador...
"...Segundo as previsões da própria Segurança Social, previsivelmente, daqui a duas décadas, a idade poderá passar a 68 anos e seis meses, tendo em conta o aumento da esperança média de vida. .."

As pessoas têm de começar a mentalizar-se de que a Segurança Social já é insustentável há anos. Para contrariar e aprovisionar os péssimos resultados que advirão disso mesmo, convém perceber que a reforma será aquilo que as pessoas pouparam ao longo da vida. Isto é o que torna a situação ainda mais alarmante já que, se as gerações anteriores tinham uma noção sólida do significado de poupança (ainda que a educação das mesmas fosse pouca ou mesmo nula) e colocavam-no em prática, as gerações mais recentes - ainda que mais instruídas e informadas - não têm essa mentalidade.
Resultados? Veremos, quando o momento chegar.
O que eu sei, é que no sistema educacional português algumas horas deveriam ser destinadas a ensinar as crianças a gerir orçamentos familiares, conceitos muito simples como "não gastar mais do que o rendimento permite" ou "criar provisões para acautelar potenciais imprevistos e circunstâncias inesperadas".

Maior parte dos universitários não sabem preencher um mero IRS...

E depois tem-se 9 anos de história mas quase ninguém sabem quem é o segundo rei de Portugal

As pessoas têm de começar a mentalizar-se de que a Segurança Social já é insustentável há anos. Para contrariar e aprovisionar os péssimos resultados que advirão disso mesmo, convém perceber que a reforma será aquilo que as pessoas pouparam ao longo da vida. Isto é o que torna a situação ainda mais alarmante já que, se as gerações anteriores tinham uma noção sólida do significado de poupança (ainda que a educação das mesmas fosse pouca ou mesmo nula) e colocavam-no em prática, as gerações mais recentes - ainda que mais instruídas e informadas - não têm essa mentalidade.
Resultados? Veremos, quando o momento chegar.
O que eu sei, é que no sistema educacional português algumas horas deveriam ser destinadas a ensinar as crianças a gerir orçamentos familiares, conceitos muito simples como "não gastar mais do que o rendimento permite" ou "criar provisões para acautelar potenciais imprevistos e circunstâncias inesperadas".
Era bem mais útil uma cadeira de cidadania como essa do que certas cadeiras como "Educação Moral e Religiosa Católica".[8b]

Os Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM), foram lançados à 4 anos (Out 2013) e quem investiu logo nessa altura, vê agora remunerado o 4º ano com uma taxa de 6,88% (5%+ 1,88% de prémio). Bem bom!

https://www.igcp.pt/fotos/editor2/2017/CPTM_Taxas_de_Juro/10_TAXA_JURO_CTPM.pdf

Check! Lembro bem em Janeiro ou Fevereiro de 2015 (acho) de ter sido uma óptima altura para meter dinheiro nisso.

Mas esperem lá que vem aí o obtuso dzr q o risco da república é mto grande.

Seja qual for o investimento nao dá a rentabilidade do que aquilo que se paga de juros pelos creditos (seja habitaçao, automovel etc)
por isso quem tem algum de parte e quer investir que amortize no capital dos seus creditos e assim ja nao paga juros e é neste que esta o ganho

Seja qual for o investimento nao dá a rentabilidade do que aquilo que se paga de juros pelos creditos (seja habitaçao, automovel etc)
por isso quem tem algum de parte e quer investir que amortize no capital dos seus creditos e assim ja nao paga juros e é neste que esta o ganho

Depende...
Tenho spread abaixo dos 1%, euribor a zero.... e...compensa investir.

Quê????

Exemplo:

CTPM actuais (que nem sequer são os de q se falam q têm uma remuneração mto maior): Remuneração média nos 5 anos, já sem impostos e com possibilidade de aumento por causa do prémio do pib - 1,6%

Spread comum actual 1,25% menos euribor 0,172%=1,078%

Ou seja há uma diferença entre a remuneração e o custo do crédito de 0,522%.

Cada 100 k euro podem gerar um rendimento de €522 por ano.

Claro q estas contas não contam com os seguros, mas tb não é certo que cada amortização reduza de modo linear o prémio.

Última edição:
Voltar
Superior