Não tive heranças nem essas coisas, recebi o ensino superior pago pelos meus pais, e comecei a trabalhar ainda com 20anos.
Na altura a situação financeira deles não estava boa e abandonei o mestrado para trabalhar.
Vão lá quase 10 anos.
Tinha cerca de 69e tal euros na conta de onde comprei as botas de biqueira de aço.:sh)
Hoje, tenho casa a CH, carro quase novo pago a PP, casa toda mobilada e equipada, e vivo em união de facto ha quase 5 anos.
A minha mulher nao pofe trabalhar, ainda, pois tem uma doença crónica.
Alem disso ainda gastamos algum dinheiro com medicação etc.
Acho que isto do querer ter e atingir isso é uma questão de esforço. Felizmente e apesar de estar cada vez mais saturado a situação profissional crescente tem ajudado.
Quando comecei a trabalhar, fui para ajudante de encarregado (sou engenheiro civil) numa fábrica, mas não me lamureei por estar fora da área de formação. Foram alguns anos a sair às 01/02h do trabalho e tres ou quatro horas depois já lá estar. Depois fiquei na expedição, depois responsável por determinada área, hoje sou responsável pela produção toda e com convites de algumas fabricas.
É uma questão de nos adaptarmos, muitos de vós, que em Portugal não encontraram saída, foram para longe da família e continuam a lutar.
Aqueles que se refugiam na internet e tentam fazer contas para perceber o porquê de os outros conseguirem e eles não, a diferença é mesmo esta, a vontade de querer, a vontade de vencer.
Depois é o que se tem comentado, qualidade de vida é muito subjetivo, como falaram atrás alguns é ir ao cafe x vezes, sair y vezes. Eu por exemplo não ligo a cafés, mas gosto de fazer uns km para estar em locais que gosto, por exemplo.
Depois é tudi uma questão de controlo, se nao tenho €, não tenho vícios nem procuro o que vejo nos outros. Esse bem é mesmo o mais caro, querer mostrar aos outros destrói muitas vidas.
E não, não acertei sempre. Mas comecei a trabalhar quis logo trocar de carro, PIMBA, crédito. Serviu de emenda, paguei—o em dois anos e depois fui percebendo que sem €, não tinha casa, carro, estabilidade e um dia também um filho meu podia ter de se sujeitar com alguma instabilidade minha.
Começou aos 22/23 anos o gosto por "ter dinheiro", tento sempre poupar. Mas não, não como só atum.
E não, não vos escrevo do Nokia 3310 de quando tinha 15anos.
Tal como outros que aqui colaboram no tópico, para se trr algum dinheiro é tão e só uma questão de opções. (Isto para quem claro, não é vitima de algum problema).
E sim, se hoje ficasse desempregado não tinha problema algum de ir "acartar baldes de massa", pois o status não paga contas.