O que é uma boa poupança?

E não é só isso depende da fase da vida em que está! Isto é incomparável! Se esta na fase em que tem filhos, ou fase em que está a comprar / mobilar uma casa! Numa fase em que está a tirar uma formação no estrangeiro é incomparável.

Para um rapaz novo que viva fora de um centro urbano digo Lisboa/Porto 1000e dá para viver relativamente desafogado. Pior é depois.

Eu tive um carro oferecido pelos meus pais um Honda Civic 1.8, para partilhar com o meu irmão! Comprei um 118d em 2012 e espero manter pelo menos uns 10 anos! Podia trocar por um serie 4 GC ou serie 5 que adoro, mas não me ia acrescentar muito em termos de felicidade!
Comprei uma casa abaixo das minhas possibilidade que serve perfeitamente, podia ter apertado mais o cinto e meter-me numa moradia? Podia mas não me apetece ficar com os rendimentos empatados em créditos.

O unico vicio que tenho tirando p!n@r [:D] é mesmo as motas adoro, e espero no futuro ter algumas!

Mas um 118d já está além das capacidades de muita gente!

Vocês não percebem isso?

Carros ajustados aos salários portugueses seriam sempre na sua maioria, Renault. Peugeot, Ford e afins usados!

Como é que alguém com 1000 euros de salário por mês vai pagar um carro de 15 a 30 mil euros? Só pagando anos a fio

Atenção comprei de serviço!
Não que tenha de justificar! Mas fica pelo preço de um Megane novo!

De qualquer maneira foi o que disse os 1000e dão para viver sem grandes contenções para determinada fase da vida! Com filhos e contas para pagar começam a ser curtos!

Vocês não percebem isso?

Carros ajustados aos salários portugueses seriam sempre na sua maioria, Renault. Peugeot, Ford e afins usados!

Como é que alguém com 1000 euros de salário por mês vai pagar um carro de 15 a 30 mil euros? Só pagando anos a fio
Isso vai depender das outras despesas.

Se não tiver a pagar casa, água, luz, gás, consegue pagar uma prestação mais alta do que que estiver a pagar.

Vocês não percebem isso?

Ainda este fds vi por acaso os preços de exposição na Peugeot e estavam a pedir 35k por um simples 308hdi. 27k por um 208hdi. Ridículo.

Mas é verdade que 20 ou 30k não está ao alcance do comum trabalhador.

Ainda este fds vi por acaso os preços de exposição na Peugeot e estavam a pedir 35k por um simples 308hdi. 27k por um 208hdi. Ridículo.

Em termos de poupança um carro novo é dos piores negócios que se pode fazer! A desvalorização é absurda!

Em termos de poupança um carro novo é dos piores negócios que se pode fazer! A desvalorização é absurda!

Sem sombra de dúvidas.
Para minimizar é usar muitos anos. Qualquer carro que seja bem estimado e não se tenha azares, dura muitos anos em boas condições.
Agora existem pessoas em que qualquer objecto que coloquem as mãos, seja ele de que natureza for, em pouco tempo passa de novo a velho.

Como é o banco a pagar as pessoas ( particulares) nem olham ao preço de venda. Apenas se preocupam com a renda mensal.

Depende. Quem guarda os carros por 8/10 anos e estima bem, faz bem em comprar novo.

A maioria das pessoas que compram usados têm ciclos inferiores. Compram barato mas trocam mais vezes. É sistemático, tirando raras excepções. No final, bem feitas as contas entre trocas e reparações, duvido que seja mais económico andar com usados.

Não vale a pena olhar para desvalorização qd se guardam carro por longos anos.

Depende. Quem guarda os carros por 8/10 anos e estima bem, faz bem em comprar novo.

A maioria das pessoas que compram usados têm ciclos inferiores. Compram barato mas trocam mais vezes. É sistemático, tirando raras excepções. No final, bem feitas as contas entre trocas e reparações, duvido que seja mais económico andar com usados.

Não vale a pena olhar para desvalorização qd se guardam carro por longos anos.

Eu comprei usado, tenho o meu 307 desde 2008, com ideia de o renovar, pintar, fazer uma boa revisão e manter por mais uns bons anos.

Nunca aqui escrevi... vou-me estrear.

A poupança anual planeada é de cerca de 10% do rendimento anual.
Há anos que a cumpro, outros que nem por isso... sobretudo por causa de... carros. Problemas imprevistos com carros. Trocas de carros não planeadas.
E alguns problemas com custos do apartamento de família e de outro que se encontra arrendado.

Este ano (2018) além do (habitualmente) planeado decidi duas novas modalidades de poupança extra:
- Por mês eu a minha companheira metemos logo 100€ num envelope (vai dar 1200€ anual).
- Eu em cada semana coloco 28€ num envelope (vezes 52 semanas = 1456€).

Noto que o dinheiro desaparece mais rapidamente da carteira, mas enquanto conseguir suportar... no final do ano terei um valor extra de cerca de 2700€.

Porque tem uma lógica que me facilita a coisa.

Todos temos os nossos segredos... [;)]

Boa tentativa.

Mas como deves ter reparado referi que "nós" metíamos 100€ por mês de lado e eu em cada semana metia 28€.

Sendo inteligente que sei que és... não vai ser fácil lá chegares... mas é possível.

Por tentativa e erro (eu prometo ser honesto) podes lá chegar.

[;)]

Isso dos 28€ é algum "modelo semanal"!?
Em que 2ª feira corresponde a 1€, 3ª feira a 2€, 4ª feira a 3€... e por aí fora até domingo serem 7€? Tudo somado dá 28€!

Mas isso não confirma nem desmente nada... Apenas que qt mais tempo tens qq carro: mais barato fica. Seja novo ou usado.

Tendo em conta que dizes que quem compra novo guarda por 8/10 anos. Mas claro que cada caso é um caso. Se calhar também vou fazer o que vou fazer porque tenho o carro há 10 anos e fez 55.000 km nas minhas mãos.

Faz sentido assim ao Domingo faz o esforço de poupar mais. Psicologicamente sabe que na Segunda começa a semana e só tem d por um euro de parte hehehe

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Mesmo que pague 500 euros por mês, estamos a falar de usar 50% do salário mensal limpo (que já aí é superior ao que a grande maioria ganha) para pagar um carro de segmento baixo durante pelo menos 4 anos!!!

eu pessoalmente tenho menos de 30 anos e tenho desde que comecei a trabalhar tentado juntar o máximo...

às vezes questiono-me se deveria estar a juntar e pagar renda, ou gastar o que tenho e comprar um apartamento, o valor que acumulei dava e sobrava para comprar um apartamentos semelhante ao que tenho alugado, e ainda daria no contexto actual em que os preços duplicaram ou mais... mas deixou de valer a pena...

por hoje em dia cada vez é exigida uma maior mobilidade no trabalho posso estar aqui hoje e daqui a 1 mês surgir uma oportunidade noutro lado...

Última edição:
Isso dos 28€ é algum "modelo semanal"!?
Em que 2ª feira corresponde a 1€, 3ª feira a 2€, 4ª feira a 3€... e por aí fora até domingo serem 7€? Tudo somado dá 28€!

Quase Bingo!

Domingo é 1€... 2ª é 2... e por aí fora. Mas basicamente acertaste.

Mas geralmente meto 10€ num dos primeiros 4 dias e 18€ (ou 20€) num dos últimos 3.

Última edição:
Voltar
Superior